Pesquise no Leitora Viciada

15 de abril de 2016

Curiosidade: O extinto parque temático de O Mágico de Oz

Oi, Leitoras e Leitores Viciados, sabiam que O Mágico de Oz já teve um parque temático?
O fotógrafo Johnny Joo registrou lugares abandonados e um deles é o extinto parque temático de O Mágico de Oz, baseado no universo criado pelo autor L. Frank Baum no livro homônimo.


A obra foi publicada em 1900 e tornou-se imensamente popular após a adaptação cinematográfica lançada em 1939 com a atriz Judy Garland como Dorothy Gale. (Leiam a resenha do livro aqui!)


O empresário americano Grover Robbins investiu mais de 16 milhões de dólares na construção do parque Land of Oz (Terra de Oz), e, embora tenha falecido antes do funcionamento, o local ficou aberto ao público entre 1970 e 1980.



O parque abandonado fica na cidade de Beech Mountain (Carolina do Norte), nos Estados Unidos e era equipado com uma realista Estrada de Tijolos Amarelos (com mais de 44 mil tijolos), além de figurinos e objetos originais do filme, arrematados em um leilão pelos investidores para o museu do parque. A atriz Debbie Reynolds foi investidora e graças a ela o lugar possuíra em seu acervo um vestido original da Dorothy.


O local recebeu mais de 400 mil visitantes em sua inauguração (durante o primeiro verão funcionando), mas, infelizmente, após uma década, foi oficialmente encerrado por falência.
Cindy Keller vive em tempo integral na Terra de Oz como uma das cuidadoras do local e reclama que tijolos amarelos são rotineiramente roubados. Os zeladores contam que vários objetos são roubados e com frequência precisam da polícia para recuperá-los, como cogumelos decorativos e até mesmo uma estátua de uma das personagens. Itens que valem mais de 2 mil dólares foram recuperados em 2015.


Alguns casamentos são realizados no local, além de excursões particulares. Alguns imóveis podem ser alugados por temporada (vejam aqui). Atualmente o parque abre só com hora marcada e em raras oportunidades. Uma vez por ano suas portas para um evento de fim de semana chamado Outono em Oz. Além dos últimos funcionários, fãs do filme o visitam e a demanda é grande, chegando a receber até 7 mil participantes.


Durante o restante do ano a Terra de Oz permanece totalmente vazia, porém o ambiente permanece com a aura mágica da época, como um mundo de fantasia adormecido e silencioso. Mesmo sob o dia nublado em que as fotos foram feitas, podemos imaginar como ele deve ter sido em seu auge.


A crescente e recente popularidade do parque se deve à internet. O interesse pelo lugar vem aumentando desde 2012 e atraindo mais turistas (e vândalos). Será que o local sobreviverá ao abandono e invasões? Ou quem sabe renascerá?




Fontes: Revista Galileu | The Charlotte Observer | Business Insider | Emerald Realty and Rentals
Fotos: Johnny Joo

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail