publicidade

Homem-Formiga: Inimigo Natural, de Jason Starr, Marvel e Novo Século

Homem-Formiga: Inimigo Natural (Ant-Man: Natural Enemy)
Jason Starr - Marvel / Novo Século
Tradução: Caio Pereira
256 páginas - 2015 - R$34,90
Comprar: Amazon | Americanas | Casas Bahia | Extra | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Livraria da TravessaLivraria Saraiva | Ponto Frio | Submarino

Sinopse:
"A formiga é o inseto mais forte do mundo.
Conheça Scott Lang. Ex-vigarista, pai solteiro e Homem-Formiga nas horas vagas. Ao lado de sua filha, Cassie, Scott encara uma nova vida em Nova York e está determinado a fazer com que tudo dê certo: Cassie estuda numa boa escola, ele tem um emprego estável e, finalmente, sente-se pronto para engatar um novo relacionamento.
Apesar de ter as melhores intenções, Scott não consegue manter-se longe dos holofotes – ou das lentes de aumento –, e não vai demorar muito para que sua nova vida desmorone. Quando um antigo cúmplice da época de crimes vai a julgamento, pai e filha veem-se às voltas com guarda-costas enviados pelo governo a fim de protegê-los. Scott acha isso desnecessário, mas ele desconsidera algo de fundamental importância: o fator adolescência.
Quando a situação aperta para o lado de Cassie, Scott não hesita em trazer à tona o poderoso Homem-Formiga (sem ironia). Mas o que esse vilão realmente deseja? Scott e Cassie talvez estejam lutando contra algo muito maior do que eles imaginam. O premiado autor Jason Starr traz aos fãs uma história inédita, repleta de desespero, segredos e grandes aventuras de proporções microscópicas!"

Resenha:

Homem-Formiga: Inimigo Natural foi lançado no Brasil pela Novo Século em julho de 2015, simultaneamente à estreia do primeiro longa-metragem do super-herói nos cinemas. Nos Estados Unidos, a editora original o publicou no mesmo mês, ou seja, muita rapidez da Novo Século na tradução / produção! O título em inglês é Ant-Man: Natural Enemy, da editora Marvel Comics (da Marvel Entertainment).
Este volume é o sétimo a ser publicado pela Novo Século, mas o que poucos sabem é que livros com super-heróis da Marvel não são novidade; são lançados lá fora desde a década de 1970, mas somente nos 2000 é que a qualidade do material físico melhorou. No Brasil, poucos volumes foram publicados em bancas de jornais, em formato pocket e em qualidade ruim pela Panini Books, todos já fora de catálogo.
Desde 2014 o Grupo Editorial Novo Século é a responsável pelas publicações dos livros Marvel e, finalmente temos uma coleção de primeiríssima qualidade.
O exemplar é formato 23 por 16 centímetros, possui orelhas largas e vários detalhes na diagramação; muitas formigas espalhadas pelas páginas amareladas e em papel pólen soft. Faltou a biografia do autor, deixo a dica para que seja anexada em futuras edições.
A capa da edição brasileira é linda e exclusiva: do ilustrador é Will Conrad e do capista Vitor Donofrio. Toda a equipe está realizando um trabalho ótimo, incluindo revisão.
Me interessei pela Marvel nos anos 1990, após assistir uma série animada dos X-Men, a clássica da Fox. Comecei a colecionar (e a me viciar) os gibis nacionais e, mesmo focando nos mutantes, lia (leio) sempre que possível tudo da Marvel. Com o sucesso dos filmes fico feliz em ver personagens tão queridos agora populares.


Este é um exemplo de que os super-heróis Marvel e todo o seu universo podem ser apreciados e facilmente absorvidos por qualquer consumidor ávido por aventura. Neste caso, para todo leitor, mesmo que nunca tenha lido uma história em quadrinhos. Não importa o quanto você conhece desse mundo, não se perderá com a leitura, pelo contrário. Quem nunca teve contato com o herói ou Marvel pode ler tranquilamente.
O que você precisa saber: Este é o segundo Homem-Formiga, o Scott Lang, que usa o traje criado pelo seu antecessor, o Dr. Henry Pym. Quem co-estrela o livro é sua filha adolescente Cassandra Lang.
Mesmo sendo fã da Marvel, procurei mergulhar na leitura como se fosse meu primeiro contato; aproveitei o livro como uma experiência independente e única e foi um imenso prazer. Em alguns momentos referências são inevitáveis e os fãs vão gostar, porém o livro está mais para o filme que para as HQs, ou seja, mais para o novo público que o antigo. Por isso, uma dica que dou a quem é fã dos quadrinhos: Se desapegue da cronologia e informações que você já conhece. Leia como uma aventura divertida independente, não procure por muitas ligações. Pense em um episódio na vida de Scott Lang, intimista e divertido, nada mais que isso. É uma leitura breve, agradável e admirável, mas superficial. Adorei justamente por contextualizar a leitura desse modo.
Leitores que buscam uma trama rebuscada e complexa encontrarão pontos no enredo. Não erros, mas falhas. Não posso colocar spoilers na resenha, mas algumas decisões do Homem-Formiga seriam diferentes se o livro fosse mais adulto e evitariam uma série de problemas, principalmente em relação à segurança de Cassie.
O maior problema da obra está no antagonismo. Senti falta de uma vilania maior. Temos adversários, porém a ameaça principal não é um supervilão. A trama sofreu carência, mesmo admirando o foco sobre quem é o "inimigo".


Homem-Formiga: Inimigo Natural contém uma pitada leve de ficção científica (fácil de ser absorvida), mas, acima de tudo, mostra o drama de um homem comum, mas de vida dupla. Luta contra os imprevistos cotidianos e, paralelamente, vilões perigosos.
Sobre os conflitos pessoais versus identidade de super-herói, só tenho elogios. A construção do homem por baixo do traje é perfeita, especialmente acerca de seus sentimentos e preocupações. Outro aspecto interessante é a afeição, respeito e carinho que Scott tem com as formigas. O enredo é humano e coerente. Começa mostrando uma pessoa comum, apresentando sua vida até, aos poucos, introduzir a ação necessária para uma boa história de super-herói. Mostra os dilemas pessoais e éticos; os medos e as fraquezas.
Por mais que o Homem-Formiga seja integrante dos Vingadores, Scott preserva sua identidade e não usufrui do sucesso como alguns de seus colegas (Homem de Ferro ou Capitão América). E, outra ironia é que, nem mesmo admirado ele é. O Homem-Aranha, mesmo mantendo seu nome sob sigilo, é amado por Nova York, mas, e o Homem-Formiga?
O autor Jason Starr embute com muito bom-humor essa situação. Ele é escritor e roteirista e já trabalhou em quadrinhos adultos da linha Max (Wolverine e Justiceiro), dentre vários outros. Também já publicou livros de crime e thrillers.
Sua experiência serviu para tecer o enredo urbano e criminoso em que o Homem-Formiga é colocado em Nova York. Bandidos, mercenários, mafiosos. O diferencial está na leveza do texto, de fácil compreensão, porém sem entregar a trama. O autor introduz com muita naturalidade as personagens, o cenário e os acontecimentos, de modo totalmente descomplicado, divertido e atraente. Foi positivo encontrar o equilíbrio da responsabilidade e perigos de ser um super-herói, misturados aos imprevistos de ser um homem comum, especialmente o lado paternal e solteiro do protagonista.


Como se sente o homem por trás do traje? Scott é um ex-criminoso, ex-presidiário; mas tem certeza de apenas duas coisas: Ama a filha mais que tudo e nasceu para ser o Homem-Formiga. Com essas duas ideias fixas ele tenta fazer o seu melhor.
A história é inédita e o mais interessante é o destaque que a filha do Homem-Formiga recebe na trama, deixando-a diferente, engraçada e juvenil. Neste momento o livro está muito mais para um young adult que um livro adulto. Cassie é um assunto delicado a ser abordado para quem conhece o rumo das histórias em quadrinhos. Mesmo assim me mantive forte e foquei apenas no enredo do livro, abandonando informações de fã Marvel (Estatura). E adorei a leitura sem pretensões.
A narrativa é em terceira pessoa, mas os pontos de vista se alternam entre Scott e Cassie, sem perder o suspense. O autor sempre deixa o leitor a par dos fatos na hora certa.
O relacionamento entre pai e filha aborda temas importantes. Principalmente porque Cassie Lang é adolescente e enfrenta os típicos obstáculos e dúvidas da época, como o primeiro namorado e bullying. Ela tem confusões além do comum. Não apenas o pai ter sido criminoso. A parte mais difícil é saber que o pai é um super-herói. Ela precisa guardar segredo. E o segredo parece ser minúsculo, mas na verdade é enorme!
Leitura recomendada aos fãs Marvel que anseiam por uma aventura independente ou para qualquer leitor que queira uma história de super-herói leve, com ação, porém mais focada no lado humano.

Participação especial: Homem de Ferro.

Opa! Uma formiga no meio da leitura...


O autor:
Jason Starr nasceu em Brooklyn, Nova York, em 1966. É o autor de vários romances thrillers e de crimes: Cold Caller, Nothing Personal, Fake I.D., Hard Feelings, Tough Luck, Twisted City, Lights Out, The Follower, Panic Attack, The Pack e The Craving. Savage Lane é seu lançamento em inglês.
Também escreve quadrinhos e graphic novels para a Marvel Comics, a DC Comics, Vertigo Comics, e Boom Studios.
Mora atualmente em Manhattan.
Site | Twitter

Outros volumes da coleção:





Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias