Resenha Sorteio de 07 a 30/11 Resenha Resenha
24 março 2011

Longe Como O Meu Querer, Marina Colasanti, Ática

Longe Como O Meu Querer
Marina Colasanti - 136 páginas - Editora Ática

Sinopse:
"O premiado Longe como o meu querer (Prêmio Latino-americano Norma-Fundalectura/1996 e o selo Altamente Recomendável para o Jovem, FNLIJ/1997) é daqueles que enredam seu leitor. É daqueles que não só asseguram toda sua leitura como inúmeras releituras.
São 24 contos. Cada qual mais bem escrito, mais bem sintonizado com a proposta de Colasanti, que é o da magia, do espaço reservado aos seres encantados, do tempo mítico, em que tudo é possível, porque é garantido pela imaginação. E mais: ilustrados pela própria autora, cujo traço remete ao tão conhecido, mas sempre revisitado Era uma vez....
Nestes contos desfilam reis, princesas, príncipes, seres encantados, que à maneira dos clássicos contos de fadas, nos remetem as nossas tristezas, nossos sonhos, nossa condição. Querendo ou não, com eles o leitor chega mais perto de si: se descobre, se trabalha, se vê encantado como muito dos personagens desse mundo em que tudo pode acontecer.

14 março 2011

A série Trílio de Marion Zimmer Bradley, Julian May e Andre Norton, Rocco

A série de Fantasia "Trílio" formado por uma trilogia mais dois livros paralelos e escritos por três das principais autoras do gênero de Fantasia. Essa série, na verdade, oficialmente não é considerada uma série em si, mas os fãs a chamam de série "Trílio". São livros que até podem ser lidos fora de ordem ou de forma independente, mas após lê-los (me falta um para terminar) vejo que faz sentido seguir uma ordem, se pretende ler todos.
Ordem recomendada de leitura da 'Série Trílio':
Trilogia

Outros livros complementares:

 Livro por livro:
12 março 2011

O Caçador de Pipas, Khaled Hosseini, Nova Fronteira

O Caçador de Pipas
Khaled Hosseini - 365 páginas - Editora Nova Fronteira

Sinopse:
"O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970.
Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado."
Resenha:
10 março 2011

Encontro em Andaluzia, May MacKintosh, Record

Encontro em Andaluzia
Trilogia Encontro
May MacKintosh - 203 páginas - Editora Record

Sinopse adaptada por mim:
Primeiro romance de May Mackintosh, psicóloga e professora. O tema é carregado de suspense romântico e se desenrola no cenário pitoresco do sul da Espanha, que a autora conhece diretamente e dá o calor da autenticidade.
A heroína é uma jovem escocesa, Laurie Grant, uma professora que é arrancada da monotonia de sua vida e de um caso de amor mal sucedido para ir viver no esplendor de um hotel de luxo em Andaluzia, como assistente de Dom Paco, um simpático espanhol, e para cuidar da filha dele de dez anos e órfã de mãe.
Mas surgem complicações que iriam se agravar e que envolvem uma bela atriz e um homem chamado stewart Noble, que se apresentava como investigador de uma companhia de seguros.
Depois de sua chegada ao hotel e de ver-se envolvida na fascinação que a Espanha exercia sobre ela, Laurie descobriu que havia uma razão inconfessável para a presença ali da atriz e do seu grupo. Dentro em pouco, percebeu que só ela se interpunha entre perigosos criminosos e um objeto precioso que eles tudo fariam para obter.
Sem procurar a polícia para não prejudicar Dom Paco ela volta-se então para o misterioso Stewart Noble e compreende que sua vida jamais será a mesma...
Outros livros posteriores a esse, da mesma autora, também com Laurie Grant: 'Encontro na Sicília' e 'Encontro em Andorra'.
09 março 2011

Vingança Diabólica, Stephen Gilbert, Círculo do Livro

Vingança Diabólica
Stephen Gilbert - 196 páginas - Círculo do Livro

Sinopse:
"Ratos... A mãe avisa que há ratos no jardim. Dessa maneira, praticamente, inicia-se uma das mais estranhas, angustiantes e bizarras crônicas na história sobre a relação entre o homem e a besta."


Resenha:
Este livro é uma crítica à sociedade e o cotidiano. Em como a vida de alguém cai na rotina sem graça, em como podemos menosprezar o vizinho, ignorar o colega de trabalho... em como algumas pessoas satisfazem-se com uma vida vazia e sem expectativas positivas e veem o tempo passar. Em como ao notar isso, de repente, pode-se entrar em revolta. Em como pode-se invejar o outro, com muita intensidade e sentir-se minisculo... como podemos querer aquela vingança bem mirabolante.
A história é contada em forma de diário por um rapaz introvertido, fracassado, que perdeu o pai e a boa vida que a família tinha. Agora só trabalha e cuida da mãe, sem ter amigos ou namoradas ou algum tipo de lazer. Uma monotomia total.
Morre de inveja do patrão, ex-sócio do seu pai, agora dono totalitário da firma, rebaixando o protagonista a um mero e dispensável funcionário. O patrão roubou tudo que era pra ser dele agora.
É conformado com a má situação em que se encontra até que... aparecem os ratos...
06 março 2011

Calunga, Roteiro de Ternuras de Um Vagabundo, Lurdes Gonçalves, Orientação Cultural

Calunga - Roteiro de Ternuras de Um Vagabundo
Lurdes Gonçalves - 78 páginas - Editora Orientação Cultural

Sinopse feita por mim:
Este é um lindo livro infanto-juvenil que em 1977 recebeu o Prêmio Jabuti em revelação.
A história da vida de um cão vira-latas e sua visão de mundo, um livro cheio de emoção, aonde alegria e tristeza se intercalam como sentimentos de um ser sincero e simples que não compreende o mundo com racionalidade mas sente todas as emoções de forma confusa e forte.
Uma história linda e bem escrita que serve para comover crianças e adultos ao acompanharem a trajetória cheia de descobertas e incertezas de um simples cão.

Resenha:
Li esse livro para a escola, para fazer a 'prova do livro' em 1995. Foi a primeira vez que um livro paradidatico me chamou tanto a atenção e me marcou para sempre. Sim, esse livro é infanto-juvenil, mas eu recomendo para quem gosta de histórias com animais, com cães.  Não é um livro bom somente para crianças! Um adulto pode ler e amar. Eu li incontáveis vezes em minha vida.
Calunga é um cachorro vira-latas e você acompanha sua vida desde o nascimento até sua velhice... ele passa por diversas lugares e situações, diversos donos, foi cachorro de rua, de adestradores... ele sofre, é verdade mas você se comove demais!
05 março 2011

A Rebelião dos Clones, Evelyn Lief, Francisco Alves

A Rebelião dos Clones (The Clone Rebellion)
Evelyn Lief - Editora Francisco Alves
219 páginas - Ano: 1980
Tradução: Ruy Jungman
Coleção Mundos da Ficção Cinetífica

Sinopse:
"Tinham sido criados para o trabalho escravo; para o transplante de órgãos, a fim de prolongar a juventude dos Autênticos. dos nascidos de pai e mãe, gerados no ventre; para experiências em laboratórios; para serem acoplados a computadores, a fim de colcoar o cérebro humano a serviço das máquinas.
Produzidos a partir de células retiradas de humanos, eram tratados como simples coisas, como objetos disponíveis, sem vontade, sem direitos, sem consciência própria.
Mas eles haviam desenvolvido poderes mentais insuspeitados - e um dia se rebelaram contra os seus criadores!
Evelyn Lief, uma autora nova, de concepção social literária, aborda o tema apaixonante do futuro da engenharia Genética. Lançada pela prestigiosa Pocket Books dos Estados Unidos, e agora pela Coleção Mundos da Ficção Científica, da Francisco alves sob coordenação de Fausto Cunha.
A autora imagina um futuro não muito remoto aonde um cientista, Paul Menard, consegua acoplar um cérebro de um clone a um computador. A partir desse momento, a técnica se desenvolve e os planetas passam a depender dessa acoplagem para todas as suas atividades básicas.
De repente em vários planetas, o sistema Komsol-clone começa a entrar em colapso. Um atrás do outro, os mundos habitados pelo homem, através de toda a galáxia, tomam conhecimento de que alguma coisa muito grave está acontecendo. São os clones - que todos supunham inofensivos e apáticos - que se rebelam contra a escravidão e reclamam pelos mesmos direitos de vida que os humanos têm.
selena Menard, filha do criador do sistema Komsol-clone e maior responsável pela escravidão deles envolve-se na guerra ds clones para mudar todo um sistema."


04 março 2011

Contos de Fadas Para Adultos, Sue e Allen Gallehugh, Best Seller

Contos de Fadas para Adultos
Sue e Allen Gallehugh - 174 páginas - Editora Best Seller

Sinopse:
"Cachinhos Dourados era uma aproveitadora. Bela Adormecida precisava desenvolver a própria identidade. Cinderela sofria de mania de perseguição. Neste livro, estas e muitas outras personagens mostram-se ao leitor de maneira surpreendente: aqui, versões nada convencionais das mais conhecidas histórias infantis vão ajudar você a se conhecer melhor, a desenvolver-se interiormente e a adotar condutas positivas em todas as áreas da vida."


Resenha:
Lendo a sinopse, o livro parece muito interessante, não? Mas trata-se de um grande engano... pensei que esse livro fosse algo completamente diferente...
Achava que fosse um livro que analizasse os contos de fadas comparando os personagens e situações aos problemas comuns do nosso cotidiano de forma inteligente, até, talvez, sarcástica. Cômica seria aceitável.
02 março 2011

O Faraó Alado, Joan Grant, Círculo do Livro

O Faraó Alado
Joan Grant - 325 páginas - Círculo do Livro

Sinopse:
"Em O Faraó Alado, Joan Grant constrói uma trama notável; não uma simples história de ficção, mas movimentada recriação da vida do antigo Egito durante a I Dinastia, escrita com tal clareza, riqueza de detalhes e verossimilhança."

Resenha:
Conhecendo a cultura do Egito antigo de forma inteligente e prazerosa! É isso o que acontece ao ler esse livro, uma verdadeira aula de história do antigo Egito de forma mágica, detalhada e comovente.
Essa história é linda, vista principalmente pelos olhos da filha do Imperador Egípcio. Você a acompanha durante toda sua vida e aprende muitas coisas sobre como era a vida dos egípcios naquela época, cultura, costumes...
© Copyright 2011 - 2014. | Todos os direitos reservados. | Tema: Way2themes. | Administração: Tatiana Jiménez Inda. | Tecnologia: Blogger. | Atenção: Direitos autorais.