publicidade

Roteiro Literário: biblioteca futurística com + de 1 milhão de livros e 37 mil m², na China

Parece cenário de ficção científica, mas é real e foi inaugurado em outubro de 2017. Imagine uma biblioteca com mais de 1.2 milhões de livros acomodados em estantes que vão do chão ao teto formando uma cascata: é a Biblioteca Tianjin Binhai (Tianjin Binhai Library) da China, um centro cultural de 33.700 m² com um luminoso auditório esférico rodeado por estantes onduladas que criam escadas, assentos, tetos em camadas e até mesmo elementos na fachada.


O visitante simplesmente senta e anda pelas "prateleiras", muitas formadas delas por livros falsos impressos em chapas que simulam uma biblioteca até o teto.








Um ambiente brilhante projetado para ir além da leitura e criar um cenário prático de interação entre os visitantes, que não ficam "escondidos uns dos outros" atrás de estantes. A biblioteca de Tianjin Binhai possui arquitetura ultramoderna e demorou apenas três anos para ser projetada e construída.







Está localizada no distrito chinês Nakai, subdistrito Binhai, na metrópole costeira Tianjin, ao lado de um parque e compõe um dos cinco edifícios culturais conectados por um corredor público rodeado por uma marquise de vidro. O interior é protegido da luz solar excessiva, mas ainda assim todo o espaço é uniformemente iluminado.




O edifício tem cinco andares e variadas instalações educacionais, dispostas ao longo das bordas do interior e acessíveis através do espaço principal. Possui espaço subterrâneo com um grande arquivo e armazenamento de livros. No andar térreo estão as áreas de leitura para crianças e idosos, além do auditório, acesso aos andares superiores e conexão com o complexo cultural.



O primeiro e o segundo andares são formados por salas de leitura e de estar, enquanto os andares superiores também incluem salas de reuniões, escritórios, salas de informática e de áudio, além dos dois pátios na cobertura.




Parece muito difícil se decidir por ler, pesquisar e estudar ou apenas admirar a beleza e a grandiosidade do local! O equilíbrio entre ilusão e tecnologia.

Endereço: 15 Fukang Road, Nankai District, Binhai - Tianjin 300191, China.

Todas as fotos desta postagem pertencem a Ossip van Duivenbode.

Gostou? Recomendo outras duas postagens, caso ainda não as tenha visto:
Libreria Acqua Alta, livraria sobre os canais de Veneza;
Atlantis Books, livraria com vista paradisíaca e caverna recheada.



Fonte: ArchDaily.com

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias