Pesquise no Leitora Viciada

16 de fevereiro de 2012

Editora Adonis abre inscrições para o Terceiro Prêmio Agostinho de Cultura 2012


Estão abertas as inscrições para o concurso de literatura infantojuvenil Terceiro Prêmio Agostinho de Cultura 2012, da Editora Adonis. Embora a Adonis trabalhe com diversas publicações, o concurso é especialmente responsável pela edição e publicação dos principais títulos infantis e/ou paradidáticos assinados com o selo da Editora. A participação está aberta - em nível nacional - a todos os escritores de literatura infantil, com mais de 18 anos, que apresentem originais direcionados aos leitores cuja idade esteja entre 3 e 12 anos.


Os textos escolhidos ao final do concurso irão compor a coleção Contando Histórias, com tiragem inicial de 3 mil exemplares por título. Após anunciados os resultados, os vencedores, em comum acordo com a Adonis, farão um contrato de edição que prevê o pagamento a cada autor classificado de R$ 2.000,00, referentes aos direitos autorais.

A equipe organizadora do concurso informa que os textos enviados à Editora devem ter o Registro de Direito Autoral/EDA (Escritório de Direito Autoral), cuja finalidade é atribuir ao autor segurança quanto ao direito sobre sua obra (Lei n. 9.610/98; para saber mais sobre registros de obras, acesse este link).

Os critérios utilizados para avaliação dos textos inscritos são: trabalho estético com a linguagem, coerência, construção do narrador, caracterização dos personagens, ambientação e temporalidade, e potencialidade interpretativa.

O candidato poderá apresentar mais de um original, mas serão aceitos apenas textos ficcionais em prosa. Os originais precisam ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inéditos textos não editados e não publicados (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas e publicações do gênero.
Para efeito de inscrição, será considerada a data de postagem do material encaminhado pelos Correios. As inscrições encerram-se oficialmente no dia 30/06/2012.

Os originais devem ser endereçados à:
Editora Adonis - Terceiro Prêmio Agostinho de Cultura 2012.
Endereço: Rua do Acetato, 189, Distrito Industrial Abdo Najar,
Americana-SP,
CEP 13474-763.

O atendimento direto será efetuado de segunda a sexta-feira, em horário comercial (das 9h às 12h e das 14h às 16h30). Outras informações sobre o concurso também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3471-5608 ou e-mail contato@editoraadonis.com.br.
Para conferir o edital completo do concurso, acesse o site da Editora Adonis.

Passo a passo: como participar?
    Para remeter a(s) obra(s) corretamente, coloque-a(s) em um envelope lacrado, identificado apenas com o pseudônimo escolhido pelo escritor participante. Todas as cópias enviadas deverão ser identificadas apenas pelo pseudônimo, sob pena de serem desclassificadas caso assim não estejam. Dentro do envelope, devem constar os seguintes dados pessoais: nome completo, endereço, telefone, e-mail, número do RG e do CPF e profissão. Serão atribuídos no máximo cinco prêmios, um para cada categoria, de acordo com as especificações abaixo:

   - Série Primeiro Leitor (a partir de 3 anos): no máximo 4 laudas* escritas;
   - Série Leitor Iniciante (a partir de 6 anos): no máximo 11 laudas* escritas;
   - Série Leitor em Processo (a partir de 8 anos): no máximo 45 laudas* escritas;
   - Série Leitor Infantojuvenil (a partir de 11 anos): no máximo 100 laudas* escritas;
   - Série Neoleitor (textos para público adulto em linguagem acessível): laudas* livres.
    *As laudas têm 1.200 caracteres com espaço.

O candidato deverá indicar, no início do texto, antes do título, a que série pertence sua narrativa, além de enviar três cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação: texto em Word; fonte Times New Roman corpo 12; páginas numeradas e impressas em papel A4 ou Carta.

O júri responsável pela escolha dos originais remetidos será nomeado pela Editora Adonis e formado por especialistas em literatura, além de escritores de reconhecido prestígio. A composição do júri será mantida em sigilo até a nomeação dos ganhadores.
A equipe organizadora informa ainda que a decisão do júri será irrevogável e anunciada por ocasião da entrega do Terceiro Prêmio Agostinho de Cultura 2012, que ocorrerá em setembro de 2012, em horário e local a serem determinados pela Editora.

Durante o processo de seleção, a Adonis poderá manifestar interesse por alguns trabalhos inscritos que não obtiveram premiação e, por isso, durante o prazo de seis meses - a contar da divulgação dos vencedores -, poderá estabelecer contato com os autores de obras recomendadas, para acordar os direitos de publicação.

Iniciada a editoração das obras escolhidas pelo Segundo Prêmio Agostinho de Cultura 2011   
A Editora Adonis anunciou, em janeiro de 2012, o início da edição das obras vencedoras das três categorias literárias (Série Leitor Iniciante, Série Leitor em Processo e Série Leitor Infantojuvenil) propostas pelo Segundo Prêmio Agostinho de Cultura de 2011. Os critérios para avaliação dos textos inscritos - cerca de 50 obras - foram: trabalho estético com a linguagem, coerência, construção do narrador, caracterização dos personagens, ambientação e temporalidade, e potencialidade interpretativa, julgados por Patrícia Aquino, escritora mestre em Linguística pela Unicamp, e por Marco Catalão, escritor e mestre em Teoria e História Literária também pela Unicamp. Os textos selecionados farão parte do Catálogo 2012, com previsão de lançamento para junho deste ano.

O Prêmio Agostinho de Cultura 2011
As inscrições para o Segundo Prêmio Agostinho de Cultura 2011 encerraram-se em março de 2011. As obras escolhidas começaram a ser editadas para, posteriormente, ser publicadas pela Editora Adonis, na coleção Contando Histórias (tiragem inicial de 3 mil exemplares). Participaram escritores de literatura infantil de vários estados brasileiros, com mais de 18 anos, que apresentaram textos ficcionais em prosa para os públicos infantil e infantojuvenil (de 6 a 12 anos).

No ano passado, a Editora lançou três títulos por meio desse prêmio, vencedores da primeira edição do concurso: Contos do chiclete, de Teresa Candolo; O sumiço dos pires, de Marina Tschernyschew; e Zé Balão e suas histórias, de Gabriel Araújo dos Santos.

Para concorrer, a obra precisava ser inédita e escrita em língua portuguesa. De acordo com o regulamento organizado pela Editora, cada autor pôde apresentar mais de um original, desde que se cumprissem todas as regras específicas do edital. No total, serão entregues três premiações, uma para cada categoria: Série Leitor Iniciante (direcionada a crianças de 6 a 7 anos - de 8 a 11 laudas), Série Leitor em Processo (direcionada a crianças de 8 a 9 anos - de 27 a 45 laudas) e Série Leitor Infantojuvenil (direcionada a crianças e pré-adolescentes de 10 a 12 anos - de 50 a 100 laudas).

Durante as inscrições, a Adonis atendeu dezenas de interessados de vários estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os vencedores mantêm contrato de edição em comum acordo com a Adonis e receberam R$ 2.000,00, referentes ao pagamento de direitos autorais.

Confira os vencedores de 2011
Série Leitor Iniciante
A seriema e o pescador, de Margareth Brandini Park
Série Leitor em Processo
Sangue de refrigerante, de Teresa Candolo
Série Leitor Infantojuvenil
O Vô, suas histórias e brincadeiras, de Gabriel Araújo dos Santos

Indicações do júri
A Adonis editará também mais duas obras provenientes desse projeto que receberam a recomendação do conselho editorial: A farofa para o ano-novo e Candinho e suas histórias, ambas de Gabriel Araújo dos Santos.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail