publicidade

Garota Replay, da Tammy Luciano, Editora Novo Conceito

Garota Replay
Tammy Luciano - Novo Conceito Jovem
144 páginas - Ano: 2012 - R$29,90

Sinopse:
"Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também…"

Links: Skoob | Novo Conceito | Twitter


Resenha:
Garota Replay pode parecer a primeira vista um livro voltado para o público juvenil e feminino, mas seu enredo, mensagens e reflexões vão muito além disso. É um livro para ambos os sexos, e para os mais velhos também.
Realmente é um livro muito divertido. Desses para você sentir prazer, relaxar e nem perceber a hora correr. Por ser a própria protagonista a narradora dos fatos, ficamos presos ás suas dúvidas e ideias, o que causa maior curiosidade. Até mesmo os momentos mais dramáticos ou cenas de perigo possuem um lado divertido, por causa da forma como a autora acrescenta humor à sua forma de escrever. Sim, o livro possui um espírito jovem em cada página e rende boas risadas, mas os leitores atentos irão além da diversão.
O livro possui também romance, ação, drama e suspense - tudo encaixado na dose certa, no momento correto. Não é uma mistura, e sim uma escalada da Thizi, onde é necessário sofrer e enfrentar cada um dos obstáculos, que provocam diferentes reações e sentimentos.

A leitura é muito dinâmica. No começo ocorreu um breve hiato, uma dúvida sobre se a história seria repetitiva ou entediante. Afinal, Thizi não compreende como encontra uma cópia sua e não tira isso da cabeça. E quem ignoraria? Impossível manter a calma, não? Uma gêmea, alucinação, espírito, magia, viajante do tempo, clone? Pensei se o enredo seria focado apenas nisso. Apesar desse ser o grande enigma, não é a totalidade da história, e isso é muito bom.
Depois que a narrativa acelera e conhecemos as principais personagens e peças chave do enredo, mergulhamos fundo na tentativa de compreender o fantástico quebra-cabeça e todas as questões. Se existiu alguma dúvida de se a leitura seria mediana, nasce a certeza de que será boa e não se pode mais largar o livro. É excepcional.

Eu confesso que esperava muito da história, embora seja meu primeiro livro lido da Tammy Luciano. No entanto, me surpreendi de forma inimaginável. Foi um choque, não esperava que o livro fosse tão genialmente bem estruturado. Muitas surpresas, nada descartáveis ou comuns. São descobertas maiores, questões existenciais, uma reviravolta emocionante, sensível e impactante. A autora teceu os fatos de forma inteligentíssima, interligou momentos admiráveis.

A protagonista é cativante, empolgante e muito fácil de gostar. Ela não é certinha, mas criamos laços com a boa índole e animação dela, uma boa moça.
Ela está na fase da vida em que não é mais uma adolescente e, no entanto, não se sente ainda adulta. Um conflito também existe em relação aos pais. Embora dependa deles financeiramente, não possui o apoio emocional nem a presença física que necessita no cotidiano, tornando-a de certa forma independente. O contrário também ocorre, sente-se carente pela falta deles.
Ela se considerava tão determinada, e eu como leitora também a vi dessa forma, mas perde-se na necessidade de descobrir quem realmente ela é e deseja ser, e se está acertando nas escolhas de sua vida, seja na área profissional ou sentimental. Sua vida amorosa passa por um momento confuso.

Existindo ou não uma Replay de si mesma, a verdade é que Thizi é uma moeda de faces opostas, um turbilhão de pensamentos e sentimentos que ela tenta reprimir. Ela tenta não cometer erros - mesmo que esteja cometendo grandes enganos, ela tem dificuldades para enxergá-los - uma personagem bem verdadeira e humana. Acompanhamos seus conflitos psicológicos e torcemos por ela do início ao fim - mais ainda no final, onde me emocionei muito.
Tammy soube criar todo esse clima reflexivo e ousado e passar para o papel de forma simples e leve, e devo aplaudir essa capacidade.

O clímax criado pela autora é um espetáculo. O tema central, o grande segredo do livro, guardado com afinco até o desfecho é totalmente fora do comum, sem clichês. O que é a Replay??
A última página com o trecho final me deixou arrepiada. Um livro marcante, sobre autoconhecimento, autoestima e principalmente: ousadia, coragem, força e atitude.
Thizi nos ensina que não devemos ter medo do espelho, nem de nossos defeitos;  Mesmo que não sejamos exatamente o que gostaríamos de ser, nunca é tarde para trabalharmos e desenvolvermos nossas qualidades. E lutar pelo que é importante de verdade: buscar a felicidade, entre erros e acertos.

Depois de terminar a leitura e reler ou lembrar de alguns trechos anteriores, o leitor perceberá que muitas coisas antes supérfluas são essenciais e possuem outros sentidos. O livro deverá ser relido para que se repare outros detalhes. Super recomendado. Leia para saber quem é Thizi e sua Garota Replay.

Trechos:
"Resolvi dar um mergulho no mar.Podia ser uma dessas miragens de deserto. Talvez com a água fria e as ondas na cabeça eu pudesse voltar a ser a única versão de mim mesma no planeta."
"Definitivamente, queria refazer minha vida, meus sentimentos e resgatar aquela amizade.Uma paz invadiu a respiração e só parou quando lembrei da minha cópia."
"Poucas vezes senti medo de mim, mas naquele dia, sem dúvida, tive pavor dos meus pensamentos."
"Fechei a porta, saí dando pulos pela casa, me joguei na cama e dei uma gargalhada contrária a toda tristeza vivida até aquele momento. A felicidade tinha me contaminado."

Booktrailer:


Sorteio:
A Novo Conceito enviou um kit lindo com o livro Garota Replay para ser sorteado no blog. O livro vem numa caixa bonita, com marcador e espelho para carregar na bolsa.


Participem!

13 comentários

  1. Quando pegamos um livros e temos uma surpresa com o seu conteúdo a leitura se torna um prazer ainda maior, sempre pensei assim. Pelos seus comentários a Tammy é uma escritora de grande talento mesmo, saber tornar fazer uma trama continuar prendendo o leitor depois de um grande evento (o encontro com a Replay) que mais à frente se mostra como não sendo o centro da história é difícil. Depois de sua resenha só posso dizer duas coisas...parabéns e o livro da Tammy estará entre as minhas próximas compras! :D

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o livro, encontrei várias mensagens profundas numa história leve. Gostei. Beijos.

      Excluir
  2. Poxa, normalmente não pegaria um livro do tipo pra ler, mas sua resenha me deixou curiosa Tati... vou acrescentar aos desejados e participar da promo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mesmo voltado para o público juvenil, mas vale a pena ser lido por outras idades e até por quem não curte muito o gênero. Beijos.

      Excluir
  3. Ameiiii sua resenha, mas na correria, acabei não comentandooooo! Muito obrigada pelo carinhoooo! Fico muito feliz de poder receber esse apoio, sabendo que ele veio depois da leitura do livroooo!!! Você escreve muito bemmmmm! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. O comentário foi e não assinei...:) O comentário anterior é meu, Tammy!
    Bjinhos.
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tammy!! Fico tão feliz em saber que leu minha resenha, pois adorei seu livro! Beijos.

      Excluir
  5. Eu não costumo ler resenhas de livros que estou prestes a ler mas, em se tratando de Garota Replay, não pude deixar de vir aqui e conferir a sua opinião. Estou feliz pelo que li. Sua resenha foi uma das melhores e tenho certeza que algumas pessoas deveriam lê-la - para enxergar além - antes de sair criticando tanto o livro da Tammy!
    Parabéns moça!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nica! Li algumas resenhas ontem a noite cheias de spoilers ou demonstrando que o leitor não compreendeu nada. O livro é ótimo e tentei explicar a importância de uma análise sem entregar nada de nada, o que foi difícil. Vc vai gostar, Nica! Beijos

      Excluir
  6. oi Tati!
    Passando pela primeira vez aqui e já te seguindo!
    Fiquei felzi de vc ter gostando do livro tanto quanto eu!
    Prazer em conhece-la, bjos e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é meu, obrigada por visitar, seguir e comentar. Beijos.

      Excluir
  7. Também adorei esse livro, tenho achado uma pena que algumas pessoas tem pegado ele pra ler já com muito preconceito e pouco interesse em compreender a estória. A Thizi me ensinou muito e estou recomendando para várias pessoas.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias