publicidade

As MAIS, volume 1 de As MAIS Patrícia Barboza, Verus

As MAIS
Série As MAIS - livro 1
Patrícia Barboza - Verus/Editora Record
Capa/projeto gráfico: André S. Tavares da Silva
Ilustrações: Isabela Donato Fernandes
193 páginas - Ano: 2012 - R$19,90


Sinopse:
"MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, contando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo.
Mari, a pagadora de micos
Aninha, a intelectual
Ingrid, a romântica
Susana, a atleta
Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores… Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”.
Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis! 

Links: VerusSkoob

Resenha:

A capa desse livro é um imã para o público feminino, principalmente seu público alvo: meninas. Mesmo eu estando fora da faixa etária do livro, eu amei essa capa desde o primeiro contato. Ela é moderna, linda e as quatro adolescentes protagonistas são muito bem ilustradas.
O fundo rosa vivo é a cor ideal para atrair as leitoras. A fonte e a ilustração, com a faixa jeans contendo o título é perfeita para indicar que o livro é jovem.
As MAIS é um chick-lit para pré-adolescentes e adolescentes, mas eu adorei a leitura.

Sou apaixonada por livros teens. Gosto das aventuras da adolescência, da diversão, das descobertas e As MAIS é um livro que agrada meninas  nessa fase (ou que estão chegando lá) e mulheres que gostam de voltar no tempo e dar boas risadas.
Acho que alguns meninos também deveriam ler o livro para observarem como mocinhas diferentes pensam e agem em relação às primeiras relações amorosas.
Um detalhe muito bacana na capa é que em cima de cada uma das integrantes do grupo MAIS existe um símbolo diretamente ligado à menina abaixo. Esses símbolos fazem parte da diagramação do livro, que é dividido em partes e possui um sumário.

Primeiramente temos uma introdução mostrando o fim do oitavo ano do Ensino Fundamental. As quatro amigas inseparáveis Mari, Aninha. Ingrid e Susana têm a ideia de escreverem juntas um livro, contando todo o próximo ano, cada uma responsável por um trimestre.
Além de contarem todos os acontecimentos de uma forma geral, relacionados ao grupo e os acontecimentos ligados a ele (principalmente no CEM, colégio onde estudam, suas famílias e paqueras), cada narradora mostra o seu ponto de vista, sua vida pessoal e dilemas particulares.
Achei essa estrutura muito interessante e a autora escolheu a ordem dos acontecimentos de uma forma planejada e o resultado é infalível: muito comédia e diversão.

A primeira a narrar o livro é a Mari, depois a Aninha, em seguida a Ingrid e por último a Susana. A autora fecha o livro com uma conclusão, que redireciona o leitor para o Blog das MAIS. Muito moderno ligar o livro ao blog.
E o melhor: O livro tornou-se uma série, onde teremos mais quatro volumes narrados totalmente por cada uma das mocinhas. O da Mari é As MAIS 2: Eu me mordo de ciúmes e já foi publicado. Estou lendo-o e embora Mari conte a história, todas as personagens estão envolvidas e o tema é o ciúme.

Todas as integrantes, as amigas inseparáveis são personagens muito atraentes. Elas são diferentes, não apenas fisicamente, mas nos gostos, personalidade e atitudes.
São essas diferenças que as mantêm unidas, porque se complementam e ajudam. Uma apoia a outra, formando um grupo de amizade verdadeira.
Mari é a engraçada e descolada, Aninha é a culta e moderna, Ingrid a romântica e tímida e Susana a saudável e moderna.

Embora o foco principal seja a amizade forte entre as meninas e os paqueras, ficantes e namorados que elas encontram ao longo do livro, existem outros relacionamentos e temas ligados à adolescência muito bem explorados. Os mais diversos tipos de relacionamentos familiares: pode ser com a irmã mais nova, a avó, os pais, primos e até mesmo com os sogros.
Os colegas de escola (e os não tão colegas assim), professores, eventos, provas - todo o cenário adolescente está presente. Dúvidas sobre qual profissão seguir, se aquele menino é mesmo o ideal ou se a festa será um sucesso.
Algumas abordagens são mais profundas, como convencer os adultos de que já descobriu seu sonho de vida mesmo sendo tão nova ou que a união é capaz de mudar pequenas coisas no mundo.

O texto é moderno e a diagramação o acompanha. Muitas ilustrações com o mesmo padrão da capa, mas em tons rosados estão por todo o livro. Conversas por MSN, torpedos de celular e e-mails se juntam aos tradicionais bilhetinhos passados em sala de aula e até mesmo a cartas de admiradores secretos.
Além disso, existem sutis referências à livros e filmes, por exemplo. Indicações de leitura da Aninha ou de comédias românticas da Ingrid são encontradas no livro, assim como os maiores micos, que são da Mari, e dicas de beleza da Susana. Tudo muito discreto e entranhado no texto - um charme a mais. Essas meninas são as mais charmosas!
As personagens secundárias se fazem presentes sem roubar o foco das MAIS, afinal, elas são o destaque e as mais interessantes.

Retornei aos meus 14 anos de idade e me identifiquei muito com o livro. Relembrei das amigas inseparáveis (algumas estão comigo até hoje), dos meninos que conhecíamos, dos primeiros namoros e confusões. Me diverti muito, ri bastante... Me lembrei das festas de 15 anos, dos passeios ao shopping, ídolos que amávamos, as aventuras malucas e ideias e planos que eu e minhas amigas colocávamos em ação. Bons tempos da escola!
Amei o livro, muito agradável, engraçado e descontraído - sem deixar de abordar os temas típicos do início da adolescência.

Nota mil para a narrativa da Patrícia, a autora soube escrever um livro juvenil perfeito, mantendo uma excelente escrita para o público alvo, sem se perder em gírias e bobagens.
A editora também merece receber parabéns pelo trabalho da mais alta qualidade com o livro.
Super indico para pré-adolescentes, adolescentes e adultos que adoram um bom juvenil. Os jovens vão ver o livro como um espelho e os mais velhos vão ter bons momentos com suas memórias.

*Todas as ilustrações pertencem ao blog das MAIS.

Booktrailer:
A série:
O segundo livro da série é narrado pela Mari, a M das MAIS. O livro foi publicado do final do ano passado e a série já possui uma previsão de sequências: Depois de As MAIS 2 contado pela Mari, o terceiro volume será a vez da Aninha, depois a Ingrid e em seguida a Susana.
A séria está sendo um enorme sucesso de vendas e satisfação entre os leitores. Que o sucesso seja ainda maior, pois o trabalho é excelente.

As MAIS 2: Eu me mordo de Ciúmes
Série As MAIS - livro 2
Patrícia Barboza - Verus/Editora Record
141 páginas - Ano: 2012 - R$22,90

Sinopse:
"Você se considera uma pessoa ciumenta? Algum recado ou comentário nas redes sociais já te deixou com a famosa pulga atrás da orelha?
O namorado da Susana ganhou um monte de fãs depois que gravou a música “Dentro do coração”. E ver tantos recados de garotas no perfil dele não é tarefa fácil. Já a Mari ficou bastante incomodada com a nova amiga do Lucas, que vive curtindo e comentando tudo que ele posta.
Xiii… Será que isso tudo vai causar muita confusão?
Será que a Aninha e a Ingrid também serão mordidas pelo bichinho do ciúme?
Nesta história, narrada pela Mari, a M das MAIS, esse sentimento ganhou uma forcinha tecnológica: a internet e as redes sociais. Será que elas se tornaram as grandes vilãs da atualidade?
As MAIS 2 é um texto leve e descontraído, assim como a narradora.
A Mari, que é amigona, divertida e um tanto atrapalhada, foi mordida pelo bichinho do ciúme. Com certeza você vai se divertir e se enxergar no lugar dela.
Embarque na mais nova aventura das MAIS e aproveite para descobrir se você também se morde de ciúmes."

Links: VerusSkoob

A autora:
Patrícia Barboza ama o seu trabalho e é totalmente apaixonada por livros. Tudo começou começou com O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Depois pulou para livros clássicos, uma coleção de capa dura que ganhou num aniversário, recheada de contos de fadas. Assim nasceu a leitora e o esboço de uma futura escritora.
Escreve para o público adolescente, pois considera esta a melhor fase da vida, aonde tudo é novidade, descoberta e diversão. É com esse pensamento que ela cria suas incríveis histórias, sendo uma eterna adolescente.
Possui cursos de especialização em Literatura Infantojuvenil e Produção Editorial. Desde 2007, visita escolas apresentando debates e palestras sobre seus livros e leitura no geral, estimulando os estudantes a lerem mais. Além disso, ela também está sempre participando de palestras e seminários em universidades e trocando ideias e informações com alunos e professores de Letras e Pedagogia.
Dessas experiências, Patrícia criou o Projeto Leitura Nota 10, sendo a coordenadora e palestrante responsável em tempo integral. Ela também é participante do Projeto Novas Letras; juntamente com outros escritores brasileiros, ela divulga e estimula a literatura nacional para as editoras, leitores e livrarias. A intenção é fazer com que o interesse pelos livros nacionais cresçam cada vez mais e o autor brasileiro seja mais respeitado e admirado, e seus livros mais desejados e valorizados.
Além de vários livros, seu novo trabalho é a série As MAIS pelo selo Verus da Record, e o segundo volume já foi publicado.

5 comentários

  1. Oi, minha fada querida! Adorei a resenha. Sempre carinhosa como meu trabalho. Que bom que curtiu a proposta da série. Espero que se divirta com os outros volumes. Parabéns pelo blog. Espero vê-la pessoalmente em breve, viu? Beijos enormes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!! Amei ler As MAIS! Ainda mais com sua dedicatória e autógrafo nele. amei te conhecer e vou adorar te reencontrar. As MAIS é muito divertido, ri muito!! A série com certeza será todo ótima. Beijos.

      Excluir
  2. Achei muito fofo, tanto a capa quanto o livro.
    Trabalho perfeito da autora, e eu adoro leituras assim.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. As capas são uma graça, mesmo. Tenho só o primeiro livro, mas vou comprar o segundo também. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, os livros são lindos, modernos e muito divertidos. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias