publicidade

Explicando o nome e história do Leitora Viciada


Eu criei este blogue  porque tinha várias resenhas no Skoob (algumas péssimas) e estava carente, pois o fórum cultural onde eu adorava compartilhar minhas resenhas havia acabado (até ganhei um concurso de resenhas lá!). Eu precisava de um hobby, uma terapia (enfrentava um péssimo momento pessoal) e como eu amo demais ler, criei um blogue para postar resenhas e curiosidades. No começo, era muito pessoal mesmo, o título era "Tatinda", meu nickname utilizado há anos na internet (Tati + Inda - meu sobrenome). Por isso continuo assinando as postagens como Tatinda, mesmo meu nome sendo Tatiana.



O blogue não recebia visitas e eu abordava diversos assuntos. Um dia percebi que o que eu gostava mesmo era blogar sobre leitura. Antes, nunca tive um blogue! Esse é meu primeiro.
Deletei todas as outras postagens e deixei somente as de livros. Pensei que deveria ter outro título, que continuasse me representando, mas que mostrasse claramente a temática (leitura). Continuava pessoal, mas baseado no meu vício em ler.
Desenhei a boneca, a antiga. Então pensei logo de cara em Leitora Viciada. Comecei a falar um pouco de HQs também, porque adoro esse mundo (e livros infantis). Criei um Twitter para seguir as editoras e autores e estar antenada nas novidades. Uma coisa foi levando à outra e através do Twitter fui conhecendo pessoas, conseguindo parcerias, fazendo o blogue ter visitas. Depois criei a página do Facebook, que trouxe um "boom" de curtidas e é maior que o blogue ou o Twitter em nº de pessoas e alcance.

A anterior.
Mantive o título do blogue, mas quando ele completou 1 ano refiz a boneca, desenhei uma totalmente original. Ela representa a mim, assim como o título. Sou apenas uma Leitora Viciada no mundo e com o blogue adorei conhecer tantos outros com esse mesmo vício. Minha intenção continua a mesma: Compartilhar minha leitura e meus interesses, o que vejo de legal por aí. Antes de tudo, o blogue é pessoal. Por isso não possuo um padrão de revista nem tenho colunistas. Ele continua sendo um diário simples onde compartilho o que é interessante.

Um leitor comentou hoje em uma resenha: "curti a página, apesar do nome feminista :/"
Vou explicar, para que outras pessoas não tenham a mesma linha de pensamento: O nome não é feminista. Repetindo: Ele simboliza a mim. Não é um blogue feito para mulheres, embora o público feminino seja maior.
Me refiro a todos os seguidores como "Leitoras Viciadas" e "Leitores Viciados" - porque é o que somos.
Procuro ter um conteúdo que acho legal para ambos os sexos. Tento resenhar e sortear livros diversificados. Falo de HQs.
Evito cores tipicamente femininas no layout para ter um visual simples e unissex, mesmo com uma boneca desenhada por mim e o título "Leitora Viciada".
A Leitora Viciada (título e boneca) sou eu sim (só que a boneca é mais bonita). Pois o blogue começou como um diário, eu escrevia para ninguém, somente para mim. É irônico, já que em 1 ano e 10 meses a marca de visitas ultrapassou 546.000.
Por favor, moços, queridos Leitores Viciados, não pensem que o nome é feminista. Representa a todos nós, porque eu, Leitora Viciada encontrei muitos Leitores Viciados, Leitoras Viciadas e o sexo não importa. Representa a todos nós e nosso vício maravilhoso. Homenageia cada leitor ou leitora. Viciados!

15 comentários

  1. Gostei muito do post, na verdade eu tinha muita curiosidade em perguntar sobre a bonequinha, se era você ou não, mas fiquei com medo de ser intrometida, rsrs. Acho que independente do nome o blog é bem voltado a ambos os gêneros, afinal, vejo vários assuntos que seria mais do interesse masculino abordado no blog e também os femininos, então como você disse é bem unissex.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sammysam, sempre que quiser perguntar algo, qualquer coisa, sinta-se à vontade :)
      Bem, eu tento fazer um blogue para diversos tipo leitores e leitoras. É claro que por ser mulher poxa puxar mais para esse lado, é natural, mas confesso que gosto de leitura de vários tipos.
      Beijos.

      Excluir
  2. Que lindo post Tati! Conheci seu blog não tem muito tempo, mas agora além de leitora viciada que sempre fui desde minha infância, também sou viciada nesse cantinho aqui.
    Simplesmente fã de suas resenhas, como já disse você escreve com o coração e é muito gostoso ler os posts, viajar nas resenhas, como é exatamente isso que acontece comigo quando leio suas resenhas.
    Parabéns pelo blog, parabéns pelo carinho e atenção que tem por cada leitor e pelo talento que tem quando escreve.
    bjo enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, embora não conheça o blogue há muito tempo já percebi sua presença amrcante por aqui e só tenho a agradecê-la (e a todos que sempre participam e visitam). Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz e realizada ao ler isso =)
      Beijos.

      Excluir
  3. Tati gostei bastante de você ter contado um pouquinho da sua história com o blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, não sabia se seria legal, mas pensei que talvez matasse a curiosidade de alguns :)
      Beijos.

      Excluir
  4. que demais o post!
    adorei conhecer melhor o blog... não tinha informação nenhuma quanto a isso!
    adoro o layout do blog, acho super fofo
    querendo ou não, sempre haverá mais leitoras mulher do que homens, isso é inegável, então homens, não se sintam ofendidos, o blog também é para vocês hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rayme, que bom que gostou da história :)
      Tento fazer um blogue para todos hehehe
      Beijos.

      Excluir
  5. ah gente que legal, nao sabia que a boneca era original.pois é menina, nao acho o nome do blog feminista D: nada haver isso ae, sempre pensei que o nome representava vc mesmo xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Eu desenhei a boneca à lápis e cobri com canela preta. Escaneei e tentei pintá-la no Photoshop, de forma bem simples. Foi uma das primeiras bonecas na blogosfera literária. Não sei se antes existia alguma, mas quando criei a minha primeira, não tinha visto nenhuma ainda. Ela tem os direitos autorais registrados ;)
      Beijos.

      Excluir
  6. Amei saber um pouco mais da história do blog ^^
    Muito bom,amo tudo e acho que é totalmente sua cara.
    Feminista...não acho não,acho é machismo de quem falou rsrsrs,desde o início sabia que tinha a vez com vc rsrsrs.A bonequinha parece.
    bjus flor
    ps:Encontrei uma notícia boa em seu blog que amei:http://www.leitoraviciada.com/2011/11/como-enviar-livros-pelos-correios.html

    não pode passar de 5 kg? mas se o correio da cidade bater o pé e não aceitar este serviço(o correio daqui tem a maior preguiça e cara de bunda rsrs),totalmente sem educação.ótima mesmo esta notícia era disto que estava procurando ^^.
    Olha amei mesmo saber,preciso enviar 2 livros para o Ceará,acha melhor enviar um de cada vez?
    bjus flor
    Tamires C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tamires, acho que podem até dizer "feminino", afinal sou mulher ahaha, mas "feminista" não, adoro a participação de homens e mulheres aqui.

      O Impresso com registro Módico não pode mesmo ultrapassar os 5 kg, mas já é ótimo, porque o Impresso com registro normal ou carta registrada possuem um limite menor, acho que de 500 gramas.
      Se os dois livros são para o mesmo endereço e inferior a 5kg, é melhor enviar junto. Assim você paga um registro só pelos dois + o valor do peso total. Quando envio dois juntos, eu os embrulho em plástico bolha, como se fosse um só, assim ficam juntinhos, protegidos e não sambam na embalagem. Embrulho com papel pardo.

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Tatinda !! hehe
    Adorei a explicação. Ainda bem que esse grupo fechou, só assim para te termos na blogosfera :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  8. Tá tudo muito bem-explicado. rsrs

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias