publicidade

Mandarim: Conheça o verdadeiro vilão do Homem de Ferro nos quadrinhos e seus Anéis

Homem de Ferro 3, com Robert Downey Jr., é um dos filmes mais aguardados de 2013, a nova produção da Marvel Studios Disney. Esta é uma postagem sem spoiler em relação o filme, portanto, quem não o assistiu pode lê-la sem preocupações. É apenas uma matéria com o histórico, características e curiosidades sobre o Mandarim das histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Quem é o verdadeiro vilão do Homem de Ferro? E o que são seus Anéis alienígenas?


O super vilão foi criado em 1964 por Stan Lee e Don Deck. Sua primeira aparição foi em Tales of Suspense#50 (fevereiro, 1964).

Origem:
Mandarim era o filho de um dos homens mais ricos da China pré-revolucionária (que alegou ser um descendente direto de Genghis Khan) e uma nobre Inglesa. Ambos os pais morreram após o nascimento de seu filho, e ele foi criado por sua tia, que estava amargurada contra o Ocidente.
Cada parte da riqueza que herdou de seus pais foi gasto em reforçada educação envolvendo a ciência e as artes marciais, portanto ele estava quase falido ao atingir a maioridade. Incapaz de pagar os impostos sobre as propriedades de sua família, o Mandarim e sua tia foram despejados. Esta morreu em seguida, mas ele não sentia dor devido a sua dura e fria educação militar.

Na esperança de encontrar um meio de se vingar da sociedade que permitiu que ele se tornasse um sem-teto, o Mandarim explorou o temido Vale dos Espíritos (na China), onde ninguém tinha posto os pés durante séculos. Lá ele encontrou o esqueleto e nave de Axonn-Karr, um inteligente alienígena-dragão do planeta Maklu-4, que tinha vindo para a Terra há séculos e fora morto por seres humanos.

Nos anos seguintes, o Mandarim remontou as máquinas da nave estelar extraordinariamente avançadas dentro de um antigo castelo abandonado que encontrou no Vale dos Espíritos. Estudou a ciência Makluan até dominá-la. Ele também aprendeu a usar os dez anéis que ele encontrou dentro da nave.

O Mandarin então dominou todas as aldeias do o vale, e através de sua ciência, rapidamente tornou-se um poder que nem mesmo o exército chinês poderia desafiar. Ele embarcou em uma longa série de tentativas para dominar o mundo, sempre falhando, geralmente devido aos esforços do Homem de Ferro, o seu arqui-inimigo estadunidense.
Além de enfrentar o Homem de Ferro com certa regularidade, o Mandarim já combateu o Hulk e os X-Men. Fez parte também dos Mestres do Terror, inimigos dos Vingadores.


A história:


Poderes:
Possui força sobre-humana.
Pode sobreviver por anos sem comida e água.

Resumo de habilidades sem os Anéis ou outros artefatos:
O Mandarim é um atleta excelente, com grande habilidade nas diversas artes marciais orientais.
É um dos maiores gênios científicos do mundo. Autoridade em ciência Makluan.
Extremamente experiente em história antiga, especificamente a de Ásia e China.

Os dez Anéis Makluan/Os Anéis do Mandarim:




Mão esquerda:

Mindinho: Anel Zero/de Explosão de Gelo - Este anel permite que o Mandarim projete ondas de frio intenso e gelo a partir do nada do espaço sideral, podendo prender os inimigos em blocos de gelo. Cria uma explosão ensurdecedora conforme o vácuo é preenchido.

Anelar: Anel O Mentiroso/Mento-intensificador - Amplia as energias psiônicas, permitindo a manipulação mental dos pensamentos e das ações dos outros.
Cria outro mundo a partir de uma fábula ilusória. Impossível escapar do emaranhado de sonhos. Proporciona telepatia e controle mental, incluindo a paralisia temporária de uma mente.

Médio: Anel Relâmpago/de Explosão Elétrica - Permite a criação e projeção de rajadas de energia elétrica na atmosfera.

Indicador: Anel da Incandescência/de Explosão de Fogo/Iluminador - Permite a projeção de rajadas infravermelhas para produzir chamas ou inflamar materiais combustíveis. Manipula radiação.
Contém o coração de uma estrela em miniatura de uma estrela.

Polegar: Anel Daemonico/de Luz Branca  - O desejo irresistível que impulsiona para o desconhecido. O compulsivo. Cria lealdade. Cria obsessão. Gera e manipula energia eletromagnética para controlar máquinas, manipula a gravidade, levitação, projeção de imagem e teletransporte.

Gera explosões de luz de alta intensidade para os adversários cegos.


Mão direita:

Mindinho: Anel Portador da Noite/de Luz Negra - Luz negra. Cria e controla toda forma de escuridão, dando forma para que seja usada em ataques. Uma "luz sombria".

Anelar: Anel Espectral/Desintegrador - Deforma o próprio ar. Manipula as materiais inanimados. Podem aparecer fantasmagoricamente ou parcialmente. Raio de desintegração que separa as moléculas e faz com que o alvo desintegre.
O anel precisa ser recarregado por vinte minutos a cada uso.

Médio: Anel do Vórtice - Prolonga o tempo em torno do portador, que é visto em super-velocidade pelo observador.
Faz com que o ar se mova sobre a alta velocidade num vórtice, que pode ser usado como uma arma de ataque, como um meio de levitação de objetos, ou como um meio de impulsionar o portador através do ar.

Indicador: Anel da Influência/de Rajada de Impacto - Gera e projeta vários feixes de força de concussão. Projetar ondas de som de alta intensidade.

Polegar: Anel Reconstrutor/da Matéria - Quebra e reinventa os elementos em um nível subatômico/molecular. Não pode transmutar elementos ou afetar objetos envoltos em vigor ou campos de energia.
Dá a habilidade de telecinese, possibilita a modificação de forma e permite a manipulação de partículas.

Pode transformar o ar ao redor em gás tóxico. Solidifica o ar em torno do adversário, prendendo-o em blocos sólidos.
Reorganiza traje e/ou altera a aparência.


O Mandarim no filme Homem de Ferro 3, 2013.




Não sou especialista, mas gostaria de ajudar e mostrar como é o Mandarim das HQs. Quem assiste ao filme e tem essas informações básicas pode ter uma opinião melhor sobre a adaptação cinematográfica.

17 comentários

  1. Depois de ler a postagem, deu para perceber que foi até que estranho aquele Mandarim do filme, se comparado ao do HQ, quem diria que ele era mesmo um super vilão bem poderoso. Gostei bastante do post, pude saber várias coisas as quais não sabia e conhecer de fato esse vilão dos HQs :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammysam, minha última esperança é o Mandarim retornar como ele realmente é. Talvez estivesse fingindo e utilize os Anéis para fugir em um último momento e aprontar muito. Talvez em Hulk?? E com uma participação do Homem de Ferro para ajudar? Afinal o Mandarim já deixou o Hilk muito, muito nervoso =D
      Beijos.

      Excluir
  2. Assisti o filme, e fiquei um pouco irritado com o rumo que tomou a história quanto ao vilão... é claro que é uma ideia boa - usar uma pessoa como um "bode expiatório" - mas eu esperava que em uma cena pós-crédito o verdadeiro Mandarim aparecesse... se deixarem o Mandarim de lado em uma história futura, só digo uma coisa: desperdiçaram um bom personagem e vilão.

    Mas no mais o filme foi ótimo, e gostei bastante. Mostrou um Tony mais humano. E ótimo post. Apesar de eu já conhecer o Mandarim e seus anéis, não conhecia muito o poder de cada um :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joshua, eu me senti muito decepcionada. A história poderia até ser como foi, mas com o Mandarim menos bobão. Também me apeguei À esperança da cena pós-crédito, imaginando que na hora H (da prisão) fosse algo assim:
      "Senhor, por favor retire todos os seus objetos e coloque-os aqui, os anéis..."
      E o Mandarim se teletransportasse dali, escapando. Aí sim poderiam mostrar o que mostraram.
      Eu utilizaria isso para fazer o Mandarim retornar posteriormente, talvez no Hulk.

      Achei a dose de humor muito exagerada, o Tony estava mesmo mais humano, mas acho que as piadas e sarcasmo deveriam ter um limite. O filme poderia ser em apenas 2D, mas as armaduras estão incríveis, principalmente as clássicas. Nem um fã das HQs consegue acompanhar tudo antes de assistir ao filme umas 3 vezes, muito show.
      O destaque ficou para Pepper. Pensei que ela se tornaria Resgate, mas adorei que mostrassem que mesmo delicada e contra a violência, quando a coisa fica mesmo feia ela se vira e faz o possível, como nas HQs, quando salvou o Tony.

      Apesar dos furos no roteiro, maiores que em Os Vingadores, e a grande decepção que foi o Mandarim, gostei do filme, das cenas de ação, da participação boa da Peppers e Rodhes e, claro, do Robert Downey Jr. como Tony Stark.
      No entanto, comparando os outros dois filmes anteriores, cada um à sua época, esse foi o que eu menos gostei. Esperava mais, por causa dos outros.

      Beijos.

      Excluir
    2. Espera, eu tô um pouco confusa. Não leio as HQs e sou muito "poser", porque só assisto os filmes sem entender desse mundo tão complexo dos super-heróis. Só queria esclarecer uma dúvida ignorante é: o Mandarim do filme é o mesmo Mandarim da HQ ou é só um ator que interpreta esse Mandarim poderosíssimo? (eu avisei que era ignorante!)

      E concordo com você sobre a Pepper! Já havia ficado toda feliz que ela tinha super poderes! Girl power! As cenas dela são muito intensas, e dou crédito a Gwyneth por isso, ela é uma atriz muito competente.

      Adorei descobrir mais sobre o Mandarim! Obrigada por mais esse post incrível!

      Excluir
    3. Oi, Georgia, não se sinta confusa. Até os leitores de HQs fiéis se confundem às vezes. Na verdade, até mesmo os roteiristas parecem se confundir com histórias tão complexas e que se originaram há décadas. Você não é poser por assistir apenas aos filmes, eles foram feitos com essa intenção: Mostrar um pouco dos heróis das HQs para todo o público no geral (o bom é que prova que super-heróis são muito legais).

      Não sabemos exatamente qual foi a intenção da Marvel com o Mandarim em Homem de Ferro 3, porque no final de tudo, todos os filmes (da Marvel Studios ao menos) possuem ligações, como um grande arco de histórias (exatamente nas HQs, quando quase sempre a história nunca termina, ela apenas "pausa" e "recomeça", mantendo o passado).
      Sabemos que a ideia inicial para o Homem de Ferro é uma trilogia, além de Os Vingadores, mas não está descartada sua participação (ou de personagens ligados a ele) em próximos filmes. Pois na Marvel, tudo é interligado, um vilão de determinado herói pode enfrentar a outro, um coadjuvante pode aparecer em outra revista, um herói faz participação especial ao lado de outro e por aí vai...
      Você não é ignorante. Se o Mandarim for utilizado em um próximo filme, certeza de que ele estava fingindo ser um ator bobão; caso contrário, ele foi adaptado para o cinema de uma forma ridícula. Vamos torcer para ser a primeira opção, ou como você perguntou: E se ele estivesse fingindo ser o Mandarim de verdade?
      Vamos esperar para ver as surpresas que a Marvel trará (ou não).
      Na minha opinião, em Homem de Ferro 3, por melhor que os atores estejam atuando, por melhor que os efeitos especiais estejam perfeitos, o roteiro caiu muito em qualidade. Muito mesmo. Piadas demais, o tempo todo. Muitos furos. E vilão desperdiçado.
      Beijos.

      Excluir
    4. Você é muito meiga e gentil! Obrigada! Minha amiga que é super fã de quadrinhos sentiu a mesma coisa que você. E concordo com vocês, é um filme bem comercial, foi mais para agradar a massa (eu) do que os leitores (você e minha amiga). Estou acompanhando as última notícias que saíram na mídia a respeito de conflitos entres atores, estúdios etc e a questão salarial. Essa novela vai longe! Obrigada novamente pela delicadeza e atenção! Beijos!

      Excluir
    5. Obrigada, Georgia, você é muito simpática \o/
      Com certeza leitores(as) de HQs ficam felizes em ver seu querido heróis na mídia, nos cinemas, tão famoso e popular. Ficamos felizes em ver o investimento bilionário dado ao heróis, em ter um ator tão formidável dando vida à ele. Mas é fato: Os filmes são feitos pensando na massa geral, não nos leitores fiéis, fãs de anos e anos de leitura.
      Também acompanhei as fofocas sobre os salários do elenco. Uma discrepância mais forte que o Hulk, o Coisa, a Vampira e o Colossus juntos!!
      Não precisa agradecer, seja sempre bem-vinda!
      Beijos.

      Excluir
  3. Excelente post informativo, Tati!
    Como sempre, um trabalho de primeira. Gostei de conhecer mais a fundo os anéis do mandarim, sempre me enrolava para saber o poder de cada um e agora descobri o porquê. rs
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandro!
      Eu também me enrolo muito com os Anéis do Mandarim, sempre os confundo! E são poderes muito amplos, sempre dependentes da imaginação dos roteiristas =D
      Essas informações foram todas colhidas no site oficial da Marvel Comics, então acredito serem as mais seguras ;)
      Beijos.

      Excluir
  4. O filme destruiu o vilão. Mandarim não passa de uma piada no filme. Esse filme não tem nada haver com os HQ's

    ResponderExcluir
  5. eu achei o que fizeram com o mandarim uma falta de respeito aos fãs da Marvel, não acreditei quando vi aquela cena. os efeitos especiais estavam bons mas faltou avisar ao roteirista que ele estava fazendo o homem de ferro e não mais um maquina mortífera. assim como todos os fãs eu ainda tenho esperanças q o mandarim retorne em algum filme por aí, afinal um personagem desses não é de se desperdiçar. e não consigo imaginar o tony stark sem o reator no peito.

    ResponderExcluir
  6. eu achei o que fizeram com o mandarim uma falta de respeito aos fãs da Marvel, não acreditei quando vi aquela cena. os efeitos especiais estavam bons mas faltou avisar ao roteirista que ele estava fazendo o homem de ferro e não mais um maquina mortífera. assim como todos os fãs eu ainda tenho esperanças q o mandarim retorne em algum filme por aí, afinal um personagem desses não é de se desperdiçar. e não consigo imaginar o tony stark sem o reator no peito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para os roteiristas "consertarem" os erros mais fortes em próximos filmes. Já alguns os leitores são obrigados a aceitar por ser uma mídia diferente. Alguns, no entando, sao mesmo imperdoáveis.
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  7. Bom dia.

    Lamentável o Homem de Ferro 3, o filme deveria se chama As Aventuras do Tony Stark: Como estragar um excelente Vilão. E poderiam colocar uma participação especial do Adam Sandler ou Cris Rock e talvez ate o Rafinha Bastos. Filme lamentável desrespeitoso para os fãs de verdade.

    ResponderExcluir
  8. Olá Tati. Gostei muito do seu blog porque encontrei muitas informações que não conhecia.

    Assim como todos os que assistiram ao Homem de Ferro 3, fiquei indignado com a reviravolta sofrida pelo vilão. Inconformado, procurei bastante por pelo menos uma pequena justificativa para o rumo que o filme tomou. E eis que encontro o seguinte artigo, que para mim foi esclarecedor: http://www.legiaodosherois.com.br/2013/aldrich-killian-mandarim.html

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias