publicidade

Twittando o Amor, de Teresa Medeiros e Editora Novo Conceito

Twittando o Amor (Goodnight Tweetheart)
Teresa Medeiros - Editora Novo Conceito / Grupo Editorial Novo Conceito
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
202 páginas - Ano: 2014 - R$24,90
+ informações | comprar

Sinopse:
"O Twitter é uma festa que nunca termina onde todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém diz nada...
Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever?
Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos... Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas. 
Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois."

Resenha:
Twittando o Amor (Goodnight Tweetheart, 2011), da autora Teresa Medeiros, foi publicado no Brasil em agosto de 2014 pelo Grupo Editorial Novo Conceito. Assim que vi a capa, me apaixonei pela ilustração. Todo o trabalho de arte e diagramação da editora está perfeito! Aprovo o título em português, mais acessível ao leitor em potencial. No entanto, prefiro o original, porque a frase faz parte da forma como os protagonistas se despedem após uma "conversa" pelo Twitter. Todas as conversas deles seguem um padrão muito divertido.
Esta é a rede social mais rápida e dinâmica da atualidade. Possui um ar informal, postagem em tempo real e em formato de microblog (as mensagens possuem no máximo 140 caracteres). O usuário pode seguir e acompanhar pessoas e empresas que sejam do seu interesse e compartilhar links, notícias, pensamentos. Você pode usar como passatempo, diversão ou para se manter informado e atualizado; pode fazer tudo ou nada lá!
A internet tem favorecido cada vez mais o contato à distância e novos relacionamentos surgem, mas não tinha imaginado ainda uma relação romântica iniciada pelo Twitter, esta é a premissa de Twittando o Amor.

Abgail Donovan (ou @Abby_Donovan) é uma escritora com um best-seller publicado. Quase ganhou o Pulitzer e esteve na Oprah. Um estrondoso e único sucesso, esse é o problema. Como repetir o feito? Falta alguma coisa para que ela possa escrever seu segundo romance. Travada no capítulo 5, Abby perde o foco e não consegue produzir. A cobrança a sufoca, tanto de sua parte quanto da editora.
Será falta de inspiração, insegurança? O que aconteceu com Abby é compreensível e o leitor descobre logo. O mistério do livro é sobre Mark Baynard (ou @MarkBaynard), um professor inteligente e atraente que viaja pelo mundo e a encontra por acaso no Twitter.
Abby foi obrigada a ter um perfil para interagir com seus leitores e, de quebra, atrair novo público e se atualizar mais, já que vive fechada em casa com seus gatos. (Os nomes dos bichinhos são os mesmos dos que Teresa Medeiros tem na vida real.)
Basicamente, o livro possui apenas estas personagens, pois as demais nem podem ser chamadas de secundárias, visto que quase não aparecem. E não há necessidade de mais espaço para elas, já que o livro é curto e a trama tão veloz que nem percebi as páginas passando.

Se o foco é a troca de mensagens entre Abby e Mark, aproximadamente dois quartos do texto é em formato de tweets, principalmente em mensagens diretas (particulares).
Achei o método, além de diferente, eficiente. A autora não fica descrevendo pensamentos e reações das personagens, apenas vai acrescentando os tweets. Fica à critério do leitor criar o cenário e como Abby e Mark estão, porque o importante é a interação online. Quem curte diálogos diretos e dinamismo vai adorar o estilo de "conversa" entre eles. Também funciona muito bem para guardar segredo sobre quem Mark é.
Já quem prefere detalhes visuais e passo-a-passo de como as personagens estão / são e o que fazem / pensam, sentirá falta dessas informações, especialmente quanto à aparência deles. Isso fica subentendido.
Mas, calma, a maior parte do livro é composta por tweets, porém não por completo. A narrativa é em terceira pessoa e o ponto de vista é da Abby. Por isso, sabemos quem ela é, mas não conhecemos Mark. Ou seja: Temos acesso apenas às informações que ele passa para Abby. Será tudo verdade? Quem ele é? Abby deve confiar em Mark? Deve se apaixonar? É possível se apaixonar à distância? Por tweets?
O livro possui apenas dezesseis capítulos e um epílogo. É uma obra completa (com "início, meio e fim"), bom clímax e sem enrolação ou floreios. Gostaria que existisse mais ação, porque em certo momento as conversas deles pareciam extensas. O livro deveria ter sido encurtado, ou a autora deveria ter antecipado um pouco o clímax, para prolonga-lo um pouco.
Eles se conhecem no Twitter e permanecem lá. Muitas pessoas fazem isso, mas achei estranho eles não migrarem o relacionamento para o e-mail, por exemplo.

Mesmo assim, Twittando o Amor me surpreendeu positivamente, especialmente o final comovente. Como a editora quase não divulgou o lançamento (tanto que não foi enviado aos parceiros imediatamente), não tinha expectativa sobre a leitura.
É um livro rápido, mas perfeito para passar uma tarde divertida, sem maiores pretensões. É leve e interessante. Uma história de amor moderna, sensível e fofa, com um pouquinho de drama, bom humor e inúmeras referências pops (principalmente de livros, filmes e seriados) presentes nas conversas entre o casal.
O romance ideal para fugir um pouco da moda de eróticos e romances de época. Uma história perfeita para o leitor que procura um livro sem muitos conflitos e personagens.
Quem já acompanhou histórias em que o contato se dá através de trocas de mensagens, sejam cartas, e-mails, sms ou qualquer outra, até mesmo telefonemas, sabe que a curiosidade do provável encontro cresce no decorrer da trama e Twittando o Amor, nesse ponto, é lindo e emocionante. Prepare-se!
Simplesmente adorei a revelação do "segredo do Mark", o ápice do desenvolvimento da história. Pensei em diversas situações e não acertei, a autora soube guardar e concretizar a revelação.
Twittando o Amor é uma obra sobre solidão e a vida agitada; uma singela lembrança de que o amor é importante, mesmo que surja da forma mais inesperada possível; que o amor não possui limites e vai além do lugar-comum e de estereótipos; vai além do contato físico e rompe as barreiras da distância.

A autora:
Teresa Medeiros é uma autora best-seller do The New York Times e do USA Today que já vendeu mais de 10 milhões de livros em pelo menos 17idiomas diferentes. Ela mora em Kentucky com o marido e os gatos Willow e Buffy.
Site | Twitter

5 comentários

  1. Ainda não li, mais lendo a resenha me fez pensar se o que Abby precisa para colocar na sua nova história não seria um amor, vivenciado por ela, e que talvez Mark seja esse amor que ela precisa. Estou curiosa para descobrir qual o segredo de Mark e saber como acabaria entre Mark e Abby, pois creio que as redes sociais pode juntar duas pessoas, basta saber se a conheceremos de verdade, pois muitas vezes as pessoas procuram esconder algumas detalhes de suas vidas nas redes sociais, então quem realmente será Mark? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o livro é bem rápido pra ser igual a conversas do Twitter. hahaha Legal a maior parte ser de tweets, só não sei se vou gostar disso, pois ainda não li esse tipo de história. :D
    A capa é tão fofa! *__*
    Amei a resenha! Abraços Tati!

    ResponderExcluir
  3. Achei bem diferente a escrita do livro, como se passa o romance de Abby e Mark de que como eles se conheceram no mundo virtual, hoje em dia é bem comum isso acontecer em redes. Achei legal também que a forma de escrita é em modo de Tweet, eu realmente estou com expectativas médias sobre o livro.
    A capa é tão fofinha e meiga, adorei a edição que a editora ou a autora criou, ficou bem coerente com o livro, Até mais Tatiana Beijos.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  4. Oi , o livro parece muito bom , mais por a maior parte do livro ser de Tweets acho q nao iria conseguir acompanhar muito e acho q nao gostaria , pois nao li nada deste tipo !

    ResponderExcluir
  5. Lindo *O*
    Adorei a resenha. A história é exatamente o que eu esperava, bem clichê na verdade, mas me
    conquistou demais! Parece ser uma leitura super leve e daquelas que a gente termina em menos
    de um dia!
    Fora que essa capa me deixou babando <3
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias