publicidade

José Olympio completa 80 anos

Drummond foi um dos grandes amigos
escritores colecionados por José Olympio
Um dos endereços mais agitados do Rio de Janeiro nos anos 1930 e 1940 era a Rua do Ouvidor, 110. Ali, onde funcionava a Livraria José Olympio, reunia-se, especialmente aos sábados, aquela que seria considerada a nata da literatura brasileira, autores como José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Marques Rebelo, entre vários outros. O ponto em comum era a amizade e o reconhecimento que todos compartilhavam com o paulista José Olympio (1902-1990), cuja editora representou o grande estímulo para os jovens talentos. E hoje, quando a casa editorial completa exatamente 80 anos, o direcionamento continua privilegiando a escrita nacional.

"Quando o grande interesse estava focado na literatura francesa, José Olympio apostava nos autores nacionais e foi responsável, por exemplo, pelo lançamento da geração de 1930", comenta Maria Amélia Mello, que está na editora desde 1985 e hoje é sua atual diretora.

Modesto filho de português que começou a vida lavando vidros numa farmácia, José Olympio mudou-se para o Rio depois de ter comprado e vendido a biblioteca de Alfredo Pujol em São Paulo. Na capital carioca, logo se estabeleceria ao lançar toda a obra dos romancistas, poetas, críticos relevantes e até do pintor Portinari, que foi capista da editora e teve por ela lançado, logo após a morte, um livro de poemas.

Seu mérito foi dar o devido apoio a escritores que, mesmo já publicado por outra casa, ainda viviam no obscurantismo. Augusto Frederico Schmidt, por exemplo, descobriu Graciliano Ramos lendo o relatório do então prefeito da remota Palmeira dos Índios, Alagoas, e dele publicou o livro de estreia, Caetés. Mas foi na J.O. que se tornou conhecido nacionalmente.

Caminho idêntico foi percorrido por José Lins do Rego, cujo Menino de Engenho só se tornou um best-seller quando editado por Olympio - o cuidado editorial, aliás, refletia-se na capa e ilustrações, do artista Santa Rosa. E há ainda o exemplo de Rachel de Queiroz, que se tornou comentada a partir de seu terceiro livro, Caminho de Pedras, o primeiro sob a chancela da editora carioca.

Uma das histórias mais famosas aconteceu em 1938, quando a Livraria José Olympio promoveu um concurso literário. Luis Jardim e Guimarães Rosa foram os finalistas. No júri, Graciliano Ramos desempatou a favor de Jardim, mas não estava certo da decisão - afinal, reconheceu uma certa irregularidade nos contos de Rosa, com alguns excelentes e outros nem tanto. Por conta da dúvida, Graciliano escreveu uma crônica, em que justificava seu voto e incentivava o perdedor a sair do anonimato.

Guimarães Rosa preferiu o silêncio e apenas nove anos depois é que foi apresentado ao autor de Vidas Secas. Humilde, Rosa reconheceu que alguns contos realmente não apresentavam a devida qualidade. Aliás, em 1946, ao publicar Sagarana, ele excluiu exatamente os três textos mais criticados por Graciliano e aperfeiçoou os demais, principalmente a obra-prima A Hora e a Vez de Augusto Matraga.

E não era apenas na ficção que as edições da José Olympio se destacava. Sob a direção de Gilberto Freyre (cujo Casa-Grande & Senzala foi lançado por Schmidt em 1933, mas atingiu notoriedade na J.O. a partir da 4.ª edição), foi criada a coleção Documentos Brasileiros e a inauguração, em 1936, aconteceu justamente com Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.

Há também dissabores - na recente reedição de Graciliano: Retrato Fragmentado (editora Globo), ao traçar o perfil de seu pai, Ricardo Ramos lembra que, em 1955, quando a editora mudara de comando, a obra de Graciliano não era mais devidamente reeditada. "A Casa mudara de rumo. Apegara-se a figuras públicas, adiara os escritores em que investira", escreveu Ricardo, que levou a obra do pai para a Martins Fontes.

Era o prenúncio de uma queda que culminaria em 1975, quando, depois de dificuldades financeiras, a J.O. foi encampada pelo BNDES. Por conta disso, diversos de seus autores tiveram de procurar outros selos editoriais. O ressurgimento aconteceu em 2001, com a aquisição da marca pelo grupo Record, de Sérgio Machado. Com isso, aos poucos, antigos escritores acabaram voltando e hoje a José Olympio tem em seu catálogo obras de Ariano Suassuna, Ferreira Gullar, Rachel de Queiroz, José Cândido de Carvalho, Augusto Meyer, entre outros.

Sob a direção de Maria Amélia, novos selos foram lançados como a Sabor Literário, de 2006, que reúne textos raros, encontráveis então apenas em sebos. E os projetos continuam: para 2012, a obra de Gullar será reeditada com novo projeto gráfico; crônicas pouco conhecidas de Lins do Rego e Rachel de Queiroz ganharão volumes próprios; e Movimentos Modernistas no Brasil, de Raul Bopp, ganha reedição. "E provavelmente o novo Ariano, O Jumento Sedutor", diz Maria Amélia.

Fonte: Estadão/Cultura - Ubiratan Brasil, O Estado de S. Paulo, 29/11/2011

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias