publicidade

15 lindas bibliotecas particulares

Impossível para nós, Leitores Viciados, resistirmos ao encanto de uma biblioteca. Mesmo quando não estamos lendo, não resistimos a admirar uma bela estante ou vitrine de livraria.

E temos nossa própria biblioteca em casa, mesmo que seja uma humilde prateleira, uma estante ou uma sala completa de leitura. O que importa é termos um local para guardar nossos tesouros.

Preparem-se para ver 20 bibliotecas particulares muito charmosas e bem arquitetadas. Algumas causam admiração e até inveja!

1.


A biblioteca particular do empresário americano Jay Walker - tão importante (e enorme) que sua casa foi projetada e construída em torno dela. Sua biblioteca seria uma Disneylândia para os leitores. Mais fotos com detalhes dessa inacreditável biblioteca, que inclui raridades que englobam livros e objetos antigos:







2.

Uma biblioteca privada em uma casa projetada por Gianni Botsford, Cahuita, Costa Rica. Com um orçamento de US$ 108.971, está biblioteca mantém o leitor em meio a um magnífico cenário campestre. Mais fotos:




3.

Biblioteca de Miquel Mateu no castelo de Peralada, Espanha. Esta biblioteca incrível medieval  foi criada em 1888 como parte do edifício do mosteiro do século XIV, e ampliado em 1923 pelo financista e político espanhol Miquel Mateu, um colecionador de livros. A coleção possui 80.000 livros, manuscritos e até mesmo incunábulos (primeiros livros impressos). Outras fotos:




4.

A biblioteca particular de Karl Lagerfeld, um dos estilistas mais influentes da moda do século XX. Sua fantástica estante vai do chão ao teto. Um pouco mais:



5.

Um biblioteca em uma casa projetada por Atelier Bow-Wow, Tóquio, Japão. Uma solução para se ter uma biblioteca em locais pequenos sem perder sua magnitude. Em uma casa de dois andares, com uma biblioteca ocupando os dois pisos, em verdadeira harmonia com os outros cômodos. Outras fotografias:



6.

George Lucas, o gênio de Star Wars, construiu esta biblioteca de dois andares no Rancho Skywalker, um retiro em Marin County, Califórnia. A biblioteca dispõe de uma cúpula em vitral, uma escadaria circular, painéis de madeira e estantes por todos os lados. A biblioteca abriga 27.000 volumes. Não existem muitas fotos disponíveis, já que visitantes são raros. Mais:





7.

Biblioteca particular de Neil Gaiman. É aconchegante e grandiosa, porém simples. Possui personalidade notada a partir de objetos decorativos pessoais, fotografias e prêmios espalhados no meio dos livros. As fotos foram cedidas pelo próprio Neil para o site Shelfari.






8.

Uma biblioteca montada dentro de um armário, em forma de escadaria. Cada degrau, uma prateleira de livros. Economia de espaço criada por Tim Sloan, da Levitate Architects, Londres, Inglaterra. Ao final da escadaria existe um quarto secreto de leitura. Vejam:






9.
Criação de Sally Sirkis Lewis


10.
Criação de Margaret Griffin & Elise Grisntein

11.
Criação de Isabelle Puech e Benoit Jamin.

12.
Criação de Timothy Hatton.

13.
Criação de Guedes-Brown.

14.
Criação de Interior Dimensions.


15.

Osho, um místico indiano que morreu em 1990, teria tido uma biblioteca de 100.000 volumes (possivelmente a maior biblioteca privada do mundo) em sua "biblioteca de Lao Tzu" em Poona, Índia. A biblioteca ocupa uma série de corredores em sua residência. Na foto é a sala central, onde as peças mais valiosas de sua coleção estavam. Esse homem dizia ter lido mais de 150.000 livro na vida!

Quem gostou dessa postagem vai adorar a postagem com os 30 maiores livrarias e sebos do mundo e do Brasil.

Fontes: Favopill, Wired, Capcreus, Poise & Vogue, Observer, Apartament Therapy, Beautiful Libraries, Bay Net, Shelfari, Awn, Marie Claire Maison, Hometone.


ATENÇÃO: Não reproduzam este texto, ele contém direitos autorais.
Blogueiros podem utilizar textos de terceiros, citando nome e fonte com link, porém se o autor deixa claro que não deseja ter o texto reproduzido, não se pode copiá-lo, mesmo citando a origem.
O texto está na internet, mas pertence ao autor. Então já peço que se quiser utilizar este texto, apenas recomende-o e redirecione para meu blogue.

26 comentários

  1. Dá até inveja... deuhdeuhdu Bibliotecas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última informação sobre a Biblioteca do Osho deve ter um erro ao afirmar que o mesmo leu 150.000 livros.
      Imaginemos que ele tenha durado 100 anos vezes 365 dias é igual a 36.500 livros, contando que ele tenha lido um livro por dia desde que nasceu.

      Excluir
    2. Cláudio, realmente é de se questionar. Porém, Osho não pode ser avaliado a partir parâmetros normais do ser humano. Sei que há gênios, como 'Kim Peek', que leem uma página normal de um livro - o que, em uma velocidade boa, demoraríamos 3 min - em 8/10 segundos. Osho, por sua vez, foi uma pessoa excepcional desde a infância, diz ele que tudo o que pedia para seu pai e com o que gastava dinheiro era em livros, dispensado qualquer tipo de brinquedo ou coisa do gênero. Em sua biografia, diz que era rebatido frequentemente por uma dor de cabeça intensa, que seus familiares acreditavam ter como causa as intensas e contínuas leituras que ele fazia e que, mesmo com intensa dor, colocava algo quente na cabeça e continuava lendo - Osho, entretanto, alega que as dores eram por causa de mudanças radicais em seu ser, devido ao processo de iluminação. - Foi possuidor da maior biblioteca privada do mundo. É conhecido por ser uma pessoa espiritualmente singular, iluminada tal como Buda e Cristo. Etc etc... isso é o que posso alegar sobre Osho a primeiro momento, apenas a título de dizer que não era uma pessoa comum. Então digo, será mesmo que ele não leu todos esses livros? - ele alegava que sim - Podemos pelo menos considerar a possibilidade disso.

      Excluir
    3. Cláudio, á primeira vista realmente parece impossível. Porém, devemos considerar que Osho não era uma pessoa comum e que, como tal, não devemos questioná-lo a partir de um parâmetro de uma pessoa normal. Há gênios, tal como Kim Peek, que leem uma pagina normal de um livro - a qual, em uma boa velocidade, demoraríamos 3 min - em 8/10 segundos. Com o detalhe de que ele conseguia reter 98% do que lia, o que para uma pessoa normal a memorização se limitaria a 45% do conteúdo lido. Kim Peek era autista e devido ao atrofiamento da parte consciente de seu cérebro, capacidades subconscientes afloraram, o que, em certo grau, explica a sua genialidade. Esse foi um exemplo da capacidade humana, agora vamos para o Osho. Osho, desde a infância foi um ser humano excepcional, dizia para seu pai que queria apenas livros e não brinquedos, desse modo, ainda enquanto criança, a sua biblioteca crescia estrondosamente, seu pai dizia "Antes tínhamos uma biblioteca em casa. agora, temos uma casa na biblioteca!". Osho é conhecido por ser um ser iluminado, tal como Buda e Jesus - o que em certo grau pode ensejar o entendimento de que ele tinha grande controle de seu subconsciente e capacidades internas, semelhante a Kim Peek, porém de modos diferentes -. Foi considerado uma das pessoas mais influentes do século XX. Sofria frequentemente com dores agudas de cabeça, as quais a sua família tinha como causa as intensas e constantes leituras que Osho fazia e que, mesmo com essas dores, apenas colocava água quente na cabeça de modo a não interromper suas leituras. Porém, ele afirmava que essas dores eram consequências de mudanças radicais em seu ser, o qual, pode-se dizer, estava em "processo de iluminação". Possuidor da maior biblioteca particular do mundo, a qual, dizia ele, teria lidos todos os livros (150.000). Será que leu mesmo? Eu mesmo não posso responder e tenho minhas dúvidas, porém, é sensato considerarmos pelo menos a possibilidade, diante dos fatos que coloquei e da percepção de nossa limitação sobre o conhecimento de nossas próprias capacidades enquanto indivíduos.

      Excluir
    4. Cláudio, á primeira vista realmente parece impossível. Porém, devemos considerar que Osho não era uma pessoa comum e que, como tal, não devemos questioná-lo a partir de um parâmetro de uma pessoa normal. Há gênios, tal como Kim Peek, que leem uma pagina normal de um livro - a qual, em uma boa velocidade, demoraríamos 3 min - em 8/10 segundos. Com o detalhe de que ele conseguia reter 98% do que lia, o que para uma pessoa normal a memorização se limitaria a 45% do conteúdo lido. Kim Peek era autista e devido ao atrofiamento da parte consciente de seu cérebro, capacidades subconscientes afloraram, o que, em certo grau, explica a sua genialidade. Esse foi um exemplo da capacidade humana, agora vamos para o Osho. Osho, desde a infância foi um ser humano excepcional, dizia para seu pai que queria apenas livros e não brinquedos, desse modo, ainda enquanto criança, a sua biblioteca crescia estrondosamente, seu pai dizia "Antes tínhamos uma biblioteca em casa. Agora, temos uma casa na biblioteca!". Osho é conhecido por ser um ser iluminado, tal como Buda e Jesus - o que em certo grau pode ensejar o entendimento de que ele tinha grande controle de seu subconsciente e capacidades internas, semelhante a Kim Peek, porém de modos diferentes -.Sofria frequentemente com dores agudas de cabeça, as quais a sua família tinha como causa as intensas e constantes leituras que Osho fazia e que, mesmo com essas dores, apenas colocava água quente na cabeça de modo a não interromper suas leituras. Porém, ele afirmava que essas dores eram consequências de mudanças radicais em seu ser, o qual, pode-se dizer, estava em "processo de iluminação". Possuidor da maior biblioteca particular do mundo e que , segundo ele, teria lidos todos os livros dessa(150.000). Será que leu mesmo? Eu mesmo não posso responder e tenho minhas dúvidas, porém, é sensato considerarmos pelo menos a possibilidade, diante dos fatos que coloquei e da percepção de nossa limitação sobre o conhecimento de nossas próprias capacidades.

      Excluir
  2. Eu quero a oitava!!! rs... Perfeita pra gente baixinha que tem medo daquelas escadas montáveis muito altas! Já tem uma escada fixa de onde a gente alcança todos os livros e no fim da escada ainda tem um quartinho de leitura! :) E é linda!!

    Bem, lindas todas são! rs...

    Amei a postagem!

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei, qualquer uma estava boa para mim ahaha

    ResponderExcluir
  4. bibliotecas assim são o sonho de qualquer leitor viciado! Mas um dia chego lá...ou perto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. nossa cada lugar lindo *--*
    um dia eu chego lá ;) e espero ter alguém que divida esse amor comigo, uma ampla biblioteca é sonho de consumo...

    ResponderExcluir
  6. Que sonho... (suspiros)... =) adoro essas com vista e saída para área verde. Olha mais algumas para nos inspirarmos e sonharmos =) http://www.home-designing.com/2011/07/library-inspiration

    Bjos! Analígia

    ResponderExcluir
  7. Maravilha, nem acredito... muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Muito linda a biblioteca, adorei!!!!

    ResponderExcluir
  9. Todos se apaixonam pelas bibliotecas =D

    ResponderExcluir
  10. Todas lindas, mas a segunda e a terceira me deixaram louca.
    Que post maravilhoso Tati.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  11. Amei, amei, amei!
    Fiquei babando por todas. Achei a da escadaria muito criativa.

    Beijos!

    Amei seu blog.
    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  12. A biblioteca nem tanto eu admiro, mas eu admiro mesmo é como conseguem ler tanto...

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma assim eu convidaria muitos amigos, parentes para compartilhar tudo :)
      Beijos.

      Excluir
  13. Meu sonho é ter uma sala cheia de livros, assim como as fotos 2, 5, 11, 13 e 14! *---*

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias