Pesquise no Leitora Viciada

19 de maio de 2012

Morre Ernie Chan, um dos grandes desenhistas de Conan

Ernesto Chan, quadrinista filipino que foi presença constante como desenhista e arte-finalista nos quadrinhos nos Estados Unidos desde a década de 70, faleceu nesta quinta-feira, dia 17. Ele tinha 71 anos.

Ernie Chan, como era creditado - ou Ernie "Chua", devido a um erro da imigração nos Estados Unidos, tem seu nome muito vinculado a Conan. Discípulo de John Buscema, do início da década de 1970 ao início da década de 90, ele desenhou e arte-finalizou mais de uma centena de edições de Conan the Barbarian e The Savage Sword of Conan.

Ao chegar nos Estados Unidos em 1970, Chan começou carreira prestando serviços à DC Comics. Trabalhou nas séries de terror como The Unexpected, House of Mystery, House of Secrets e Weird War Tales antes de passar a Batman, tendo desenhado várias histórias da série principal do homem-morcego e de Detective Comics em meados da década de 1970. Chan também desenhou inúmeras capas para a editora.

Na Marvel, além de Conan, ele foi arte-finalista da série do Hulk e teve passagens como desenhista por Kull the Destroyer e Power Man & Iron Fist.

Após a aposentadoria, em 2002, Chan começou a dedicar-se a artes por encomenda para fãs. Era presença constante nas principais convenções de quadrinhos - inclusive na última San Diego Comic Con. Seus últimos quadrinhos foram feitos para a web: a série The Vat, que está no Youtube.

Segundo o quadrinista filipino Gerry Alanguilan, Chan recentemente fora diagnosticado com câncer.

Fonte: Omelete - 18/05/2012 - Érico Assis


Vejam sua arte:






Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail