publicidade

Sorte no Jogo, Sorte no Amor - volume 5 de As MAIS, Patrícia Barboza e Verus Editora (Grupo Editorial Record)

Sorte no Jogo, Sorte no Amor
As MAIS - livro 5
Patrícia Barboza - Verus Editora / Grupo Editorial Record
174 páginas - 2015 - R$25,00 - comprar

Sinopse:
"O quinto e último livro da série As MAIS.
Todo mundo já deve ter ouvido, pelo menos uma vez na vida, o ditado “Sorte no jogo, azar no amor”. Mas será que ele está certo?
Susana, a S das MAIS e a esportista da turma, narra as aventuras do último trimestre do primeiro ano do ensino médio. A atleta mais badalada do Centro Educacional Machado prova nesta história que os ditos populares nem sempre são verdadeiros. Fazer parte de um time de vôlei profissional é a realização de um sonho!
Susana vai enfrentar seu grande desafio durante o campeonato carioca da Liga Feminina Juvenil. Ao mesmo tempo em que precisa se dedicar ao máximo nos jogos, ela é obrigada a lidar com a saudade do namorado, que sai em turnê para divulgar seu novo disco. E nada mais legal que ter as melhores amigas para dar apoio nesse grande jogo que é a vida! Mari, Aninha e Ingrid estarão ao lado de Susana em todos os momentos do livro que encerra a série.
Acontecimentos surpreendentes vão movimentar a vida dessas quatro garotas inseparáveis."

Resenha:
Este é Sorte no Jogo, Sorte no Amor, o quinto e último livro da série As MAIS, escrita pela brasileira Patrícia Barboza e publicada pela Verus Editora (Grupo Editorial Record). A série é voltada ao público pré-adolescente e adolescente, mas não apenas estes curtem as histórias; adultos também podem apreciar e relembrar as aventuras da adolescência.
As MAIS é uma sigla, do grupo formado por quatro melhores amigas: Mari, Aninha, Ingrid e Susana.
No primeiro livro, as meninas superunidas resolvem escrever juntas a história do grupo, como um trabalho autobiográfico. A ideia era expor um ano escolar de suas vidas, com a narrativa de cada uma mostrando um período. É uma excelente introdução, para os leitores conhecerem intimamente cada uma em um único livro. O livro das MAIS se torna particular, abrangendo todas as atividades e áreas de suas vidas. No segundo volume, a narrativa continua em primeira pessoa, porém ganha única narradora. E dessa forma a autora prossegue nos seguintes livros, seguindo ordem cronológica.
O segundo livro é Eu me Mordo de Ciúmes e Mari narra a história, continuando do ponto em que o livro anterior parou. Ela é a mais divertida, esquentada e atrapalhada do grupo. Também é a mais ciumenta e controladora e deseja ser atriz - e tem o maior jeito para a profissão. Este é o livro mais descontraído.
No terceiro, Andando nas Nuvens, a nerd e inteligente Aninha prossegue a odisseia das MAIS. Ela adora escrever contos e crônicas, então a narrativa é supernatural. Ela almeja ser jornalista e escritora, e além de linda a comilona não engorda, então as invejosas sofrem! É o livro que prova como a saga das meninas (e meninos!) é antenada e, mesmo sem perder a diversão, aborda temas importantes para o público teen.
Toda Forma de Amor, o quarto livro da série, traz os temas mais valiosos. As MAIS evoluíram como personagens. Conforme crescem, a temática vai abordando itens mais sérios. O foco foi mostrar como não apenas os relacionamentos românticos guiam suas. O amor entre amigos e familiares (irmãos, pais / mães e filhos e etc.) é tão importante quanto namoro. Ingrid planeja ser pedagoga e sua sensibilidade foi essencial para narrar cenas arrebatadoras e provar que, acima de tudo, devemos nos amar.
O quinto livro é narrado pela Susana, a atleta e modelo que não descuida do visual, mesmo com a agenda superlotada. Ela joga vôlei em um time juvenil e planeja seguir a carreira.


Além de adorar a narrativa em primeira pessoa, sempre penso como a autora escolheu bem a ordem das meninas, sobre quem narraria tal volume. A escolha de Susana fechando a série é ótima, pois ela é a mais madura e, como sempre foi a mais reservada, criou ainda mais expectativas. Não apenas sobre o "final", mas sobre a própria Susana. Gosto de como cada menina combina perfeitamente com o momento pelo qual o grupo passa. Sempre há o destaque da protagonista da vez, mas o centro é sempre a união e amizade do grupo, composto não apenas pelas MAIS, porém também por suas famílias, demais amigos, colegas e namorados.
Os livros possuem ordem cronológica, cada volume abrange um ano, mas o leitor pode optar pela leitura de forma independente ou na ordem de sua preferência. A autora sempre escreve como se o fosse uma história única. Não se perde no passado, mas dá todas as explicações básicas e rápidas sobre quem é quem, o que faz e o que importa; e o mais legal, sem o leitor perceber. E quem é fã da série e a acompanha não é prejudicado, é até interessante receber lembretes.
Particularmente recomendo a leitura na ordem, é mais proveitoso. Caso você tenha algum livro que não seja o primeiro, pode experimentá-lo e depois, se gostar, ler a série na ordem correta.
A maioria dos leitores se identifica, porque a adolescência é uma fase especial, de amadurecimento, de começar a experimentar as responsabilidades da vida adulta, mas ainda tendo o espírito positivo infantil. É uma época de planos, sonhos e descobertas. O público-alvo do livro é essa faixa etária, mas quem é mais velho e aprecia literatura juvenil, também se encantará pelas MAIS.
Muitos podem achar que o público masculino não vai curtir tanto quanto o feminino, mas isso varia muito. Os amigos, namorados ou parentes das MAIS formam um time muito diversificado e interessante, eles auxiliam bastante o andamento da trama. É uma série divertida. As meninas vão se identificar e os meninos poderão tentar compreender melhor as meninas!

Todo o trabalho gráfico da série é lindo, moderno e o melhor: os livros compõem uma coleção homogênea onde tudo combina. As capas são muito bonitas, mas o interior contém ilustrações e detalhes harmoniosos e caprichados. Por exemplo, em Sorte no Jogo, Sorte no Amor, temos bolas de vôlei espalhados nos cantinhos. Há preocupação em manter a coleção coesa e, simultaneamente, dar personalidade a cada volume. A diagramação possui fontes variadas, conforme a linguagem. Por exemplo, páginas de internet e trocas de mensagens são retratadas fielmente em seu visual. As referências populares continuam, especialmente sobre música e seriados. Alguns itens são citados diretamente, mas uma minoria é referência; tudo muito dinâmico.
Entretanto, uma das coisas que mais admiro em As MAIS é que detalhes como citações pops, gírias adolescentes e linguagem da internet, não deixam os livros caírem na linguagem coloquial. É o equilíbrio perfeito de uma autora antenada, mostrando diálogos e expressões divertidas, mas sempre mostrando como os jovens podem (e devem!) falar e escrever bem sem perder as peculiaridades da geração.


Sorte no Jogo, Sorte no Amor mostra como a sorte pode surgir em sua vida, e até mesmo em mais de uma área, mas é preciso correr atrás de seus objetivos. É necessário muito esforço para conseguir enfrentar etapas difíceis.
Sem (literalmente) suar a camisa e treinar muito, Susana não teria sorte no jogo. Ela tem o talento e o apoio da família (com esforço também!) e amigos, mas sem toda a dedicação e tempo investido, ela não seria uma jogadora de vôlei tão boa, não é mesmo?
O mesmo para a sorte no amor. A moça tem seu namorado incrível, o Edu, e os dois formam um par fofo! Conforme acompanhamos, o rapaz também tem talento, mas para a música. Ele canta e toca e se torna um fenômeno musical, sucesso entre os jovens. E a propósito, Edu também tem que ensaiar, aprender e se dedicar demais a sua carreira. Ele pode ter tido sorte, mas também acho que a maior parte é mérito do rapaz. Sem dedicação, ele conseguiria manter seus shows lotados?
E o relacionamento de Susana e Edu terá que sofrer muitas provações, muitas barreiras. As agendas não se encaixam. Não apenas as datas e horários, mas os locais. Ela entra em importante campeonato de vôlei e ele mergulha em turnê de apresentações.
As vidas deles mudam muito, e para isso, compreensão, bom senso e amadurecimento são essenciais, mas estes adolescentes conseguem mesmo absorver tudo isso? É complicado até para os adultos!
Todas as MAIS (e amigos e namorados) enfrentam o difícil momento da vida sobre quais caminhos seguir. Especialmente profissão, carreira, estilo de vida, romance. São muitas escolhas, dificuldades e emoções!
Susana precisa lutar como atleta profissional e como namorada apaixonada. Não é fácil. Em certos momentos, se sente desolada. Porém, não está sozinha!
Sorte? Pode ser sim, mas esforço, honestidade, compreensão, respeito, amizade e amor movem mais obstáculos.


No início da série, minha preferida era a Aninha, por eu me identificar mais com o jeitinho nerd dela. Mas então no quarto e penúltimo livro fiquei abalada com a superioridade do desenvolvimento da trama e personagens. Então comecei a ter o "livro da Ingrid" como meu queridinho. Então a autora vem e me abala ainda mais com este quinto volume! Susana é guerreira.
É o melhor de todos, não por ser o último, mas por mostrar o melhor desenvolvimento e amadurecimento, especialmente da Susana, quem eu sempre achei a mais adulta. Todos os livros têm charme: o primeiro é uma apresentação; o segundo é o mais engraçado; o terceiro é a consolidação; o quarto é o amadurecimento; e o quinto é o grand finale!
Agora que a série chegou ao fim, sinto saudades. As protagonistas, assim como as demais personagens, especialmente as mais jovens, enfrentaram diversas alegrias e tristezas. Me identifiquei com a escrita da autora e sua facilidade em expor os conflitos e sentimentos adolescentes, sem apelar para dramas desnecessários. É uma série alegre e sobre como crescer é natural, é só deixar fluir e não desistir dos sonhos.
Adorei o final, deixa no ar a ideia de como Mari, Aninha, Ingrid, Susana e seus amigos são pessoas comuns, como eu ou você, e, ainda assim, especiais como todo indivíduo é e, na maioria das vezes, não percebe. A série termina muito bem e você fica imaginando o rumo das vidas delas... Certamente elas têm garra e não desistirão de suas metas, disso eu tenho certeza! Mesmo que as coisas nas vidas delas tenham altos e baixos como ocorre com os jovens adultos, aposto que essas meninas continuarão sendo As MAIS e estão preparadas: Uma apoiando a outra. E quem sabe a autora um dia as explora em outro segmento? Em livros para adultos?
E a cena final? Fechei o livro e fiquei olhando para a parte detrás, refletindo.
Sou uma eterna adolescente, pelo menos nos momentos descontraídos da vida, e agradeço a Patrícia Barboza por me proporcionar uma leitura que me fez voltar no tempo, pensar nas minhas amizades (principalmente!), dificuldades e alegrias. E em sonhos. Sonhar e tentar colocá-los em prática - isso é uma lição para a vida toda.

Outros livros da série:



A autora:
Patrícia Barboza escreve para o público adolescente e dentre diversos livros, destacam-se seus mais recentes trabalhos: A série As MAIS e sua coautoria em O Livro das Princesas.
Carioca, adora música, pizza, chocolate, internet e é viciada em séries de TV.
É formada em Produção Editorial e especializada em Literatura infantojuvenil.
É palestrante e coordenadora do Projeto Leitura Nota 10, visitando instituições de ensino com o objetivo de dar uma injeção de ânimo aos jovens e incentivá-los a ler.
Site | Facebook | Twitter | blog As Mais | Twitter As Mais


Um comentário

  1. Eu li apenas o primeiro volume da série. Fiquei um tempo indo na livraria na espera do segundo volume, mas estava em falta. Acabei seguindo outros livros e meio que desisti. Mas me bateu uma vontade de ler os outros depois dessa resenha. Eu lembrei de várias coisas que já aconteceram comigo lendo as histórias das meninas. Ainda mais que uma delas tem meu nome, Ingrid. E é tão difícil um personagem ter o mesmo nome :(
    Beijos
    devaneiosdalila.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias