Pesquise no Leitora Viciada

24 de março de 2014

Tutorial: Google Friends Connect - Como "Participar deste site" e ser seguidor de um blogue (com imagens)


Leia a postagem e veja uma alternativa para seguir blogues por Google Friends Connect.

Google Friends Connect
A Google Friends Connect (aquela caixinha que dá as opções de usar conta do Google, Twitter ou Yahoo clicando em "Participar deste site") era uma das formas utilizadas pelos blogueiros a manter uma lista de seguidores fieis do blogue. Foi criada em final de 2008 e no decorrer do tempo ela mudou.

A Google a retirou dos blogues que não são hospedados no Blogger/Blogspot, então blogueiros do Wordpress perderam a caixa de seguidores. Em seguida, bloqueou a ferramenta de blogues novos, deixando apenas os que já a possuem com ela.
Os blogueiros, de uma forma geral, passaram a ter as listas de seguidores do blogue nas redes sociais como Twitter e Facebook, além de utilizar outras formas.

A Google lançou a rede social Google+/Google Plus, forçando todos os usuários que possuem contas Google a possuírem o perfil ligado à rede social e interligando todas as contas como Youtube, Gmail, Blogger, etc.

A partir de então, as pessoas têm tido muitas dificuldades para seguir blogues por Google Friends Connect e muitas hipóteses e boatos têm percorrido a internet sobre o fim definitivo da ferramenta Google Friends Connect.
A principal é que a Google ficará apenas com a Google Plus (ou Google+).

Tutorial - como seguir blogues
Então, quem não está conseguindo seguir o blogue via "Google Friends Connect", o tutorial :


Blogueiros amigos contam que o que tem ocorrido é que a Google limitou agora o número de blogues a serem seguidos e esse limite é de 300Ao atingir esse número automaticamente aparecerá uma mensagem de erro ao tentar seguir um novo blogue;

A mensagem de erro mais comum é: "Desculpe... Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde." - essa mensagem também aparece com mais facilidade para quem utiliza Google Chrome e Internet Explorer. Dizem que quem utiliza Firefox consegue seguir. Não sabemos se existe problemas com navegadores.
O tutorial abaixo está sendo divulgado entre os blogueiros como uma solução, porém pode não dar certo com todos:
  1. Clicar em "participar deste site" e escolher a conta a ser utilizada;
  2. NÃO clicar direto no botão "seguir este blog" e sim no link ao lado "Mais opções";
  3. Na próxima tela, o botão "Seguir" aparece mais para baixo e à esquerda, no rodapé . Clicar nesse botão e em seguida em "Concluído".
Guia/passo-a-passo em imagens

1) Clicar em "Participar deste site".

2) Escolher por qual conta seguirá. No caso eu selecionei neste tutorial o Yahoo!.

3) Notem a mensagem de erro. Não clicar no botão "Seguir este blog" e sim no link ao lado "Mais opções".

4)  Clicar (agora sim!) no botão "Seguir".

5) Vejam na caixa do Google Friends Connect que funcionou e consegui seguir o Leitora Viciada!


Espero que ajude um pouco. A verdade é que a internet é tão mutante que todos os usuários precisam estar antenados às novidades e que de uma hora para outra uma ferramenta ou rede social pode simplesmente ser ignorada, substituída ou desaparecer (como ocorreu com o Orkut, por exemplo).

Opinião
Ao inscrever o Leitora Viciada em seleções de parceria com editoras, acho negativo ter de colocar no meio dos dados o número de seguidores via Google Friends Connect. É uma rede que tem caído em desuso, não cresce mais como as "curtidas/likes" no Facebook, por exemplo e tem sido cada vez menos utilizada pelos leitores. No entanto, é uma das informações mais importantes para a maioria das editoras.
Acredito que as editoras deveriam se preocupar mais com acessos/visualizações de páginas, comentários e redes sociais de uma forma geral (ou seja, alcance e interação do público - além da qualidade e frequência e postagens) - Mas esta é só a minha opinião.

O importante é o blogueiro tentar manter os leitores informados sobre as atualizações do blogue. As pessoas têm vidas corridas e não podem acessar o tempo todo os blogues para ver se existe ou não uma nova postagem que os interesse. Então os blogueiros utilizam as redes sociais, para mostrar que existe uma nova postagem.

O Feed de notícias, o recebimento da postagem por e-mail é amada e odiada. Alguns adoram assinar newsletters enquanto outros detestam.

Como leitora, particularmente adoro logar no painel do Google/Blogger e olhar as mais recentes postagens de blogues que sigo, tudo organizado como se fosse uma revista exclusiva. Gosto de seguir blogues.
Até porque, por exemplo, o Facebook não mostra todas as publicações na linha do tempo/timeline de todos os que curtem a página. Eles cobram (um absurdo, ao menos de mim) do administrador da fanpage para que cada publicação atinja uma quantidade de visualizações; o Twitter tem o defeito de nem sempre boa pare estar on-line quando você tweeta a novidade e o blogueiro precisa tomar cuidado para não realizar flood (tweetar repetidamente sobre a mesma coisa e cansar o seguidor que já viu).

Beijos a todos e obrigada por visitarem o Leitora Viciada e o acompanharem como podem. Isso é o mais importante para mim como blogueira. Apenas ver a quantidade de visitas e saber quais postagens estão lendo, gostando mais e comentando.
Obrigada aos que podem/conseguem ainda seguir o LV via Google Friends Connect ou por qualquer outra forma, como Facebook ou Twitter.
Obrigada por participarem e interagirem comigo enviando comentários ou e-mails. Obrigada por cada "curtida/like" não apenas na fanpge do Facebook, mas em cada publicação. Obrigada por cada G+ que marcam na postagem do LV ou lá na página no G+. Obrigada por cada "curtir" ou "retweetar"que um tweet recebe.

OBRIGADA por PARTICIPAREM, lerem, comentarem, cada um à sua maneira!!

Redes sociais do Leitora Viciada:


Deixem nos comentários dicas de redes sociais que gostariam de ver o Leitora Viciada participando.
Infelizmente não poderei ajudar com todas as dúvidas sobre o Google Friends Connect, mas caso possuam alguma, deixem aqui como comentário, vai que eu ou alguém sabe?

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail