Toda Forma de Amor, volume 4 de As MAIS, Patrícia Barboza e Verus Editora

Toda Forma de Amor
As MAIS - livro 4
Patrícia Barboza - Verus Editora
Ilustração: Isabela Donato Fernandes
163 páginas - Ano: 2014 - R$20,00

Sinopse:
"Acontecimentos surpreendentes vão fazer com que a mais fofa e meiga do quarteto repense o significado da palavra amor. A Ingrid, a I das MAIS, descobre que esse sentimento pode ir muito além do romance. O que será que vai acontecer para que ela perceba que uma palavra tão pequena esconde significados gigantescos?
E o Centro Educacional Machado vai torcer para o seu próprio pop star! O Eduardo será o grande representante da escola no reality show Internet Pop Music. Se bem que o colégio mais movimentado do Rio de Janeiro esconde mais um artista famoso. Ou serão dois? Hummm...
É claro que a Mari, a Aninha e a Susana serão as grandes companheiras da Ingrid nessa redescoberta do amor.
Mergulhe nas novas histórias dessa turma inseparável e descubra que toda forma de amor vale a pena!"


Links: Record | Skoob | comprar

Resenha:
As MAIS, nome da série escrita por Patrícia Barboza e publicada pela Verus Editora (do Grupo Editorial Record), é um grupo formado por quatro melhores amigas: Mari, Aninha, Ingrid e Susana.
As meninas decidem contar suas histórias e o primeiro volume da série é narrado pelas quatro. A partir de então, a cronologia da história prossegue, mas nos próximos livros, a narrativa fica a cargo de uma por volume.
O segundo é Eu me Mordo de Ciúmes e quem conta é a Mari, a mais engraçada, enrolada e esquentada do grupo. A menina invocada de franjinha almeja ser atriz, portanto, é dramática por natureza.
No terceiro, é a vez da Aninha, que é nerd, estudiosa e comilona. Entre um saco de jujuba e outro, a loira adora escrever, tanto crônicas como reportagens. Certamente ela será jornalista ou escritora!
Agora, no quarto livro, a ruiva das MAIS assume com seus relatos em vinte capítulos. Ingrid planeja ser pedagoga. Seu jeito meigo e sensível faz dela a mais romântica do grupo, além de caridosa, é até voluntária em uma ONG. A mais baixinha das MAIS se preocupa muito com energias positivas e negativas, então é ligada ao esoterismo. Adoro ver como ela se preocupa com o bem-estar de todos.
Sua irmã Jéssica se destaca no time de personagens secundarias. Ela é precoce, hilária, curiosa e cheia de observações sobre as coisas.
Outra personagem importante no livro é o Caíque, namorado da Ingrid. O primeiro aniversário de namoro chega, e com ele, muitas emoções. Meninas, preparem-se para os suspiros.
O melhor entre as novas personagens é o amigo da Ingrid. Mais velho, estudante de Fisioterapia, lindo, alto e forte... Calma gente, muitas surpresas vêm com ele!
O quinto livro será narrado pela Susana, a gata atleta de cabelo chanel. Ela é a mais alta do grupo e joga vôlei em um time teen. Mesmo dando duro, não relaxa no visual, sendo a mais charmosa e cheia de dicas de beleza.

A narrativa em primeira pessoa é excelente, porque o leitor percebe o jeito de cada menina, porque elas têm personalidades distintas e elaboradas. Parece que cada livro teve a narradora escolhida de forma certa, pois combina muito com os momentos. União é a palavra que mais define a série.
Embora o ponto de vista / narrativa mude em cada volume, o foco é sempre a história do grupo. Então, mesmo o leitor acompanhando os pensamentos e sentimentos da narradora, o que importa é a história de todas. Claro, o destaque fica para a narradora, mas é muito legal ter todas elas como protagonistas em todos os livros.
Toda menina ou mulher se identificará. A adolescência é uma fase especial na vida de qualquer pessoa, então, o público-alvo do livro é essa faixa etária, mas quem é mais velho, porém adora literatura juvenil, também se encantará pelas MAIS.
Quanto ao público masculino, temos o time dos meninos em cena: Amigos, namorados ou parentes das MAIS, então, mesmo com capas femininas, o conteúdo é para ambos os sexos, e variadas idades. Os garotos podem ainda aproveitar o livro para tentar compreender um pouco melhor as garotas!

Mesmo seguindo ordem cronológica, os livros podem ser lidos de forma independente ou em outra ordem, porque dá para entender tudo. A autora escreve como se o leitor estivesse sempre lendo pela primeira vez. Mas quem é fã e acompanha na ordem, não percebe tanto, pois as recapitulações dos últimos acontecimentos são bem discretas e até servem como um lembrete para quem esqueceu de algo.
Recomendo a leitura na ordem. Ou, caso você tenha algum livro, mas não o primeiro, você pode experimentar conhecer as MAIS por meio dele e depois ler tudo na ordem certinha.

O trabalho gráfico é lindo e muito moderno. Não apenas as capas superdetalhadas, mas o interior. É ilustrado e os desenhos combinam direitinho com as cenas. A diagramação apresenta fontes e linguagens variadas, em forma de bilhetes ou cartas com caligrafias diferentes. Chats e mensagens de SMS são retratados fielmente.
A escrita da autora também é moderna. Através de referências pops, de músicas, séries, filmes ou livros, os adolescentes realmente são adolescentes. O uso de gírias da web, por exemplo, mostra como a autora está antenada com tudo que é teen.
O livro é jovem, porém não cai na linguagem coloquial. Mantém um português divertido, mas mostra aos jovens como podem ser moderninhos sem deixar de falar / escrever bem. São vários diálogos realistas.
O desenvolvimento pessoal é nítido: O tempo passa, as meninas crescem, e o leitor que as acompanha percebe isso nas atitudes. A maturidade das personagens aumentou, principalmente em relação ao futuro e carreira.

Toda Forma de Amor é mais que um título bonito, combina perfeitamente com o tema principal do livro: As pessoas que amamos e a importância disso em nossas vidas. A autora colocou a mais romântica e sentimental das MAIS para mostrar o quanto elas se preocupam umas com as outras.
Pensou que seria um livro apenas romântico? Até é, pois é a Ingrid em destaque, mas não só relacionamentos românticos são abordados, mas o amor em todos os tipos de relações.
Até percebi que, mesmo mostrando como andam os namoros e paixões dos adolescentes, a autora focou mais no amor entre irmãos, pais e filhos, amigos, etc...
Relacionamentos nascem, junto às revelações incríveis que a autora faz, principalmente sobre Ingrid. A vida da moça mudará para sempre. Se ela adora fortes emoções nos filmes e séries, ela passa por grandes surpresas reais.
Outro amor muito importante é o amor-próprio. Encontrar o par romântico ideal é maravilhoso, mas será apenas isso que importa? Ingrid encontrou seu "príncipe encantado", mas percebe como todos os outros tipos de amores são fundamentais. O "eu te amo" não deve ser frase apenas dita entre casais.
A autora mostra como é importante se valorizar, cuidar de si mesmo, ter a autoestima sempre alta. Já na introdução do livro a autora faz um relato pessoal e deixa uma mensagem que ilumina as páginas.

Abordando temas delicados com um jeito sensível, moderno e engraçado, a autora incentiva a pensar nos relacionamentos. Correr atrás de sonhos requer muita força de vontade e trabalho duro; nunca é tarde para tomar uma decisão, assim como sempre há uma chance para mudar e ser feliz.
Questões importantes são exploradas, em níveis variados de importância, como: Família, fama, ciúme, desentendimentos, perdão. Também preocupações típicas dos adolescentes, como com a aparência física, primeiras experiências sexuais, ou com seu futuro. Até mesmo a luta contra uma doença grave.
Ah, e o amor e suas infinitas formas!

Este é o melhor livro da série e espero muito ansiosamente pelo desfecho. A Aninha era a minha preferida, mas eu posso mudar e dizer que agora é a Ingrid? (Será que a próxima capa será verde?)
É tão bom voltar a essa fase da vida e é assim que me sinto quando leio As MAIS.

Outros livros da série:



A autora:
Patrícia Barboza escreve para o público adolescente e dentre diversos livros, destacam-se seus mais recentes trabalhos: A série As MAIS e sua coautoria em O Livro das Princesas.
Carioca, adora música, pizza, chocolate, internet e é viciada em séries de TV.
É formada em Produção Editorial e especializada em Literatura infantojuvenil.
É palestrante e coordenadora do Projeto Leitura Nota 10, visitando instituições de ensino com o objetivo de dar uma injeção de ânimo aos jovens e incentivá-los a ler.





37 comentários

  1. Ola Tati na outra Bienal aqui em SP fui com minha filha e comprei o primeiro livro da Patrícia para minha filha , aliás um doce de pessoa ela , tiramos fotos autógrafos . E por fim minha filha ainda não leu acredita e lendo sua resenha quem vai ler sou eu , adorei a delicadeza da história quero saber de todas amigas . Vou ler , adoro esse livros infanto são leves e a leitura flui bem. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A Patrícia é muito carinhosa com os leitores, admiro muito isso nela, além do talento de escrever tão bem histórias teens.
      Que pena que sua filha não leu o livro ainda, que tal vocês lerem juntas? Cada uma vai lendo um capítulo e comentando o que acharam. De qualquer forma, leia sim. Você certamente se divertirá!
      Beijos.

      Excluir
    2. Ah! E obrigada por ler e comentar :)

      Excluir
  2. Oláaa!!!
    Tá brincando que essa série já está no quarto volume? :O
    Eu nunca havia lido nenhuma resenha desse livro (ou de qualquer outro da série), por isso não tinha muita noção do que se tratava. Confesso que nunca me interessei muito principalmente pelas capas, mas após sua resenha pode ser que eu leia, mas mesmo que os livros possam ser lidos fora da ordem, eu vou precisar ler cronologicamente hahah. Mania de leitor.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Pois é, já está no volume 4 de 5! Li todos e adoro essas meninas. Experimente sim, Amanda, se você curte histórias teens, essa, com certeza, você vai gostar.
      Muito obrigada por ler e comentar a resenha!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oie,

    Sou apaixonada por livros com capas assim infanto juvenis, e os livros também, acho tão fofos e com esse não seria diferente, não conhecia a série fiquei com muita vontade de lê-la, cada livro falando sobre uma deve ser bem legal!

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayla, pois acho que você vai adorar as MAIS, experimente quando puder ;)
      Beijos.

      Excluir
  4. Tatiiii, que resenha linda! Quando eu crescer, quero ser igual a vc, falar tão bem de um livro, por mais que vc não seja o público-alvo.
    Eu sou fã da Patricia como pessoa, admiro muito sua luta pela carreira e o trabalho que ela faz nas escolas. E como autora também. Só li o primeiro, mas achei o máximo o jeito de ela trabalhar temas atuais de maneira descontraída e criativa. Quero muito ler os outros pra conhecer melhor cada letrinha das MAIS e voltar à adolescência com elas.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia! Mas você é tão boa resenhista! Consegue também. Sou suspeita para resenhar infantojuvenil, porque facilmente durante a leitura, volto a ser adolescente, ao menos psicologicamente. E tento imaginar como a garotada de hoje se sentiria.
      Também sou mega fã da Patrícia! Ela é uma exemplo de estímulo a leitura entre os adolescentes. Além de escrever para todas as idades. As MAIS me diverte muito, mesmo tendo 30 anos de idade!
      Leia sim, vai adorar também!
      Beijos.

      Excluir
  5. Oii, Tati.
    Essa série é super elogiada e eu não sei se leria. Tenho medo de ser algo muito feminino e não estou falando isso com machismo, mas essas histórias femininas demais acabam não me atraindo. O enredo em si e a criação das personagens me parece muito interessante. Me esclarece essa dúvida depois, se devo ler ou não! hahaha Se não for muito feminina, eu darei uma chance :3

    Achei sua resenha maravilhosa!! haha

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano! Apesar das capas, eu considero essa série mais teen, de um modo geral, do que feminina. No caso desse volume então, acho que a história se tornou muito mais mista que feminina. Os volumes anteriores são mais para meninas mesmo, mas considero esse, mais maduro, com temática muito mais ampla, falando de família, carreira, amizade.
      Experimente ler um comecinho do livro e teste.
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  6. Oi Tati,
    Só conheço a narrativa da Patrícia do livro das princesas! Nunca li As Mais, embora tenha uma premissa excelente: Amizade!
    Só pelos marcadores, imagino o trabalho excelente que a Verus fez com esse livro!
    Muito embora seja uma história com foco em adolescentes e suas aventuras, acho que eu gostaria de ler.
    Como você disse, se a leitura incentiva a amizade, as relações e a busca dos sonhos, já deveria ser leitura obrigatória e estimulada por pais e professores!!!!
    Adoro suas postagens completas e cheias de informações novas!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chrys, você falou tudo: Deveria ser leitura "obrigatória", estimulada por pais e professores. Excelente livro para ser trabalhado na escola, tanto meninas como meninos.
      Os marcadores são LINDOS, eu os ganhei em um sorteio e guardo juntinho da coleção, que é, na verdade, toda maravilhosa.
      Muito obrigada, Chrys, também adoro o seu blog!
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Tati!
    Não conhecia os livros, mas fiquei morrendo de vontade de ler a série. Parece livros bem leves, e livros leves sempre me fazem bem rsrs

    Adorei a resenha! Parabéns!

    beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taty! Que bom que apresentei a série a você, espero que goste e se divirta! Se sentirá leve mesmo, são muito agradáveis!
      Obrigada e beijos.

      Excluir
  8. Bom, Tati, já passei da adolescência faz tempo, mas adoro literatura juvenil e acho que então tenho chance de me encantar! Tenho o primeiro livro aqui, mas ainda não consegui encaixar na fila gigante... mesmo assim, sua resenha me animou, vou tentar fazer isso logo. Não sabia que o primeiro volume era narrado pelas quatro e só depois passava a ser um com a narrativa de cada uma das meninas, achei que desde o início cada uma narrava um, a desinformada... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Você gosta do estilo e tem o volume 1, então corre pra ler. =) Mesmo tendo uma fila gigante, se você quiser tirar uma folga, aproveite com as MAIS. O livro pode ser lido em uma tarde, de muito diversão, poe apostar.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Tati,
    Eu conhecia essa série, mas nunca cheguei a ler uma resenha, no máximo li sinopses..enfim, lendo sua resenha eu gostei da premissa do livro e parece ser uma leitura leve e descontraída. Eu prefiro ler na ordem, vou vê se compro alguns das séries na Bienal e torce para a autora está no mesmo dia que eu for.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Que legal que vai na Bienal! \o/ Caso queira dar uma olhada na série e conhecer a Patrícia Barboza, a autora estará lá no evento, no estande do Grupo Editorial Record de 22 a 31 de agosto. Aproveite, a Patrícia é muito simpática e adora receber os leitores.
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá, não conheço esse livro, mas achei a capa muito fofo.
    Adorei ler esses tipo de história, me divirto e consigo até me
    identificar. Gostei dos pontos que você levantou sobre a narrativa,
    me parece ser um livro bem gostoso para se ler,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Solange, que legal que você se interessou, obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá!
    Nooossa, juro que quando li a resenha fiquei ainda com mais vontade de ler essa coleção! Eu já tinha muita vontade de ler todos eles e agora permaneço com ela, rs. Vou tentar comprar *-* Esse já estavam na minha lista de livros pra ler, rs, sua resenha só me relembrou isso. Eles parecem muito bons! Quando eu ler também quero fazer resenha hahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que legal!! Se você os resenhar também a visitarei para conferir sua opinião. Beijos.

      Excluir
  12. As Mais 4, e eu não li nem o 1, mega atrasada, mas mesmo sabendo que posso ler o livro sem seguir a ordem, eu prefiro fazer tudo certinho rsrs.
    Adoro esse tipo de história, elas me fazem voltar no tempo, reviver, relembrar, geralmente são leves, divertidas, descontraídas e despretensiosas, com certeza dica anotada, livros assim são perfeitos para intercalar com histórias mais pesadas.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Sim, leia conforme a sua preferência, também gosto de ler na ordem. Espero que goste bastante das MAIS.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Tati, tudo bem?
    Que fofas essas capas e com um colorido super lindo. Cada vez me surpreendo mais, gente, quanto livro bom existe que eu nem conheço!!!!!!! Eu queria viver só lendo livro e ainda assim, acho que não daria tempo de ler todos os que existem, risos...
    Sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer essas meninas e o que mais chamou minha atenção, foi que embora ad livro seja narrado por uma delas, as quatro são protagonistas.
    Adorei, já foi para a lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que máximo ter apresentado As MAIS para você, eu adoro a série e essa é minha intenção. Por isso é sempre positivo visitarmos blogs diferentes, eu sempre descubro muita novidade.
      Boa leitura!! \o/
      Beijos.

      Excluir
  14. Olá, Tati!

    Vou ser bem sincero: tenho quase certeza que essa leitura não me agradaria, então prefiro nem tentar. Literatura juvenil não é muito minha praia... prefiro um bom livro de suspense, terror ou investigação! Enfim, fico feliz que tenha gostado, e espero que o próximo volume venha logo para acabar com sua agonia!

    Beijinho,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sergio, se você gosta mais de suspense, terror, policial... As MAIS não vão te agradar. Já eu, leio de tudo, é uma loucura.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Tati!
    Eu tenho muita curiosidade em ler esses livros, não é de hoje que vejo ele nas livrarias e as capas chamam minha atenção, juntamente com as sinopses, adoro livros juvenis que abordam temas importante falam de amor adolescência de uma forma boa humorada e atenciosa!
    Adorei a resenha!
    Beijão!
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! As capas são marcantes, não é? Quem as vê na livraria facilmente se lembrará posteriormente.
      Que bom que gostou da resenha, quando puder confira você mesma a série.
      Beijos!

      Excluir
  16. Oieeeeeeeee, acho esses livros bem fofos, não sabia que os mesmos poderiam ser lidos de forma independente e fora de ordem, adorei saber isso rsrs, sempre quis conhecer a escrita da autora, mas nunca tive a oportunidade pois achava que teria que ler em sequencia e eu nunca achei o primeiro livro para trocar kkkkkkkkkk, adorei sua resenha, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo, pode ler sim, desse modo conhecerá a série e a autora. Se gostar, com certeza vai querer acompanhar tudo na ordem.
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  17. Oi Tati
    Adoro livro infanto juvenil. Já ouvi falar muito dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    É muito bom saber que pode ler fora de ordem que dá para entender.
    Amei sua resenha, você bom bem detalhista, mas não nos entregou a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle! Não gosto de entregar a história, gosto que todos tenham as mesmas surpresas :)
      Beijos.

      Excluir
  18. Olá Tatiana, tudo bem?

    Na bienal de 2012, quando passei no estande da Record, cheguei a ver de longe a Paty, mas pela falta de dinheiro não consegui comprar nenhum ainda. Pretendo comprar todos quando o último for publicado *-*.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela! Não se preocupe: Para falar com a Paty, não precisa estar com dinheiro para comprar o livro. Se ela não estiver em sessão oficial de autógrafos, você pode ir lá bater um papo com ela ;)
      Beijos.

      Excluir

Antes da publicação, os comentários passam por moderação, então aguarde, por favor.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos, não serão publicados, assim como pedidos de e-Books ilegais.
Sua opinião é muito importante! Através dos comentários é que posso tentar fazer um blog mais interessante.
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.
Obrigada por participar.

Editoras parceiras