Pesquise no Leitora Viciada

16 de julho de 2017

Dicas de leitura: 10 livros que viraram séries

Oi, Leitoras e Leitores Viciados, os livros dominaram as séries! Para todos os estilos e públicos e em diversos canais e/ou plataformas. Algumas produções tentam fazer adaptações fiéis enquanto outras trazem versões totalmente novas. Ás vezes assistimos sem saber que foi baseado em obra literária. Indico a vocês livros que foram transformados em séries interessantes:



Desventuras em Série - A Series of Unfortunate Events
Neil Patrick Harris é a estrela da produção original Netflix que traz três órfãos enfrentando obstáculos para descobrir segredos de família. Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events possui 8 episódios, mas já teve a segunda temporada confirmada. É adaptação dos livros infantojuvenis Desventuras em Série, que ultrapassou os 14 milhões de exemplares vendidos no mundo. A autoria é de Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler. A primeira temporada inclui o conteúdo dos 4 primeiros volumes. A Editora Seguinte lançou um box com os treze livros em comemoração - comprar.



Deuses Americanos - American Gods
Deuses Americanos, obra-prima de Neil Gaiman, ganhou série de televisão em 8 episódios pelo canal Starz, com o próprio Gaiman como produtor executivo. A série está disponível na Amazon Prime Video. No livro, o protagonista interage com Deuses Antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e com os Novos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas). A Intrínseca lançou a Edição Preferida do Autor, com conteúdo extra. Comprar.



#Girlboss
Baseada na biografia best-seller de Sophia Amoruso, a Netflix lançou a primeira temporada de Girlboss em 2017. A comédia é estrelada por Britt Robertson, uma rebelde e falida Sophia que decide vender roupas vintage em um site online. O livro foi publicado no Brasil em 2015 pela Seoman, do Grupo Editorial Pensamento. Comprar.



House of Cards
É um drama sobre poder, intrigas e corrupção produzido pela Netflix com Kevin Spacey como Francis Underwood, um dos maiores anti-heróis da televisão dos Estados Unidos, e se encontra em 5 temporadas. Ele é uma variação do protagonista da trilogia homônima escrita por Michael Dobbs. Na trilogia, que foi adaptada também em minissérie da televisão britânica, publicada pela Benvirá, Francis Urquhart é o líder da bancada governista do Parlamento britânico que usa de informações para manipular, influenciar e tentar ser o primeiro-ministro. Comprar: House of Cards | House of Cards: Xeque-Mate | House of Cards: O Último Ato.



O Conto da Aia - The Handmaid’s Tale
A série em 10 episódios The Handmaid’s Tale, produzida pelo Hulu (site de vídeo por demanda), é uma distopia baseada no livro O Conto da Aia, de Margareth Atwood, publicado originalmente em 1985. Num futuro próximo, enfrentamos desastres ambientais e alta infertilidade. Na nova sociedade que está sendo construída, na República de Gileade, uma teonomia cristã militar, as mulheres perderam seus direitos. As ainda férteis, as Aias, são forçadas à reprodução. No Brasil a edição atual é da Rocco. Comprar.



O Homem do Castelo Alto - The Man In the High Castle
O que aconteceria se os Aliados tivessem perdido a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo dominado o mundo? É nesse cenário que se desenvolve a série de ficção científica The Man In the High Castle, produzida pela Amazon Studios, com Ridley Scott (Alien, Blade Runner, Gladiador) e Frank Spotnitz (Arquivo X) como produtores executivos. São duas temporadas no Amazon Prime Video. A webssérie é inspirada no clássico distópico O Homem do Castelo Alto, escrito por Philip K. Dick e publicado no Brasil pela Aleph. Livro essencial para todos os fãs de romances distópicos! Comprar.



Orange is the New Black
É uma das séries Netflix de maior sucesso, se encontra na 5ª temporada e já tem mais duas anunciadas até o momento. Uma jovem de classe alta acaba em uma penitenciária feminina por causa de um crime do passado. Lá encontra detentas de origens diversas. OITNB é estrelada por Taylor Schilling e baseada no livro homônimo, onde Piper Kerman conta sua experiência com lavagem de dinheiro, narcotráfico e sua condenação em um prisão federal feminina. É da Intrínseca e a capa mostra o elenco da série. Comprar.



Os 13 Porquês - 13 Reasons Why
Um dos fenômenos 2017 (e também uma polêmica), possui 13 episódios e já foi renovada para mais. Clay Jensen (Dylan Minnete) recebe 7 fitas cassetes de Hannah Baker (Katherine Langford), que as gravou antes de se suicidar. A cantora e atriz Selena Gomez é a produtora executiva da série Netflix baseada no livro Os 13 Porquês, publicado aqui em 2009 pela Editora Ática. Foi escrito por Jay Asher e ganhou recentemente edição com capa da série. Comprar.



Outlander
Uma produção do canal Starz, encontra-se disponível na Netflix. Claire Randall reencontra seu marido ao término da Segunda Guerra Mundial e viaja em lua-de-mel para Inverness, nas Ilhas Britânicas. É transportada para 1743, numa Escócia dominada por clãs guerreiros, e conhece Jamie Fraser, um jovem das Terras Altas. Claire se divide entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês. Outlander é uma saga literária escrita por Diana Gabaldon em 8 livros (alguns divididos em 2 partes), que estão sendo republicados no Brasil pela Editora Arqueiro. É uma série longa, para quem não tem medo de "livrão"! A resenha do primeiro volume está aqui no blog. Comprar: A Viajante do Tempo |  A Libélula no Âmbar | O Resgate no Mar 1 | O Resgate no Mar 2 | Os Tambores do Outono 1 | Os Tambores do Outono 2 | A Cruz de Fogo 1 | A Cruz de Fogo 2



Pequenas Grandes Mentiras - Big Little Lies
Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley protagonizam a minissérie em 7 episódios de drama, suspense e humor negro feita pela HBO. Três mães que aparentemente têm vidas perfeitas são envolvidas em um assassinato, rodeadas por ex-maridos, segundas esposas, escândalo escolar e mentiras perigosas, mas necessárias. É uma adaptação do livro Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriaty, lançado pela Intrínseca - agora com edição com capa da série. Comprar.


Quais séries e livros baseados em séries vocês indicam? Eu adoro Game of Thrones!

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail