publicidade

Comix compra 12 toneladas de quadrinhos da editora Devir, incluindo raridades



1ª parte:
Uma editora de São Paulo pôs à venda na última semana o sonho de consumo de qualquer fã de histórias em quadrinhos e colecionadores: uma “montanha de gibis” em que cada exemplar custava apenas 5 centavos.
Trata-se de um arquivo de revistas importadas ao longo de 25 anos, que foram sendo guardados em um porão da editora Devir. Foi Douglas Quinta Reis, diretor editorial do grupo responsável pela venda, que descreveu o lote como uma montanha. Na prática, a coleção toma as paredes de três longos corredores do galpão localizado no bairro do Cambuci. São mais de 2.200 caixas lotadas, um total que pode ultrapassar 250 mil HQs, segundo a estimativa da empresa – são mais de 7 toneladas de revistas.


A Devir começou a funcionar em 1987 como uma importadora de gibis. Ao longo de todo este tempo, todas as revistas que iam sobrando dos lotes importados todas as semanas eram guardados nessas caixas. “Diria que tudo deve pesar cerca de 12 toneladas e ter mais de 300 mil HQs. Fizemos uma estimativa”, disse Reis. Cerca de 70% do lote é de revistas das editoras Marvel, DC, Image e Dark Horse, mas há muito material independente e alternativo, mangás e quadrinhos eróticos. Muitas revistas também aparecem repetidas, em pacotes que chegam a ter 30 ou 40 iguais.

A “pegadinha” da promoção que fazia cada revista custar tão pouco é que só seria vendido o lote completo, por R$ 12,5 mil, e o comprador teria que ir até a editora buscar o produto – junto com um caminhão dos grandes. “Levaria a vida inteira para avaliar tudo o que pode ou não ter valor ali no meio”, disse Reis ao G1, explicando o motivo da venda em lote. “Certamente há relíquias ali. O problema é saber onde.”

Negócio fechado
Mesmo assim, não faltaram interessados, segundo Paulo Rodrigues, que foi o principal responsável pela importação dos gibis que agora estão sendo vendidos. Em entrevista ao G1, ele contou que o arquivo digno de museu foi vendido no final da última semana.
“Um monte de gente se interessou pelo lote. Chegamos a receber várias ofertas, até mesmo de colecionadores de gibis individuais. Quando estávamos começando a conversar com um deles a Comix (loja de HQs) veio e fechou o negócio. Foi uma questão de minutos”, contou.
Segundo Jorge Rodrigues, sócio da Comix, a compra foi feita “no escuro”, sem que ele chegasse a avaliar a mercadoria e apenas acreditando no que foi anunciado pela editora. “Imagino o que pode existir no arquivo, pois trabalho há 25 anos com o produto e com eles, e conheço o material”, disse ao G1. “Sei que tem muita coisa que só vale para fazer fogueira, mas tenho certeza que tem algum ouro lá também.”
O empresário disse que se preocupou que algum colecionador individual comprasse o lote e o “escondesse”. Segundo ele, sua loja tem um caminhão com capacidade de carregar 3 toneladas, e na próxima semana ele deve começar a levar o lote para seu galpão em várias viagens. “Eu gostaria de garimpar tudo, mas não sei se vou conseguir fazer como quero.” Segundo ele, o material deve ser colocado à venda na loja e em eventos de que ela vai participar.

Espaço
Reis contou que nem pensou em ficar com o estoque para sua coleção pessoal. “Em casa eu já tenho mais de que minha mulher gostaria, e é bem menos que o lote total. Não teria espaço para guardar tudo o que há ali.”
A falta de espaço foi a principal motivação para que a Devir decidisse vender o lote de gibis. Reis explicou que a editora tem filiais em países como Espanha e Portugal, e que há um trabalho para que as filiais passem a atuar de forma mais próximas, fazendo um intercâmbio de jogos e publicações. O espaço tomado pelas mais de 250 mil revistas vai ser usado para estoque de jogos de tabuleiros e outras opções de RPG, que vão ser mais exploradas na Devir. “Novos projetos vão exigir espaço, e tínhamos que liberar espaço”, disse.
Foi uma decisão difícil, segundo ele, “tanto que demoramos para passar do discurso à venda. Mas a vida continua.”

Fonte: G1 - 31/03/2012 - 08:41 - Daniel Buarque

2ª parte
O porão onde está reunida a coleção de 250 mil gibis vendida em lote pela editora Devir, de São Paulo, contém um "verdadeiro tesouro" segundo avaliação do pesquisador Gonçalo Júnior, autor de livros como "A Guerra dos Gibis". A convite do G1, ele passou quase duas horas garimpando o arquivo para descobrir se havia algo de relevante em meio às mais de 7 toneladas de revistas, e se animou com muito do que encontrou.
"Isso aqui é um templo da perdição", brincou. "Tem muita coisa rara, material que serve para pesquisadores. É bastante emocionante e dá para ficar completamente perdido", disse. Gonçalo Júnior é um dos principais pesquisadores do Brasil a se debruçar sobre a história dos gibis e cultura nerd. Ele é autor de 19 livros, incluindo "Enciclopédia dos Monstros", "País da TV", "O Homem-Abril" e o recente "Ora Bolas", sobre a história da goma de mascar no Brasil.
O pesquisador vasculhou a coleção ao lado de Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir. Em muitos momentos, os dois pareciam se emocionar com a descoberta de raridades, e se divertir ao encontrar obras mais "estranhas". "A gente ia precisar de 30 anos para olhar tudo o que há nessas caixas", disse.

Segundo Jorge Rodrigues, sócio da Comix, a compra foi feita “no escuro”, sem que ele chegasse a avaliar a mercadoria e apenas acreditando no que foi anunciado pela editora. “Imagino o que pode existir no arquivo, pois trabalho há 25 anos com o produto e com eles, e conheço o material”, disse ao G1. “Sei que tem muita coisa que só vale para fazer fogueira, mas tenho certeza que tem algum ouro lá também.”

Assista o vídeo no G1.

Fonte: G1 - 31/03/2012 - 09:02 - Daniel Buarque

2 comentários

  1. Eita, imagino as pérolas que devem estar nesse meio. Fico pensando quanto tempo seria preciso para que alguém lesse todas essas HQs.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da Comix ter arrebatado o enorme lote. Devem colocar tudo a venda na sua loja e talvez na Bienal de SP. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias