Pesquise no Leitora Viciada

28 de julho de 2015

Lançamentos de julho: Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)

Pelos Caminhos da História
Vasco Mariz - Civilização Brasileira / Grupo Editorial Record
294 páginas - 2015 - R$45,00 - comprar

Sinopse:
"Delicioso relato para os leitores que amam história do Brasil, da colônia ao império
Vasco Mariz conduz o leitor a uma instigante viagem pelo Brasil, desde a Colônia e o Império até a República. Com erudição, graça e rigor, o pesquisador apresenta entrelaçamentos quase inimagináveis entre países e culturas: as guerras religiosas na França e sua repercussão no Brasil; a atuação dos jesuítas italianos matemáticos e astrônomos na demarcação das fronteiras da Amazônia; a potencial guerra entre Brasil e Argentina, protagonizada pelo barão do Rio Branco; a participação dos filhos da princesa Isabel e do conde d’Eu na primeira guerra mundial; a devoção italiana a Anita Garibaldi, entre outros. 
No prefácio, o historiador Ronaldo Vainfas pergunta: “Pelos caminhos da História — ou ‘pelos descaminhos’ dela — é um livro politicamente incorreto? Claro que sim, diria mesmo que é incorretíssimo. Acrescentaria, porém (com rima): ainda bem, amém.”."

Cowboys do Asfalto
Gustavo Alonso - Civilização Brasileira / Grupo Editorial Record
560 páginas - 2015 - R$65,00 - comprar

Sinopse:
"Um livro polêmico sobre o crescimento da música sertaneja e a modernização brasileira
Cowboys do asfalto é o primeiro livro que inclui o sertanejo e o sertanejo universitário na linhagem da música caipira – mas é muito mais do que um livro sobre música sertaneja. As histórias e as polêmicas recuperadas com precisão por Gustavo Alonso transformam-se no perfeito cenário para retratar as transformações ocorridas no Brasil, do interior às capitais, nos últimos 50 anos.
Além de mudanças políticas, descobrimos como a percepção de bom e mau gosto tem sido construída por artistas, universidade e mídia. Afinal, a quem interessaria manter por décadas a MPB e a música caipira distante dos sertanejos? E por que o sertanejo universitário causa horror aos ouvidos mais sensíveis?"


Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail