publicidade

Tutorial: Google Friends Connect - Como "Participar deste site" e ser seguidor de um blogue (com imagens)


Leia a postagem e veja uma alternativa para seguir blogues por Google Friends Connect.

Google Friends Connect
A Google Friends Connect (aquela caixinha que dá as opções de usar conta do Google, Twitter ou Yahoo clicando em "Participar deste site") era uma das formas utilizadas pelos blogueiros a manter uma lista de seguidores fieis do blogue. Foi criada em final de 2008 e no decorrer do tempo ela mudou.

A Google a retirou dos blogues que não são hospedados no Blogger/Blogspot, então blogueiros do Wordpress perderam a caixa de seguidores. Em seguida, bloqueou a ferramenta de blogues novos, deixando apenas os que já a possuem com ela.
Os blogueiros, de uma forma geral, passaram a ter as listas de seguidores do blogue nas redes sociais como Twitter e Facebook, além de utilizar outras formas.

A Google lançou a rede social Google+/Google Plus, forçando todos os usuários que possuem contas Google a possuírem o perfil ligado à rede social e interligando todas as contas como Youtube, Gmail, Blogger, etc.

A partir de então, as pessoas têm tido muitas dificuldades para seguir blogues por Google Friends Connect e muitas hipóteses e boatos têm percorrido a internet sobre o fim definitivo da ferramenta Google Friends Connect.
A principal é que a Google ficará apenas com a Google Plus (ou Google+).

Tutorial - como seguir blogues
Então, quem não está conseguindo seguir o blogue via "Google Friends Connect", o tutorial :


Blogueiros amigos contam que o que tem ocorrido é que a Google limitou agora o número de blogues a serem seguidos e esse limite é de 300Ao atingir esse número automaticamente aparecerá uma mensagem de erro ao tentar seguir um novo blogue;

A mensagem de erro mais comum é: "Desculpe... Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde." - essa mensagem também aparece com mais facilidade para quem utiliza Google Chrome e Internet Explorer. Dizem que quem utiliza Firefox consegue seguir. Não sabemos se existe problemas com navegadores.
O tutorial abaixo está sendo divulgado entre os blogueiros como uma solução, porém pode não dar certo com todos:
  1. Clicar em "participar deste site" e escolher a conta a ser utilizada;
  2. NÃO clicar direto no botão "seguir este blog" e sim no link ao lado "Mais opções";
  3. Na próxima tela, o botão "Seguir" aparece mais para baixo e à esquerda, no rodapé . Clicar nesse botão e em seguida em "Concluído".
Guia/passo-a-passo em imagens

1) Clicar em "Participar deste site".

2) Escolher por qual conta seguirá. No caso eu selecionei neste tutorial o Yahoo!.

3) Notem a mensagem de erro. Não clicar no botão "Seguir este blog" e sim no link ao lado "Mais opções".

4)  Clicar (agora sim!) no botão "Seguir".

5) Vejam na caixa do Google Friends Connect que funcionou e consegui seguir o Leitora Viciada!


Espero que ajude um pouco. A verdade é que a internet é tão mutante que todos os usuários precisam estar antenados às novidades e que de uma hora para outra uma ferramenta ou rede social pode simplesmente ser ignorada, substituída ou desaparecer (como ocorreu com o Orkut, por exemplo).

Opinião
Ao inscrever o Leitora Viciada em seleções de parceria com editoras, acho negativo ter de colocar no meio dos dados o número de seguidores via Google Friends Connect. É uma rede que tem caído em desuso, não cresce mais como as "curtidas/likes" no Facebook, por exemplo e tem sido cada vez menos utilizada pelos leitores. No entanto, é uma das informações mais importantes para a maioria das editoras.
Acredito que as editoras deveriam se preocupar mais com acessos/visualizações de páginas, comentários e redes sociais de uma forma geral (ou seja, alcance e interação do público - além da qualidade e frequência e postagens) - Mas esta é só a minha opinião.

O importante é o blogueiro tentar manter os leitores informados sobre as atualizações do blogue. As pessoas têm vidas corridas e não podem acessar o tempo todo os blogues para ver se existe ou não uma nova postagem que os interesse. Então os blogueiros utilizam as redes sociais, para mostrar que existe uma nova postagem.

O Feed de notícias, o recebimento da postagem por e-mail é amada e odiada. Alguns adoram assinar newsletters enquanto outros detestam.

Como leitora, particularmente adoro logar no painel do Google/Blogger e olhar as mais recentes postagens de blogues que sigo, tudo organizado como se fosse uma revista exclusiva. Gosto de seguir blogues.
Até porque, por exemplo, o Facebook não mostra todas as publicações na linha do tempo/timeline de todos os que curtem a página. Eles cobram (um absurdo, ao menos de mim) do administrador da fanpage para que cada publicação atinja uma quantidade de visualizações; o Twitter tem o defeito de nem sempre boa pare estar on-line quando você tweeta a novidade e o blogueiro precisa tomar cuidado para não realizar flood (tweetar repetidamente sobre a mesma coisa e cansar o seguidor que já viu).

Beijos a todos e obrigada por visitarem o Leitora Viciada e o acompanharem como podem. Isso é o mais importante para mim como blogueira. Apenas ver a quantidade de visitas e saber quais postagens estão lendo, gostando mais e comentando.
Obrigada aos que podem/conseguem ainda seguir o LV via Google Friends Connect ou por qualquer outra forma, como Facebook ou Twitter.
Obrigada por participarem e interagirem comigo enviando comentários ou e-mails. Obrigada por cada "curtida/like" não apenas na fanpge do Facebook, mas em cada publicação. Obrigada por cada G+ que marcam na postagem do LV ou lá na página no G+. Obrigada por cada "curtir" ou "retweetar"que um tweet recebe.

OBRIGADA por PARTICIPAREM, lerem, comentarem, cada um à sua maneira!!

Redes sociais do Leitora Viciada:


Deixem nos comentários dicas de redes sociais que gostariam de ver o Leitora Viciada participando.
Infelizmente não poderei ajudar com todas as dúvidas sobre o Google Friends Connect, mas caso possuam alguma, deixem aqui como comentário, vai que eu ou alguém sabe?

18 comentários

  1. Normalmente eu uso o Mozila e este erro aparece direto. Vou tentar usar esta dica quando for me conectar com algum blog.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga, Rose. Caso atinja a marca de 300 blogues seguidos via Google, por exemplo, precisará entrar com outra conta, Twitter ou Yahoo. E fazer log off antes. É muito complicado, A Google precisa consertar isso. Beijos.

      Excluir
  2. Eu tava conseguido seguir dessa forma, mais agora ta dando erro #desisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, será que você atingiu o limite de 300? Pois se antes conseguia e agora não, pode ser isso. Mas a realidade é que ou a Google acaba de vez com a ferramenta ou a conserta, né? Beijos.

      Excluir
  3. Desito de tentar :( nunca consigo e sempre da erro na pagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gesielen, comigo também dá erro, só consigo se for com conta Yahoo. A do Google não loga na caixinha, só no painel do blogue. Beijos.

      Excluir
  4. Muito boa sua postagem.
    Ainda ontem postei algo sobre isso e tenho pesquisado pra ver se o Google se pronuncia qto a isso, mas até agora, nada!
    Eu consegui inserir blogs através da lista de leitura, mas seguindo seus passo, não. A maioria das pessoas, me incluindo, têm reclamado que qdo clica na conta para se logar (google), já aparece a mensagem de erro. Ou seja, nem chegamos a nos logar para aparecer o "seguir" ou "opções".

    É chato, muito chato.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruxa! Comigo ocorre erro se eu já estiver logada e tentar seguir pela caixinha. Se eu tento adicionar na lista de leitura, não funciona, pois diz que atingi o limite de blogues, mas a Google não me permite deixar de seguir nenhum, eu gostaria de substituir inativos ou que não mais me interessam por novos. Mesmo fazendo o login Google pela página central ou painel Blogger, também não posso seguir mais por causa do limite de 300 blogues. Só posso seguir por outra conta, a do Yahoo. Não faz sentido, não é? É chatíssimo :( Beijos.

      Excluir
  5. oi Tati minha amiga Fabi me ensinou essa dica, mas é complicado... bem que mister google podia funcionar sem pits
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Google deveria se decidir logo se desativa a ferramenta ou não. Beijos.

      Excluir
  6. Oi Tati, vi que vc quer tentar deixar de segui alguns blogs, tenta entrar pela página do blogger e deixar de seguir por lá, aqui deu certo

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pah, é por láque tento, mas o botão da "engrenagem" não funciona. Nem pela central da minha conta Google, onde diz que eu sigo 96 blogues, ou seja, nem atingi o limite ainda. :( Beijos.

      Excluir
  7. Estou tentando tem mais de uma semana resolver, até foruns do gfc eu entrei mas nada, não existe mais nenhuma forma de logar ou seguir os blogs...por sorte consigo acessar a lista dos que já sigo. Mas já deixei de seguir mtos nesses últimos dias =/

    E com certeza já sigo mais de 300 blogs, devo é seguir perto dos 2.000 hahhaa!

    Pior que a maioria dos blogs nem se deu conta do problema =/

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna, se você consegue seguir mais blogues que o limite e acessar sua lista e deixar de seguir, não consegue colocar link do blogue em "adicionar site"? Colocando lá na lista nesse campo você passa a segui-lo.
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  8. Não sei se to conseguindo... na caixa do GFC aparece minha foto, como se estive seguindo, mas na lista de blogs que eu sigo, os que ponho pra seguir após usar a tua dica, não aparecem lá. Daí não sei se ta funcionando mesmo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thielen, se a sua foto aparece na caixa, deve estar funcionando sim, mesmo que não apareça na sua lista de leitura. A lista está dando mais erros que o login ou o seguir. Quando verifico a lista de seguidores do Leitora Viciada, você está entre eles ;) OBRIGADA! Beijos.

      Excluir
  9. Olá, penso que estão 'arrumando', há 10 dias não funcionava os seguidores, hoje tive a grata surpresa! uf.
    Blog é blog; rede social é sede social. Penso eu que cada uma no seu espaço, nada de misturar. Assim cada um fica com seu gosto...
    Abraço pra você.

    ResponderExcluir
  10. Entra ano, sai ano e parece que as editoras e outras empresas (de diferentes ramos) não se dão conta do quão "morto" e esquecido é o google friends connect. A sensação que tenho é de que cada vez mais quem clica em seguir são blogueiros, e estes, nem sempre são leitores fieis...

    O público mesmo, aquele que dá acesso, acaba não clicando nessa caixinha. Eles vêm ao nosso site muito mais através de uma pesquisa em buscadores (como o google) ou outras redes sociais (como o facebook).

    Triste realidade. Concordo que deveriam levar em conta os "print" dos acessos e a qualidade dos textos, bem como a interação do blogueiro com o público leitor.

    Abraço, guria!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias