publicidade

Roteiro Literário: Óbidos, a Vila Literária de Portugal

Após mostrar para você uma biblioteca futurística chinesa, uma livraria sobre os canais de Veneza, a livraria paradisíaca na Grécia e o que são as pequenas bibliotecas comunitárias e o bookcrossing, que tal conhecer a cidade Óbidos, no distrito de Leiria, em Portugal, a menos de 90 km de Lisboa?
Ela recebeu o título de Cidade Literária ou Vila Literária pela UNESCO em 2015 como parte do programa de cidades criativas e foi nomeada em 2007 uma das Sete Maravilhas de Portugal.
É uma vila medieval com mais de 700 anos, bem conservada, com ares de contos de fadas, adornada por castelo e muralha de pedras, igrejas e capelas, ruazinhas antigas, becos floridos, casas e muros coloridos e decorada com muito artesanato local. Possui 141,55 km², 12 mil habitantes e livrarias espalhadas pela vila. Atrai milhares de turistas.


Muitas construções da cidade foram restauradas e revitalizadas e em 2013 foi criado o Projeto Óbidos Vila Literária, uma iniciativa da Câmara Municipal de Óbidos e da Livraria Ler Devagar, de Lisboa. Em tempos em que pode ser arriscado inaugurar uma livraria, imagina um monte delas? Assim nasceu um local que respira cultura e onde o livro é a atração principal.  Deu certo e nesta postagem você pode ter uma ideia de como é a Vila Literária de Óbidos!

Óbidos. Foto encontrada no Google em vários sites, sem autoria.

A cidade possui um hotel que também é biblioteca e livraria e seu nome é The Literary Man Obidos Hotel e possui mais de 45 mil livros por todos os lados, nos quartos, no restaurante, no bar, por onde você andar! É a maior biblioteca do mundo no interior de um hotel, com prateleiras do chão ao teto e ela não para de crescer, pois a meta é atingir rapidamente 100 mil exemplares.

The Literary Man Hotel: Ambientes com prateleiras do chão ao teto. Foto do Instagram aubriepick encontrada em Curbed.com.
The Literary Man Hotel: biblioteca maravilhosa. Foto de divulgação encontrada em travelandleisure.com.
Ao se hospedar, você escolhe qualquer livro disponível para sua estadia dentre as obras raras e contemporâneas em variados idiomas. Você pode ler o quanto quiser e o estoque está sempre crescendo, porque o hotel recebe muitas doações. Além disso, o hotel tem livros à venda.

The Literary Man Hotel: Parte do restaurante, também lotado de livros, com jantares literários. Foto de divulgação encontrada em travelandleisure.com.
The Literary Man Hotel: Livros também integram o bar, entre cocktails literários. Foto de divulgação encontrada em travelandleisure.com.
O local era um mosteiro e agora possui quartos tradicionais ou de material reciclado, além de vários programas interessantes para os leitores viciados. Para os mais românticos, a estadia possui drink de boas-vindas no quarto com muitos livros e um jantar romântico à luz de velas. Se você pensa em relaxar, pode ir ao subterrâneo do século XIX iluminado por velas, escolher a leitura da vez e contratar massagens ou ainda degustar os livros junto à coleção de vinhos antigos. O hotel oferece ainda passeios em bicicletas antigas para que você conheça a Vila Literária e jantares literários com menu combinando com as obras. O hóspede pode apreciar os cocktails literários, com drinks que levam nomes de autores como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald, ou obras como Lolita e Moby Dick.
The Literary Man Hotel: Com um visual literário magnífico dá vontade de morar. Foto de divulgação encontrada em travelandleisure.com.

A Grande Livraria de Santiago era um templo do século XII, a Igreja de São Tiago, um dos edifícios mais emblemáticos do município, ao lado do Castelo de Óbidos. A loja foi uma das primeiras do projeto e desencadeou o fenômeno literário no local.
Grande Livraria de Santiago. Foto encontrada no Google Maps.
Grande Livraria de Santiago. Foto encontrada no Google Maps.
Grande Livraria de Santiago. Foto encontrada em VilaLiteraria.com.
Grande Livraria de Santiago. Foto encontrada em VilaLiteraria.com.

Até mesmo o mercado local é literário. Entre frutas, legumes e hortaliças, tudo de produção orgânica, você encontra livros! É a Livraria do Mercado Biológico, antigo refeitório da Câmara, que vive integrado ao Mercado Biológico de Óbidos. As estantes são feitas de caixotes de feira reaproveitados.

Livraria do Mercado Biológico. Foto encontrada no Google Maps.
Livraria do Mercado Biológico. Foto encontrada no Google Maps.
Livraria do Mercado Biológico. Foto encontrada  em obidosvilaliteraria.com.

Óbidos possui a 1ª livraria portuguesa especializada em literatura infantil a usar os cinco sentidos. É O Bichinho de Conto, um projeto literário para leitores de todas as faixas etárias. Com serviço de mediação de leitura, workshops, cursos, exposições, encontro com autores e atividades para grupos escolares.

Foto encontrada em VilaLiteraria.com.
Uma antiga construção, de 1748, funciona desde 1956 como o posto de Correios da vila e até ele é recheado por livros, além de ser Monumento Nacional. O Edifício dos Correios também é livraria e galeria de arte e fotografias.

Edifício dos Correios. Foto encontrada em obidosvilaliteraria.com.


A Livraria da Adega vende livros de saldo e ocupa uma antiga adega dentro do Espaço Ó, um espaço comunitário. Caixas de vinhos foram recicladas e se tornaram estantes. A livraria oferece aos clientes uma pequena cafetaria e bar de vinhos e chás e funciona como auditório para palestras, concertos, bate-papo literário ou cursos. Inclui também um pequeno espaço de exposições.

Livraria da Adega. Foto encontrada em obidosvilaliteraria.com.
Livraria da Adega. Foto encontrada em obidosvilaliteraria.com.

A Galeria Nova Ogiva foi criada em 1970 e é considerada um marco na história da Vila e dos Museus em Óbidos, pois foi o ponto de partida para exposições e outras manifestações culturais e artísticas. O espaço possui uma livraria com destaque para livros de arte, arquitetura e fotografia e realiza eventos.

Galeria Nova Ogiva. Foto encontrada em obidosvilaliteraria.com.

Óbidos, a Vila ou Cidade Literária, apresenta eventos culturais, literários, medievais e culinários o ano inteiro, como um festival de chocolate, uma feira medieval, uma temporada de ópera e uma Festa Literária Internacional - mais um lugar maravilhoso para Roteiro Literário de todo leitor viciado!

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias