publicidade

18º COLE em Campinas, SP

Neste ano o COLE (Congresso de Leitura do Brasil) vai acontecer de 16 a 20 de julho de 2012, com realização na Unicamp - Campinas/SP

Tema: O mundo grita. Escuta?
Com este tema, pretende-se o entrelace de diferentes linguagens, variadas formas de expressão, superfícies múltiplas que se movimentam e se tocam.
Gritos que soam em dinâmicas e criações de linguagens que leem o mundo: as postagens – cartas, telegramas, cartões postais, torpedos...; as artes – fotografia, música, literatura, teatro, dança, cinema, instalações...; as formas de vida – da infância, da loucura, da velhice, da juventude, da resistência, das relações socioculturais...; as dobras da língua portuguesa – atravessamentos subjetivos, polissêmicos, polifônicos, políticos... Potências do fragmento, da sonoridade, da imagem, da territorialidade, da temporalidade... Potências plurais e singulares, vacúolos e sem-sentidos, contracombates à homogeneização na escuta do mundo. Como gritam?

Feira Cultural e Literária

A Feira Cultural e Literária contemplará as questões acadêmicas ligadas à temática do 18º COLE – O mundo grita. Escuta? – que é um convite ao entrelace de diferentes linguagens e variadas formas de expressão, ampliando os sentidos de leitura. À semelhança de algumas feiras, a proposta é que o público possa escutar um autor, compositor, cineasta, pintor, ler trechos de seu trabalho, expor clipes de seu filme, ver exposições de artes visuais, fazer uma audição musical e conversar com o artista/autor e comprar sua obra. Assim, buscamos conferir às ações da Feira não um caráter de atividade cultural, mas reafirmar a caracterização do COLE como um evento nacional na área da leitura que garanta a pluralidade de abordagens e sentidos.
As atividades da Feira ocorrerão no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp e também serão expandidas para outros espaços culturais por meio de parcerias com instituições culturais de Campinas e região em uma programação colaborativa. Disponibilizaremos as informações, acesso a ingressos e transporte aos eventos da cidade para os participantes do COLE. A programação do Congresso terá períodos livres para a circulação no espaço da Feira Cultural e Literária bem como em outras atividades da programação colaborativa. Procuraremos envolver não apenas o público do COLE como também da cidade de Campinas e região.
A Feira estará organizada em diferentes espaços:
- Espaço de comercialização de livros – diferentes editoras com venda a 50% (organização Editora da Unicamp). Priorizaremos obras relacionadas ao evento e à sua temática.
- Espaço Sarau: conversas com autores, leituras públicas de obras, recitais...
- Espaço Audiovisual: leituras de imagens, sons e palavras (filmes, músicas, clipes, vídeos documentários, vídeos experimentais, sites...) em TVs e projetores;
- Espaço Experimental: artistas das diversas áreas (teatro, artes visuais, música, vídeo, fotografia) criarão no interior da feira algo relacionado ao tema do evento, preferencialmente criações que capturem-convidem o público a participar.
- Espaço Musical e Teatral: apresentações de música e performances teatrais pela feira e/ou em palco.

Parcerias confirmadas para a programação colaborativa:
- Movimento Brasil Literário
- Laboratório Cisco - Mostra de Cinema documental e poesia – de 17 a 19 de julho
- SESI - Campinas - Mostra de Teatro e Leitura – de 18 a 20 de julho
- SESC Campinas

Autores confirmados (até janeiro de 2012):
Laerte - cartunista
Ana Paula Tavares – historiadora e poetisa angolana
Allan da Rosa – escritor e arte-educador

Programação e detalhes no site oficial.

Um comentário

  1. Gostaria muito de poder ir constantemente em eventos como esse. Eu amaria de verdade a minha cidade se pudesse ter fácil acesso a eventos culturais sobre livros, porém tenho de me contentar a ilha em que vivo, ao menos por enquanto...

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias