publicidade

Fantasticon 2011: V Simpósio de Literatura Fantástica - Programação


O Fantasticon 2011 reúne pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia, horror e realismo mágico) para que elas possam debater, trocar informações, levantar tendências e se divertir. Para isso, haverá palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e muita confraternização! O evento é organizado por Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Pública Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Com o apoio da Associação Cultural de Artes Fantásticas (ACAF), Fly Cow Produções Culturais, Cálamo Editorial, GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica) e  Moonshadows Livraria.
De 12 a 14 de agosto

Programação:

Dia 12 de agosto

Palestra: ‘’O realismo fantástico nas novelas brasileiras’’
Com Tiago Santiago
Tiago Santiago é escritor de novelas, autor da saga ‘’Os Mutantes’’, da TV Record, realizou diversos trabalhos que envolvem realismo fantástico, como a novela ‘’Vamp’’. Santiago vai falar de suas experiências com este gênero e abordará o tema: ‘’Por que realismo fantástico é tão fascinante?’’
Das 19h às 21h

Dia 13 de agosto

Oficina “Como melhorar sua criação literária”
Com Gianpaolo Celli
Gianpaolo Celli é escritor e editor e tem se dedicado ao estudo de ocultismo, esoterismo e mitologia. Ele apresentará os aspectos básicos da criação literária e os modelos inatos que servem de matriz para o desenvolvimento da psique. Quando se fala de criação literária, consideramos que todo personagem é uma ‘pessoa’, que todo livro é a aventura de uma ‘vida’, e que a busca de alguém pela literatura é trabalhar aspectos da vida que não se consegue no cotidiano. E nada mais lógico que utilizarmos a Mitologia e a Psicologia para suprir as necessidades do leitor. Vagas Limitadas.
Das 11h às 13h

Painel Interativo “Transforme-se em um Steampunk’’
Usando uma série de roupas, chapéus, acessórios e outras parafernálias, o público poderá se transformar em um verdadeiro "steamer", um adepto do Steampunk. E assim, sentir o passado ressurgir com ares de futuro e exalar uma aura de retrofuturismo. 
No espaço Temático, das 13h às 17h 

Bate-papo “O  mercado editorial de Literatura  Fantástica no Brasil”
Conversa com quem toma as decisões no mercado editorial brasileiro. Participação dos editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades do mundo editorial: Daniela Padilha, editora da DCL - Difusão Cultural do Livro. Fabiana Andrade, diretora editorial da Underworld. Gabriela Duarte, editora da Autêntica. Marcelo Amado, diretor editorial da Estronho. Mariana Rolier, editora executiva da Leya.
Das 13h às 14h

Bate-papo: “As fronteiras da Literatura Fantástica”
Com Manuel da Costa Pinto e Nelson de Oliveira
Manuel da Costa Pinto é jornalista e crítico literário. Foi um dos criadores da revista "Cult", editor-executivo do Jornal da USP, redator do caderno “Mais!” e colunista da Folha de S.Paulo. Atualmente, é editor dos programas de literatura “Entrelinhas” e “Letra Livre” da TV Cultura e editor do "Guia Folha – livros, discos e filmes". É o atual curador da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Nelson de Oliveira é escritor e doutor em Letras pela USP. Publicou mais de vinte livros, entre eles ‘’Poeira: demônios e maldições’’, A oficina do escritor, A maldição do macho (publicado também em Portugal) e O filho do Crucificado (também lançado no México). Atualmente coordena o Projeto Portal, de narrativas de ficção científica.
Das 14h30 às 15h30

Palestra “Literatura Fantástica: A experiência mexicana”
Com Miguel Ángel Fernádez e tradução de Martha Argel
A Ficção Científica mexicana tem mais de 200 anos e é muito mais prolífera e rica do que as pessoas imaginam. O escritor e historiador mexicano, Miguel Ángel Fernández, convidado internacional do Fantasticon, considera que ela é uma das chaves para entender a Literatura Fantástica latino-americana, particularmente, a mexicana. E ele vem ao Brasil para contar essa história.
Das 15h30 às 16h30

Celebração do projeto “Selo brasileiro”
O Selo Brasileiro é um projeto criado por um grupo de autores nacionais para divulgar literatura e cultura no país. A ideia é viajar pelo Brasil incentivando a leitura. O Selo Brasileiro realizará uma celebração no Fantasticon para divulgar seus ideais. Os autores conversarão com o público e autografarão seus livros, além de distribuírem brindes. Fazem parte do grupo: Allan Pitz, Ana Paula Bergamasco, Carolina Estrella, Darlan Soares, Carlos Eduardo Bonito, Fabian Balbinot, Fabio Guolo, Georgette Sillen, Liana Cupini, Marcio Sheibler, Marcos Bulzara e Marson Alquati.
No Espaço Temático, das 16h30 às 17h

Palestra “História, matéria-prima da Literatura Fantástica”
Atualmente, temos uma grande produção de Literatura Fantástica que usa a História como matéria-prima em sua construção. Os escritores Christopher Kastensmidt, autor da série de fantasia "A Bandeira do Elefante e da Arara", Max Mallmann, integrante da equipe de roteiristas do seriado "A Grande Família", da TV Globo e autor de romances como "Confissão do Minotauro", Roberto Causo, autor do livro de fantasia “A Sombra dos Homens”  e Ana Cristina Rodrigues, única mulher a presidir o Clube de Leitores de Ficção Científica e fundadora da Fábrica dos Sonhos irão debater essa crescente produção presente em várias vertentes: da História Alternativa à Fantasia Histórica, passando pela ficção histórica propriamente dita e pelo retrofuturismo do Steampunk e movimentos correlatos.
Das 17h às 18h

Palestra “Sexo & Ficção científica: Os relacionamentos entre humanos e alienígenas”
O tema recorrente do sexo com extra-humanos, quer sob forma de alienígenas, máquinas ou monstros sobrenaturais, denota a mistura de temor e desejo pelo outro, pelo diferente. Os relacionamentos sexuais e afetivos entre humanos e alienígenas, embora o tema não seja novo, constitui um dos filões mais fecundos da ficção científica atual em todas as expressões. O escritor de duas noveletas na versão brasileira da Asimov’s: a FC hard “Alienígenas Mitológicos” e “A Ética da Traição”, Gerson Lodi-Ribeiro, irá falar dos enfoques literários e cinematográficos do sexo com alienígenas, das relações platônicas e explícitas, das formas alienígenas de amar e transar, como Barbarella jamais sonhou.
Das 18h30 às 19h30


Dia 14 de agosto

Oficina "O livro além da mídia – A Literatura Fantástica na era do livro digital"
Com Ednei Procópio
Ednei Procópio é editor, especialista em livros digitais, criador do Blog Ebook Reader e da plataforma Livrus. Ele abordará temas que envolvem a mudança no modo de escrever, armazenar e compartilhar livros na era digital. Vagas limitadas.
Das 11h às 13h

Painel Interativo “Transforma-se em um Steampunk”
Usando uma série de roupas, chapéus, acessórios e outras parafernálias, o público poderá se transformar em um verdadeiro "steamer", um adepto do Steampunk. E assim, sentir o passado ressurgir com ares de futuro e exalar uma aura de retrofuturismo. 
No Espaço Temático, das 13h às 17h

Palestra “Palavras mágicas: fantasia ou realidade?”
Muitas tradições e obras literárias apontam para o uso de certas palavras como provocadoras da magia. Mas seriam mesmo mágicas as palavras? De que forma o poder reside dentro delas, segundo as diversas vertentes da literatura de Fantasia?
A proposta do Encontro do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), deste ano, é  conversar sobre as Palavras Mágicas e suas possibilidades.
Das 13h às 14h

Celebração da fundação da “República dos escritores”
A proposta da República dos Escritores é fortalecer os autores e divulgar suas obras. A intenção é pregar o incentivo ao desenvolvimento profissional do escritor e à leitura, através de programas de benefícios tanto para a orientação de autores. Fazem parte do grupo: Chico Anes, Felipe Colbert, Leandro Schulai, Ricardo Ragazzo e Thiago Ururahy.
No Espaço Temático, das 14h às 14h30 

Palestra “O fantástico em Dostoievsk”
Com Flávio Ricardo
Flávio Ricardo é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Ele fará uma relação entre as narrativas fantásticas de Dostoiévski e o ensaio “A Filosofia da Composição”, de Edgar Allan Poe.
Das 14h30 às 15h30

Mesa-redonda “Literatura brasileira de entretenimento: A revolução da leitura”
A ficção brasileira vive um extraordinário momento criativo. Nunca se escreveu tanto e de tantas maneiras e, do mesmo modo, nunca foi tão simples publicar e ser lido. Autores de várias vertentes estão emergindo com trabalhos originais, muitos dos quais bem feitos, de nítida voz própria e com uma assumida influência pop. Os convidados são André Vianco, com 13 obras publicadas e mais de 700 mil exemplares vendidos, é o escritor que mais conquista leitores de terror, suspense e fantasia no Brasil. Eduardo Spohr é escritor e jornalista, é autor do romance "A Batalha do Apocalipse". Raphael Draccon é roteirista profissional e autor da série "Dragões de Éter" (LeYa), que já ultrapassou a marca de 50 mil exemplares. Luis Eduardo Matta é  autor de vários livros, entre eles os thrillers "O Véu" (Primavera Editorial), "120 Horas" (Planeta)  e "Ira Implacável" (Razão Cultural).
Das 16h às 17h

Fantastiquinha: “Cantando histórias fantásticas”
Com Grupo Cantando Histórias
A criançada também tem vez! Bruxas, animais que falam e um gênio pra lá de mal humorado... Tudo isso e muito mais num caldeirão de histórias! Venha fazer parte desse fantástico mundo de pura magia narrado em meio a músicas e atividades lúdicas para toda a família.
No Espaço Temático, das 16h às 17h

Palestra ao vivo em 3D “Publicar comercialmente é fácil...”
Em uma palestra inédita, em 3D, diretamente de seu escritório na Inglaterra, o consultor literário James McSill falará e responderá perguntas sobre o mercado editorial, ensinando alguns pequenos segredos para a escrita de um livro comercialmente viável. A palestra será feita em Português. 
Das 18h às 19h


EXPOSIÇÃO

Exposição “O vampiro no Brasil: Uma fantástica jornada”
Curadoria de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira
Dias 13 e 14 de agosto . No Espaço Temático, a partir das 11h





Fonte: Biblioteca Viriato Corrêa.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias