publicidade

Uma Curva na Estrada, Nicholas Sparks e Editora Arqueiro

Uma Curva na Estrada (A Bend in the Road)
Nicholas Sparks - Editora Arqueiro
Tradução: Fernanda Abreu
304 páginas - Ano: 2013 - R$24,90

Sinopse:
"A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa.
As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro.
Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele.
Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre."

Links: Arqueiro | Skoob | degustação

Resenha:
O título é a escolha perfeita, combinando exatamente com o enredo. Literalmente foi uma curva na estrada que modificou tantas vidas. O filosófico "e se...". E se aquela pessoa jamais tivesse dobrado aquela rua, seguido aquele caminho... Uma Curva na Estrada soa também como uma metáfora, porque a estrada pode simbolizar a vida do protagonista do livro. Ele está com fixação por uma trágica perda, deixando de viver, parado na curva da estrada e sem ter a coragem de passar por ela e enfrentar todos os problemas.
Porém a capa não me agradou muito, embora seja bonita. Acho interessante a Arqueiro estar padronizando as capas do autor, como uma belíssima coleção. Todas elas possuem em destaque o casal apaixonado acima, o título e nome do autor no meio sempre com as mesmas fontes e embaixo, como um enfeite, uma cena simples do mesmo casal. Combina perfeitamente com o lado romântico presente nas obras do Sparks.
Dessa vez, no entanto, a capa não combinou. Esse livro não é um romance puramente "água com açúcar". O amor entre o casal é importante, mas não o foco principal da história.

Nicholas Sparks dessa vez colocou elementos de suspense e até mesmo policiais na trama de tal forma a serem tão essenciais quanto o drama e o romance (ou mais). Particularmente gostei desse equilíbrio de fatores, porque não costumo gostar de livros completamente policiais, enquanto que a fórmula utilizada por Sparks já estava nítida demais em seus livros.
Talvez ele esteja reciclando seu estilo, sem se esquecer do público alvo, porém ao mesmo tempo criando algo que pode atingir mais leitores. Com certeza ele ampliou seus horizontes sem perder suas características básicas. É notável que seu talento de mexer com a emoção do leitor permanece, sem destacar apenas o amor e a paixão. Há muito mais em jogo em Uma Curva na Estrada.

Ao ler a sinopse pensei se ela não contava demais os acontecimentos. Pensei que continha spoilers até aproximadamente a metade do livro, mas não foi isso que ocorreu durante a leitura.
Não há problema algum em saber o que já nos é contado: Missy saiu para correr e foi atropelada na estrada. Deixou o viúvo inconsolável e o filho de cinco anos de idade órfão. Miles é subxerife em New Bern e não se conforma por não descobrirem quem atropelou sua esposa. Dois anos após a tragédia ele ainda busca por um culpado e uma explicação. A nova professora de Jonah, seu filho agora com sete anos, entra na vida dos dois. Sarah e Miles se apaixonam.
Parece simples e muito parecido com outros romances do autor, porém muitas coisas a mais são encontradas. De forma leve, claro.

O mistério. Miles não desiste das poucas pistas encontradas na cena do atropelamento de Missy. Ele a perdeu e por dois anos ele pensou exclusivamente em encontrar o responsável. Durante todo o livro o leitor passa a querer saber também. Entrei no clima da história e precisava descobrir!
A narrativa foi criada para manter a aura misteriosa. É alternada em dois modos: Em terceira pessoa oriunda de um narrador de fora, que conta a maior parte da história e mostra diversos pontos de vista; a outra narrativa está marcada em itálico. É na verdade uma confissão, um desabafo, como uma carta escrita por uma personagem inicialmente anônima muitos anos depois. São trechos mais breves que, no entanto ampliam a curiosidade cada vez mais.
Inicialmente nos perguntamos quem é o autor de tal texto que é sempre interrompido em um ponto crítico, voltando à narrativa padrão da história. Então procuramos por mais pistas. Depois, mesmo sabendo o segredo dessa pessoa de identidade oculta, ficamos mais interessados ainda em saber quem ela é.
No início dei vários palpites errados, mas antes da metade do livro acertei. Não se preocupem, ainda assim o autor demora a dar a resposta e ficamos na dúvida. E mesmo que acerte, o livro não perde o brilho. Possui um prólogo, trinta e sete capítulos e um epílogo. Muita coisa acontece pelo caminho.

O suspense. Não se limita apenas à perguntas como: "O casal principal vai terminar juntos? Os dois vão superar os obstáculos? Ele vai parar de sofrer pela morte da esposa? Ele vai encontrar o culpado?"
Você percebe que Miles não é um mocinho, um herói. Além de praticamente só pensar na perda da esposa, ele possui uma culpa parcial. Essa é uma observação minha, com certeza dependerá da reflexão de cada um. Acidente é algo tão amplo que não se limita a um atropelamento por acaso. E se não foi um acidente?

Um protagonista sofredor, mas que se tornou amargurado ao ponto de não cuidar do filho como deveria. Mesmo amando o pequeno acima de qualquer coisa, é relapso, não cuida da criança como deveria. Não está 100% presente na vida de Jonah, não acompanha o desenvolvimento dele na escola, nem psicologicamente.
Ele é egoísta e apenas pensa na própria perda, em seu sofrimento e no de mais ninguém. Parece se preocupar mais com a dúvida de quem é culpado, por que fez aquilo, como... Que na falta da esposa em si.
Não, Miles tem sentimento sim. Sofre de verdade. Ama o filho e as lembranças da esposa, porém perde o limite do luto e da busca por respostas - ambos se misturam.
Julguei Miles e concluí que involuntariamente ele é em parte culpado pela morte da esposa. Talvez isso tenha ficado em seu subconsciente e, portanto, ele não consegue relaxar até encontrar o culpado. Ou seja, o real culpado, a pessoa que diretamente a atropelou. Não sei se é algo que todos os leitores percebem; que Miles convive com culpa sem a notar e a aceitar. Em momento algum ele pensa que tudo pode ter sido uma sequência de fatores e que o atropelamento, mesmo fatal, pode ter sido um acidente. Ele pensa em crime. Com intenção ou não, o motorista fugiu!

O tema principal do livro não é reaprender a amar. Essa é a parte mais fácil. Os principais assuntos a serem debatidos são: Culpa e perdão.
Você permanece boa parte do livro imaginando se Miles descobrirá a identidade do motorista que atropelou Missy. Vai prendê-lo ou perdoá-lo? Vai levá-lo à Justiça com provas palpáveis ou vai perder a cabeça, seguir seus instintos e penalizar a pessoa com suas próprias mãos?
E Jonah, o menino amável, terá finalmente um pai por inteiro? A pobre criança perdeu a mãe, não compreende o mundo com a mesma experiência de Miles, porém parece ser mais capaz de lidar com a perda que o próprio pai. Jonah é certamente a personagem mais agradável e carismática do livro. Ele vê o pai sofrer e sente a falta da mãe. O garoto é alegre (dentro do possível) e traz boas risadas ao leitor, com seu jeito inocente de ver os acontecimentos e as pessoas. Ele tem esperança do pai se encontrar.

Sarah, sua nova professora, percebe que Jonah possui problemas na escola. Ela é excelente profissional e possui motivos pessoais para amar estar rodeada de crianças. Por ser tão atenciosa é a primeira em dois anos a notar que Jonah precisa de tratamento especial - é assim que ela conhece o pai. Imediatamente ela percebe que Miles traz muita dor que reflete na educação do filho.
Apesar de Sarah ser bondosa, carinhosa e cheia de boas intenções com todos e em relação a tudo, é a personagem que não me agradou. É estranho, mas Miles é mais interessante. É um protagonista que pode ser classificado como um anti-herói, enquanto Sarah é a mocinha romântica moderna perfeita e convencional.
Ela adora Jonah, se apaixona por Miles e não se importa com mais nada. Em um curto período já está mais apegada a eles que por todos os anos em que esteve casada com outro homem. Sem preconceito, acredito fielmente que o amor verdadeiro não se mede com o tempo da relação e sim com seu desenvolvimento. Pessoas em dois meses podem se amar mais que outras em dois anos.
O fator que me angustiou em relação à Sarah, além dela ser certinha demais, ética em excesso e bondosa ao extremo, foi ela não perceber que vive à sombra de Missy. Mesmo Miles dando abertura ao novo amor, mesmo ele dando oportunidade à si próprio em amar pela primeira vez após a perda, ele não se dedica completamente. Sarah dá o seu melhor; Miles nem tanto.

Todos sofrem quando Miles parece encontrar novas pistas. De tanto cavar informações e por pensar no caso quase que vinte e quatro horas por dia durante dois anos, ele encontra novas possíveis descobertas. Ele deveria ter amadurecido, ou ser menos explosivo.
O oposto acontece: Ele traz à tona toda a dor, dúvida e raiva. Como uma bomba mortífera, Miles não se contem e explode de uma só vez. Ele necessita ter todas as respostas. E logo. Pensa que está tão perto e o leitor se pergunta: Será?
Culpa, perdão, dúvida e esperança se misturam nessa trama menos açucarada de Sparks. Não sei se o livro agrada ao seu público fiel. Acredito que seus leitores gostem da fórmula mais romântica. No entanto, Uma Curva na Estrada é mais abrangente. O drama não derrama lágrimas; provoca curiosidade sobre o desfecho.

O autor:
Nicholas Sparks sempre desejou tornar-se atleta, mas um acidente o impediu de realizar esse sonho. Formado em economia, publicou seu primeiro livro aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 16. Suas obras foram traduzidas para 45 idiomas e já venderam quase 80 milhões de exemplares no mundo todo.
No Brasil, foram publicados Uma Carta de Amor (Editora Objetiva), O Resgate (Seleções Reader`s Digest), O Milagre (Editora Agir), A Última Música, Um Homem de Sorte, Querido John, Noites de Tormenta, Um Amor para Recordar, Diário de uma Paixão, A Escolha, Um Porto Seguro (Editora Novo Conceito), O Melhor de Mim, O Casamento, Á Primeira Vista e Uma Curva na Estrada, O Guardião (Editora Arqueiro).
Sete livros de Nicholas Sparks ganharam adaptações para o cinema e O Melhor de Mim chegará às telas numa produção da Warner Bros.
Ele mora na Carolina do Norte com a esposa e os cinco filhos.
Nicholas Sparks virá ao Brasil para o lançamento de um livro inédito pela Editora Arqueiro, Longest Ride. Será em agosto, na XVI Bienal do Livro do Rio, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Links: Site | Twitter


Sorteio:
Participem do sorteio de um exemplar de Uma Curva na Estrada, um presente da Editora Arqueiro para um(a) leitor(a) sortudo(a)!
O sorteio vai de 10/05/2013 até 31/05/2013, aproveitem!



47 comentários

  1. soou suppper fã do Nicholas e ganhei este livro semana passada, mas ainda não li :(
    os livros dele são sempre clichês né, mas fazer o que :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos livros dele, mesmo possuindo a mesma fórmula. Gostei de Uma Curva na Estrada porque parece que ele tentou mudar um pouco, mas deixando a essência.
      Beijos.

      Excluir
    2. Eu que te dei de presente (H), tenho um otimo gosto

      Excluir
  2. Oi Tati!
    Que resenha, me tirou o folego aqui rs. Vou te falar quando li a sinopse desse livro, já imaginei um pouco da história aqui, mas com sua resenha já vi que pode ter mais do que o imaginado por mim.
    Sempre li NS com um lencinho do lado rs e esse livro parece mesmo sair um pouco do tradicional do autor e confesso que eu gostei, chamou bem minha atenção, pois gosto de mistérios, boa pedida. Com certeza vou ler.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Eu li e concluí: Continua estilo Nicholas Sparks, mas achei um pouquinho diferente.
      Não sei se os fãs gostam ou não, mas eu gostei.
      Beijos :)

      Excluir
  3. nao sei, mas o sparks é o tipo de autor que nao li e não gostei.. nao tenho a menoooorr curiosidade de ler nada dele.. acho que as historias são iguais... emoção dmais pra terminarem com um final trágico ahahaha

    adorei a resenha mas não leria

    bjuuuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gosta do Sparks, justamente por ele utilizar as mesmas fórmulas, já se tem ideia do que esperar.
      Esse livro começa com a tragédia logo no começo, já muda um pouco =D O clímax é uma consequência da tragédia inicial.
      Beijos.

      Excluir
  4. Eu amo os livros do Sparks, mesmo com a fórmula e receitas prontas, ele sempre tem algo novo a trazer em seus livros. Li "Uma Curva na Estrada", e na minha opinião, é um dos livros que o romance é menos frisado. Me incomodei um pouco com o fato, mas foi um livro que gostei bastante, apesar de não ser um dos melhores. No meio do livro eu já sabia quem era o assassino de Missy, mas isso não é um problema, já que o foco era o romance.

    Abraços, Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joshua! Eu também descobri =) Mas mesmo assim o livro não perdeu a graça, porque justamente por já saber quem era eu queria saber o que Miles iria fazer; quais decisões ele tomaria; que rumo máximo os conflitos chegariam.
      Ache interessante e um pouco diferentes do Sparks, gostei.
      Beijos.

      Excluir
  5. Ai, sou suspeita pra falar de Sparks... Cara, eu casava com ele, haha.
    Amo os livros, amo as histórias, por mais clichê que tudo seja eu curto muito, sério.
    Sua resenha me deixou empolgada à reler a obra :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não ligo se a história não é original ou clichê, desde que seja boa e me distraia. O Sparks sempre faz isso. Sempre traz uma história que me agrada, mesmo seguindo um padrão.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Tati!
    Sparks é um dos autores que quando começo a leitura não consigo parar mais, ele me prende sempre, neste livro fiquei angustiada com as atitudes do Miles, senti pena do Jonah e achei a Sarah pacata demais, mas adorei a tensão gerada pelo narrador e os rumos que a história tomou me surpreenderam.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis, tive sentimentos parecidos com os seus em relação às personagens e admirei a leve mudança no estilo do Sparks.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Tatiana. Tudo bem? Citei essa resenha lá no Nicholas Brasil:

    http://nicholasbrasil.com.br

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati,
    Realmente esta sendo uma característica diferenciada do Nicholas Sparks esses livros com menos romance, mais suspense e drama. Confesso que sou mais fã da narrativa antiga do autor, embora um pouco trágica ás vezes, era um tipo de leitura que me agradava mais, porém, Sparks é sempre Sparks e fã que é fã lê tudo o que ele escreve, mesmo que não agrade tanto.
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindsay, obrigada por me explicar que essa tem sido uma característica dos livros mais recentes do autor.
      Eu gosto de ambos os estilos também, porque de com menor ou maior grau de dramaticidade, Sparks escreve bem, cria pessoas reais e conquista o leitor.
      Beijos.

      Excluir
  9. Como todos os livros do Nicholas esse deve ser só mais um perfeito! Eu só li um livro dele (Querido John) e me apaixonei completamente. Toda vez que leio uma resenha dos livros dele fico ainda mais ansiosa pra ler todos e esse é um dos que eu desejo ler. Deve ser muito bom, ainda mais por ter essa mistura de romance, suspense/mistério! haha
    Ah, adorei a sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Sou apaixonada por A Última Música, me emocionei muito!
      Obrigada! Beijos.

      Excluir
  10. Oi Tati,
    Acho que senti obrigação de comentar só por ser um livro do Sparks. Sou grande fã do cara e já li vários livros dele, tais como Querido John, Noites de Tormenta e tenho Um porto seguro e O melhor de mim resenhados no meu blog (http://cacandolivros.blogspot.com.br) e creio que este livro será um dos próximos em que irei ler. Já ouvi falarem bem dele e com sua resenha estou com água na boca para lê-lo. Espero ter ele o mais rápido possível.
    Abraço, Caçando Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que possa ler Uma Curva na Estrada em breve. Com certeza você poderá analisá-lo menhor que eu, pois é fã do Sparks :)
      Beijos.

      Excluir
  11. Eu estou muito ansiosa por essa leitura, não só por ser fã do Nicholas, mas porque nesse livro ele tentou inovar, mudar um pouco, pelo que voce disse, e o intuito dele deu certo...ah, eu não tinha dúvidas disso! Adoro o estilo de narrativa dele, de como ele envolve o leitor e como ele despedaça meu coração cada vez que leio um livro dele! Espero poder ler Uma curva na estrada em breve...sua resenha ficou uma delicia, me deixando com agua na boca desse livro, ahahahah!Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, eu gostei da tentativa de mudança do Sparks, mas mantendo sua essência. alguns leitores me disseram que isso tem sido uma marca nos mais recentes romances dele. Acho isso muito bacana.
      Beijos, espero que o leia em breve ;)

      Excluir
  12. Gosto dos livro de nicholas sparks,a cada livro que ele escreve me surpreende.......

    ResponderExcluir
  13. Oi Tati, esse livro é o unico dos publicados no Brasil que ainda não tenho! e estou super curiosa a história parece muito boa e tem aquele ar de drama do começo da carreira dele, porque agora ele ta mais calminho, ainda mata a gente do coração mais depois ressuscita kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaila, amei essa sua observação: O Sparks mata o leitor, porque nossa coração fica emocionado, mas depois o ressucita :) Perfeito!
      Beijos.

      Excluir
  14. Gosto muito do Nicholas Sparks, mesmo os livros serem sempre parecidos, ainda sim me emociono e torço pelos personagens. Mas achei legal saber que este foge um pouco, não é só romance, que tem um mistério e aquele aprendizado de perdoar... Já li algumas resenhas e sempre fico me perguntando, como ele fez com que a pessoa que dirigia o carro, narra o livro e só descobrimos quem ele é na metade do livro, como ele fez isso?
    Outro coisa que achei interessante, é saber que o protagonista tbem não é o homem perfeito, que lemos muito por ai, até sendo egoísta, e que (espero) vai crescendo durante a historia.
    Acho que este vai ser mais um livro muito gostoso de ler no sparks, e com aquele gostinho de "novidade"

    bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Ana, o Sparks arrasou em esconder quem dirige o carro. É muito difícil de conseguir isso, manter segredo de forma coerente, mas ele conseguiu.
      E o protagonista imperfeito dá um toque especial.
      Beijos e boa leitura.

      Excluir
  15. Adoro os romances de Sparks! esse livro ainda não tenho , mas pelo que eu li na sua resenha, dessa vez tem romance, mistério, suspense,e muita emoção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve possa completar sua coleção de livros do Sparks e goste desse também :)
      Beijos.

      Excluir
  16. Que o Nicholas Sparks manda super bem no gênero que geralmente escreve, não temos dúvidas, mas mesmo assim, acho de extrema importância essa "mudança de ares" que ele vem fazendo com alguns títulos. Com "O Milagre" ele colocou umas pitadas de mistério e sobrenatural, já nesse deu uma visitada no suspense e policial. Ponto positivo pra ele.
    Pra variar, muito curioso pra ler mais um dos livros do Sparks.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, achei muito interessante ele mudar um pouco misturando outras características. Mantém o gênero, mas acrescente itens de outros. Ficou muito bom.
      Beijos.

      Excluir
  17. Gosto muito dos livros de Nicholas Sparks,romances é meu gênero preferido e ele manda muito bem...e acho que dessa vez com uma pitada de mistério vai ficar melhor ainda...sua resenha ficou ótima,gostei bastante.bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eva, espero que em breve possa conferir esta obra do Sparks.
      Beijos.

      Excluir
  18. Já li um livro do Nicholas e pretendo ler outros ou todos (hehe). Este deve ser interessantíssimo como os outros. Quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sparks é um autor que merece ser lido :)
      Boa leitura e beijos.

      Excluir
  19. Sou louca pra ter um livro de Nicholas,já li resenhas de seus livros e todas falam bem dele.Vou adorar adicioná~lo a minha coleção de livros.Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Gosto do Sparks, mas sentia mesmo essa necessidade de sair do dramalhão romântico e colocar algo mais nas suas histórias, deixando-as menos óbvias. E um mistério sempre instiga o leitor.
    Achei a sinopse muito bonita e envolvente, apesar de clássica - o pai viúvo que se apaixona pela professora do filhinho... merece roteiro de cinama, mais um!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O equilíbrio entre suspense, drama e romance ficou mesmo ótimo :)
      Beijos.

      Excluir
  21. Gostei dessa inovação do titio Sparks, saindo um pouco do exclusivo drama romântico e colocando elementos que insiguem o leitor. Nada melhor que um mistério, então.
    Apesar da história ser clássica - papai viúvo q se apaixona pela professora do filhinho -, vale a pena acompanhar essa história que tem tudo pra me envolver e me apaixonar.
    Quero, sim!

    ResponderExcluir
  22. Nicholas Sparks sempre arrasa né? Os livros dele são demais, não tem como não ler :D

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias