publicidade

Amigos Inimigos, de Vanessa Martinelli, Novo Século

Amigos Inimigos
Vanessa Martinelli - Editora Novo Século/Novos Talentos da Literatura Nacional
104 páginas - Ano: 2012 - R$29,90

Sinopse:
"Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?"

Orelha:
"Maria contemplou Jack furtivamente, percebendo como ele cresceu. Não parou para olhá-lo propriamente desde que se afastaram. Ainda lembrava o garoto de cara alegre e rechonchuda, mas agora era um adolescente magro e petulante.
Jack girou a cabeça em sua direção, o que fez com que Maria parasse de olhar imediatamente, adquirindo um rubor estranho. A companhia de Jack deixava-a incomodada. Suspirou aliviada quando o sinal tocou, avisando que o martírio chegou ao fim. Saiu da sala correndo, deixando Jack sozinho."

Links: Degustação | Novo Século (comprar) | Skoob


Resenha:
Este livro chegou até mim por cortesia da própria autora, que enviou dois exemplares autografados e uma bela carta. Foi uma enorme surpresa!
Eu adoro livros juvenis, principalmente quando bem escritos, pois eles atraem novos leitores e divertem os já experientes. Não existe apenas a questão da idade, o que mais importa é realmente o entretenimento, a leitura agradável.

Amigos Inimigos é um desses casos: um livro voltado para os adolescentes, que agrada em cheio leitores de qualquer idade. A autora reuniu uma série de ingredientes que juntos fazem do livro um sucesso e uma leitura bastante divertida.

A narrativa ocorre em terceira pessoa e a cada momento utiliza o ponto de vista de uma personagem diferente, sem deixar, no entanto, de ser imparcial na história central. Isso faz com que o leitor fique curioso sobre os acontecimentos, não sabendo explicitamente o que as personagens sentem ou pensam, mas deduzindo o que está acontecendo de uma forma indireta. É o tipo de narrativa rara em livros juvenis: a autora demonstra os fatos e sentimentos, sem perder tempo explicando demais.

Isso faz o enredo se desenvolver fluidamente, utilizando de diálogos interessantes e dinâmicos.
O detalhe mais importante do livro é que todas as personagens foram muito bem caracterizadas. Mesmo sendo um livro juvenil, a autora consegue em poucas páginas nos mostrar as personalidades e aparências de cada adolescente (e adulto) de uma forma nem um pouco monótona, sem se perder em descrições excessivas.
É através da forma de falar, do comportamento, do vestuário e dos gestos de cada um que sinaliza ao leitor como cada personagem é. Dessa forma, cada um possuindo seu próprio estilo, rapidamente o leitor os identifica e simpatiza com cada um deles.

Os protagonistas são dois adolescentes comuns, de classe média e que além de estudarem na mesma turma da escola, são vizinhos: Maria e Jack.
Eles já foram colados e os melhores amigos do mundo, quando crianças, mas no decorrer dos anos, foram se afastando. Mesmo tendo perdido a intimidade, será que a amizade realmente acabou? Então por que os dois não sabem o porquê de estarem pensando bastante um no outro? E por que estão brigando tanto? Se gostam e se odeiam...

Uma história escrita em forma de aventura, com personagens divertidas e os dramas da idade: estar acima do peso, ver os pais se divorciando ou os que são ausentes, aturar o irmão mais novo implicante, revoltas que se refletem no visual, achar graça em tudo, rir dos mais velhos.
Existem personagens diversificados: a inteligente, o esportista, o convencido, a punk, a estranha, o amigo, a líder, a distraída. Até um cachorro muito bonzinho e adultos engraçados ou esquisitos - claro, sob a ótica adolescente. Um prato cheio para o leitor.

Apesar das diferenças, a turma é unida, mesmo quando não tem essa intenção. A amizade (e o romance) está presente em todas as páginas e é uma aventura atrás da outra. Me lembrou muito os livros da época da série Vagalume. Destaque para o final fora do clichê e comovente!

Além disso tudo, a autora possui uma criatividade enorme e uma forma de escrever moderna sem se perder no coloquialismo; ou seja, consegue equilibrar um texto jovem a um texto bem redigido.

Um dos melhores livros juvenis que já li.
Me senti de volta ao início de minha adolescência, relembrei de minhas amizades da época, do ambiente escolar e até mesmo, de um "amigo inimigo" - não queria estar perto dele, mas não conseguia me manter afastada.
Este livro trata da amizade, que como tudo nessa época da vida, é muito intensa. Quando queremos que tudo dure para sempre, enquanto descobrimos uma novidade sobre a vida a cada dia.

Com certeza uma leitura super recomendada para os adolescentes e para os adultos que não se esquecem dessa fase da vida.
Livro ideal para ser utilizado em escolas, ainda mais tendo o ambiente escolar, os amigos e o primeiro amor como pano de fundo.

A autora:

Vanessa Martinelli Levandowski (ou Vanessa ML, mesmo!) é joinvillense, Neuropsicóloga e Mestre em Psicologia, graduada também em Educação Artística.
Inclusive a ilustração na capa de Amigos Inimigos, seu primeiro livro publicado voltado ao público juvenil, foi desenhada por ela. Ela adora desenhar, além de escrever!
Ela possui 32 anos de idade, é casada e tem uma filha de 3 anos.
Não deixem de acompanhar o blogue da autora para saberem as novidades.

Blogue | Skoob de autora
E-mail: contato@vanessaml.com

Sorteio:
A Vanessa enviou um livro autografado para ser sorteado aqui no blogue. Vocês podem concorrer a ele, a Promo#17 vai do dia 11/05 até o dia 03/06, participem!

8 comentários

  1. Como você já sabe, Tatiana, de uns tempos para cá estou sempre buscando conceder mais espaço em minhas leituras para a obras de escritores nacionais, faço isso por dois motivos: 1º) A qualidade dos textos é demais! 2º) Em nosso país que lê tão pouco, temos o dever de apoiar os escritores! Enfim...percebo que você também tem essa preocupação e acho isso muito bom, por isso sempre frequento o Leitora Viciada. Agora vamos aos comentários sobre o post mesmo...
    Acho sensacional essa atenção que os escritores brasileiros dão aos seus fãs, os estrangeiros raramente respondem minhas mensagens no twtter (snif, snif), e receber uma dedicatória carinhosa em um livro é tão legal! Sim, livros juvenis bem escritos são excelente para atrair novos autores, mas é bom também para os mais "velhinhos", pois assim temos uma melhor noção e algumas ideias de como incentivar a leitura, né? Essa imparcialidade na perspectiva dos personagens é essencial para que o leitor tenha maior liberdade para formar seus julgamentos. Bem que as escolas poderiam começar a olhar mais a literatura nacional atual para despertar o gosto pela leitura nos alunos...mas em breve, próximo ano, vou prestar vestibular para Letras e isso vai começar a mudar. :) Parabéns pela resenha! Agora quero ainda mais ganhar a promoção!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro entrar em contato com os escritores nacionais, eles sempre nos respondem, conversam... já os estrangeiros estão longe e alguns parecem gostar de estarem inacessíveis. Raramente respondem.
      Obrigada por comentar a resenha! Beijos.

      Excluir
  2. Me empolgou ler o livro pq vc me pareceu empolgada! duehduehdu Se fosse só pelo tema, eu realmente n leria. Livros que relembram a adolescência não me agradam pq a minha n foi boa xD Mas fiquei curiosa... vou participar da promo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha já eu costumo gostarar de livros sobre adolescência, acho que não cresci. Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Linda!

    Adorei a resenha!
    Muitos adolescentes tem me procurado para dizer que ficaram felizes de ler o livro todinho e nem ver o tempo passar (a maioria larga os livros pela metade!).
    E voltar a adolescência é sempre divertido, né?
    No Amigos Inimigos 2 a trama está maior, mas ainda consigo rir com a Morgana! :)
    Obrigada pela resenha!!
    Grande abraço

    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. ola vo la na bibiotecla publica segunda ver sobre os livros

    ResponderExcluir
  5. O livro Amigos Inimigos 2 já foi lançado ?
    Beijoo

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias