Pesquise no Leitora Viciada

11 de fevereiro de 2013

Meme: Eu e os Livros

Oi, Leitoras e Leitores Viciados!
Sempre recebo selinhos e memes literário divertidos, mas não costumo postá-los por achar que o conteúdo não é interessante para vocês, leitores do blogue. Sempre me pergunto: "Será que os leitores irão gostar de uma postagem sobre isso? Sobre mim?" E acabo desistindo. Mas agradeço a todos os blogueiros que me indicam.

Dessa vez acho que a postagem será legal! É um meme literário enviado pelo Ednelson do Leitor Cabuloso e indicarei outros blogues, que decidem se aceitam participar ou não, sem problemas. E vocês leitores podem responder às perguntas também! Deixem comentários sobre elas para eu ler.

Regras: Escrever 11 coisas aleatórias sobre você; responder as 11 perguntas que a pessoa lhe mandou o meme e criar 11 novas perguntas para quem irá mandar; avisar aos blogues escolhidos; não retorne esse meme para quem te enviou; postar as regras.

Vamos lá:

11 coisas aleatórias sobre mim:
  1. O primeiro livro que adorei foi Nicolau Tinha uma Ideia... da Ruth Rocha. Sempre o liam para mim. Aos 3 anos de idade eu já o tinha decorado e perguntava a todos na rua: "Qual é a sua ideia?";
  2. Marion Zimmer Bradley é minha autora preferida. Os livros dela que mais gosto são: As Brumas de Avalon, A Senhora de Avalon, A Dama do Falcão, Dois para Conquistar, A Corrente Partida e A Casa de Thendara;
  3. Minha mãe, eu e minha irmã chegamos a ter em casa mais de 2 mil livros/mil gibis. Muitos de sebos e cortesias que meu pai, avô e tio-avô ganharam nas editoras e gráficas em que trabalharam (Record e Vecchi, principalmente);
  4. Adoro histórias em quadrinhos diversas, mas prefiro a Marvel e sou fanática por X-Men desde os meus 9 anos de idade;
  5. Criei o blogue como terapia e nunca imaginei que ele seria um blogue de verdade;
  6. Escrevo textos de ficção variados, como fanfics de X-Men e romances e contos originais, mas nunca mostro a ninguém;
  7. Adoro desenhar super-heróis e pintar pássaros;
  8. Já cursei (e abandonei) graduação em Programação e Web Design, e Licenciatura em Letras - nenhum dos cursos me agradou;
  9. Quando pré-adolescente sempre estava com um livro da biblioteca da escola comigo, principalmente da série Vagalume. Também adorava a série Os Karas. Em casa minha mãe os lia também. Os meus livros preferidos na época eram os do Pedro Bandeira;
  10. Já trabalhei como freelancer para algumas editoras fazendo coisas variadas: revisão e leitura crítica/beta de livros, como social media, postando matérias e até cuidando de parcerias;
  11. Minha mãe foi a pessoa que me passou o hábito e o prazer de ler. Se ela fosse viva, escreveria no blogue comigo.

11 perguntas enviadas:
  1. O que lhe motiva a ler? O prazer.
  2. Você escreve? Em caso positivo, possui algum projeto em andamento? Escrevo e possuo 3 romances inacabados ou esboçados. Não sei se teria a coragem de tentar publicá-los.
  3. Costuma ouvir música enquanto lê? Dificilmente. Gosto de ler em pleno silêncio. (Na verdade, leio com o ruído de um ventilador antigo que abafa sons da rua/vizinhos.)
  4. Como você vê a relação livros e cinema? Acho que filmes baseados em livros e HQs a cada ano se tornam mais constantes e gosto desse intercâmbio de mídias. O livro ou HQs costumam ser melhores que os filmes ou demais adaptações, porém o cinema é uma forma excelente de atrair novos leitores ou levar a obra para públicos diferentes.
  5. Você possui alguma excentricidade com os livros? (manias) Simples: Não toque neles, não mexa neles, não os olhe, não peça nenhum emprestado (exagerei, mas é quase assim). Sou a única a limpar e organizar a estante. Prefiro dar livros de presente que emprestar os meus.
  6. Já encontrou alguém na rua que se parecia muito com o modo como imaginou um personagem? Qual foi a sua reação? Não, acho que isso nunca aconteceu comigo.
  7. Cite um personagem que você admira e escolha um ator ou atriz que poderia interpretá-lo muito bem em sua opinião. Vale das HQs? Jean Grey dos X-Men interpretada pela Charlize Theron super ruiva (nada contra a Famke Janssen). Dos livros: Rei Arthur de As Brumas de Avalon interpretado por Chris Hemsworth (porque o DVD de As Brumas de Avalon é na verdade uma antiga série em 4 episódios da HBO, não um filme! As Brumas de Avalon merecia um tratamento como O Senhor dos Anéis).
  8. Que outros hábitos você desenvolveu graças aos livros? (P.S: Não vale dizer escrever, só avisando aos amigos escritores…) Não sei, ler sempre foi um hábito para mim. Antes de eu saber ler, já liam para mim. Acho que ter sonhos malucos. O hábito tornou-se vício(serve?).
  9. O que está achando desse meme literário? (Surgiu essa indagação em minha mente) Quase não posto memes, se postei esse é porque gostei.
  10. Se pudesse ser personagem em um livro, qual seria? Alice de Alice e o País das Maravilhas/dos Espelhos ou Dorothy de O Mágico de Oz.
  11. O que você está pensando depois de dez perguntas? (Sim, não pensei em algo melhor para dizer) Se minhas respostas ficaram interessantes para quem as lê e se algum blogueiro indicado responderá às minhas perguntas.

11 perguntas novas:
  1. Sua leitura foi produtiva em 2012? Não em quantidade apenas, mas qualidade... Os livros em grande parte lhe agradaram? Foram de gêneros variados?
  2. Qual dica você dá a alguém que não possui o hábito de ler, mas gostaria de se tornar um leitor?
  3. Cite de 1 a 3 livros que marcaram a sua vida e diga o motivo:
  4. Você lê histórias em quadrinhos no momento? Acompanha algum título?
  5. O que você pensa à respeito da moda dos livros eróticos? Acha que deve existir indicação de faixa etária para livros em geral (não apenas eróticos)?
  6. Você tem o hábito de ler não apenas os livros do momento ou que estejam entre os mais vendidos? Quais tipos?
  7. Você comprou ou pretende comprar um e-Reader? E e-Books?
  8. Você gosta de livros clássicos? Por quê? Se gosta, qual indica?
  9. Costuma visitar blogues literários? Se sim, o que você mais gosta e o que menos gosta neles?
  10. Qual é o livro mais desejado no momento? (seja para comprá-lo ou esperando ser publicado)
  11. O que você acha do mercado literário brasileiro como um todo? Editoras, autores, blogueiros...

Indicados:
Doce Insensatez (Lilian)
Este já Li (Ceile)
In the Sky (Helana)
Leitora Incomum (Fernanda)
Seguindo o Coelho Branco (Alice)

Quem fez:
Vejam as postagens de quem já respondeu ao meme: (Obrigada!)
Lilian do Doce Insensatez - link.
Flávia do Livros e Chocolate - link.
Barbara do Segredo entre Amigas - link.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail