publicidade

VII Festa Litéraria Internacional de Pernambuco - Fliporto

A sétima edição da Festa Litéraria Internacional de Pernambuco, com o tema "Uma viagem ao Oriente", será realizada entre os dias 11 e 15 de novembro, em Olinda. O evento contará com a presença de escritores, pensadores e acadêmicos que lidam diretamente com a questão da identidade do Oriente e suas intersecções.

A Fliporto 2011 trará diversas novidades, como o 5º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo, que incentiva a produção e divulgação da arte poética, premiando o melhor poema interpretado e editado em vídeo. Terá também o TOC 140 – Literatura no Twitter, que apoia a produção literária através do microblog.

Programação


Congresso Literário

Local: Tenda Principal – Sítio de Seu Reis 
Autor Homenageado: Gilberto Freyre 
Coordenador Literário: Mário Hélio Gomes 
Entrada: Com ingresso ou passporte. Adquira o seu aqui

11 de Novembro – Sexta-Feira

18h – Conferência de Abertura: DEEPAK CHOPRA: “Cura, transformação e consciência”.

12 de Novembro – Sábado

10h – Painel 1: Frei Betto, em conversa com Bia Corrêa do Lago:“O processo da criação literária”.
11h30 – Painel 2: Marcos Vinicios Vilaça, em conversa com José Paulo Cavalcanti Filho: “Gilberto Freyre e a amizade como uma das belas artes”.
14h30 – Painel 3: Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, Claudio Aguiar e Kathrin Rosenfield, com mediação de Valéria Torres da Costa e Silva: “Os textos sobre sabores e o sabor dos textos de Gilberto Freyre”.
16h – Painel 4: Shigeru Suzuki, Dilip Loundo e Marcelo Abreu, com mediação de Maurício Melo Jr.: “Olhares cruzados e compartilhados: do tradutor e do viajante”.
17h30 – Painel 5: Edson Nery da Fonseca, em conversa com Humberto Werneck:“Gilberto Freyre – um grande sedutor”.
19h – Painel 6: Derek Walcott, Prêmio Nobel de Literatura, conferência:“O Viajante Afortunado – uma noite de poesia com Derek Walcott”

13 de Novembro – Domingo

10h – Painel 7: Gonçalo M. Tavares e Fernando Báez, com mediação de Nelson de Oliveira:“Como e porque sou escritor”.
11h30 – Painel 8: Silio Boccanera, em conversa com Geneton Moraes Neto:“Terrorismo real e fictício, antes e depois do 11 de setembro”.
14h – Painel 9: Ryoki Inoue, Nelson Motta, Raimundo Carrero e Joca Souza Leão, com mediação de Maurício Cruz:“Aventuras e rotinas da literatura: as múltiplas identidades do escritor”.
17h – Painel 10: Mamede Jarouche, Ioram Melcer e Edwin Williamson, com mediação de Rogério Pereira:“As 1001 noites (d)e Jorge Luis Borges”.
19h – Painel 11: Tariq Ali, em conversa com Silio Boccanera:“Paquistão-Afeganistão – equívocos na guerra ao terror – Obama imita Bush”.

14 de Novembro – Segunda-Feira

10h30 – Painel 12: Fernando Morais, Leandro Narloch e Samarone Lima, com mediação de Vandeck Santiago:“América Latina: para além do bem e do mal”.
14h30 – Painel 13: Nelson Pereira dos Santos, Guel Arraes, Tizuka Yamasaki e Zeneida Lima, com mediação de Alexandre Figueiroa:“Como o cinema e a TV reescrevem a literatura”.
17h – Painel 14: Abdel Bari Atwan, em conversa com Geneton Moraes Neto:“A Primavera Árabe: o que está certo, o que está errado e no que isso vai dar”.
19h – Painel 15: Joumana Haddad, em conversa com Silio Boccanera:“Quem é a nova mulher árabe”.

15 de Novembro – Terça-Feira

10h – Painel 16: Vamireh Chacon, José Carlos Venâncio e Angel Espina, com mediação de João Cezar de Castro Rocha:“Lusotropicalismo é ciência ou literatura?”.
11h30 – Painel 17: Cyril Pedrosa, Walther Moreira Santos e Frederico Barbosa, com mediação de Manuel da Costa Pinto:“Imagem, palavra, impacto: poesia, prosa de ficção e HQ”.
14h – Painel 18: José Roberto Teixeira Leite, Jacinto Rego de Almeida e Manuel da Costa Pinto, com mediação de Samuel León:“Literatura, história e imaginação – o vivido, o fictício e suas fissões”.
17h30 – Painel 20: Raul Lody, Fátima Quintas e João Cezar de Castro Rocha, com mediação de Cristiano Ramos:“Gilberto Freyre lido com paixão: as raízes das admirações e rivalidades literárias”
20h – Encerramento: João Signorelli:“Gandhi – um líder servidor”
Mais informações no site oficial.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias