publicidade

O Espadachim de Carvão, Affonso Solano, Fantasy - Casa da Palavra

O Espadachim de Carvão
Affonso Solano - Fantasy - Casa da Palavra
Ilustração da capa: Rafael Damiani
256 páginas - Ano: 2013 - R$34,90

Sinopse:
"Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada.
Ao completar dezenove anos, no entanto, isso muda.
Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala."

Links: Fantasy - Casa da Palavra | Skoob | O Espadachim de Carvão | Facebook

Comprar: Livraria da Travessa | Livraria Cultura | Extra | Leitura | Ponto Frio | Submarino | FNAC | Livraria da Folha | Saraiva | Siciliano

Resenha:
Nem preciso comentar como essa capa é espetacular. É só ter o livro em mãos e admirá-la. O mais interessante é adentrar pelo conteúdo do livro e apreciar como a capa representa com fidelidade o enredo. Eu adoro capas que tenham fortes ligações com a história; não basta uma capa linda, tem que ter sentido. Exatamente o caso de O Espadachim de Carvão. Todo esse cenário verde esmeralda com o espadachim cor de breu na carvena é perfeito como capa. E causa também ótimo impacto visual! É uma capa comercial, mas será que o livro é bom?
A diagramação está à altura: Cada um dos dezessete capítulos e o epílogo possui, além do título sempre curioso, uma ilustração pequena - todas feitas pelo próprio autor. Esses desenhos são uma introdução ao rumo da história; funcionam como um complemento ao título. Todas as ilustrações são um símbolo, uma representação de algo importante no capítulo.
Apreciei bastante todos esses complementos ao texto, que está muito bem revisado.

Assim como outras publicações nacionais da Fantasy - Casa da Palavra, O Espadachim de Carvão é mais uma prova que os autores brasileiros escrevem literatura fantástica de qualidade e de forma universal.
Este livro traz as melhores características de uma boa história de aventura e fantasia sem a necessidade de se mostrar tipicamente brasileira.
Affonso Solano criou uma mitologia exclusiva e própria e globalizada; leitor de qualquer nacionalidade pode ler O Espadachim de Carvão e apreciar o universo único presente na saga, desde que aprecie fantasia com mundos e seres exóticos. Então afirmo que este é um ótimo livro para quem gosta de gênero fantástico, uma mistura de mitologia original à aventura exótica de um mundo no estilo Espada e Magia.
Estou gostando cada vez mais desse caminho que a Fantasy - Casa da Palavra parece estar seguindo; é claro que gosto de características brasileiras na literatura fantástica, mas não de forma forçada. Prefiro que a história seja natural e, portanto ultimamente tenho admirado autores brasileiros que se preocupam apenas em criar uma boa história, seja ela com aura de Brasil ou não.
No caso de O Espadachim de Carvão, ele é culturalmente abrangente.

Solano consegue atingir essa meta: O Espadachim de Carvão é excelente e totalmente novo. Ao explorar Kurgala me senti mergulhando em um mundo único. Existem diversas raças sapientes. São seres exóticos, bizarros, divertidos e diferentes, que deixam a leitura muito atraente.
Com o estilo clássico "Star Wars" onde circulam pelos cenários os mais esquisitos seres. Ao mesmo tempo temos a impressão de uma pitade de jogos de RPG como "Final Fantasy", com maturidade e diversividade.
O autor se preocupa em apresentar as raças de modo tranquilo, simples e bem definido, o leitor não se perde em descrições, mas também recebe material fluido e necessário para visualizar cada ser. Adorei ser capaz de imaginar cada um, sem dificuldade alguma. Foi muito prazeroso encarar tamanha pluralidade!
O mesmo ocorre com os cenários. Toda a ambientação é instigante. Passamos por florestas, cidades, ilhas, templos, cavernas. Tive facilidade em criar este mundo em minha mente, mesmo que embora presuma ter sido do meu modo, acho que essa foi a intenção do autor: Dar as ferramentas corretas para o leitor conseguir criar Kurgala do seu jeito particular, porém de forma espontânea e divertida.

Ressalto aqui minha admiração pela criatividade do autor. E tudo faz sentido, não há nada mirabolante fora do lugar. Tudo é fantástico, muitas coisas são misteriosas e curiosas, mas sempre dentro do contexto da obra.
Exemplos da criação do autor sem spoilers: Uma árvore tristonha com folhas cor de rosa, uma moça de uma espécie com pele que exala aroma de flores de cabelos arroxeados, espadas e lâminas feitas de ossos reluzentes, seres que se assemelham a morcegos gigantes sem asas que guincham para que o som mostre onde sua presa está. São tantos itens fabulosos na história, desde os mais simples e sem importância até os mais complexos e essenciais.
Até expressões ditas pelas personagens são similares, de xingamentos a demonstrações de surpresa. Achei isso engraçado porque é uma prova concreta de unanimidade popular: "Filho(a) de uma vadia", "Bosta", "Pelos Quatro que são Um" são bons exemplos. Ato simplório que ajuda a construir personalidade do povo (mesmo de raças diferentes).

A narrativa em terceira pessoa é de bom nível e dinâmica. Os capítulos se alternam entre o passado e o presente, permitindo o desenvolvimento da curiosidade no leitor e a valorização da história do protagonista.
A história se inicia com alta dose de ação e nesse requisito impressiona até última página, com as alternâncias de ideias principais.
Enquanto o presente mostra uma perseguição e mistérios infindáveis, o passado apresenta o protagonista aos poucos, com vários acontecimentos de sua infância e adolescência. O que parecem ser fatos isolados logo se encaixa nos acontecimentos do presente tão conturbado.
Essa narrativa não linear foi muito bem explorada e apresentada, porque desse modo não existe monotonia.
O autor só precisa melhorar a forma como encaixa os pensamentos do protagonista. Gostei do modo direto como isso foi realizado, porém algumas partes foram um pouco excessivas.

O ponto de vista central é focado nele, Adapak, o espadachim de carvão.
Uma personagem especial e curiosa. Conforme vamos conhecendo aos poucos seu passado, vamos criando grande afeição por ele. E nasce admiração e respeito também; no caso durante a leitura do presente, pois impressionam muito suas habilidades de espadachim, assim como a técnica e conhecimento dos Círculos coloridos - Adorei!
Adapak é ingênuo e inocente, constratando com seu lado guerreiro. Ele desconhece o mundo real, por ter vivido separadamente sob a proteção de seu pai, um dos Quatro Deuses.
Interessante ver que Adapak é um leitor viciado, com à disposição uma biblioteca com títulos diversificados: Uma série de fantasia e aventura protagonizadas por dois irmãos humanos; enciclopédias com conhecimentos de toda Kurgala; antigos livros de história e lendas...
Ele é muito culto, fala inúmeros idiomas e detém uma cultura espetacular. No entanto, não esquecemos em momento algum que ele é uma máquina mortífera. Ele não desperdiça movimentos quando precisa se defender.
Essa soma de inocência, cultura, bondade e habilidades de lutador e guerreiro fazem de Adapak um herói admirável, atraente e devido à sua aparência, origem e passado, exótico. Um protagonista que conhece tanto pelos livros e tão pouco pelo mundo afora. Um rapaz com coração puro e verdadeiro, sabedoria excepcional para a idade que possui e habilidades de luta incomparáveis.
Adapak é o grande destaque, mas as personagens secundárias são tão interessantes quanto ele.

Uma curiosidade é que cada capítulo possui abaixo da figura e título um trecho extraído de outros livros, sempre com a fonte citada. Mas o que é legal nisso? São livros lidos pelo Adapak. Um pequeno ato que o autor utilizou para deixar o mundo por ele criado mais real, fazendo o leitor se sentir dentro dele - é o fenômeno que ocorre durante todo o livro, proeza que poucos autores conseguem.
A mitologia está completa: O mundo em si, as espécies (fauna e flora), os locais, a política, as lendas, história, crenças e religiosidade. Presumo que muito mais ainda será abordado, mostrado e explorado. ao terminar o livro me sinto carente e curiosa. Preciso saber mais sobre Kurgala! Tenho a certeza que podemos esperar muita coisa positiva ainda, tanto do autor quanto de sua criação.
Minha crítica fica para a grossura do livro. Gostaria que fosse uma história amis longa. Porém estou muito empolgada em saber que é uma série e teremos mais aventuras do Adapak e do mundo Kurgala. Uma criação tão boa que poderia ser transportada para outras mídias, como histórias em quadrinhos, games, cinema ou série animada, por exemplo.
O que eu mais espero da continuação: Um destaque maior para uma personagem feminina, mais cenas com espadas, conhecer mais localidades de Kurgala e seres residentes e um pouco mais da política desses lugares.
Recomendo o livro para amantes de fantasia, aventuras e mitologias criativas. Conheça mais um exemplo de autor de literatura nacional que deixa o leitor brasileiro orgulhoso.

Arte completa:


O autor:
Affonso Solano trabalha como ilustrador e storyboarder para empresas como TV Globo, TV Record e agências de publicidade. É colunista do site Tech Tudo e co-criador do site Matando Robôs Gigantes, hoje incorporado ao grupo Jovem Nerd.
Facebook | Twitter

Sorteio:
Um exemplar foi gentilmente cedido pela Fantasy - Casa da Palavra para vocês. Não vão ficar fora do sorteio, não é?
Vai de 30/05 até 20/06/2013.



53 comentários

  1. Realmente a capa é linda e a obra parece ser fantástica do começo ao fim! Adorei a descriçã de alguns personagens, me fez ter mais vontade de ler!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor! É um livro que atrai com a capa e fascina com o conteúdo.
      Beijos e muito obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Fiquei muito curioso com este livro e a sua resenha, como sempre, foi excepcional, Tati. Confesso ainda ter um certo pé atrás com alguns trabalhos de fantasia de autores nacionais, mas aos poucos tenho me livrado deste preconceito e descoberto excelentes autores e este parece ser o caso do Affonso.
    Estarei concorrendo no sorteio e espero ganhá-lo. :)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandro, me sinto muito contente com o elogio, eu tento apenas escrever algo que mostre o que a obra me fez sentir e observar.
      Eu já perdi o preconceito há muito tempo, principalmente quando vejo que é de editora que têm publicado bons títulos nacionais, aí a segurança é maior.
      Boa sorte e muito obrigada!

      Excluir
  3. Eu to louca pra ler esse livro! (yn)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve enlouqueça com ele em mãos se divertindo muito. :)
      Beijos.

      Excluir
  4. este não é o meu estilo literário preferido, mas gosto de intercalar os gêneros quando vou ler, cara não me cansar demais
    este parece ser muito legal, e confesso que ainda não conhecia o livro nem o autor, mas ele está de parabéns!
    achei a capa linda, e em mãos, ela deve ser mais linda ainda... adoro verde hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayme, esse é um dos meus gêneros literários preferidos ahaha
      Também gosto de procurar ler um pouquinho de tudo, pelo menos variar mais, esta tem sido minha meta para leituras de 2013.
      A escolha do verde foi de ótimo bom gosto mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  5. e o sorteio? como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você precisa preencher as entradas no formulário presente na postagem do sorteio: http://www.leitoraviciada.com/2013/05/promo63-o-espadachim-de-carvao-affonso.html

      Você tem 2 opções para logar no formulário:
      - Nome + e-mail;
      - Login via conta do Facebook.
      Escolha qual prefere, logue sempre utilizando a mesma conta.

      Depois, como entrada obrigatória você precisa ser seguidor desse blogue. PAra isso basta ter conta ou no Google, ou Yahoo ou Twitter. Na lateral do blogue existe o quadro "Leitoras e Leitores Viciados". Clique em "Participar deste site". Coloque nessa primeira entrada seu nome de seguidor.
      Pronto! Já está participando!!

      As opções extras que aparecem depois são opcionais. É claro, quanto mais entradas vocês preencher, mais chances você tem de ganhar.
      Vamos a cada uma delas:

      Follow @LeitoraViciada2 e @fantasycdp --> Seguindo estes perfis no Twitter você ganha mais pontos. Siga e coloque seu nome de seguidor nessas entradas, exemplo @fulano;

      Easy entry for all fans ... on Facebook --> Curtindo as Fan Pages Leitora Viciada e Fantasy - Casa da Palavra você ganha mais pontos no sorteio. PRecisa ter conta do Facebook.

      Compartilhar a imagem no Facebook --> Também para quem tem Facebook, você compartilha em modo público em seu perfil a imagem do sorteio e ganha mais pontos ainda! Coloca na entrada o link direto do compartilhamento em seu perfil.

      Acrescente a página da Leitora Viciada no Google+ --> Essa entrada é válida para quem tem conta no Google e perfil no Google+. Você loga e clica em "+1" na página do blogue, se possível acrescente-a a seus círculos de amizade. Coloca na entrada o link do perfil.

      Comente na resenha --> É só deixar um comentário sobre essa resenha mesmo, sobre o texto, sobre o livro, o autor, qualquer coisa relacionada. Mas não vale como anônimo, porque precisa colocar na entrada o nome utilizado ao comentar.

      Tweet about the gaveway --> Para quem tem Twitter, pode tweetar 1 X ao dia! Ganha pontos diariamente. Clica no botão de tweet. A frase será tweetada por seu perfil. Cole na entrada o link direto do tweet.

      Qualquer dúvida é só perguntar. Beijos.

      Excluir
  6. Realmente é uma das capas mais bonitas que já vi,e que bom que ela esteja no contexto do livro.Não é só alguma coisa meramente ilustrativa.Achei sua resenha muito clara e cheia de detalhes;amei saber que o livro é cheio de encantamentos e que é capaz de nos entreter até o fim.Espero que venham muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo ver que além de bonita a capa faz sentido, não é, Beth?
      Obrigada por ler a resenha :)
      Também espero que venham mais aventuras.
      Beijos.

      Excluir
  7. Desde que vi o anúncio desse livro, fiquei empolgado. Affonso Solano é um cara incrível, o acompanho a anos no Matando Robôs Gigantes e sei o talento que ele tem para a leitura.

    Vi várias resenhas e fiquei empolgado com todas, cada vez mais. Quero muito esse livro, me parece sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ilton, que legal você conhecer o autor há muito tempo!
      Eu o conheci com este livro mesmo, mas me tornei fã dele, possui uma mente fértil e criativa.
      Espero que em breve tenha o livro em mãos.
      Beijos.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi! Você precisa preencher as entradas no formulário presente na postagem do sorteio: http://www.leitoraviciada.com/2013/05/promo63-o-espadachim-de-carvao-affonso.html

      Você tem 2 opções para logar no formulário:
      - Nome + e-mail;
      - Login via conta do Facebook.
      Escolha qual prefere, logue sempre utilizando a mesma conta.

      Depois, como entrada obrigatória você precisa ser seguidor desse blogue. PAra isso basta ter conta ou no Google, ou Yahoo ou Twitter. Na lateral do blogue existe o quadro "Leitoras e Leitores Viciados". Clique em "Participar deste site". Coloque nessa primeira entrada seu nome de seguidor.
      Pronto! Já está participando!!

      As opções extras que aparecem depois são opcionais. É claro, quanto mais entradas vocês preencher, mais chances você tem de ganhar.
      Vamos a cada uma delas:

      Follow @LeitoraViciada2 e @fantasycdp --> Seguindo estes perfis no Twitter você ganha mais pontos. Siga e coloque seu nome de seguidor nessas entradas, exemplo @fulano;

      Easy entry for all fans ... on Facebook --> Curtindo as Fan Pages Leitora Viciada e Fantasy - Casa da Palavra você ganha mais pontos no sorteio. PRecisa ter conta do Facebook.

      Compartilhar a imagem no Facebook --> Também para quem tem Facebook, você compartilha em modo público em seu perfil a imagem do sorteio e ganha mais pontos ainda! Coloca na entrada o link direto do compartilhamento em seu perfil.

      Acrescente a página da Leitora Viciada no Google+ --> Essa entrada é válida para quem tem conta no Google e perfil no Google+. Você loga e clica em "+1" na página do blogue, se possível acrescente-a a seus círculos de amizade. Coloca na entrada o link do perfil.

      Comente na resenha --> É só deixar um comentário sobre essa resenha mesmo, sobre o texto, sobre o livro, o autor, qualquer coisa relacionada. Coloque o nome utilizado ao comentar na entrada, no seu caso, "Taz".

      Tweet about the gaveway --> Para quem tem Twitter, pode tweetar 1 X ao dia! Ganha pontos diariamente. Clica no botão de tweet. A frase será tweetada por seu perfil. Cole na entrada o link direto do tweet.

      Qualquer dúvida é só perguntar. Beijos.

      Excluir
  9. Falam muito bem desse livro e como eu acompanho o podcast do Affonso eu sou constantemente bombardeado com informações desse livro, tenho muita vontade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de fantasia + aventura + podcast do Affonso, então deve gostar do livro \o/
      Beijos.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Precisa acabar logo com a ansiedade, né? Nossa, eu fico assim quando desejo muito um livro. Mas quando colocamos as mãos nele... Que sensação maravilhosa de conquista!
      Beijos.

      Excluir
  11. Além do grande escritor brasileiro Dudu(Eduardo Spohr), agora temos Affonso Solano, dois dos melhores nerdcaster, lançando seus livros. Quero muito adquirir o livro e começar a ler logo (claro, depois que eu acabar de ler o FdE - Anjos da Morte). Desejo muito sucesso pro Affonso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josué!
      Tive a oportunidade de conhecer o Spohr em um evento numa cidade vizinha e adorei. Me envolvi muito no bate-papo e ele foi muito simpático, excepcional!
      Espero poder conhecer o Affonso Solano futuramente, assim como muitos outros escritores nacionais que admiro!
      Ótima dobradinha! Que dica boa: Ler Anjos da Morte e depois O Espadachim de Carvão - literatura fantástica nacional BOA.
      Beijos e boa leitura!

      Excluir
  12. Acompanho o Solano desde os tempos do MRG no portal da MTV, gosto muito de suas criticas e estou ansioso para conhecer esse novo trabalho dele.
    Espero ganhar meu exemplar na promoção para poder conferir essas obra =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme, você é fã antigo \o/
      Espero que tenha sorte aqui no sorteio :)
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá Leitora Viciada!
    Adorei seu review está otimo! Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro do Affonso. A historia é otima e vindo de um nerd como ele tenho certeza que não vou me arrepender!

    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lohan, os nerds são demais, excelentes!!! (sou uma também ahaha)
      Obrigada por ler a resenha e comentar. Eu não me arrependi, eu adorei! Espero que o mesmo ocorra com você.
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  14. Ótimo livro, leitura boa e rápida, nem um pouco cansativa. Super recomendado para todos.
    Parabéns pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Unknow! Concordo com você, nem um pouco cansativa.
      Beijos.

      Excluir
  15. Eu adoro o Affonso Solano dos nerdcasts no Jovem Nerd! Até achei engraçado a comparação com uma história como Final Fantasy, porque pelo que já ouvi dele por lá, ele não gosta muito dos jogos da franquia. Hahahaha Eu estou querendo esse livro desde que o nerdcast comentou e tudo mais, mas e dinheiro na minha pobre carteira de universitária?

    Achei sua resenha ótima e passarei a acompanhar o blog direitinho. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Riala, se serve de consolo (ao menos espero hehehe) quando me refiro a Final Fantasy sempre me lembro dos de Play 1, XVII, XVIII e XIX e a comparação é mais à ambientação e seres criativos, batalhas envolvendo magia e artefatos/armas diferentes.
      Vida de universitária é muito difícil, muito exigente! Você merece um exemplar ;)
      Muito obrigada pela visita, elogio e comentário, seja sempre bem-vinda.
      Beijos.

      Excluir
    2. Eu imagino, os dos outros consoles mudaram um pouco isso, ao menos os que eu joguei melhor. Mas eu adoro. Ele é quem não gosta muito! :P

      Pode me dar o exemplar, tô aceitando de muito bom grado! HAHAHAHA

      Excluir
  16. Acho um pouco vulgar dizer isso mas sabe o que mais gostei sobre este livro? Ter ilustrações! É sério! Há montes de obras de fantasia muito bem escritas que se tornariam muito mais ricas com algumas ilustrações, muito obrigado ao autor por se preocupar com este detalhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vulgar nada, Cello, também acho isso muito legal ahaha!
      Beijos.

      Excluir
  17. Caraca sou fã de fantasia e já óuvi dizer muito sobre esse novo livro da Fantasy, o Affonso Solano parece estar no hall dos grandes autores brasileiros da atualidade, junto com Draccon e Spohr. Quanto ao rumo de literatura da Fantasy tbm estou gostando. E sem deixar de dizer que vc tem razão, a literatura nacional fantástica está de primeira.

    ResponderExcluir
  18. Para uma otaku nerd assumida como eu, com toda certeza era um livro que eu adoraria ter em mãos para adentrar à esse mundo cheio de coisas estranhas e anormais *__* (e me preparar para o namorado não roubá-lo de mim rs)
    Adoro Final Fantasy, e vejo que esse livro é como se você estivesse dentro de um jogo, um mundo totalmente diferente, que nos faz viajar literalmente! Fiquei muito contente quando vc disse na resenha que conseguiu imaginar os seres da história sem problema algum, esse é o mais gostoso, imaginar, criá-los em nossa cabeça! Aliás, adoro história de Deuses *_* hahaha

    Sem contar que realmente é uma capa maravilhosa! (que me chamou muuuuuita a atenção!)
    Adorei a resenha bem explicadinha *__* , me deixou com água na boca!!!

    beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, então esse livro com certeza agradará você!! Vai apreciar muito a viagem :)
      É magnífico quando o autor consegue transmitir ao leitor a "cara" das personagens e ao mesmo tempo dar a liberdade de imaginação, esse livro é assim.
      Esperoq ue possa logo logo conferir O Espadachim de Carvão e que se apaixone pela história.
      Beijos.

      Excluir
  19. Nossa sem duvidas achei espetacular essa capa, pelo o que eu li na resenha a historia também me parece ser ótima, fiquei curiosa para ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata, obrigada por ler a resenha! O livro é muito bom!
      Beijos.

      Excluir
  20. Sou fã incondicional de literatura fantástica. Não importa quais seres ou Mitologias sejam abordadas, desde que seja muito bem feitas, pra mim vale tudo. Me peguei viajando nessas descrições de personagens e cenários que você citou na resenha. Fiquei bem curioso pra conhecer essa série. Achei a capa muito linda também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nardonio, acredito muito no potencial da série, gostei muito desse livro. Confira ;)
      Beijos.

      Excluir
  21. Realmente, a capa desse livro é lindíssima e a editora fez um belo trabalho, bom saber que o conteúddo, que é no final das contas o mais importante, corresponde à beleza da capa. Fico super orgulhosa de vver como os novos autores brasileiros vêm produzindo obras da maior qualidade e acho super importante que os blogs literários dêem o apoio que os bons autores merecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode confiar, Cris, a capa é linda e o conteúdo é bom!
      Dá muito orgulho de ver autores nacionais com ótimos livros, ainda mais de gêneros fantásticos.
      Beijos.

      Excluir
  22. Amei essa capa. Juro que é a mais chamativa e interessante que já vi. Gostei muito da sua resenha. Estou curiosa de verdade para ler esse livro, principalmente por ter essa fantasia envolvida por deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é mesmo acima dos padrões, Susane, linda!
      Beijos.

      Excluir
  23. Nossa, essa livro parece muito bom! A resenha é muito interessante, me surpreendi lendo, quero muito comprar, haha

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia muito bem da história, na verdade não tinha lido nada sobre esse livro, e como adoro livros de fantasias quis conhecer mais sobre o mesmo.

    Beijos, ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane, obrigada pelo interesse e por ler a resenha. Espero que leia o livro e goste.
      Beijos.

      Excluir
  25. Simplesmente foda o livro... as lutas me deixaram empolgado pelo fato da descrição ser rápida como uma batalha deve ser. 5 Robôs Gigantes para essa obra!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias