Pesquise no Leitora Viciada

9 de janeiro de 2013

A Maldição do Cavaleiro, Adriano Siqueiro, Selo Fantas (Editora Estronho)

A Maldição do Cavaleiro
Adriano Siqueira - Selo Fantas (Editora Estronho)
Ilustração da capa: Anderson Siqueira
Arte final: M. D. Amado
128 páginas - Ano: 2012 - de $24,90 por R$19,90

Sinopse:
"O personagem Cavaleiro Valente foi criado em março de 2001, era um dos cavaleiros que protegia nosso mundo dos poucos dragões e bruxas que restavam, nessa aventura acompanharemos a história de quando Valente matou o dragão Vladragun e, sem saber que não era para fazê-lo, recebeu uma maldição da bruxa Calépsia, ele deveria passar por diversos mundos e épocas, e em todos acabaria morrendo. Viveria eternamente assim! Mas sua amiga Jade sempre estaria por perto para ajudá-lo - ou não! Até uma facção foi criada para exterminá-lo através dos mundos e épocas.
O Cavaleiro sofrerá bastante!
Agora ele lutará muito para tentar voltar ao seu mundo e derrotar a mulher que o expulsou, mas no caminho enfrentará diversos obstáculos, será que ele conseguirá a vitória?
Acompanhe esta aventura!"

Links: Fantas | Skoob | degustação

Resenha:

Um livro de bolso, o primeiro publicado na Coleção Fantasia de Bolso do Selo Fantas da Editora Estronho. O trabalho gráfico e editorial é muito charmoso. A diagramação é detalhada e caprichada. É um pequeno livro, leve, agradável de se ter em mãos e de se admirar. Além da ilustração da capa e cuidado no visual, existem outras ilustrações internas em preto-e-branco e eu gostei muito delas. Outras poderiam ser desenvolvidas e coloridas e também poderiam ser a capa do livro de tão legais.

É uma leitura rápida e aconchegante que faz o leitor literalmente viajar. Apesar de ser uma aventura juvenil é um livro para qualquer idade, desde que se aprecie Fantasia e Ficção Científica leve.
Apesar de ser um romance o livro está dividido em capítulos que mais se assemelham com contos. Parecem aventuras independentes que na verdade formam toda a jornada do Cavaleiro Valente.
Talvez muitas das histórias já fossem vivas antes do romance, ou em forma de contos ou na mente do Adriano Siqueira. Parece que organizaram e estruturaram o livro começando pela origem do protagonista e personagens principais. Este ponto de partida é como ele sofreu a maldição de que sempre morrerá e retornará em mundos e épocas variadas, como um ciclo infinito. E sempre que retorna, graças a ajuda de uma feiticeira, ela pode ter sua companhia. Ele procura tentar quebrar a maldição e retornar à sua terra natal, ao seu tempo. Ele possui um passado e pendências a serem resolvidas.

O conteúdo principal do livro é uma sequência de fantásticas aventuras, como expliquei, como contos dentro dessa premissa. O Cavaleiro Valente viaja aos mais incríveis mundos, diferentes eras e enfrenta perigos e empecilhos, sempre sendo obrigado a se adaptar rapidamente às situações bizarras e curiosas.
Embora Adriano nos presenteie com muitas histórias, feitos heroicos, bravura e uma vontade incansável do Cavaleiro Valente em quebrar a maldição o romance possui um final.
Acredito que o protagonista e a premissa são tão criativos e vastos que poderiam ser escritas incontáveis aventuras e o livro poderia ser mais grosso ou possuir uma continuação. Me deixa com vontade de mais!

De início, pensei que seria uma leitura tipicamente de histórias de cavalaria, como uma prosa medieval mais jovem, moderna e descolada, mas ainda sim uma história como as novelas de cavalaria antigas: narrativas literárias em capítulos que contam os grandes fatos de um herói, geralmente um cavaleiro e com uma pitada de história de amor. Pensei que teria um toque de Fantasia (já que a intenção é essa) e só. Porém A Maldição do Cavaleiro vai mais além.
Logo fui surpreendida com a arma mágica do Valente. É incrível e deixa o leitor fantasiando sobre como este artefato é especial e promissor para uma boa história. E o autor explora bem este item deixando a história muito mais interessante que um "cavaleiro mais espada". A segunda surpresa é a companhia que Valente terá durante a jornada para escapar da maldição. Gostei muito da personagem que merecia um conto “retrô” para conhecermos sua origem. Ela é muito mais atraente que a princesa e paixão de Valente, mesmo ela sendo uma nobre muito diferente das donzelas comuns, fato que admirei.

Em seguida o livro muda completamente com o início das viagens do Valente. O ritmo de narrativa muda e se intensifica, as histórias são mais dinâmicas e divertidas e o autor salta de um mundo para outro, pula também nas linhas temporais e o estilo da escrita acompanha essas modificações.
Acompanhamos Valente nas mais diversas situações. O autor o faz enfrentar inimigos e faz o leitor viajar juntamente com ele.
Em cada parte do livro um gênero literário fantástico diferente. Repito que pensei apenas em Fantasia clássica, cavaleiros, dragões, espadas e reinos, mas o livro possui viagens espaciais, carros possantes, mares sinistros e muitas outras coisas mirabolantes. Adriano passeia do Terror ao Sobrenatural e vai até a Ficção Científica! Valente se encrenca de todas as formas possíveis. Como Adriano é um dos maiores (talvez o maior) especialista em vampiros do Brasil, esses seres estão no livro, claro, e é uma das aventuras mais legais.

Com certeza o ponto forte do livro é essa variedade de aventuras incluindo sempre as mesmas personagens. Tudo isso aliado à característica do autor que é a criatividade em alto nível traz muita diversão ao leitor.
O ponto fraco do livro está na superficialidade das personagens. Gostaria de saber mais sobre elas, principalmente o triângulo central. Valente inspira e se aventura; sua bravura, honra e força de vontade são admiráveis, típicas de um verdadeiro herói, mas faltou uma profundidade maior sobre sua pessoa.

Recomendo o livro para quem adora os gêneros fantásticos como um todo, muita ação e jornadas duras de um herói incansável.
O livro merece uma continuação com mais aventuras do Valente e para que possamos conhecê-lo mais e vibrar novamente com suas superações.
Espero que a Coleção Fantasia de Bolso traga muitas outros livros como esse.


Comprar: Na Livraria Estronho com frete grátis e marcador.

O autor:
Adriano Siqueira É paulista, diagramador e design gráfico. Em 44 anos de vida, Adriano colecionou livros, HQs, Filmes, CDs e tudo mais que existe sobre vampiros.
Foi autor convidado nas antologias literárias Amor Vampiro (2008 resenha), Draculea - o livro secreto dos vampiros (2009) e Metamorfose - A fúria dos lobisomens (2009). Possui contos publicados em outras antologias como Tratado Secreto de Magia - Contos de magia, feitiçaria e bruxaria (2010), Draculea vol.2 - O Retorno dos Vampiros (2010), Espectra - Histórias de Fantasmas - Tomo I (2011), Sociedade das Sombras(2011), Extraneus vol. 2 - Quase inocentes (2011), Cursed City - onde as almas não têm valor (2011) e 2013 - Ano Um (2012 resenha).
É autor de Adorável Noite (2011) e A Maldição do Cavaleiro (2012).
Hoje, além de escrever, Siqueira é consultor de novos sites sobre vampiros, ministra palestras sobre vampiros, participa de exposições, cede entrevistas para TV, rádio e jornais e atualmente produz curtas metragens, HQs e radionovelas sobre vampiros.



Sorteio:
Um kit lindo do livro cedido pelo Selo Fantas da Editora Estronho está sendo sorteado no blogue.
O sorteio vai até o dia 30/01/2013. Clique no banner abaixo:


Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail