publicidade

Saiba como são produzidos os livros em Braile


A acessibilidade é uma preocupação constante para a maioria das empresas, e isso não é diferente no mercado editorial. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por exemplo, possui parcerias com o Instituto Benjamin Constant (IBC), com o Ministério da Educação (MEC) e com a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), para a transcrição e adaptação dos títulos.

“Todos os materiais podem ser transcritos e adaptados para o braille, destacando-se obras para o processo de alfabetização até o ensino fundamental, materiais didáticos e livros infantis”, destaca Roberto Gallo, gerente editorial e da gráfica FDNC — que produz em média 300 títulos em braille por ano.



Processo de produção de obras em braille
De acordo com Gallo, existem dois processos para a adaptação das obras para o braille:

A revisão de livros em braille é feita em
dupla, com cegos e não-cegos.
- Produção eletrônica para tiragens de até 20 exemplares: nesse caso, é realizada a digitalização do arquivo e a transcrição da obra. Em seguida, é feita a impressão das provas, que são revisadas por cegos e não-cegos — o processo é feito em dupla, enquanto o deficiente visual lê o livro em braille, a outra pessoa vai lendo a obra impressa em tinta e os dois vão confrontando as versões. Por último, há a impressão final no papel e o acabamento.

A chapas de alumínio ou arame são cortadas,
dobradas e furadas de acordo com o formato
para as impressoras PUMA VI e PED-30.
- Produção gráfica para tiragens de média e larga escala: o processo começa da mesma maneira que no formato eletrônico — são feitas a digitalização do arquivo, a transcrição, a impressão provas e a revisão. Depois, é realizada uma impressão de chapas de alumínio ou arame, que são preparadas internamente, isto é, cortadas, dobradas e furadas de acordo com o formato possível para as impressoras de chapas (PUMA VI / PED-30). Em seguida, o material passa pelos processos de revisão, impressão gráfica (tipográfica), paginação, montagem e acabamento.

“A produção de obras que contêm apenas textos dura aproximadamente uma semana. Já os livros didáticos ou materiais de grande complexidade podem levar de 20 dias a quatro meses para ficarem prontos”, afirma Gallo.

Materiais para livros em Braille
Segundo o gerente editorial e da gráfica FDNC, os tipos de papel mais empregados na produção de livros em braille são: formulário contínuo 120 g/m² e papel off-set 180 g/m², para a capa. “Os tipos de papéis mais utilizados — até mesmo pela questão do custo-benefício — é o off-set 120 g/m² (espessura mínima para impressão braille). Entretanto, ele também pode ser feito em couché 150 g/m², reciclado ou qualquer outro papel que desejar”, explica Gallo.

Como acabamento, podem ser utilizados espirais e capas de PVC. Já com relação às impressoras, o gerente conta que há alguns tipos mais usados. “Utilizamos as impressoras como a Juliet’s, Impacto Texto e Heidelbergs convencionais adaptadas para impressão braille. Já para a impressão das chapas, utilizamos a PUMA VI ou PED-30”, relata.

Fonte: Contafio, conteúdo a toda prova - 24/01/2012

6 comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Tyson, realmente não faço ideia, acredito que sejam caros. Beijos.

      Excluir
  2. Super interessante! Eu não imaginava como eram produzidos os livros em braille. Na verdade, nunca havia pensado sobre o assunto! Eu queria saber também como funciona o computador pra cegos. Será que tem algum software que fala para eles? Não deve ser tão prático, mas para um cego deve quebrar um galho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niemand, eu também nunca tinha pensado no assunto até ler a repostagem, por isso quis compartilhar com os leitores do blog. Os cegos usam softwares que leem para eles. Ainda bem que os audiobooks estão crescendo, deve ser ótimo para eles. Beijos.

      Excluir
  3. Ai que legal *-* Achei supeeeer interessante essa postagem, viu?!
    Parabéns!


    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias