publicidade

Encalhe, destruição: a superprodução de livros no Brasil

Alguns livros que seriam destruídos pela Ediouro em 2010
 e que gerou uma enorme polêmica no mundo literário.
Fonte dessa informação e foto no O Globo Cultura.
"Expansão em ritmo acelerado

Por alto, Sergio Machado calcula que sejam mais de 2 milhões de livros. Isso considerando só o excesso, “algo de que a gente poderia se desfazer sem afetar em nada a editora”. Estão estocados há cinco, seis anos, num armazém alugado próximo à sede da Record, grupo editorial que Machado preside, ali junto ao estádio do Vasco, na zona norte do Rio. Lá seguiriam indefinidamente não fosse o recente pedido de desocupação do lugar. Agora o dono da maior editora de obras de interesse geral do País tem poucos meses para dar destino às pilhas que abarrotam o lugar. “Estamos alugando outro espaço, menor e mais caro, e avaliando alternativas”, diz Machado. “É provável que alguma coisa seja destruída.”
A eliminação de sobras de livros é tema abordado com cautela por empresários, mas a prática de “transformar em aparas”, como eles preferem, é bem menos rara do que se possa pensar, em especial neste momento em que o mercado editorial brasileiro produz muito mais do que consegue vender.
A mais recente pesquisa de produção e vendas do setor, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), dá a dimensão. Em 2010, as editoras produziram quase 23% mais exemplares de livros que em 2009, enquanto o crescimento no número de cópias vendidas foi de apenas 13%. Conforme a estimativa, ao longo do ano foram produzidos 55 milhões de livros a mais do que se comercializou para o mercado e o governo, mantendo uma tendência à superprodução já percebida nos últimos anos. Num momento em que o digital domina o debate sobre o futuro do livro, o presente é feito de encalhe de livros em papel.
Os números confirmam a percepção unânime de editores e livreiros desse fenômeno que, mais cedo ou mais tarde, repete-se em vários países. “Há uma superprodução. Trabalho na área desde 1984 e nunca vi coisa igual. De uns dois anos para cá, deu um salto”, diz Ricardo Schil, gestor de negócios da Livraria Cultura. Atuando nos dois lados do segmento, o editor e livreiro Alexandre Martins Fontes diz não ter dúvida de que hoje se produz muito mais do que o mercado pode consumir. “E me pergunto onde isso vai parar. Em algum momento o mercado terá de se autorregular. Porque, se você publica e não vende, uma hora você quebra.”
O inchaço na produção teve como estímulos o aumento das compras pelo governo, o maior poder aquisitivo da classe C e o crescimento de um público leitor mais jovem, decorrência do sucesso de Harry Potter. Mas, mais do que o número de compradores em potencial, o que impulsionou essa superprodução foram as facilidades tecnológicas. “Antigamente, para editar um livro eram necessários equipamentos caros e sofisticados. Aquilo era uma espécie de filtro. Com as novas possibilidades de edição e impressão ficou tudo mais viável”, diz Sérgio Machado.
Entre edições e reedições, publicaram-se em 2010 no Brasil quase 55 mil títulos, numa média de 210 diferentes obras chegando ao mercado por dia útil. Só o Grupo Record, adepto de uma agressiva estratégia de publicar muito para que os sucessos compensem os fracassos, coloca no mercado todo mês 80 novos títulos. Nem uma esfriada nas vendas, como a percebida nos últimos meses pela diretora editorial da casa, Luciana Villas-Boas, prejudica a produção do grupo, que imprime 600 mil exemplares por mês. “Se caem as vendas, acabamos publicando mais títulos, porque as máquinas ficam menos tempo ocupadas com reimpressões.”
Esse tipo de pensamento incomoda editoras menores. “Se por um lado essa variedade de títulos parece boa, ao final, quando o gargalo é a distribuição, o problema fica ainda maior. A disputa por espaço nas livrarias torna-se inviável”, diz Cristina Warth, editora da Pallas.
Com cerca de cem associadas, a Libre, entidade que reúne pequenas e médias editoras, entende que o excesso de oferta prejudica a bibliodiversidade. Foi o que constatou também uma recente pesquisa divulgada na Espanha pela FGEE, a maior entidade editorial local: naquele país, um novo título tem no máximo 30 dias para chamar a atenção do público leitor antes de dar lugar a títulos ainda mais novos nas estantes das livrarias.
O excesso de oferta pode parecer positivo para o leitor, mas não é bem assim. No Brasil, desde 2004 as pesquisas apontam para uma queda no preço do livro, mas mais lenta do que fariam supor as facilidades de impressão e a concorrência acirrada. Como as editoras publicam muito mais do que as livrarias conseguem estocar, os gastos com marketing e estratégias de exposição aumentam os custos o investimento. “Com o exagero na produção de títulos, algumas coisas boas, autores ou títulos, já nascem mortas, pois não conseguirão o mesmo espaço para divulgação na imprensa ou nas livrarias”, diz Warth, da Pallas.
Estocagem. Há algum tempo, o escritor amazonense Márcio Souza recebeu do governo do Pará a sobra de uma HQ baseada em seu romance Galvez, o Imperador do Acre, editada com financiamento público. Era algo em torno de 300 exemplares, que Souza começou a distribuir entre amigos. “Acho que seria mais fácil eu me livrar de um cadáver do que dessa sobra. Ainda tenho aqui uns cem. Ninguém tem tanto amigo.”
Doar é sinônimo de dor de cabeça. Para editoras, preparar kits com poucos exemplares de cada livro e distribuir entre instituições sairia mais caro que estocar e não resolveria a questão da quantidade; tampouco interessa às instituições receber mil exemplares de um livro só. “A doação existe, mas não resolve. Além disso, dependendo do contrato, você não consegue doar sem pagar direitos autorais. Daí precisa de documentação para fins de doação do autor e do governo”, diz Roberto Feith, diretor da Objetiva.
Maria Zenita Monteiro, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, responsável por mais de cem pontos na cidade, diz que iniciativas de doações são raríssimas. “Quase 100% dos livros que as bibliotecas têm são comprados. Este ano, recebemos uma única doação de uma editora, a 34, que teve uma sobra de livros que publicaram pelo governo.”
Junta-se a isso o fato de que estocar é muito mais caro que destruir o encalhe, mesmo que a destruição implique perder o dinheiro da edição. No caso dos 2 milhões de livros para os quais a Record precisa achar uma solução, até fazer um saldão seria difícil, já que, segundo Machado, os autores teriam de autorizar os descontos. Logisticamente seria complicado. Só de autores nacionais, ele imagina, são cerca de 1.200, num universo de 3 mil títulos que figuram no armazém.
Feith acredita que a seleção cada vez maior de títulos será imprescindível. “Tudo tem o seu ponto de equilíbrio, o mercado editorial precisa descobrir o seu. Vamos ter de descobrir quando começar a existir prejuízo.” É claro que, no mercado editorial, até o conceito de ponto de equilíbrio é de difícil definição, já que um único best-seller sempre poderá compensar toda a aposta em títulos que encalham."

Créditos:
Toda essa magnífica pesquisa e reportagem foi feita por Raquel Cozer
Data: 20/08/2011
Fonte: Estadão - Blogs
*exceto a foto, aonde na legenda descrevo a origem.



Eu tenho uma grande solução para isso: editoras e livreiros que queiram destruir seus livros, mandem todos para minha casa que eu fico com alguns e sorteio tudinho aqui no blog como "Ganhe a sua biblioteca, serão várias por semana!" Ahahaha
Brincadeiras a parte, dá uma enorme vontade de chorar, uma mistura de raiva e tristeza, ao saber de livros destruídos ou totalmente abandonados e inutilizados que poderiam ser doados a escolas, faculdades, bibliotecas, ONGs...

4 comentários

  1. Poxa... que problemão... o Governo deveria intervir com projetos de destinação desses livros para escolas... é notável que os alunos adoram pegar um livro novinho em folha... a motivação é outra...A realidade das escolas é a seguinte: os livros ficam na biblioteca da escola e, muitas vezes, há restrição de empréstimos para não "estragar" os livros. Tati, como te disse, como professora dos anos iniciais, tínhamos na escola os livros de literatura infantil e devíamos ficar com cuidado para que os alunos não os "estragassem"...e livros acabam se deteriorando, principalmente nas mãos de crianças. Assim, muitas professoras deixam de trabalhar a literatura para conservar os livros intactos nas prateleiras das bibliotecas escolares... triste, mas real.. me deu muita pena ler esse post e ver que há tanta sobra e não intervenção do governo destinando adequadamente esse excedente...

    ResponderExcluir
  2. Ahhh! no filme "Escritores da Liberdade" é mostrado um pouco sobre bibliotecas escolares...


    E acredito que tendemos a uma popularização dos e-Readers que "resolveria" esse problema...

    ResponderExcluir
  3. Concordo em tudo, Analigia... realmente acho que livros novos estimulam mais o aluno... e sobre as crianças estragarem o livro, cabe a escola ensiná-las a ter zelo e cuidado com ele, até mesmo as crianças mais desastradas acabam aprendendo. E os livros não foram feitos para serem eternos, desde que bem utilizados... se o livro cumpriu seu papel, serviu de conhecimento e entretenimento, ele não existiu em vão. É lógico que um livro de biblioteca pública dura menos que o de particular e o de escola então, menos ainda, criança é criança. O Governo realmente deveria interferir e direcionar todo encalhe para escolas, faculdades e ongs, qualquer destino é melhor que o lixo! É melhor dar na mão de crianças travessas e que dure pouco do que ir pro lixo sem uso algum.

    ResponderExcluir
  4. Analígia, tb trabalhei em uma escola e via exatamente isso, milhares de livros novíssimos guardados p não "estragarem".Mts mofaram...Uma tristeza... Qd tive a oportunidade de trabalhar na sala-de-leitura, que era um verdadeiro lixo, fiz uma distribuição em massa. Livros devem ser manuseados e não estocados.Com essa atitude levei a 1ª bronca.A 2ª foi por emprestar livros durante as férias e feriados.Desisti de trabalhar na Educação...
    Tatiana, concordo c vc.O Governo deveria interferir e dar um destino melhor a esses livros.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias