publicidade

Calunga, Roteiro de Ternuras de Um Vagabundo, Lurdes Gonçalves, Orientação Cultural

Calunga - Roteiro de Ternuras de Um Vagabundo
Lurdes Gonçalves - 78 páginas - Editora Orientação Cultural

Sinopse feita por mim:
Este é um lindo livro infanto-juvenil que em 1977 recebeu o Prêmio Jabuti em revelação.
A história da vida de um cão vira-latas e sua visão de mundo, um livro cheio de emoção, aonde alegria e tristeza se intercalam como sentimentos de um ser sincero e simples que não compreende o mundo com racionalidade mas sente todas as emoções de forma confusa e forte.
Uma história linda e bem escrita que serve para comover crianças e adultos ao acompanharem a trajetória cheia de descobertas e incertezas de um simples cão.

Resenha:
Li esse livro para a escola, para fazer a 'prova do livro' em 1995. Foi a primeira vez que um livro paradidatico me chamou tanto a atenção e me marcou para sempre. Sim, esse livro é infanto-juvenil, mas eu recomendo para quem gosta de histórias com animais, com cães.  Não é um livro bom somente para crianças! Um adulto pode ler e amar. Eu li incontáveis vezes em minha vida.
Calunga é um cachorro vira-latas e você acompanha sua vida desde o nascimento até sua velhice... ele passa por diversas lugares e situações, diversos donos, foi cachorro de rua, de adestradores... ele sofre, é verdade mas você se comove demais!
Ainda mais porque tudo é passado pela visão do cachorro, de forma que ele compreende as coisas do modo dele, sente do modo dele... por exemplo, os seres humanos não possuem nomes, apenas como o cão os vê, tipo 'Riso Alegre' - uma criança que brinca com ele,- ou 'Voz Zangada' - a mãe que sempre briga com eles - leiam sem preconceitos, quem gosta de bichos vai adorar.
Um livro extremamente sentimental, terno e doce, como poucos escritores conseguem criar. Cuidado: os mais sensíveis podem chorar...
Acho que você deve encontrá-lo em sebos, tente o Estante Virtual!

Página do livro no Skoob.


Lurdes já escreveu vários lindos livros infanto-juvenis além de 'Calunga': 'A Hora do Campeão', 'O Espantalho' (esses 2 eu já os li, muito bons), 'Aventuras E Desventuras de Tião e Mané', entre outros. 

2 comentários

  1. ei muito eu li esté livro e chorei muito lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, também chorei. Uma pérola da literatura, com certeza!

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias