Pesquise no Leitora Viciada

26 de outubro de 2011

VII Festa Litéraria Internacional de Pernambuco - Fliporto

A sétima edição da Festa Litéraria Internacional de Pernambuco, com o tema "Uma viagem ao Oriente", será realizada entre os dias 11 e 15 de novembro, em Olinda. O evento contará com a presença de escritores, pensadores e acadêmicos que lidam diretamente com a questão da identidade do Oriente e suas intersecções.

A Fliporto 2011 trará diversas novidades, como o 5º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo, que incentiva a produção e divulgação da arte poética, premiando o melhor poema interpretado e editado em vídeo. Terá também o TOC 140 – Literatura no Twitter, que apoia a produção literária através do microblog.

Programação


Congresso Literário

Local: Tenda Principal – Sítio de Seu Reis 
Autor Homenageado: Gilberto Freyre 
Coordenador Literário: Mário Hélio Gomes 
Entrada: Com ingresso ou passporte. Adquira o seu aqui

11 de Novembro – Sexta-Feira

18h – Conferência de Abertura: DEEPAK CHOPRA: “Cura, transformação e consciência”.

12 de Novembro – Sábado

10h – Painel 1: Frei Betto, em conversa com Bia Corrêa do Lago:“O processo da criação literária”.
11h30 – Painel 2: Marcos Vinicios Vilaça, em conversa com José Paulo Cavalcanti Filho: “Gilberto Freyre e a amizade como uma das belas artes”.
14h30 – Painel 3: Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, Claudio Aguiar e Kathrin Rosenfield, com mediação de Valéria Torres da Costa e Silva: “Os textos sobre sabores e o sabor dos textos de Gilberto Freyre”.
16h – Painel 4: Shigeru Suzuki, Dilip Loundo e Marcelo Abreu, com mediação de Maurício Melo Jr.: “Olhares cruzados e compartilhados: do tradutor e do viajante”.
17h30 – Painel 5: Edson Nery da Fonseca, em conversa com Humberto Werneck:“Gilberto Freyre – um grande sedutor”.
19h – Painel 6: Derek Walcott, Prêmio Nobel de Literatura, conferência:“O Viajante Afortunado – uma noite de poesia com Derek Walcott”

13 de Novembro – Domingo

10h – Painel 7: Gonçalo M. Tavares e Fernando Báez, com mediação de Nelson de Oliveira:“Como e porque sou escritor”.
11h30 – Painel 8: Silio Boccanera, em conversa com Geneton Moraes Neto:“Terrorismo real e fictício, antes e depois do 11 de setembro”.
14h – Painel 9: Ryoki Inoue, Nelson Motta, Raimundo Carrero e Joca Souza Leão, com mediação de Maurício Cruz:“Aventuras e rotinas da literatura: as múltiplas identidades do escritor”.
17h – Painel 10: Mamede Jarouche, Ioram Melcer e Edwin Williamson, com mediação de Rogério Pereira:“As 1001 noites (d)e Jorge Luis Borges”.
19h – Painel 11: Tariq Ali, em conversa com Silio Boccanera:“Paquistão-Afeganistão – equívocos na guerra ao terror – Obama imita Bush”.

14 de Novembro – Segunda-Feira

10h30 – Painel 12: Fernando Morais, Leandro Narloch e Samarone Lima, com mediação de Vandeck Santiago:“América Latina: para além do bem e do mal”.
14h30 – Painel 13: Nelson Pereira dos Santos, Guel Arraes, Tizuka Yamasaki e Zeneida Lima, com mediação de Alexandre Figueiroa:“Como o cinema e a TV reescrevem a literatura”.
17h – Painel 14: Abdel Bari Atwan, em conversa com Geneton Moraes Neto:“A Primavera Árabe: o que está certo, o que está errado e no que isso vai dar”.
19h – Painel 15: Joumana Haddad, em conversa com Silio Boccanera:“Quem é a nova mulher árabe”.

15 de Novembro – Terça-Feira

10h – Painel 16: Vamireh Chacon, José Carlos Venâncio e Angel Espina, com mediação de João Cezar de Castro Rocha:“Lusotropicalismo é ciência ou literatura?”.
11h30 – Painel 17: Cyril Pedrosa, Walther Moreira Santos e Frederico Barbosa, com mediação de Manuel da Costa Pinto:“Imagem, palavra, impacto: poesia, prosa de ficção e HQ”.
14h – Painel 18: José Roberto Teixeira Leite, Jacinto Rego de Almeida e Manuel da Costa Pinto, com mediação de Samuel León:“Literatura, história e imaginação – o vivido, o fictício e suas fissões”.
17h30 – Painel 20: Raul Lody, Fátima Quintas e João Cezar de Castro Rocha, com mediação de Cristiano Ramos:“Gilberto Freyre lido com paixão: as raízes das admirações e rivalidades literárias”
20h – Encerramento: João Signorelli:“Gandhi – um líder servidor”
Mais informações no site oficial.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail