publicidade

Manuscritos inéditos de O Pequeno Príncipe são encontrados na França


Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura universal. Para surpresa dos leitores, duas novas páginas da obra foram descobertas na França. Parte de um conjunto de manuscritos do autor Antoine de Saint-Exupéry, os textos inéditos estavam em posse de um colecionador, e foram entregues a uma casa de leilões francesa que, a princípio, não sabia o que continham: “A caligrafia dele (Exupéry) é terrível, mas conseguimos decifrá-la e então descobrimos que essas duas páginas eram material inédito de O Pequeno Príncipe”, disse Benoît Puttermans, do departamento de livros da casa de leilões Artcurial, ao jornal britânico The Guardian. O material deve ainda em maio.

Uma das páginas fornece uma nova versão para a passagem em que o Pequeno Príncipe chega ao planeta Terra, no capítulo 19. A segunda página, no entanto, apresenta uma personagem inteiramente nova – um homem apaixonado por palavras-cruzadas. Descrito como “o embaixador do espírito humano”, ele é a primeira pessoa que o príncipe conhece ao chegar à Terra, e não pode conversar por estar muito ocupado com seu passatempo. Falta a ele uma última palavra, de seis letras, que começa com a letra “g”. A página acaba sem que a palavra seja revelada. Mas se supõe que seja “guerre”, guerra em francês.

“Os manuscritos de Saint-Exupéry são raros, mas os manuscritos de O Pequeno Príncipe, o livro francês mais vendido em todo o mundo desde 1943, são ainda mais”, informa a Artcurial em seu site. Estima-se que as páginas atinjam um valor em torno do 50 mil euros (cerca de R$ 125 mil ). Ao longo de 63 anos, o livro vendeu mais de 140 milhões de cópias em todo o mundo, e foi traduzido para 260 idiomas. De acordo com a fundação Saint-Exupéry, trata-se da obra mais traduzida depois da Bíblia.
Praticamente desconhecido antes do livro, Exupéry morreu um ano depois de sua publicação, em um acidente de avião enquanto servia a força aérea francesa durante a Segunda Guerra Mundial em 1944.

Fonte: Época - 04/05/2012

2 comentários

  1. Sinceramente...meu coração de leitor sonha que vão lançar uma nova edição do livro com esse "extra", mas meu lado realista sabe que dificilmente alguma editora fará isso. T-T Mas ainda fico na esperança...

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias