publicidade

Ariano Suassuna mais perto da indicação brasileira ao Nobel de Literatura

Foto: Alexandre Severo/Arquivo JC Imagem
O escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, 84 anos, pode ser o candidato do Brasil para o Prêmio Nobel de Literatura 2012, da Academia Sueca. A indicação do nome do paraibano deverá ser votada no Plenário desta terça-feira (29) no Senado Federal.

O requerimento 234/12 do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) solicitando o nome de Ariano Suassuna para representar o País no prêmio foi aprovado na última quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O escritor é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

"Eu aceito, mas não disputo. Como não disputei a vaga das academias para as quais fui eleito", comentou Ariano Suassuna, referindo-se à ABL, Academia Pernambucana de Letras e Academia Paraibana de Letras.

Nascido em João Pessoa, em 1927, Ariano Suassuna é autor de obras como Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Foi fundador, na década de 1970, no Recife, do Movimento Armorial, dedicado às expressões populares da cultura brasileira.
Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês e polonês.

Fonte: NE10 UOL - 28/05/2012

3 comentários

  1. Tatinda, que notícia maravilhosa! O Brasil está com tudo na literatura e vindo de um conterrâneo, fico mais feliz ainda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Respeito e valorizo demais o Ariano Suassuna! Os textos dele são de um humor muito refinado e nunca perdem aqueles traços tipicamente nordestinos. Amo demais! No ensino médio, eu e uns amigos adaptamos um dos seus textos para o teatro. Foi demais! O texto se chamava "Dilemas de um coração", se não me engano.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito Feliz por ele.
    Brasil! ♥
    Quem merece deve ganhar mesmo :)

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias