Pesquise no Leitora Viciada

8 de agosto de 2014

Toda Forma de Amor, volume 4 de As MAIS, Patrícia Barboza e Verus Editora

Toda Forma de Amor
As MAIS - livro 4
Patrícia Barboza - Verus Editora
Ilustração: Isabela Donato Fernandes
163 páginas - Ano: 2014 - R$20,00

Sinopse:
"Acontecimentos surpreendentes vão fazer com que a mais fofa e meiga do quarteto repense o significado da palavra amor. A Ingrid, a I das MAIS, descobre que esse sentimento pode ir muito além do romance. O que será que vai acontecer para que ela perceba que uma palavra tão pequena esconde significados gigantescos?
E o Centro Educacional Machado vai torcer para o seu próprio pop star! O Eduardo será o grande representante da escola no reality show Internet Pop Music. Se bem que o colégio mais movimentado do Rio de Janeiro esconde mais um artista famoso. Ou serão dois? Hummm...
É claro que a Mari, a Aninha e a Susana serão as grandes companheiras da Ingrid nessa redescoberta do amor.
Mergulhe nas novas histórias dessa turma inseparável e descubra que toda forma de amor vale a pena!"


Links: Record | Skoob | comprar

Resenha:
As MAIS, nome da série escrita por Patrícia Barboza e publicada pela Verus Editora (do Grupo Editorial Record), é um grupo formado por quatro melhores amigas: Mari, Aninha, Ingrid e Susana.
As meninas decidem contar suas histórias e o primeiro volume da série é narrado pelas quatro. A partir de então, a cronologia da história prossegue, mas nos próximos livros, a narrativa fica a cargo de uma por volume.
O segundo é Eu me Mordo de Ciúmes e quem conta é a Mari, a mais engraçada, enrolada e esquentada do grupo. A menina invocada de franjinha almeja ser atriz, portanto, é dramática por natureza.
No terceiro, é a vez da Aninha, que é nerd, estudiosa e comilona. Entre um saco de jujuba e outro, a loira adora escrever, tanto crônicas como reportagens. Certamente ela será jornalista ou escritora!
Agora, no quarto livro, a ruiva das MAIS assume com seus relatos em vinte capítulos. Ingrid planeja ser pedagoga. Seu jeito meigo e sensível faz dela a mais romântica do grupo, além de caridosa, é até voluntária em uma ONG. A mais baixinha das MAIS se preocupa muito com energias positivas e negativas, então é ligada ao esoterismo. Adoro ver como ela se preocupa com o bem-estar de todos.
Sua irmã Jéssica se destaca no time de personagens secundarias. Ela é precoce, hilária, curiosa e cheia de observações sobre as coisas.
Outra personagem importante no livro é o Caíque, namorado da Ingrid. O primeiro aniversário de namoro chega, e com ele, muitas emoções. Meninas, preparem-se para os suspiros.
O melhor entre as novas personagens é o amigo da Ingrid. Mais velho, estudante de Fisioterapia, lindo, alto e forte... Calma gente, muitas surpresas vêm com ele!
O quinto livro será narrado pela Susana, a gata atleta de cabelo chanel. Ela é a mais alta do grupo e joga vôlei em um time teen. Mesmo dando duro, não relaxa no visual, sendo a mais charmosa e cheia de dicas de beleza.

A narrativa em primeira pessoa é excelente, porque o leitor percebe o jeito de cada menina, porque elas têm personalidades distintas e elaboradas. Parece que cada livro teve a narradora escolhida de forma certa, pois combina muito com os momentos. União é a palavra que mais define a série.
Embora o ponto de vista / narrativa mude em cada volume, o foco é sempre a história do grupo. Então, mesmo o leitor acompanhando os pensamentos e sentimentos da narradora, o que importa é a história de todas. Claro, o destaque fica para a narradora, mas é muito legal ter todas elas como protagonistas em todos os livros.
Toda menina ou mulher se identificará. A adolescência é uma fase especial na vida de qualquer pessoa, então, o público-alvo do livro é essa faixa etária, mas quem é mais velho, porém adora literatura juvenil, também se encantará pelas MAIS.
Quanto ao público masculino, temos o time dos meninos em cena: Amigos, namorados ou parentes das MAIS, então, mesmo com capas femininas, o conteúdo é para ambos os sexos, e variadas idades. Os garotos podem ainda aproveitar o livro para tentar compreender um pouco melhor as garotas!

Mesmo seguindo ordem cronológica, os livros podem ser lidos de forma independente ou em outra ordem, porque dá para entender tudo. A autora escreve como se o leitor estivesse sempre lendo pela primeira vez. Mas quem é fã e acompanha na ordem, não percebe tanto, pois as recapitulações dos últimos acontecimentos são bem discretas e até servem como um lembrete para quem esqueceu de algo.
Recomendo a leitura na ordem. Ou, caso você tenha algum livro, mas não o primeiro, você pode experimentar conhecer as MAIS por meio dele e depois ler tudo na ordem certinha.

O trabalho gráfico é lindo e muito moderno. Não apenas as capas superdetalhadas, mas o interior. É ilustrado e os desenhos combinam direitinho com as cenas. A diagramação apresenta fontes e linguagens variadas, em forma de bilhetes ou cartas com caligrafias diferentes. Chats e mensagens de SMS são retratados fielmente.
A escrita da autora também é moderna. Através de referências pops, de músicas, séries, filmes ou livros, os adolescentes realmente são adolescentes. O uso de gírias da web, por exemplo, mostra como a autora está antenada com tudo que é teen.
O livro é jovem, porém não cai na linguagem coloquial. Mantém um português divertido, mas mostra aos jovens como podem ser moderninhos sem deixar de falar / escrever bem. São vários diálogos realistas.
O desenvolvimento pessoal é nítido: O tempo passa, as meninas crescem, e o leitor que as acompanha percebe isso nas atitudes. A maturidade das personagens aumentou, principalmente em relação ao futuro e carreira.

Toda Forma de Amor é mais que um título bonito, combina perfeitamente com o tema principal do livro: As pessoas que amamos e a importância disso em nossas vidas. A autora colocou a mais romântica e sentimental das MAIS para mostrar o quanto elas se preocupam umas com as outras.
Pensou que seria um livro apenas romântico? Até é, pois é a Ingrid em destaque, mas não só relacionamentos românticos são abordados, mas o amor em todos os tipos de relações.
Até percebi que, mesmo mostrando como andam os namoros e paixões dos adolescentes, a autora focou mais no amor entre irmãos, pais e filhos, amigos, etc...
Relacionamentos nascem, junto às revelações incríveis que a autora faz, principalmente sobre Ingrid. A vida da moça mudará para sempre. Se ela adora fortes emoções nos filmes e séries, ela passa por grandes surpresas reais.
Outro amor muito importante é o amor-próprio. Encontrar o par romântico ideal é maravilhoso, mas será apenas isso que importa? Ingrid encontrou seu "príncipe encantado", mas percebe como todos os outros tipos de amores são fundamentais. O "eu te amo" não deve ser frase apenas dita entre casais.
A autora mostra como é importante se valorizar, cuidar de si mesmo, ter a autoestima sempre alta. Já na introdução do livro a autora faz um relato pessoal e deixa uma mensagem que ilumina as páginas.

Abordando temas delicados com um jeito sensível, moderno e engraçado, a autora incentiva a pensar nos relacionamentos. Correr atrás de sonhos requer muita força de vontade e trabalho duro; nunca é tarde para tomar uma decisão, assim como sempre há uma chance para mudar e ser feliz.
Questões importantes são exploradas, em níveis variados de importância, como: Família, fama, ciúme, desentendimentos, perdão. Também preocupações típicas dos adolescentes, como com a aparência física, primeiras experiências sexuais, ou com seu futuro. Até mesmo a luta contra uma doença grave.
Ah, e o amor e suas infinitas formas!

Este é o melhor livro da série e espero muito ansiosamente pelo desfecho. A Aninha era a minha preferida, mas eu posso mudar e dizer que agora é a Ingrid? (Será que a próxima capa será verde?)
É tão bom voltar a essa fase da vida e é assim que me sinto quando leio As MAIS.

Outros livros da série:



A autora:
Patrícia Barboza escreve para o público adolescente e dentre diversos livros, destacam-se seus mais recentes trabalhos: A série As MAIS e sua coautoria em O Livro das Princesas.
Carioca, adora música, pizza, chocolate, internet e é viciada em séries de TV.
É formada em Produção Editorial e especializada em Literatura infantojuvenil.
É palestrante e coordenadora do Projeto Leitura Nota 10, visitando instituições de ensino com o objetivo de dar uma injeção de ânimo aos jovens e incentivá-los a ler.





Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail