publicidade

A Casa das Marés, de Jojo Moyes e Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record)

A Casa das Marés (Foreign Fruit)
Nova edição.
Jojo Moyes - Bertrand Brasil / Grupo Editorial Record
Tradução: Maria Heloisa Gonçalves
476 páginas - 2015 - R$35,00
Comprar: Amazon | Casas Bahia | Extra | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Livraria da TravessaLivraria Saraiva | Ponto Frio

Sinopse:
"Merham é uma metódica cidade litorânea na década de 1950. Lottie Swift, acolhida durante a guerra e criada pela respeitável família Holden, ama viver ali, mas Celia, a filha legítima do casal, não vê a hora de ultrapassar as regras da cidade.
Quando um excêntrico grupo de artistas se muda para uma velha mansão construída de frente para o mar, as meninas não resistem à tentação de se aproximarem deles. Mas o choque para os moradores de Merham é inevitável e acaba por desencadear uma série de acontecimentos que terão consequências trágicas e duradouras para todos.
Quase cinquenta anos depois, no início do século 21, a mansão começa a ser restaurada, voltando à vida e, mais uma vez, trazendo à tona intensas emoções. E a magia que permeia a mansão faz com que os personagens confrontem suas lembranças e se perguntem: É possível deixar nosso passado para trás?"

Resenha:

Foreign Fruit, publicado em inglês em 2004, é o segundo livro da inglesa Jojo Moyes. A obra chegou ao Brasil em 2007, pela Bertrand Brasil (do Grupo Editorial Record) sob o título A Casa das Marés. Em 2015, a editora traz nova capa e edição e é este o exemplar recebido para avaliação.
A adaptação do título foi uma excelente escolha, mais de acordo que a ideia original. A Bertrand Brasil está fazendo um belo trabalho ao renovar os títulos da Jojo Moyes. Em Busca de Abrigo (Sheltering Rain, seu romance de estreia, de 2003; publicado no ano seguinte no Brasil) e Baía da Esperança (Silver Bay, de 2007; lançado aqui em 2010) também estão com novas edições e o visual compõe uma coleção muito bonita para os fãs da autora. Além disso, diagramação e revisão são de alta qualidade, com papel amarelado e exemplar com orelhas.
Várias pessoas me recomendaram Jojo Moyes por suas obras marcantes e avassaladoras e, embora tenha adorado a premissa e ideia central de A Casa das Marés, o livro me pareceu demasiado longo. É o vencedor do Romantic Novelist's Award e creio ser merecido, pois a trama é melancólica, complexa e até mesmo ousada, porém preferiria que o enredo fosse pouco mais enxuto.
Acredito que por ser a segunda publicação de Jojo Moyes, encontrarei desenvolvimento e evolução no seu trabalho ao conferir obras posteriores. Portanto, talvez leitores acostumados aos livros mais recentes sintam diferença em relação aos primeiros trabalhos - fato observado em quase todos os escritores. Entretanto, A Casa das Marés possui qualidades peculiares.


A estrutura da obra está diretamente ligada à cronologia da trama. São três partes em terceira pessoa, sob vários pontos de vista. Esta divisão é a característica marcante do livro, que causou conflito sobre o quanto gostei e desgostei da obra.
A primeira parte (200 páginas) é excelente, a autora transporta e detalha o passado de um jeito maravilhoso, utilizando os ultrapassados triângulos amorosos para criar uma tocante história de época. As personagens são intrigantes, especialmente o grupo colorido que passa a viver na mansão Arcádia, rivalizando com os moradores monocromáticos de Merham.
A segunda parte (140 páginas) parece ter sido prolongada; se fosse mais resumida e direta, teria me deixado satisfeita. Porém a leitura tornou-se cansativa na metade. Compreendo que a autora estava reapresentando a mesma cidade, décadas depois e através do olhar de uma forasteira, mas foi monótono para mim devido ao tamanho do texto, não dos fatos em si. Ao seu término, uma revelação que fez a leitura melhorar e me animar a prosseguir.
Chegando até a terceira parte (136 páginas), imaginei tantos conflitos, reencontros e sentimentos animando a trama e me deixando emocionada. Mas a terceira parte também começa a sofrer do mesmo problema da segunda e o clímax iminente se arrasta e demora muito para chegar. E quando chega, logo passa e o livro acaba. Confesso que se a autora reescrevesse a segunda e terceira partes, unindo-as em uma só e acelerando mais o ritmo, A Casa das Marés seria memorável, não mediano.

A primeira parte ocorre no período Pós-Segunda Guerra Mundial e foi a minha preferida; esta, por si só, já faz valer a leitura. Em Merham vivem Lottie Swift e Celia Holden, duas jovens criadas como irmãs. Celia é a filha biológica, que conta ainda com dois irmãos mais jovens, Sylvia e Frederick. Seus pais são respeitados, pois Henry é médico e Susan uma senhora que preserva os bons costumes e a cultura da pequena cidade. Além disso, adotaram Lottie em um período conturbado enfrentado pela Europa.
Lottie gosta de Merham e sua simplicidade e natureza, embora nunca se apaixone por nenhum jovem. Se sente deslocada perto de Celia, por não possuir a mesma aparência física tradicional; não enxerga beleza em si mesma, imaginando-se apenas como "exótica" ou "estranha". Já Celia é menos tímida e mostra estar insatisfeita com o cotidiano imutável da cidade, com sonhos de ir para uma cidade grande para estudar e se apaixonar, como Londres - já Lottie, deseja nunca mais voltar para lá.
O relacionamento das duas é complexo e me fez observar muito como amor, ódio, amizade e inveja são sentimentos que podem andar mesclados.
Adeline Armand compra a antiga mansão na beira do penhasco, a Arcádia. Os conservadores de Merham já se sentem intimidados e curiosos sobre os novos moradores da casa litorânea. Aos poucos, ao observarem o modo de vida ousado e estranho, se sentem ameaçados. Exceto Lottie e Celia, frequentadoras secretas de Arcádia; elas conhecem um mundo novo, artístico e rico, bastante diferente do tradicional conservadorismo de Merham. E, amando ou odiando a cidade, as jovens percebem a estagnação local.
Os conflitos e escândalos surgem e o leitor fica cada vez mais íntimo de Lottie e Celia e das barreiras machistas da época.


A segunda parte se passa na atualidade, quase cinco décadas após a primeira, dando um salto temporal que traz curiosidade, mas logo me fez perder interesse parcial sobre a trama. Pode até ser culpa minha, pois estava ansiosa demais para saber o que acontecera com Lottie, Celia e as demais personagens e seus possíveis descendentes. Inicialmente o leitor só tem acesso à mansão Arcádia, a cidade Merham e o que tem acontecido com seus moradores de uma forma geral.
O Senhor Jones comprou a Arcádia para transformá-la em um hotel fantástico a beira mar. Contratou dois designers de interiores responsáveis pela reforma total, Daisy Parsons e Daniel Wiener. O problema é que antes de sócios, eles são um casal. Ou eram. Daisy se encontra em colapso sozinha com sua bebê Ellie, tendo de viajar para Merham e assumir um projeto grande, importante e, pela primeira vez, sozinha.
Chegando ao local, além de vários obstáculos pessoais, descobre que a população é contra a inauguração do hotel; é contra a reforma da casa, é contra a casa. Atônita, Daisy mergulha em uma história que não é dela, de um local desconhecido e estranho. Por que a população parece odiar tanto a mansão e seus ex-moradores? Que segredos o ex-proprietário do imóvel carrega? E por que um painel pintado por baixo do cal grosseiro está trazendo tanta confusão?
É o momento crucial para as personagens, onde passado e presente devem se unir, mas o quebra-cabeça parece cada vez mais estranho para Daisy e Jones.
A terceira parte é continuação direta da segunda, porém com segredos e fatos ocorridos no salto dos quase cinquenta anos sendo revelados. Aqui sim passado e presente se misturam, para contar logo a história completa da Arcádia e do paradeiro dos seus antigos frequentadores.
Amizades perdidas, sonhos apagados, amores desfeitos, histórias incompletas, lembranças doces e amargas. Será que devemos mexer em memórias antigas? Remoer sentimentos escondidos? Buscar por respostas, mesmo que seja doloroso? O final é satisfatório, porém poderia ter emocionado mais.


Interessante observar que os comportamentos sociais são ligados à passagem do tempo, principalmente por tratar-se do mesmo local, a cidade litorânea Merham, na Inglaterra. E mudanças nem sempre são sinônimo de avanço, pelo contrário, algumas coisas se modernizaram enquanto outras pararam no tempo ou regrediram. Nada melhor que conhecer a história de um local pequeno e seus moradores por algumas décadas para observá-la por variados ângulos. Esta é uma das sensações que tive durante a leitura.
É uma história romântica e dramática, mas também sobre a passagem do tempo. A saudade, seja ela de uma determinada época, pessoa ou sentimento, pode guiar, fortalecer ou sufocar um indivíduo por boa parte da vida.
O livro mostra intensamente as mudanças da vida em sociedade ou em família. Além disso, o que mais gostei: os obstáculos enfrentados por diferentes gerações de mulheres, na mesma cidade. O papel da mulher é o destaque. As décadas se passam e as dificuldades continuam as mesmas, como as críticas alheias, o desrespeito pelas decisões particulares e a maternidade. Outro ponto encantador é o envelhecimento e amadurecimento das pessoas, mostrado como natural e belo, apresentando personagens de variadas faixas etárias, sem preconceitos.
Curiosamente o livro tornou-se mais interessante ao término; pensei mais nas personagens e suas atitudes depois do desfecho e em como nunca é tarde demais para colocar mente e coração em ordem.

A autora:
Jojo Moyes nasceu em 1969 e foi criada em Londres. Jornalista e escritora, trabalhou por nove anos para o jornal The Independnet e, desde 2002, dedica-se integralmente à literatura.
Já escreveu doze livros, todos muito aclamados pela crítica, e veneu mais de 3 milhões de exemplares no mundo todo.
A Casa das Marés, Melhor Romance do Ao pela Romantic Novelist's Association em 2003, é seu segundo livro.
Site | Twitter | Facebook

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias