Pesquise no Leitora Viciada

11 de fevereiro de 2013

As MAIS, volume 1 de As MAIS Patrícia Barboza, Verus

As MAIS
Série As MAIS - livro 1
Patrícia Barboza - Verus/Editora Record
Capa/projeto gráfico: André S. Tavares da Silva
Ilustrações: Isabela Donato Fernandes
193 páginas - Ano: 2012 - R$19,90


Sinopse:
"MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, contando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo.
Mari, a pagadora de micos
Aninha, a intelectual
Ingrid, a romântica
Susana, a atleta
Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores… Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”.
Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis! 

Links: VerusSkoob

Resenha:

A capa desse livro é um imã para o público feminino, principalmente seu público alvo: meninas. Mesmo eu estando fora da faixa etária do livro, eu amei essa capa desde o primeiro contato. Ela é moderna, linda e as quatro adolescentes protagonistas são muito bem ilustradas.
O fundo rosa vivo é a cor ideal para atrair as leitoras. A fonte e a ilustração, com a faixa jeans contendo o título é perfeita para indicar que o livro é jovem.
As MAIS é um chick-lit para pré-adolescentes e adolescentes, mas eu adorei a leitura.

Sou apaixonada por livros teens. Gosto das aventuras da adolescência, da diversão, das descobertas e As MAIS é um livro que agrada meninas  nessa fase (ou que estão chegando lá) e mulheres que gostam de voltar no tempo e dar boas risadas.
Acho que alguns meninos também deveriam ler o livro para observarem como mocinhas diferentes pensam e agem em relação às primeiras relações amorosas.
Um detalhe muito bacana na capa é que em cima de cada uma das integrantes do grupo MAIS existe um símbolo diretamente ligado à menina abaixo. Esses símbolos fazem parte da diagramação do livro, que é dividido em partes e possui um sumário.

Primeiramente temos uma introdução mostrando o fim do oitavo ano do Ensino Fundamental. As quatro amigas inseparáveis Mari, Aninha. Ingrid e Susana têm a ideia de escreverem juntas um livro, contando todo o próximo ano, cada uma responsável por um trimestre.
Além de contarem todos os acontecimentos de uma forma geral, relacionados ao grupo e os acontecimentos ligados a ele (principalmente no CEM, colégio onde estudam, suas famílias e paqueras), cada narradora mostra o seu ponto de vista, sua vida pessoal e dilemas particulares.
Achei essa estrutura muito interessante e a autora escolheu a ordem dos acontecimentos de uma forma planejada e o resultado é infalível: muito comédia e diversão.

A primeira a narrar o livro é a Mari, depois a Aninha, em seguida a Ingrid e por último a Susana. A autora fecha o livro com uma conclusão, que redireciona o leitor para o Blog das MAIS. Muito moderno ligar o livro ao blog.
E o melhor: O livro tornou-se uma série, onde teremos mais quatro volumes narrados totalmente por cada uma das mocinhas. O da Mari é As MAIS 2: Eu me mordo de ciúmes e já foi publicado. Estou lendo-o e embora Mari conte a história, todas as personagens estão envolvidas e o tema é o ciúme.

Todas as integrantes, as amigas inseparáveis são personagens muito atraentes. Elas são diferentes, não apenas fisicamente, mas nos gostos, personalidade e atitudes.
São essas diferenças que as mantêm unidas, porque se complementam e ajudam. Uma apoia a outra, formando um grupo de amizade verdadeira.
Mari é a engraçada e descolada, Aninha é a culta e moderna, Ingrid a romântica e tímida e Susana a saudável e moderna.

Embora o foco principal seja a amizade forte entre as meninas e os paqueras, ficantes e namorados que elas encontram ao longo do livro, existem outros relacionamentos e temas ligados à adolescência muito bem explorados. Os mais diversos tipos de relacionamentos familiares: pode ser com a irmã mais nova, a avó, os pais, primos e até mesmo com os sogros.
Os colegas de escola (e os não tão colegas assim), professores, eventos, provas - todo o cenário adolescente está presente. Dúvidas sobre qual profissão seguir, se aquele menino é mesmo o ideal ou se a festa será um sucesso.
Algumas abordagens são mais profundas, como convencer os adultos de que já descobriu seu sonho de vida mesmo sendo tão nova ou que a união é capaz de mudar pequenas coisas no mundo.

O texto é moderno e a diagramação o acompanha. Muitas ilustrações com o mesmo padrão da capa, mas em tons rosados estão por todo o livro. Conversas por MSN, torpedos de celular e e-mails se juntam aos tradicionais bilhetinhos passados em sala de aula e até mesmo a cartas de admiradores secretos.
Além disso, existem sutis referências à livros e filmes, por exemplo. Indicações de leitura da Aninha ou de comédias românticas da Ingrid são encontradas no livro, assim como os maiores micos, que são da Mari, e dicas de beleza da Susana. Tudo muito discreto e entranhado no texto - um charme a mais. Essas meninas são as mais charmosas!
As personagens secundárias se fazem presentes sem roubar o foco das MAIS, afinal, elas são o destaque e as mais interessantes.

Retornei aos meus 14 anos de idade e me identifiquei muito com o livro. Relembrei das amigas inseparáveis (algumas estão comigo até hoje), dos meninos que conhecíamos, dos primeiros namoros e confusões. Me diverti muito, ri bastante... Me lembrei das festas de 15 anos, dos passeios ao shopping, ídolos que amávamos, as aventuras malucas e ideias e planos que eu e minhas amigas colocávamos em ação. Bons tempos da escola!
Amei o livro, muito agradável, engraçado e descontraído - sem deixar de abordar os temas típicos do início da adolescência.

Nota mil para a narrativa da Patrícia, a autora soube escrever um livro juvenil perfeito, mantendo uma excelente escrita para o público alvo, sem se perder em gírias e bobagens.
A editora também merece receber parabéns pelo trabalho da mais alta qualidade com o livro.
Super indico para pré-adolescentes, adolescentes e adultos que adoram um bom juvenil. Os jovens vão ver o livro como um espelho e os mais velhos vão ter bons momentos com suas memórias.

*Todas as ilustrações pertencem ao blog das MAIS.

Booktrailer:
A série:
O segundo livro da série é narrado pela Mari, a M das MAIS. O livro foi publicado do final do ano passado e a série já possui uma previsão de sequências: Depois de As MAIS 2 contado pela Mari, o terceiro volume será a vez da Aninha, depois a Ingrid e em seguida a Susana.
A séria está sendo um enorme sucesso de vendas e satisfação entre os leitores. Que o sucesso seja ainda maior, pois o trabalho é excelente.

As MAIS 2: Eu me mordo de Ciúmes
Série As MAIS - livro 2
Patrícia Barboza - Verus/Editora Record
141 páginas - Ano: 2012 - R$22,90

Sinopse:
"Você se considera uma pessoa ciumenta? Algum recado ou comentário nas redes sociais já te deixou com a famosa pulga atrás da orelha?
O namorado da Susana ganhou um monte de fãs depois que gravou a música “Dentro do coração”. E ver tantos recados de garotas no perfil dele não é tarefa fácil. Já a Mari ficou bastante incomodada com a nova amiga do Lucas, que vive curtindo e comentando tudo que ele posta.
Xiii… Será que isso tudo vai causar muita confusão?
Será que a Aninha e a Ingrid também serão mordidas pelo bichinho do ciúme?
Nesta história, narrada pela Mari, a M das MAIS, esse sentimento ganhou uma forcinha tecnológica: a internet e as redes sociais. Será que elas se tornaram as grandes vilãs da atualidade?
As MAIS 2 é um texto leve e descontraído, assim como a narradora.
A Mari, que é amigona, divertida e um tanto atrapalhada, foi mordida pelo bichinho do ciúme. Com certeza você vai se divertir e se enxergar no lugar dela.
Embarque na mais nova aventura das MAIS e aproveite para descobrir se você também se morde de ciúmes."

Links: VerusSkoob

A autora:
Patrícia Barboza ama o seu trabalho e é totalmente apaixonada por livros. Tudo começou começou com O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Depois pulou para livros clássicos, uma coleção de capa dura que ganhou num aniversário, recheada de contos de fadas. Assim nasceu a leitora e o esboço de uma futura escritora.
Escreve para o público adolescente, pois considera esta a melhor fase da vida, aonde tudo é novidade, descoberta e diversão. É com esse pensamento que ela cria suas incríveis histórias, sendo uma eterna adolescente.
Possui cursos de especialização em Literatura Infantojuvenil e Produção Editorial. Desde 2007, visita escolas apresentando debates e palestras sobre seus livros e leitura no geral, estimulando os estudantes a lerem mais. Além disso, ela também está sempre participando de palestras e seminários em universidades e trocando ideias e informações com alunos e professores de Letras e Pedagogia.
Dessas experiências, Patrícia criou o Projeto Leitura Nota 10, sendo a coordenadora e palestrante responsável em tempo integral. Ela também é participante do Projeto Novas Letras; juntamente com outros escritores brasileiros, ela divulga e estimula a literatura nacional para as editoras, leitores e livrarias. A intenção é fazer com que o interesse pelos livros nacionais cresçam cada vez mais e o autor brasileiro seja mais respeitado e admirado, e seus livros mais desejados e valorizados.
Além de vários livros, seu novo trabalho é a série As MAIS pelo selo Verus da Record, e o segundo volume já foi publicado.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail