Pesquise no Leitora Viciada

30 de julho de 2013

Aviso: Sobre sorteios/concursos

Atenção, Leitoras e Leitores Viciados! Esta postagem foi posteriormente atualizada!!!

Sobre as modificações nas regras sobre concursos culturais, sorteios e etc.: O Leitora Viciada pausará novos sorteios no blogue referentes as cortesias enviadas/cedidas pelas editoras até receber orientação oficial de cada editora parceira. O que pode demorar, já que o foco das editoras no momento é a Bienal do Rio de Janeiro.


Como blogueira parceira, estou no aguardo de pronunciamentos oficiais de cada editora. Pois as modificações nas leis são para empresas e não pessoas físicas. O Leitora Viciada é um blogue meu, pessoa física. Mas as cortesias são das editoras, muitas vezes até mesmo enviadas por elas aos sorteados!

Enquanto aguardamos o que as editoras decidirão, pois nesse momentos elas, como empresas, estão verificando com seus respectivos departamentos jurídicos como poderão atuar na internet com a distribuição de prêmios aos leitores e se isso afeta de alguma forma (e como afetaria) os blogueiros parceiros.

Além do blogueiro ser pessoa física, não é funcionário direto das editoras, nem possui vínculo oficial nem contratual. Mas fica a dúvida sobre o caso dos sorteios. Uma advogada me orientou a provisoriamente não sortear, visto que sempre foi proibido pessoa física fazer isso, porém somente agora esta questão foi abordada claramente.
O que pessoa física pode fazer é o concurso cultural sem necessidade de autorização da Caixa Econômica Federal, desde que se enquadre nas novas regras sobre "o que é um concurso cultural".
Não pode, por exemplo realizar diretamente nas redes sociais (Facebook ou Twitter, por exemplo, já que as redes sociais podem ser utilizadas apenas como meio de divulgação) nem utilizar datas comemorativas como tema (Dia das Mães, Pais, Natal, Festa Junina, etc.).

Estou na espera do aviso oficial de cada editora parceira e caso sejam pedidas mudanças, as acatarei conforme forem exigidas. Por enquanto, resolvi não colocar novos sorteios até ter certeza de que é legal e não serei multada - por precaução.

Os sorteios em andamento seguem normalmente, pois foram iniciados antes das novas regras das leis (publicadas no Diário Oficial pelo Ministério da Fazenda em 22/07/2013). Então continuem participando.

Por enquanto realizarei concursos culturais para poder premiar vocês com cortesias que tenho aqui até receber orientação. Posso, por exemplo realizar Top Comentarista, desde que se enquadre nas características novas de concurso cultural. Como nunca fiz antes, peço tempo para criar as novas promoções para agosto.

Conto com o apoio e compreensão de todos.

Não deixem de ler os links abaixo:

Aqui estão as mudanças no Ministério da Fazenda.

Acharam tudo confuso? Sim, nós blogueiros e até as editoras também!

*Aviso 2: dia 01/08/2013

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail