publicidade

Lançamentos de 05/04/2013 da Companhia das Letras



O mais estranho dos países, de Paulo Mendes Campos
Paulo Mendes Campos tinha extrema precisão ao perfilar personagens de sua época dourada — aquele Brasil eufórico das décadas posteriores à Segunda Guerra. Para falar de Vinicius de Moraes, cita um encontro do poeta com uma ex: “Você continua no Jardim Botânico?”, ele pergunta. A mulher informa: “Não, estou há muito tempo no São João Batista.” Vinicius não se aguenta: “E qual é o número de sua sepultura?” Para falar de Drummond, lembra um episódio surpreendente: “Entro no seu gabinete pela manhã e encontro o poeta desalinhado, procurando os óculos: embolara-se com um funcionário malcriado que o ofendera. E estava bem feliz com o resultado do round”. Para lembrar o místico Jayme Ovalle: “Andando às vezes pela Lapa, de madrugada, costumava-se agarrar a um poste, transtornado com a beleza da aurora: ‘Meu Deus, eu morro…’”. E para retratar o grande amigo Rubem Braga: “Deitado na rede, armada no gabinete de trabalho, falava de mulheres, da raridade de um cotovelo bonito, de paixões, arrasadoras ou frívolas, mas a conversa acabava quase sempre no mato, onde ele gostaria de viver”.

O amor acaba, de Paulo Mendes Campos
Deixai para trás toda desesperança, ó leitor: o bem-aventurado que aqui vier em busca de motivos para amar a beleza da mulher, enaltecer a virtude do ócio, maldizer o tédio e rezar no altar da boemia encontrará motivos de sobra nas crônicas de Paulo Mendes Campos. Exímio na ciência de aproximar a prosa da poesia em textos elegantes, leves e bem-humorados, nas crônicas de O amor acaba o mineiro radicado no Rio de Janeiro é menos o contador de causos do que o apóstolo da boa vida. Publicados quase sempre em jornais, são antes ensaios sobre a efemeridade do êxtase achado no cotidiano mais áspero do que narrativas sobre o Brasil dos anos 1950 e 60 — ambiente que fomentou a bossa nova, o cinema novo, o futebol-arte e a arte da conversa fiada, expressa na geração que gerou, entre outros, Rubem Braga, Fernando Sabino, Antônio Maria e Drummond como luminares deste gêneto tão preciso quanto fugidio: a crônica.

Morte em Pemberley, de P.D. James (Trad. Sonia Moreira)
O ano é 1803. Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy já estão casados, tiveram dois filhos e sua felicidade na imponente propriedade rural de Pemberley parece inabalável. Mas a paz do lugar é ameaçada quando, na noite da véspera do baile anual de Pemberley, Lydia, uma das irmãs Bennet, chega à mansão gritando que o marido, George Wickham, foi assassinado na floresta. Com este ponto de partida, P.D. James retoma o universo do clássico Orgulho e preconceito, de Jane Austen, numa trama de assassinato em que nada é o que parece. Morte em Pemberley segue a tradição dos grandes romances de mistério sobre a aristocracia inglesa. P.D. James, criadora do detetive Adam Dalgliesh, estrela da maioria de seus livros, combina sua paixão pela obra de Austen a um suspense eletrizante, em que nem o grande casal da literatura inglesa está acima de qualquer suspeita.

Editora Seguinte

Infinity Ring: Um motim no tempo, de James Dashner (Trad. Alexandre Boide)
Quando os amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo — um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito — eles não têm nem ideia da guerra oculta e milenar em que estão entrando; e muito menos de que a partir daquele momento embarcarão numa jornada cheia de perigos e serão responsáveis por salvar a humanidade. Neste volume, os garotos são apresentados aos Guardiões da História, uma sociedade secreta que remonta aos tempos de Aristóteles, e descobrem que fatos históricos importantíssimos estão sendo misteriosamente modificados, gerando Grandes Fraturas na Terra. Com a ajuda do Anel, Dak e Sera vão viajar até a Espanha de 1492 para tentar impedir a primeira catástrofe: um navegador chamado Cristóvão Colombo está sofrendo um motim terrível e será lançado ao mar antes de conseguir chegar na América! Eles precisam ser rápidos…
RESENHA!



4 comentários

  1. Oi Tati, os lançamentos estão bacanas, mas o que mais me chamou a atenção foi "Um motim no tempo", gostei muito deste.

    Beijokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei Um Motim no Tempo, inteligente e divertido! Super recomendo, Jaqueline.
      Beijos.

      Excluir
  2. Dessa lista de lançamentos só quero muito ler Um Motim no Tempo.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo mesmo,Érica, você vai se divertir muito. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias