publicidade

Dia das Escritoras na Espanha será comemorado com mutirão para melhorias no conteúdo do Wikipedia

Na Espanha, em 16 de outubro, é comemorado o Dia das Escritoras! A Biblioteca Nacional de España organizará dentro da comemoração um mutirão para melhorias no conteúdo sobre escritoras no Wikipedia.


Na Espanha é uma iniciativa para lembrar o legado cultural das escritoras de língua espanhola e as dificuldades que impediram um desenvolvimento justo e o reconhecimento de seu trabalho. A criação da data ocorreu em 2016 e foi escolhida a segunda-feira seguinte à festa de Teresa de Jesus (15 de outubro).

A Biblioteca Nacional de España (BNE), a Federación Española de Mujeres Directivas, Ejecutivas, Profesionales y Empresarias (FEDEPE) e a Clásicas y Modernas - Asociación para la Igualdad de Género, celebram pelo segundo ano consecutivo o Dia das Escritoras na Espanha sob o lema Mujeres, Saber y  Poder (mulheres, conhecimento e poder). No sábado, 14 de outubro de 2017, a BNE organiza com a Wikimedia España um mutirão para editar e melhorar os conteúdos sobre escritoras na enciclopédia livre e criar novas entradas.

As mulheres, o conhecimento e o poder, inspirados no conceito de empoderamento feminino, é o tema proposto para 2017. Serão feitas leituras de 21 textos, escritos por espanholas e hispânicas já falecidas: Teresa de Jesús, Gertrudis Gómez de Avellaneda, Carolina Coronado, Mercedes Cabello de Carbonera, Emilia Pardo Bazán, Victor Català (Caterina Albert), Juana de Ibarbourou, Elena Fortún, Teresa de la Parra, Maria Etxabe, Julia de Burgos, Alfonsina Storni, Dolores Medio, Rosario Castellanos, Mercè Rodoreda, Elena Soriano, Elena Garro, Begoña Caamaño, Carmen Martín Gaite, Gloria Fuertes e Isabel de Villena.

O convite é para a Asociación de Bibliotecas Nacionales Iberoamericanas (ABINIA) e o Consejo de Cooperación Bibliotecaria de España, assim como outras bibliotecas e outras instituições culturais na Espanha, América Latina e Estados Unidos. Esta segunda edição tem o apoio da Subdirección General del Libro, la Lectura y las Letras Españolas.
Todas as instituições interessadas podem utilitar os textos que serão lidos pela Biblioteca Nacional de España ou programar outras leituras ou atividades seguindo seus próprios critérios, porém sempre com o objetivo comum de reivindicar e reconhecer a literatura escrita por mulheres. O download dos textos pode ser feito aqui (em espanhol).

A celebração do Dia das Escritoras seguirá nas redes sociais através da hashtag #DIADELASESCRITORAS e terá transmissão por streaming na página da Bilioteca Nacional de España ou no canal do Youtube da entidade (ou nesta postagem) - 16 de outubro a partir das 19:00 horas (aqui no Brasil será às 16:00).



Interessados em participar, virtual ou presencialmente do mutirão de criação e edição de conteúdos sobre escritoras no Wikipedia podem se inscrever gratuitamente na atividade preenchendo este formulário de registro.

Fonte: Biblioteca Nacional de España.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias