publicidade

[Atualizada] Brasileiras que escrevem Literatura Fantástica

Oi, Leitores e Leitoras Viciados! Quais autorAs de Literatura Fantástica vocês conhecem?

Alguns brasileiros ainda evitam obras nacionais por preconceito sem sentido. Também temos os que insistem em dizer que "mulheres não escrevem fantasia e ficção científica". Duplo preconceito!

A mídia não destaca as escritoras, editoras, tradutoras, ilustradoras, quadrinistas e revisoras brasileiras de Literatura Fantástica.

A ideia surgiu a partir de uma publicação da Ana Cristina Rodrigues em seu Facebook. Portanto, esta é uma lista com brasileiras que escrevem e produzem Literatura Fantástica.

Deixem nos comentários nomes de ESCRITORAS BRASILEIRAS de LITERATURA FANTÁSTICA que vocês indicam e não estão na lista! Elas podem ter publicado em papel, online ou e-Book; contos, romances ou quadrinhos; por editoras ou de modo independente. Mas precisam ser obra(s) de gêneros fantásticos. Deixem também um site ou rede social da escritora se possível.

Para escrever as mini biografias pesquisei nos sites/blogs e/ou redes sociais das próprias autoras. Não sei se tudo está certinho, mas tenho boa intenção: Minha homenagem a todas as mulheres que escrevem e leem Literatura Fantástica!

[Atualização: 16/11/2015 | 02:59] Peço desculpas às brasileiras que não estão na lista. Infelizmente meu conhecimento é limitado e não fui capaz de postar uma maior. Completa então, seria impossível. Portanto, minha intenção é homenagear e chamar a atenção do público para o assunto, para mostrar como as mulheres escrevem e produzem gêneros fantásticos tanto quanto os homens. Em nenhum momento minha intenção é dizer que as que estão na lista são mais importantes que as que não fui capaz de citar. Muito menos apresentar uma lista "elitista". A lista é apenas um exemplo, cito as que conheço.

Ana Cristina Rodrigues
Graduada em História e com Mestrado em História Social, também é tradutora, revisora, editora e organizadora de antologias. Além de diversos contos, lançou Anacrônicas - Contos Mágicos e Trágicos, a série no Wattpad Fé Cega, Faca Amolada e tem mais um livro a ser publicado: Atlas Ageográfico de Lugares Imaginados. Seguir!

Ana Lúcia Merege
Bibliotecária, pesquisadora e mediadora de leitura. Algumas de suas publicações: O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos, Anna e a Trilha Secreta, O Caçador e Pão e Arte, além de contos em antologias e e-Books. Seguir!

Ana Recalde
Escritora e roteirista de histórias em quadrinhos. Lançou a Patre Primordium, publicou na Quadrinhópole e atualmente publica Beladona, HQ de terror que surgiu em um portal de webcomics. Seguir!

Bárbara Morais
Estudante de Economia, blogueira, membro da AIESEC e do Clube do Livro de Brasília. Publicou a Trilogia Anômalos: A Ilha dos Dissidentes, A Ameaça Invisível e A Retomada da União. Seguir!

Bianca Carvalho
Formada em marketing, trabalha como tradutora e revisora de textos, ministra palestras e oficinas de escrita em colégios. Sua principal obra é a Trilogia das Cartas (Jardim de Escuridão, Versos Sombrios e Sabores Mortais). Sua segunda trilogia está sendo publicada em e-Book, é Porto das Águias (Quando Choram os Anjos, Ecos do Silêncio e o terceiro). Seguir!

Camila Fernandes
Tradutora, ilustradora (como Mila F.) e colaboradora de uma ONG que ajuda gatos e cães abandonados. Deu aulas de ilustração digital e trabalhou como colorista na Mauricio de Sousa Produções. Publicou Reino das Névoas – Contos de Fadas para Adultos e contos em antologias. Seguir!

Carol Chiovatto
Publicitária e Mestranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, trabalha como analista de marketing e atua também como tradutora e preparadora de textos. Possui contos publicados em antologias e seu principal trabalho como tradutora é a série O Maravilhoso Mágico de Oz da Vermelho Marinho. Seguir!

Carolina Mancini
Formada em Teatro, também é ilustradora e sua arte pode ser encontrada em livros como os da Coleção Mundo Fantástico de Cor. Possui contos em antologias e integra o Quotidianos com publicações online. Seguir!

Carolina Munhóz
Jornalista e integrante do Potterish, do Spring Teen e do RapaduraCast. Ganhou vários prêmios. Seus livros são: A Fada, O Inverno da Fada, Feérica, Por um Toque de Ouro, O Reino das Vozes que Não se Calam e O Mundo das Vozes Silenciadas. Reside nos Estados Unidos. Seguir!

Celly Borges
Blogueira, revisora, organizadora de antologias e editora. Publicou contos em antologias, o romance infantojuvenil O Menino que Perdeu a Magia e o infantil Em Busca do Arco-íris de Sonhos (como Gisele Borges). Seguir!

Cristina Aguiar
Cursou Teologia e é licenciada em História. Trabalha como professora de História e Geografia e é uma das idealizadoras de um projeto que visa integrar comunidades pobres no contato com qualquer tipo de arte. É autora da saga Os Tronos da Luz (A Profecia de Hedhen, As Árvores de Nod e Os Santuários de Anatolya), disponível em e-Book.

Fernanda Wolf
Estudante de Artes Visuais, atua como ilustradora freelancer e publicou seu primeiro livro (que inclui suas próprias ilustrações): Kitsune - Livro Um.

Flávia Côrtes
Graduada em Letras e com especialização em Literatura Infantojuvenil, também é tradutora e ministra oficinas literárias. Algumas obras: Senhora das Névoas, O Segredo das Borboletas, Medo de Quê?, O Portal das Fadas e Quando a Noite Engoliu o Dia. Seguir!

FML Pepper
Se formou em Odontologia. Publicou de modo independente e, posteriormente, por editora a Trilogia Não Pare (Não Pare!, Não Olhe! e Não Fuja!). Seguir!

Germana Viana
Quadrinista, autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço e integrante do coletivo de quadrinhos CBGib. Ela também trabalha com ilustração, letreiramento e design para editoras como a Panini e a Jambô. Seguir!

Georgette Silen
Professora, educadora e organizadora de antologias. Além de contos em antologias, publicou Fábulas ao Anoitecer, As Três Princesas Negras, As Crônicas de Kira e a Saga Lázarus (Lázarus e Panaceia). Seguir!

Giulia Moon
Ilustradora e editora, foi diretora de criação e ministra cursos de escrita criativa. Possui contos publicados em antologias e suas principais obras: Kaori - Perfume de Vampira, Kaori - Coração de Vampira, Kaori e o Samurai Sem Braço e Flores Mortais. Seguir!

Helena Gomes
Jornalista, professora e autora de livros com adoção em escolas e selecionados por programas de governo. Foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti e tem mais de trinta obras publicadas. Além de contos em antologias, destaque para: Tristão e Isolda, Sangue de Lobo, Conexão Magia, A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares, Pedro e Inês. A Caverna de Cristais é uma série publicada em e-Books com sete volumes. Seguir!

Jana P. Bianchi
Desenhista e coordenadora de projetos do Clube de Autores de Fantasia. É engenheira de alimentos, atuando em projetos e processos industriais. Publica de forma independente A Galeria Creta (Lobo de Rua).

Jéssica Anitelli
Formada em Letras, é professora e revisora de textos. Sua estreia como autora é a série vampiresca O Punhal (O Punhal, O Ritual e O Conselho), mas também escreve literatura erótica. Seguir!

Kamile Girão
Estudante de Design Gráfico e Letras Português/Inglês e blogueira. Suas obras são: Yume, Outubro e O Eco dos Sinos. Seguir!

Karen Alvares
Foi publicada em revistas e antologias de contos, organizou antologia e foi premiada em concursos literários nacionais. Seus romances publicados são: Inverso e Alameda dos Pesadelos. Seguir!

Karen Soarele
Graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação: Linguagens, Construção Textual e Literatura. É ilustradora, palestrante e podcaster. Seus livros se passam no universo de Myríade (Línguas de Fogo, Tempestade de Areia, A Canção das Estrelas e A Rainha da Primavera) e foram adotados em escolas e clubes de leitura. Possui um estúdio de ilustração, onde desenvolve revistas de passatempos infantis e jogos para celular. Seguir!

Kássia Monteiro
Jornalista, foi professora de inglês na Colômbia e guia de turismo. Autora de contos, ficou entre os finalistas do prêmio SESC-DF de crônicas Rubem Braga 2012 e lançou seu primeiro romance: Soberana – A Ascensão da Rainha de Marte, uma releitura fantástica do clássico Senhora, de José de Alencar. Seguir!

Kel Costa
Teve um blog literário, escreveu fanfics e agora publica profissionalmente. Sua estreia é a Trilogia Fortaleza Negra (Fortaleza Negra, Tempestades de Sangue e o terceiro ainda inédito). Seguir!

Lidia Zuin
Doutoranda em Comunicação, Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Jornalismo, participou com contos em antologias, além de ter publicado a série de noveletas cyberpunk REQU13M (Deus Sonha o Homem, O Homem Sonha a Máquina, A Máquina Sonha Deus). Mora na Inglaterra. Seguir!


Lu Piras
Advogada com experiência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal e no Governo Regional dos Açores, além de ter estudado Produção Editorial. Escreve livros românticos e chick-lits, mas está aqui por seus sobrenaturais Equinócio - A Primavera e Polaris - O Norte. Seguir!

Luciane Rangel
Bacharel em Direito, professora, palestrante e estudante de Letras. É autora de Tenshi - Um Anjo sem Asas e da Trilogia Guardians. Seguir!

Luiza Salazar
Jornalista, trabalha com animações e ilustrações e seus primeiros livros publicados foram Os Sete Selos e Bios. Recentemente lançou Um Toque de Morte, que ganhou a sequência Um Beijo de Morte. Mora no Canadá. Seguir!

Martha Argel
Bióloga com Doutorado em Ecologia de Aves, trabalha como consultora em meio ambiente e coordena o Projeto Aves do Brasil. Publicou contos e organizou antologias. Destaques: O Vampiro da Mata Atlântica, O Livro dos Contos Enfeitiçados, Amores Perigosos, O Vampiro de Cada um e Relações de Sangue. Seguir!

Martha Ricas
Formada em Letras, leciona Português e Inglês e escreve em seu blog. Publicou seu primeiro livro: Querubins - A Sentença da Espada, fantasia épica. Seguir!

Nazarethe Fonseca
Possui contos publicados em antologias e em e-Books. Seus principais livros são os da série Alma e Sangue (O Despertar do Vampiro, O Império dos Vampiros, O Pacto dos Vampiros e A Rainha dos Vampiros) e Pandora, Controle Natural - A Queda. Seguir!

Nikelen Witter
Doutora em História e professora universitária. Nesta área, publicou um livro (Dizem que foi Feitiço) e diversos artigos. É uma das organizadoras da Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Possui vários contos em antologias e seu livro de estreia é Territórios Invisíveis. Seguir!

Petra Leão
Roteirista de histórias em quadrinhos, trabalha na Mauricio de Sousa Produções, onde escreve a Turma da Mônica Jovem, a HQ mais vendida no mundo ocidental. Formada em Educação Artística, começou publicando HQs ocasionais e foi redatora de várias revistas informativas. Ministrou aulas de roteiro de quadrinhos e deu palestras relacionadas a roteiro. Seguir!

Priscilla Matsumoto
Formada em Produção Cultural e em Roteiro, chegou a cursar Moda e foi dramaturga e figurinista da companhia teatral que fundou com amigos. Seu livro de estreia é Conto Noturno da Princesa Borboleta e foi finalista do Prêmio SESC de Literatura 2011/2012. Seu segundo romance é Ball Jointed Alice – Uma História de Amor e Morte. Também escreve poesia e contos. Seguir!

Regina Drummond
Formada em Letras, possui muitas publicações. Escreveu peças de teatro, é tradutora, participa de diversos projetos de estímulo à leitura e é palestrante. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti. Alguns de seus títulos: O Despertar das Tatuagens, Histórias de Arrepiar, Lobisomem e Outros Seres da escuridão, O Blog da Bruxa, Os Monstros Exigentes. Mora na Alemanha. Seguir!

Renata Ventura
Jornalista, trabalhou com cinema documentário e publica a série A Arma Escarlate (A Arma Escarlarte, A Comissão Chapeleira, terceiro ainda inédito). Criou o projeto Potter em Orfanatos. Seguir!

Roberta Spindler
Graduada em Publicidade, trabalha como editora de vídeos. Publicou contos em antologias e em e-Books. É coautora de Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos e autora da distopia A Torre Acima do Véu. Possui o projeto para uma graphic novel do universo de Contos de Meigan. Seguir!

Rosana Rios
Arte-educadora e ilustradora, formada em Educação Artística e Artes Plásticas e teve mais de uma centena de títulos publicados para o público infantil e juvenil. Escreveu roteiros para programas infantojuvenis, quadrinhos e teatro. É membro da SBAT e ganhou vários prêmios. Algumas obras: Homem que Pescou a Lua, Sangue de Lobo e a trilogia O Segredo das Pedras (O Último Portal, Tempo de Travessia e A Roda de Fogo). Seguir!

Simone O. Marques
Pedagoga e Mestre em Educação. Algumas de suas obras: Trilogia As Filhas de Dana (Paganus, Samhain, Beltane, Triskle, Tribo de Dana, Era de Aquário) série Sabores de Sangue (Agridoce, Cítrico, Etílico, Elixir), série Crônicas do Reino do Portal (O Enigma da Adormecida, O Lago de Fogo, A Arena de Tártaro, As Quatro Chaves, Os Filhos do Gelo) e série Os Tesouros da Tribo de Dana (Os Deuses do Mar, Fadas e Druidas, Dois Mundos). Possui contos em antologias. Seguir!

Simone Saueressig
Dançarina e autora de muitas obras, tanto em papel como em e-Book, além de ser ganhadora de vários prêmios. Editou o suplemento infantil do Jornal NH de Novo Hamburgo e publicou contos na página infantil do jornal YA (da Espanha). Algumas de suas obras: Aurum Domini – O Ouro das Missões, a saga Os Sóis da América (O Nalladigua, A Flauta Condor, O Coração de Jade e A Pedra da História), Um Vulto nas Trevas, Menos do que um Troco, O Jogo no Tabuleiro, O Pitbull é Manso, mas o Dono dele já Mordeu uns Quantos e B9. Seguir!

Socorro Acioli
Jornalista, Mestre e Doutora em Estudos de Literatura. Foi aluna de Gabriel García Márquez na oficina Como Contar um Conto, em Cuba. Seus destaques: Ela Tem Olhos de Céu. A Cabeça do Santo e a série Anabela em Quatro Atos; seu primeiro volume é A Bailarina Fantasma. Seguir!

Tatiana Mareto
Graduada em Direito, pós-graduada em Processo Civil, Mestre em Políticas Públicas e Processo, é professora universitária e advoga eventualmente. Escreveu diversos contos e fanfics até publicar suas obras, sendo a Trilogia O Segredo de Esplendora (A Origem, Ascensão e O Poder) a sua principal. Seguir!

Vivi Maurey
Trabalha como editora no selo infantojuvenil da Rocco e trabalhou com marketing em várias editoras. Possui alguns contos em e-Books, sendo que Entre Duas Gotas de Chuva foi finalista do Concurso Literário Brasil em Prosa. Seguir!

Vivianne Fair
Ilustradora publica tirinhas e contos em seu blog. Lançou a série A Caçadora (Sorriso de Vampiro, Temporada de Caça e Sussurro das Sombras), além de Cavaleiros do RPG/Quem precisa de Heróis? e contos em antologias. Seguir!

[Atualização: 30/10/ 2015 | 16:22] Indicadas nos comentários da postagem e no Facebook:
Observação: O espaço também está aberto para as mulheres que trabalham com HQs, área também complicada para terem destaque.

Adriana Melo
Alana Folchart
Alícia Azevedo
Amanda Ágatha Costa
Amanda Catarina Batista
Amanda Grazini
Amanda Leonardi
Amanda Reznor
Ana Beatriz Brandão
Ana Luiza Koehler
Ana Recalde
Ana Rocha
Ana Santos
Ananda Stranger
Anita Chang
Aline Daka
Aline Lemos
Astasia Asthasia

Babi Barreto
Barbara Herdy
Bianca Pinheiro
Bilquis Evely
Blanxe Yui
Bruna Camporezi
Bruna Morgan

Cah C. Poszar
Camila Deus Dará
Camila Guerra
Camila Monteiro
Camila Pelegrini
Camilla Sá
Carine Raposo
Carol Martins
Carol Peace
Cátia Ana
Catia Silva
Chantal
Chiquinha
Cibele Santos
Cissa
Clara Gomes
Claudia Dugim
Cris Peter
Cristal Samejima
Cristina Caldeira
Cristina Eiko
Cynthia Bonacossa

Dana Guedes Fabiana Maria
Daniela Karasawa
Débora Mini
Denise Flaibam
Diana Helene

Eddie Van Feu
Edna Lopes
Eleonor Hertzorg
Erica Awano
Erica R.
Evy Maciel

Fernanda Nia
Fernanda Torquato
Fernanda Fonseca
Fernanda Fuscaldo
Finísia Fideli
Fran Briggs
Francélia Pereira

Gaby Ventura
Gisele Bera Bizarra
Gislene Vieira de Lima
Giovana Medeiros
Giuliana Sperandio
Gleice Couto
Graciele Ruiz L. L. Alves

Hêvilla Costa

Ingrid Mello Stoffelli Novaes
Irena Freitas
Ivana (Tiras da Ivana)
Isabella Amaral

Jaqueline de Marco
Jarid Arraes
Jéssica Guedes
Jonia Caon
Ju Lund
Julia Balthazar
Julia Bax
Juliana Daglio
Juliana Dalla
Juliana Skwara
Julianna Costa

Katerine Grinaldi
Keila Gon
Kellen Carvalho
Kiara Domit

Lady Sybylla
Laísa Couto
Laura Lannes
Letícia Godoy
Lhaisa Andria
Liège Toledo
Lila Cruz
Lira
Litha Youko Chan
Lívia Carvalho
Lorena Kaz
Lu Evans
Lu Caffagi
Luana Minéia
Luene Langhammer Alves
Luyse

M. M. Drack (Mariana Mello)
Má Matiazi
Marcella Rossetti
Mari Scotti
Mariá Raposa Branca
Mariana Cagnin
Mariana Sgambato
Mariana Waechter
Marilia Bruno
Marina Pechlivanis
Mary C. Mueller
Melissa de Sá
Milena Azevedo
Mika Takahashi
Momorsa
Montserrat Montse
Morgana Mastrianni

Nana Lees
Natalia Matos
Naz
Neide Harue
Nicole Kouts
Nuccia De Cicco Karissa Kamra

Paola Lima Siviero
Patrícia Baikal
Paula Mastroberti
Paula Vendramini
Pri de Paula
Priscila Barone
Priscila Boltão
Priscila Tramontano
Pryscila Vieira

Rafaella Ryon
Rafaella Milani
Rayanne Oliveira
Rebeca Prado
Renata Rinaldi
Roberta Grassi
Rose Araújo

Samanta Floor
Simone Beatriz
Sirlanney
Sylvia Feer

Tâni Falabello
Tais Cortez
Tanko Chan
Tatiane Durões
Thais dos Anjos
Thaís Gualberto
Thais Lopes

Ursula Dorada

Valéria Paes
Viviane Yamabushi

Yume Vy

23 comentários

  1. Olá, Tatiana!

    Muito obrigada pela lembrança!
    Beijocas,
    Pepper

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia estar aqui nessa lista de autoras fantásticas! Obrigada, Tatiana!!! <333

    Indico a Melissa de Sá, que escreveu vários contos de fantasia e ficção científica, e além disso gerencia o blog Livros de Fantasia: https://twitter.com/melissadesa

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a oportunidade pra indicar a https://www.facebook.com/priscila.barone.1 que tem contos publicados e recentemente completou o lançamentos de sua mega saga chamada Perna de Magia no Whattpad ( https://www.wattpad.com/story/37269368-perna-de-magia )

    Parabéns pela iniciativa!! \o/

    ResponderExcluir
  4. Nuossa, até eu estou na lista. Obrigada, Tatiana! Estou compartilhando freneticamente esse texto no Facebook e no Twitter!

    Mês passado fiz um texto com o objetivo de listar os nomes das mulheres que escrevem literatura fantástica no Brasil. Sei que é impossível criar uma lista exaustiva (ainda bem!!!), e não caprichei tanto quanto você (não tem fotos e biografias, eheheh!), mas com a ajuda de vários amigos angariei uma porção de nomes que eram inéditos para mim. As autoras citadas por você acabam de enriquecer o texto. Dá uma olhada.

    https://camilafernandes.wordpress.com/2015/09/11/cade-as-mulheres-na-literatura-fantastica-brasileira/

    ResponderExcluir
  5. Lady Sybylla

    M.M. Drack (Mariana Mello)

    Priscilla Barone

    Jarid Arraes

    Gaby Ventura

    Melissa de Sá

    De cabeça, lembrei dessas. Todas maravilhosas. <3

    Alliah

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o texto. Indico Má Matiazi, além das meninas que fazem quadrinhos como Bianca Pinheiro, Blanxe Yui e Studio Seasons.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço por me citar... e já aviso que vêm mais livros de Fantasia por aí: "Iluminuras" e "Olhos de Lobo"! Ambos na fase final de produção.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela referência Tatiana!
    E em tão boas companhias. <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela menção, Tatiana! Também queria citar a Finísia Fideli e a Mariana Sgambato, que escreve chick-lit. :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Tatiana,

    Parabéns pela matéria. Além dessas que você indicou, que aliás, eu não conhecia várias, também indico:
    Keila Gon
    Mari Scotti
    Tais Cortez
    Denise Flaibam
    Bruna Camporezi
    Camilla Sá
    Camila Pelegrini
    Amanda Agatha Costa
    Eleonor Hertzorg
    Graciele Ruiz
    L.L. Alves

    Vale indicar a si mesma? rs... Também sou escritora de literatura fantástica.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, indico a Alana Folchart, escreve desde pequena e recentemente publicou seu primeiro livro independente. A página dela é essa https://www.facebook.com/trilogiamundomagico e o site é esse http://alanafolchart.wix.com/mundomagico Abraços

    ResponderExcluir
  12. Você como sempre fazendo um trabalho lindo e dedicado com a literatura. Parabéns! E obrigada. Feliz de estar aí e fazer parte desse mundo!

    ResponderExcluir
  13. Ju Lund
    https://www.facebook.com/julundescritora
    http://julund.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho em mãos um livro com um conto dela para ler em breve! Vou conhecê-la logo! Obrigada.

      Excluir
  14. Que lista maravilhosa <3
    É um prazer estar nela com várias outras autoras talentosas!!! Esse tipo de iniciativa é importantíssima porque se tem essa ideia de que não existem autoras de litfan no Brasil, mas a gente tá aqui, batalhando todo dia para produzir as melhores histórias que podemos. E estarmos juntas é fundamental para a gente não ser considerado um animal mitológico...
    Minha indicação da vez é a Mary C. Mueller♥
    Beijos e parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  15. Rayanne Oliveira, escritora do livro Entre o Céu e a Terra

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tatiana! Muito obrigada por me citar =D
    Aproveito para indicar a Claudia Dugim, a Melissa de Sá e a Laisa Couto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, pessoal! Muito obrigada por terem me citado na atualização (sou a Liége Toledo! Obrigada a quem me indicou)! Aproveitando, indico a Gisele Bera Bizarra (e indico Ana Merege, Melissa de Sá e Karen Alvares que já foram citadas, entre outras!).

    ResponderExcluir
  18. *_* Obrigada por lembrar do meu trabalho e por me colocar nessa lista maravilhosa!!! <3

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Que legal! Muito obrigada! Tenho certeza que esta lista aumentará ainda mais!

    www.filhosdalua.com

    ResponderExcluir
  20. Ceres Marcon

    https://www.facebook.com/Ceres-Marcon-Escritora-217694965078608/?fref=ts

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias