publicidade

Para Sempre de Kim e Krickitt Carpenter, da Novo Conceito

Para Sempre (The Vow)
A história que inspirou o filme
Kim e Krickitt Carpenter - Novo Conceito
Colaboração: Dana Wilkerson
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
144 páginas - Ano: 2012 - R$24,90

Sinopse:
"A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava."


Links: Skoob | Editora Novo Conceito | Facebook do livro | Facebook do filme


Resenha:
Mais uma história que emociona que a Novo Conceito traz aos leitores.
A capa com os atores do filme e toda a diagramação é excelente.
O livro é curto, de leitura bastante rápida e com uma narrativa fluída e agradável.
Apesar de a capa apontar o casal como os autores do livro, nos créditos internos existe uma terceira pessoa que colaborou na obra. E como a história é narrada por Kim, a impressão que dá é que ele escreveu o livro sozinho ou grande parte dele. Também, Krickitt obviamente não se lembra de muitos acontecimentos.
Por ser uma história real, tudo é impactante e cativante, emociona com maior intensidade.
A narrativa não é brilhante nem muito empolgante, e nem precisa ser, pois os fatos por si só comovem o leitor.

Eu assisti ao trailer do filme logo que li sobre o lançamento da Novo Conceito. Mesmo sem ver o filme percebo que provavelmente o único ponto em comum entre o livro e sua adaptação cinematográfica é apenas a premissa de que os recém-casados sofrem um grave acidente e a mulher perde parte de sua memória recente, esquecendo-se totalmente do marido - que precisa reconquistá-la e não a abandona. E só.
Imagino que o filme deva ser bem romântico, que o ex-namorado de Krickitt surge para atrapalhar a reconciliação e que a recuperação e estado de Krickitt não chegam nem perto do lastimável sofrimento pelo qual ela passou de verdade. Imagino que seja até engraçado, com pitadas de tristeza. Acredito que na tela, produziram uma linda história de amor como qualquer comédia romântica típica de Hollywood.

Não que o livro não seja romântico e bonito. A história é linda! Mas destaco outros pontos além do romance verdadeiro. Sim, a história dos Carpenters prova que o amor sincero existe, que supera obstáculos e vai muito além dos casamentos debilitados e descartáveis aos quais estamos acostumados a presenciar na sociedade.
É uma lição de vida, de superação e um drama que atinge o coração do leitor. Para Sempre é muito mais dramático que romântico. A base de sustentação do casal é a Fé em Deus, o que os une e não deixa Kim desistir de Krickitt, mesmo quando parece impossível para os dois permanecerem juntos. É uma biografia cristã e tem um "quê" de autoajuda, mas sem tédio ou chatice.

A introdução ao relacionamento do casal é breve. Como se conheceram, namoraram, noivaram, casaram... Tudo bem resumido, até porque foi de forma rápida que se apaixonaram e se casaram. Em seguida já presenciamos o acidente. Nesse ponto, compreendo que a intenção deles é divulgar a história, de forma que estimule e encoraje pessoas ao redor do mundo que passam por momentos terríveis e se sentem perdidas. Então, eles já pulam ao ponto importante da história deles, o que realmente interessa. Porém muitos leitores (não eu) sentirão falta de mais detalhes emocionantes da relação deles antes do dia fatídico. Acho que muitos prefeririam um pouco mais da vida deles antes do sofrimento.

A outra parte do livro, a mais longa e principal, mostra a recuperação complicada de Krickitt, e a dura realidade do estado da moça nos choca. Os ferimentos do corpo são superados com mais facilidade, embora sejam seríssimos, do que as sequelas da mente. Os estados psicológicos dela variam demais, partindo da infantilidade para a violência, do silêncio para os gritos... Ela ri quando deseja chorar e vice-versa. Ela sofre muito e não consegue evitar também o sofrimento da família e principalmente, de seu marido.
Ela simplesmente perdeu todas as memórias e é fisicamente incapaz de se lembrar de quando os dois se conheceram. Mesmo assistindo ao vídeo do casamento e vendo todas as fotos, não se lembra de Kim - um completo estranho para ela.
Emocionante como ele abdica de tudo para cuidar da esposa e reconquistá-la. Incrível como ele luta contra todos os obstáculos, a dor, a crise financeira e psicológica. O destaque do livro está em sua força, persistência, coragem e fé.
As feridas marcaram seus corpos e afetaram a mente de Krickitt, porém o coração de Kim e a Fé em Deus de ambos os mantiveram juntos e o amor intacto.



Trechos:
"A cabeça e o rosto de minha esposa estavam tão inchados e machucados que eu mal conseguia reconhecê-la. Seus lábios e orelhas estavam roxos pelos hematomas, e o inchaço era tão grave que suas pálpebras nem se fechavam."

"– Krickitt quem é seu marido?
Krickitt olhou para mim novamente e voltou o olhar para o terapeuta. Eu tinha certeza de que todos podiam ouvir meu coração batendo enquanto eu esperava, em meio ao silêncio e ao desespero, pela resposta da minha esposa.
– Não sou casada." 

"Desde que Krickitt saíra do estado de coma pela primeira vez, ela vinha dizendo que se sentia como se estivesse num sonho, do qual todos nós fazíamos parte. Ela insistia que não houvera qualquer acidente e que nunca se casara."

"Não importava se Krickitt podia se lembrar de mim ou não, ou se cuidar dela tirasse cada centavo que eu tinha, ou mesmo se nós viéssemos a morar juntos ou em casas diferentes. A verdade pura e simples era que eu não conseguia enxergar a minha vida sem a mulher que eu amava, a mulher que eu havia jurado proteger em tempos de dificuldades e desafios." 

Booktrailer: (com o trailer do fime)


Capa original: (a nova)



O filme:
É isso mesmo, teremos de esperar até junho. A Sony vai segurar o filme para a semana do dia dos namorados.

Sorteio:
Este livro está sendo sorteado aqui no Leitora Viciada, num kit fofo cedido pela Editora Novo Conceito. Quer tentar a sorte? Então participe!


O casal na vida real:
O casal provou que o amor é mais grandioso do que parece.
O primeiro casamento.
Como o carro do casal ficou após o acidente.
Krickitt ficou em coma por 4 meses, sem compreender o que se passava a sua volta.
Eles não desistiram e através da fé e do amor, nasceram os dois filhos.
A história rodou o mundo através da mídia e agora virou livro e filme.
Os verdadeiros Carpenters ao lado dos atores que os interpretaram no cinema,
durante o lançamento do filme nos Estados Unidos.






Fonte: Mail online - 13/02/2012.

11 comentários

  1. Quando fiquei sabendo que a história desse livro era baseada em fatos reais fiquei admirado em pensar que duas pessoas passaram mesmo pelo que é narrado. Só de pensar em como foi viver isso...nossaaaa! Eu acredito sim em amor verdadeiro e romantismos :3 Por defender a existência dessas duas coisas o livro já ganhou centenas de pontos comigo. Parabéns pela resenha! Me emocionei com ela. ^-^

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser algo real, mexe muito com o leitor. Foi uma grande batalha, por muito tempo. Realmente uma história assim deve ser repassada, mas acho que o filme... não sei não, estou com o pé atrás em relação a ele, mas o livro é bom. Obrigada por ler e comentar a resenha.

      Excluir
  2. Como sempre suas resenhas são um arraso! :D
    Tenho lido comentários bem diferentes sobre esse livro, mas sem dúvida quero ler e ver o filme também! Deve ser uma história muito bonita!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li nenhuma resenha, na verdade irei ler hoje mesmo, para ver se mais pessoas pensam de forma semelhante. É uma história linda, um drama comovente, mas não é nenhuma comédia romântica de Hollywood. Beijos, leia sim! O brigada.

      Excluir
  3. é o melhor livro que eu ja li!!!!!! muito fofo! eu ate chorei! estou louca pra ver o filme!!! deve ser otimoo!!! beijos!! :)

    ResponderExcluir
  4. muito lindo o filme e o livro :P

    ResponderExcluir
  5. O livro é muito bom, quero ver logo o filme :) Deus é maravilhoso e só ele mesmo para fazer essas duas ficarem juntas para sempre. O Amor é o sentimento mais forte que existe.

    ResponderExcluir
  6. Que linda sinopse Tati, adorei!
    Seu trabalho de pesquisa também foi primoroso com as fotos do casal, amei!
    Enfim, eu já li esse livro e amei demais! É realmente uma história de amor
    e fé inesquecível e inspiradora. Esse livro estará sempre entre os meus favoritos, é belíssimo!

    ResponderExcluir
  7. Vi o filme e gostei mui. Acredito que o livro por ser completo ira me fascinar.
    Fiquei me questionando se no relacionamento em wue estamos conseguiriamos fazer a pessoa se apaixonar de novo.

    Quero ler o livro. E amei as fotos.

    ResponderExcluir
  8. Vi o filme e gostei mui. Acredito que o livro por ser completo ira me fascinar.
    Fiquei me questionando se no relacionamento em wue estamos conseguiriamos fazer a pessoa se apaixonar de novo.

    Quero ler o livro. E amei as fotos.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias