publicidade

Sortilégio, Hex Hall, volume 1, Rachel Hawkins, Galera Record

Sortilégio (Hex Hall)
Série Hex Hall - livro 1
Rachel Hawkins - Galera Record
Tradução: Camila Mello
304 páginas - Ano: 2011 (2ª edição 2012)  - R$32,90

Sinopse:
"Há 3 anos, Sophie descobriu que não é uma menina como as outras. Ela é uma bruxa e, até agora, isso só lhe trouxe alguns... arranhões! Sua mãe fez tudo o que pôde para ajudar: leu o que conseguiu encontrar sobre bruxas, fadas e magia; procurando consultar o pai ausente de Sophie — um poderoso feiticeiro europeu — só quando necessário. Até que a menina atrai atenção além da conta depois de um feitiço de amor poderoso demais...
E é seu pai que define a sentença: Sophie deve ir para Hex Hall, um reformatório afastado de tudo e de todos que está sempre de portas abertas para receber qualquer “prodígio” que saia da linha — ou seja, além de bruxas como Sophie, fadas, metamorfos etc.
E a tendência de Sophie para encrencas não decepciona. Já no fim do primeiro dia, ela acumula problemas: três poderosas inimigas que mais parecem supermodelos, uma fantasma que cisma em persegui-la, uma paixonite idiota pelo feiticeiro mais charmoso da escola — e ele tem namorada, mas como Sophie poderia saber? Para piorar, sua companheira de quarto é a pessoa mais odiada do campus, e a única vampira entre os alunos... Sim, os sanguessugas não têm boa fama, e uma série de ataques a estudantes acaba fazendo da única amiga de Sophie a suspeita número um na mira do Conselho e da direção da escola.
Isso não é tudo, e Sophie precisa se preparar. Uma antiga sociedade secreta determinada a destruir todos os prodígios, inclusive e principalmente ela, parece estar mais próxima do que nunca de Hex Hall. Sophie terá de descobrir, do que sua magia é capaz e, sobretudo, suas origens e quem ela é de verdade."

Links: Record | Skoob

Comprar: Cultura | Livraria da Travessa | Saraiva | Siciliano | Submarino

Resenha:
Com o lançamento do segundo volume da série Hex Hall, A Maldição, a Galera Record publicou uma nova edição do primeiro volume, Sortilégio. A capa anterior é bonita, mas simples, enquanto a da nova edição é fabulosa. Mantiveram as capas originais.
É inegável que as capas me atraíram. Parei para verificar a sinopse e as informações sobre a série justamente por culpa das capas. Não me arrependi.

Gostei logo da narrativa; mal comecei a leitura e já estava completamente familiarizada com a protagonista e a escrita da autora. É simples, jovial e muito dinâmica.
 Pensei que o livro seria um ótimo entretenimento para passar o tempo, uma leitura sem pretensões e leve. Adoro magia e fantasia em livros teen, portanto já imaginava que iria gostar dele, porém me apaixonei!
Eu estava mesmo certa sobre as horas agradáveis, só não pensava que o livro seria muito superior às minhas expectativas.

Vários fatores me levaram a isso. O livro começou simples e de repente percebi que o enredo foi se desenvolvendo para uma história complexa e rica em seres mágicos e conflitos.
Bruxos, vampiros, metamorfos, fantasmas, fadas e demônios não são desconhecidos do público, porém a autora conseguir dar um ar original à trama e boa renovada nesses seres.
Hecate Hall ou Hex Hall, para os íntimos, é um reformatório disfarçado de escola (ou uma escola disfarçada de reformatório?).
A proposta do local é o destaque: Jovens inumanos que não controlam sua magia, cometem deslizes (de leves à gravíssimos), são indiscretos na sociedade e colocam em risco à existência de todos os povos sobrenaturais. Então, como medida de segurança, todos esses inexperientes jovens que mostram a magia em público, não sabem como lidar com seus dons ou não possuem cuidado e discrição, são obrigados à frequentarem um reformatório-escola.
A propósito, não há possibilidade alguma em se lembrar de Hogwarts ou qualquer outra escola de magia famosa do público. Logo nas primeiras páginas a autora consegue ser autêntica.
A propriedade em si possui personalidade e é totalmente mutável. Seus mistérios estão presentes na decoração e em todo o perímetro. O lugar emana poder, assim como toda a ilha onde ele se encontra.
O responsável por decidir se um Prodígio (ser sobrenatural) deve ou não ir para algum estabelecimento assim é o mesmo que mantém as leis e regras dessa sociedade secreta e variada: o Conselho.
É fantástico ir descobrindo aos poucos como esse submundo funciona, sua história e todos os elementos ligados a cada raça.

Sophie é uma bruxa criada pela mãe humana. O pai foi embora, é um bruxo (daí vem sua magia) que mora na Europa e possui quase nenhum contato com a filha. A comunicação deles basicamente se limita a breves e superficiais cartões de aniversário e e-mails dispensáveis. A mãe é presente e se esforça ao máximo para dar uma boa educação para a filha, também como amiga, já que Sophie é solitária. No entanto, embora leia dezenas de livros sobre feitiços e bruxas, ela é incapaz de orientar o uso da magia de sua filha.
Após uma série de acidentes e confusões causados pelos poderes de Sophie e o enorme cansaço de sequenciais mudanças pelo país (as duas já moraram em 49 estados dos Estados Unidos), a mãe de Sophie assume que não está sendo a pessoa correta para ensinar a filha a ser uma bruxa - na verdade ela não sabe nada sobre isso na prática.
Sophie acarreta mais uma loucura pública por causa de feitiços que não deram certo. Dessa vez não há outra solução: Ela é obrigada a se mudar para o reformatório-escola indicado pelo Conselho, é uma ordem. Sophie está acostumada às mudanças frequentes, a ser a garota nova, diferentes casas, colegas e escolas. No entanto, agora é muito diferente: Sophie nunca conviveu com outros seres mágicos, apenas humanos comuns e o pior: Hex Hall não é uma escola completamente; é um internato, um reformatório para seres sobrenaturais descuidados e... perigosos!

O início do livro me pareceu um pouco bobo, mas rapidamente mudei de ideia. Possui um prólogo e trinta e dois capítulos de uma história que evolui muito. A autora revela aos poucos os segredos da trama, sempre mantendo a simplicidade, mas terminando quase todos os capítulos com um gancho de curiosidade e ansiedade pela continuação da história. Portanto eu não imaginava que a história fosse tomar um rumo interessante e instigante.

Sophie é uma adolescente inteligente, porém preguiçosa; desastrada, mas super poderosa. Em Hex Hall ela descobre que é uma das bruxas negras mais poderosas do mundo e recebe uma enxurrada de segedos (e desconfianças) sobre sua origem, família e poderes.
Muito sarcástica, possui uma resposta engraçada e esperta para tudo. É discreta, mas se necessário defende seu ponto de vista e mostra coragem - mesmo quando está morrendo de medo e insegura.
Para uma menina inteligente e insolente, Sophie, por outro lado é insegura e inocente. Se deixa enganar muito facilmente. Sua narrativa natural e sincera é um dos pontos fortes do livro.

Mal chega a Hex Hall e Sophie já se mete em muita confusão: Sua colega de quarto é uma vampira suspeita de assassinar à colega anterior; o trio mais popular da escola formado pelas bruxas mais lindas já se desentende com ela; o menino mais charmoso e desejado pelas meninas chama sua atenção (e parece ter olhos para ela), mas ele é o namorado da bruxa chefe daquele trio; Sophie logo se envolve em confusões, está perdida nas disciplinas e é mandada para a detenção rapidamente.
O que Sophie não imagina é que burburinhos, fofocas, paqueras e rivalidades escolares são suas menores preocupações. Suas origens vêm à tona para fazer Sophie questionar quem realmente é e seu papel como pessoa e ser mágico. É chocante!
Além disso, parece que as organizações caçadoras de Prodígios estão atrás dela e planejando uma ação inédita. Uma futura guerra está prestes a ocorrer.

Sortilégio começa despretensioso e termina de forma arrebatadora e empolgante! O tipo épico de final que deixa o leitor se perguntando pela continuação (sorte a minha que A Maldição - o volume dois - já estava em minhas mãos!).
Não se engane com a simplicidade e leveza das primeiras páginas. A história pode não ser profunda, mas é muito bem estruturada, envolvente e mágica! Mesmo sendo um livro engraçado e simples, a maldade e violência (e até morte) estão presentes.
Gostei da forma como a autora faz as personagens manipularem a magia. Senti naturalidade, como se realmente a magia fosse uma extensão do interior delas. Não é aquela coisa de raios saindo das pessoas; é muito mais profundo e enraizado.
Personagens secundárias que conquistam o leitor com naturalidade também me agradaram.

Capa da 1ª edição:


A autora:
Rachel Hawkins é professora de inglês.
Vive no Alabama e atualmente trabalha nos próximos livros da série Hex Hall.

Links: Blogue | Twitter

O segundo volume: Hex Hall 2, A Maldição (Galera Record - Resenha).

O terceiro volume (ainda inédito no Brasil): Hex Hall 3, Spell Bound.


Acaba de ser publicado (também inédito no Brasil) um spin-off da série: School Spirits.




4 comentários

  1. a algum tempo atrás este livro estava na minha lista de desejados, mas acabei me sentindo sufocada por essa coisa toda de vampiros/lobisomens/bruxas que acabei desistindo de ler...
    no entanto, parece ser um livro muito bom... não pretendo ler agora, mas quem sabe mais para frente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que sobrenatural teen e jovem adulto anda trazendo livros muito semelhantes. Justamente por isso me surpreendi com Hex Hall, a trama é muito boa, melhor que o esperado.
      Beijos.

      Excluir
  2. Tati,
    As capas são maravilhosas...
    A idéia do livro também, mas estou meio pé atrás com essa trilogia porque não curti a miscelânea de gêneros como no caso de Cidade dos Ossos... acredita que não gostei do livro???
    Aí quando vi a sinopse, fiquei com medo de investir tempo e dinheiro em um tema que não curto.
    Mas adoro histórias de bruxas e bruxos, adoooro...
    Só arriscando pra saber neh?!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só arriscando mesmo. É uma boa história para quem curte não apenas bruxas, mas outros seres sobrenaturais; em versões teen :) Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias