publicidade

Quarto, de Emma Donoghue e Verus Editora (Grupo Editorial Record) - O Quarto de Jack

Quarto (Room)
Emma Donoghue - Verus Editora / Grupo Editorial Record
Tradução: Vera Ribeiro
350 páginas - 2016 - R$47,90
Comprar: Amazon | Americanas | Casas Bahia | Extra | Livraria Cultura | Livraria da Travessa | Livraria Saraiva | Shoptime | Submarino

Sinopse:
"A história que deu origem ao filme O Quarto de Jack, com 4 indicações ao Oscar 2016, incluindo melhor filme. *Brie Larson ganhou o Oscar de Melhor Atriz interpretando a Mãe.
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."

Resenha:

Room, da irlandesa Emma Donoghue, foi lançado em inglês em 2010, recebendo incontáveis indicações a prêmios literários, sendo vencedor em vários. O Grupo Editorial Record trouxe o livro ao Brasil em 2011, pela Verus Editora. O Quarto chega a sua 5ª edição em final de 2015 e foi adaptado para o cinema como O Quarto de Jack. Distribuído pela Universal Pictures, recebeu quatro indicações ao Oscar 2016 (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado) e Brie Larson ganhou o Oscar de Melhor Atriz por interpretar a mãe de Jack.
Logo após terminar a leitura me apressei em assistir ao filme e este é um dos raros casos em que ambos valem a pena. Quase sempre acho o livro melhor, mas aqui confesso ter amado os dois. Merecem classificação cinco estrelas e se tornaram inesquecíveis.
Não sou especialista nem assisti a todos os filmes indicados, porém acho que além de Melhor Atriz, O Quarto de Jack merecia Melhor Roteiro Adaptado. Porque mantém a fidelidade base da trama, o que deve ter sido difícil, por se tratar de um livro de narrativa muito íntima e de visão subjetiva e acrescenta itens à história.
O exemplar da Verus possui orelhas com informações, páginas amareladas e excelente trabalhos de revisão e diagramação (exceto pela falta de uns poucos travessões). A capa é simples, mas traz significado, porque mostra como o Quarto é pequeno, aprisionador e bloqueado, além do título ter apenas quatro cores - exatamente como os lápis de colorir do protagonista.


É dividido em cinco partes: Presentes, Desmentidos, Morrer, Depois e Viver.
A obra é narrada por Jack, um menino que acaba de completar 5 anos. Poderia ser uma narrativa frágil ou falsa, mas é o oposto! Porque escrever em primeira pessoa utilizando a voz e ponto de vista de uma criança pequena não é tarefa fácil. Imagina como deve ter sido trabalhoso para a autora, já que Jack é uma criança nascida e mantida em cativeiro por toda a sua vida sem ter ciência disso?
Ele nunca saiu do "quarto" em que vive com sua mãe, não conhece outras pessoas nem o conceito do mundo real. Sem nenhuma socialização (exceto com a mãe) Jack vê apenas outra pessoa: o captor que os mantêm presos e em situação desumana, a quem ele chama de Velho Nick. Emma Donoghue fez um trabalho de escrita formidável, único, maravilhoso. Nem tenho palavras para descrever como a narrativa é convincente, emocionante e rica. Realmente parecia que eu estava lendo um texto escrito por uma criança; parecia que Jack estava me contando tudo pessoalmente; em outros momentos eu me sentia dentro da mente dele, vivenciando e observando o mundo pelos seus olhos. Emociona até doer o coração acompanhar como a visão de mundo de Jack. Eu queria pegar Jack no colo e abraçar sua mãe!
Na primeira parte, Presentes, descobrimos como é a vida e o Quarto de Jack e Mãe.
O local é um cativeiro em um galpão transformado precariamente em quarto por sua mãe. É um cômodo sem janelas (exceto por uma claraboia no teto) adaptado pelo sequestrador; com porta de tranca digital com senha e revestimento à prova de som. Porém, para Jack é o Quarto, seu mundo inteiro! Onde ele e a Mãe vivem bem e felizes, segundo seu ponto de vista restrito, escasso, doce e inocente. Eles mantêm uma rotina fiel, tanto em horários como em dias da semana, ginástica, faxina, brincadeiras, almoço, banho, leitura, refeições...


A Mãe de Jack faz o (im)possível para protegê-lo do sequestrador e se manter bem, embora esteja em depressão, com problemas dentários e sendo constantemente estuprada e agredida. Ela tenta fazer com que Jack tenha uma vida razoável, priorizando sempre o bem-estar e saúde do menino, se esforçando para brincar e estudar com ele diariamente. Jack é muito inteligente e até mesmo já lê sozinho seus livros infantis. Para Mãe, Jack vem em primeiro lugar.
Do jeito como Jack conta sobre o Quarto, o local parece maravilhoso, mágico e feliz. Isso foi para mim aterrorizante e confortador ao mesmo tempo! Ele descreve todo o conteúdo do quarto, fala sobre a Pia, a Banheira, a Mesa Dobrável, a Colher Derretida e muito mais; ou itens que ele e a Mãe reciclaram para criarem brinquedos e arte, como a Cobra de Ovos, que mora no Embaixo da Cama e foi feita com cascas de ovos furadas. Todas pintadas e desenhadas por eles.
Eles têm um antigo televisor que não funciona direito, mas Jack adora assistir programas, ou como ele pensa: viajar para outros planetas. Porque o mundo todo é o Quarto e fora dele há o Espaço Sideral e quase tudo o que aparece na TV é de mentira, poucas coisas são de verdade, segundo o pensamento de Jack. Ele nem mesmo sabe se o Velho Nick, que leva o lixo e traz comida e outras coisas, é totalmente de verdade, pois ele sai pelo Espaço Sideral e como mágica surge com os itens.
Todas as noites Jack dorme no Guarda-Roupa, exatamente no horário que o Velho Nick pode aparecer e se deitar na Cama com a Mãe. Ele conta quantas vezes a Cama range, mas sem olhar, e depois que para conta seus próprios dedos, seus dentes... até adormecer. Ele não pode, sob hipótese alguma, sair do pequeno Guarda-Roupa enquanto o Velho Nick estiver lá. Portanto, Jack dorme e depois que o abusador vai embora, a Mãe o pega no colo e o leva para a Cama.


A primeira parte é essencial para a construção das personagens, especialmente para que o(a) leitor(a), um adolescente ou adulto, compreenda Jack. É de suma importância tentar se colocar em seu lugar, imaginar como seria crescer na situação apresentada. O mesmo em relação à Mãe; acredito que mães e pais se emocionarão muito mais. Especialmente mães, porque sendo mulheres, sentirão na pele a opressão e violência sexual e o dilema de criar um filho de seu estuprador, dentro do cativeiro. O livro não foca nos abusos e na brutalidade, porque ele é narrado pela criança, que não sabe exatamente o que acontece, mas sente que a mãe sofre de algum modo e que o Velho Nick é mau. Também não foca no sequestrador, porque o importante são as vítimas.
Portanto, a segunda parte faz Jack mudar e me senti assustada e apreensiva. Em Desmentidos, Mãe resolve explicar a Jack as verdades sobre o mundo real, sobre as coisas que ele vê na TV, sobre o Velho Nick, sobre o Quarto e sobre a vida que ela tinha lá fora. A princípio Jack não consegue compreender o Lá Fora. Ele é inteligente, vai entendendo e a verdade dói muito. Se sente traído pela Mãe, quem ele pensava saber tudo e ser totalmente honesta. Após a raiva, vem a negação. Jack não quer mais falar sobre o Lá Fora nem sobre o fato de estarem sequestrados ou sobre ele nunca ter saído do Quarto e visto a realidade. Parece perigoso, diferente... dá medo. É um momento delicado e muito comovente. A Mãe também sofre com esse processo da confissão e demonstra não suportar mais o cativeiro, os estupros e ver seu filho crescendo em condições sub-humanas.
Na terceira parte, subintitulada Morrer, Mãe elabora um plano de fuga do Quarto. Esse é o ponto desesperador do livro, me deixou com o coração acelerado, porque o responsável pela execução do plano é Jack, o menino que nunca saiu do quarto, nunca viu nada além do Quarto e da televisão!


A quarta parte é chamada Depois e é o descobrimento, adaptação, compreensão e aceitação do Lá Fora. É estar no mundo. Jack sofre com a quantidade de informações, incluindo visuais, auditivas, sensoriais, sociais, comportamentais. A mente e a cognição de Jack explodem com o excesso de luz, sons, rostos, imagens, aprendizagem, interpretação, formalidades. É muito difícil para a Mãe tentar voltar a ser uma jovem de vinte e seis anos normal após sete anos em cativeiro. Para Jack, no início, é complicado socializar com tantas pessoas, entender o que aconteceu no Quarto e o porquê de terem saído de lá. No começo da nova vida Jack age como se fosse uma extensão da mãe e não pudesse ficar um segundo sem ela.
Essa parte do livro é incrível, porque compreendi o motivo da autora ter escrito as anteriores. São muitos obstáculos e conflitos, não o "felizes para sempre". Mesmo com suporte médico e psicológico, Jack literalmente está descobrindo o mundo com prazer e medo, enquanto a Mãe tenta se readaptar após o trauma. Tive a impressão de ser mais difícil para Mãe que Jack. Ela chegou ao ápice do esgotamento, ao mesmo tempo em que se sente livre e feliz por ver Jack ingressando em uma vida normal, com um passo de cada vez.
Já a última parte recebeu o subtítulo Viver é de fazer chorar e sorrir, é uma mistura de beleza, drama e um monte de sentimentos. É uma mensagem linda sobre amor e companheirismo entre mãe e filho; sobre extrair positividade da situação mais sombria. Jack é forçado a começar a viver "por conta própria", sem Mãe colada a ele, e isso é mais aterrorador que o mundo inteiro. Jack percebe que ele tem o mundo todo para experimentar e testar. No final, é Jack quem ensina a mãe, é ele que ativa nela a força para enfrentarem juntos a nova vida. Mas foi graças a todo o esforço dela ao criar Jack cresceu assim. Destaque positivo para o apoio importantíssimo da família e dos profissionais da reabilitação; destaque negativo para o assédio abusivo da imprensa e mídia sensacionalistas.
É uma história lindíssima e inesquecível; uma lição de vida maravilhosa, sobre como é importante valorizarmos o que temos, mesmo que seja pouco, pobre ou triste, desde que tenhamos esperança e amor. Jack e Mãe sempre se amaram e por isso o Quarto, mesmo sendo um terror para a mãe, esta não permitiu que fosse o mesmo para o filho. É uma história também sobre como o mundo é vasto e quase infinito para um ser humano e que não devemos, mesmo adultos, parar de desbravá-lo. Valorizemos mais as vidas e não tenhamos medo de ir lá fora e enfrentar o que for necessário para que tenhamos novidades, mudanças, liberdade, conquistas e felicidade.


PS.: Leia o livro e assista ao filme / Assista ao filme e leia o livro. Não importa a ordem, mas desfrute dos dois!


A autora:
Nascida em Dublin em 1969, Emma Donoghue é escritora de ficção contemporânea e histórica. Seus romances incluem Slammerkin, The Sealed Letter, Landing, Life Mask, Hood e Stir-fry. Suas coletâneas de contos são The Woman Who Gave Birth to Rabbits, Kissing the Witch e Touchy Subjects. Ela também escreve história literária e peças para teatro e rádio.
Sucesso de público e crítica, Quarto é sua mais recente criação, publicado em mais de trinta países e eleito melhor livro do ano por diversos meios de comunicação.
Emma mora na cidade de London, na província de Ontário, Canadá, com sua parceira e dois filhos pequenos.
Site | Twitter | Facebook

O trailer do filme:


2 comentários

  1. Boa tarde, acabei de ler seu texto sobre o livro "Quarto" e queria primeiro
    parabenizá-la por suas palavras. A melhor e mais completa resenha desse livro que li, e bem fiel, pois me identifiquei muito com seu ponto de vista. Quando terminei de ler o livro me senti meio órfão do Jack. A gente meio que adota ele depois de algumas páginas, ou é acolhido por ele, em sua sabedoria de pouca idade. Mas pra minha surpresa, no dias que se seguiram ainda podia ouvir a voz dele. Fico surpreso de o livro, tão reconhecido mundo afora, ser tão pouco conhecido no Brasil. Li o livro pela primeira vez em inglês, e encontrei umas pequenas coisas que me pareceram fazer mais sentido, depois, quando li a versão em português. Apenas umas rimas e misturas de palavras de Jack que se perdem um pouco na tradução para o português. Mas isso de forma alguma diminui o livro. Sou tradutor e revisor de livros e por conta da minha profissão digamos que já folheei muitas páginas ao longo da minha vida, mas confesso que nenhum livro tocou a minha alma onde o Jack conseguiu chegar. Quanto ao filme, apesar de não conter tudo o que há no livro, ainda assim emociona e nos faz pensar. O que eu posso dizer é que não consegui dormir aquela noite, ainda revendo tudo mais detidamente. Não sei por que, mas senti uma vontade – não, uma necessidade, de pôr no papel o que tinha visto e descrever o que tinha sentido, o mesmo de quando li o livro (mas que até então tinha ficado apenas guardado). Depois de algumas linhas, me senti compelido a escrever pra minha mãe (É, uma carta mesmo, papel, caneta, selo, essas coisas! É que ela não se dá muito com e-mails e mora em outra cidade). É bem peculiar o que um filme desses provoca nas pessoas – acho que em mim foi uma vívida sensação de familiaridade com as palavras do Jack. Um abraço, Kleber Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kleber, quarto é mesmo um livro peculiar, uma história única! Também fiquei com as palavras de Jack na cabeça até agora, até fico tocando os objetos pela casa e pensando como Jack narra "isto é real" ou 'isto é da TV". Eu chorei com o livro e chorei com o filme. Também achei uma boa adaptação, dentro do possível. Serve para ajudar os leitores que tiveram dificuldade em imaginar o Quarto, pois Jack o embeleza bastante, por ser seu mundo inteiro. Agradeço pelo elogio e pela contribuição à respeito da tradução. Infelizmente chorei e senti muita necessidade de conversar com minha mãe também, mas ela faleceu jovem, em 2000. Você fez muito bem em escrever para a sua. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias