publicidade

Um Motim no Tempo, volume 1 de Infinity Ring, James Dashner, Editora Seguinte

Um Motim no Tempo (A Mutiny in Time)
Série Infinity Ring - livro 1
James Dashner - Editora Seguinte
Tradução: Alexandre Boide
248 páginas - Ano: 2013 - R$24,90

Sinopse:
"Quando os melhores amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo — um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito —, acabam envolvidos numa guerra secreta que existe há muitos séculos e que decidirá o futuro da humanidade. A história havia saído desastrosamente de seu curso natural, e agora caberia a eles voltar no tempo para corrigir as Grandes Fraturas — e, no caminho, ainda salvar os pais desaparecidos de Dak.
A primeira parada é na Espanha de 1492, quando um navegador chamado Cristóvão Colombo está prestes a ser lançado ao mar, durante um motim terrível."

Links: HotsiteSkoob

Resenha:
A capa desse livro se enquadra muito bem no enredo base do mesmo: O símbolo do infinito é essencial na história, o fundo com visual antigo e desgastado e a bússola formam um conjunto perfeito de elementos diretamente ligados a Um Motim no Tempo.
Embora à primeira vista possa parecer do estilo steampunk por causa da capa, o livro é de Ficção Científica infantojuvenil, mas seu foco está mesmo em uma mistura de características que traz uma difícil classificação.
O título é indubitavelmente um acerto e possui duplo sentido: É referente a um motim ocorrido na história do mundo, um marco poderoso, e ao mesmo tempo significa que a história foi burlada. Não ocorreu como deveria!

Recebi o livro de prova da Editora Seguinte, ainda em fase de revisão, e já considero esta edição muito bem finalizada e nem percebi que lia um exemplar ainda em acabamento. A diferença é que na edição final existe o Guia do Guardião da História além do prólogo e os trinta e seis capítulos.

São capítulos rápidos e de narrativa empolgante, leve e dinâmica. Embora possa parecer complexa a premissa, esse é um livro de fácil compreensão, por ser juvenil. No entanto, aborda diversos itens muito bem desenvolvidos para agradar aos leitores de qualquer idade. É um livro divertido demais, porque mesmo carregando uma enorme responsabilidade e enfrentando diversos perigos e uma viagem ao total desconhecido, os protagonistas mantêm a ironia e as brincadeiras do início ao fim.

A apresentação do mundo é feita de forma natural, sem a preocupação de sair jogando informações diretas em cima do leitor. De início pensamos ser um futuro distópico e ficamos com uma enorme curiosidade sobre tudo.
O autor mostra, não explica. E isso é excelente. Ele apresenta tudo de forma rápida, para já entrar na ação que se segue em todas as páginas, não se perde em explicações sobre o que é o quê, o leitor vai simplesmente descobrindo. Gostei muito dessa característica.
Outro acerto é o fato de possuir muitos diálogos sem monotonia e descrições na medida certa: Nada cansativo ou chato, pelo contrário. É o tipo de livro que o leitor agarra e lê sem perceber o tempo passar.

A melhor parte é que vamos descobrindo tudo sob a visão de dois pré-adolescentes: Dak e Sera. A narrativa é em terceira pessoa, envolvendo os pontos de vista de ambos os amigos.
Os dois são peculiares, não apenas na personalidade, mas nos gostos e qualidades (e defeitos também!). São geniais. Não típicos nerds, são realmente super gênios e cada um se interessa por uma área diferente.
Enquanto o menino Dak é apaixonado por história, ao ponto de não conseguir largar livros velhos e discursar sempre sobre curiosidades das épocas mais diversas; Sera, sua melhor amiga, é uma menina que domina a área tecnológica, principalmente a física. Ela acha maravilhoso estudar e observar partículas e tudo que um laboratório científico pode englobar.
Os dois são diferentes na aparência e nas áreas em que são especialistas. Desgostam das paixões um do outro: Sera acha estudar o passado entediante e sem propósito e museus locais sem atrativos enquanto Dak pensa que partículas são como um idioma indecifrável e laboratórios locais sem graça.
O legal dos dois é que embora pareçam diferentes, são na verdade idênticos. Iguais na paixão pelo estudo e em serem incompreendidos pelos outros pré-adolescentes e pela sociedade de uma forma geral.
Eles debocham do conhecimento um do outro, mas é apenas fachada. Eles são os melhores amigos, apoiam um ao outro e se admiram mutualmente.

Outra diferença é que Sera sofre Reminiscências. Dak não sabe a sensação que esses momentos provocam, mas ampara Sera como pode. É um mal estar incompreensível seguido de visões estranhas e sem sentido aparente. Algumas pessoas sofrem disso devido às Grande Fraturas, que logo Dak e Sera descobrem o que são verdadeiramente e se ligam a isso para sempre.
O que aconteceria se nossa realidade fosse alterada através de fatos passados terem ocorrido de outra forma? E se nosso presente (e futuro) estivesse todo errado? E se os acontecimentos tivessem sido burlados por uma organização poderosa que mudou o mundo para poder controlá-lo?
É exatamente isso que ocorre na série Infinity Ring - ou Anel do Infinito.

Porém os Guardiões da História estão há séculos e séculos tentando proteger o curso natural dos fatos. Tentam impedir as Grandes Fraturas. E na época de Dak e Sera, esse grupo secreto planeja retornar ao passado para corrigir todas as falhas. Eles querem impedir a SQ de dominar o Novo Mundo e mudar a história para pior, para o que não deveria ser. Para o que é: O mundo que Dak e Sera conhecem.
E exatamente onde eles dois entram nisso? Inesperadamente, eles serão os responsáveis pela viagem no tempo, utilizando um artefato tecnológico único!
Os dois pré-adolescentes se metem em uma grande enrascada e a partir daí enfrentam problemas e perigos, cada vez mais complicados e caóticos. Suas habilidades e conhecimentos são extremamente necessários para o cumprimento de uma missão impossível: Impedir um motim sofrido por Cristóvão Colombo em 1492. Embora sejam gênios e levem jeito para serem aventureiros, eles são apenas pré-adolescentes!

O autor acrescentou três detalhes especiais: Uma motivação pessoal, o porquê dos dois serem os viajantes do tempo e um companheiro singular.
Se não existisse um motivo verdadeiramente pessoal, por mais importante e empolgante que fosse a missão, os dois dificilmente iriam entrar de corpo e alma nessa missão. Mesmo sendo muito atraente salvar o mundo, viajar no tempo e fazer parte de uma sociedade secreta, eles não enfrentariam todo o perigo e incerteza, e até mesmo risco de morte caso não houvesse algo particular e íntimo os interligando a tudo.
E os Guardiões da História não dariam essa responsabilidade e fardo para duas crianças se não existisse outro modo. Não tem outra possibilidade: Apenas Dak e Sera são capazes de voltar ao passado! E o autor explica isso muito bem. É uma aventura espetacular.
Riq, o companheiro de Dak e Sera agrega mais diversão. É um adolescente perito em idiomas e também um super gênio.
Eles têm seus atritos. Afinal três jovens geniais e cheios de personalidade, com o peso de salvar literalmente a História da humanidade, se estranham e discutem muito. Mas o autor encaixa tudo com muito bom humor, fator essencial, além da aventura, em um livro infantojuvenil.
Eles precisam valorizar e respeitar essas diferenças, porque unindo suas habilidades é que eles resolverão os quebra-cabeças e enigmas ao longo do caminho.

O livro possui final satisfatório para quem lê apenas o primeiro volume, mas deixa o leitor muito empolgado para continuar a saga. Creio que serão mantidas as principais características, mesmo os próximos cinco volumes sendo escritos por um autor diferente cada. Acho que essa manobra trará ainda mais dinamismo à trama e proposta centrais. Depois no sétimo e último volume, o autor do primeiro retornará para finalizar Infinity Ring.
Acho que ao final será uma série diversificada, engraçada e com diversos cenários e épocas diferentes. O conjunto da obra certamente trará a evolução dos protagonistas e uma sequência alucinante de ação e mistérios!
Uma série infantojuvenil feita para sacudir a literatura jovem. Uma viagem pela história, ficção e entretenimento. Um motim inteligente que ensina os adolescentes sem chatice. Uma série promissora. Possuo expectativas altas sobre o restante de Infinity Ring.

Comprar em pré-venda: Livraria da Travessa | Livraria Cultura | Livraria Saraiva

Atenção! O livro está em pré-venda e a data de lançamento é dia 04/04/2013 e varia de acordo com a loja online. Em breve o livro estará nas livrarias e em outras lojas online.


O autor:
James Dashner é autor de best-sellers do New York Times e já publicou vários livros para crianças e jovens, incluindo as séries Maze Runner e 13ª Realidade.
Nasceu em 1972, na Geórgia, e atualmente vive com a sua família nas Montanhas Rochosas. Em seu tempo livre, James adora ler, assistir filmes e programas de tevê, esquiar na neve, e ler. ("Ler" foi mencionado duas vezes de propósito.)
Site.



A série:
  • Terá sete livros, cada um escrito por um autor diferente — exceto o primeiro e o último, de autoria de James Dashner. Os próximos volumes serão escritos por Carrie Ryan, Lisa McMann, Matt de la Pena, Matthew Kirby e Jennifer Nielsen (e o Dashner no último);
  • Foi criada pela Scholastic, editora americana que também idealizou a série 39 Clues — é, portanto, a próxima leitura ideal para os fãs dessa série.
  • É uma série multimídia: para cada um dos sete livros haverá um jogo que poderá ser acessado pelo site da Seguinte, além de outros conteúdos online relacionados à série. Em breve!!
  • Tem grande potencial para ser usada em sala de aula. Os leitores aprenderão sobre Aristóteles, Colombo, Rasputin, a Revolução Francesa, a Guerra de Independência dos Estados Unidos, e muito mais — assim como aprenderão a importância de pensar por si mesmos e lutar contra um governo ultracontrolador.
  • Previsão de lançamento para cada volume: Volume 2, de Carrie Ryan, julho de 2013; Volume 3, de Lisa McMann, novembro de 2013; Volume 4, de Matt de la Pena, fevereiro de 2014; Volume 5, de Matthew Kirby, abril de 2014; Volume 6, de Jennifer Nielsen, julho de 2014; Volume 7 de James Dashner, outubro de 2014.

Crítica:
"Enredo amarrado, diálogos inteligentes... o ritmo da história é de tirar o fôlego." - Rick Riordan, The New York Times
"Infinity Ring é uma jornada multimídia pela história." - The Los Angeles Times
"Tem ação rápida e componentes interativos que atrairão os leitores, especialmente aqueles que devoraram os livros da série 39 Clues." - School Library Journal
Resenhas recomendadas:
Livros e Chocolate
Moonlight Books

Hotsite:

A Editora Seguinte possui um hotsite especialmente criado para os leitores, com jogos e curiosidades relacionados ao mundo de Infinity Ring! Acessem!


3 comentários

  1. é legal quando o livro deixa o leitor empolgado pra ler uma continuação.
    gostei viu
    tenho lido algumas resenhas bem positivas sobre esse livro

    ResponderExcluir
  2. Não pude terminar, mas adorei essa resenha e o livro é fantástico, sem enrolação. ( Eu sou a única que percebo que livros legais com adolescentes, Tio Rick comenta? ) Muito boa a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias