Pesquise no Leitora Viciada

13 de fevereiro de 2018

Dicas de leitura: as HQs mais importantes dos X-Men - Anos 1970

Esta é a segunda postagem da série de recomendações de leitura com histórias em quadrinhos dos X-Men da Marvel. Cada post abrange uma década e nesta você encontra as HQs que acho mais importantes para a mitologia X-Men publicadas durante os anos 1970. Caso não tenha visto a postagem dos anos 1960clique aqui.

Década de 1970

Ao atingir o ano de 1970 com a edição #66, o título X-Men passou a ter apenas reimpressões. Em 1975 a Marvel publicou a primeira história inédita na avulsa Giant-Size X-Men #01. A partir da edição #94 os X-Men oficialmente passam a ser Fabulosos e na #95 o título muda de apenas The X-Men / X-Men para The Uncanny X-Men.
Anos Incríveis
Título original: The Hidden Years
Ano: 1999-2001
Nº de edições: 22
Edições: X-Men: The Hidden Years vol.1 01-22

Como os X-Men ficaram cinco anos sem publicações inéditas, surgiu bem posteriormente a ideia de mostrar o que aconteceu durante os anos perdidos. Um título em série foi lançado em 1999 com a intenção de preencher a cronologia da equipe no início da década de 1970, quando The Uncanny X-Men (# 67-93) trazia reimpressões.
O que os X-Men fizeram de 1970 a 1975? O que aconteceu com a equipe? X-Men: Anos Perdidos / The Hidden Years tenta responder a essas questões do período perdido em 22 edições publicadas até 2001, com roteiro e arte de John Byrne (que foi desenhista fixo nos anos 1970 e cooperou em vários roteiros) com a ajuda de Tom Palmer. O título foi cancelado, pois o editor-chefe da época, Joe Quesada, achava que poderia causar confusão com outros títulos X em andamento. No Brasil foram publicadas apenas as 12 primeiras edições.


No Brasil: Super-Heróis Premium - X-Men #06-16 (2001, Abril Jovem).



Segunda Gênese
Título original: Second Genesis
Ano: 1975-1976
Nº de edições: 8
Edições: Giant-Size X-Men vol. 1 #01 + The Uncanny X-Men vol.1 #94-100
* Páginas complementares foram publicadas posteriormente em Classic X-Men (1986).

Os X-Men foram reformulados e os responsáveis foram Len Wein e Dave Cockrum com a edição especial Giant-Size X-Men #01, para em seguida, Chris Claremont assumir o roteiro. A segunda formação da equipe contou com internacionalização dos membros - o que foi ótimo para uma HQ que tem como temas o preconceito e a diversidade cultural. Wolverine, Tempestade, Colossus, Noturno, Solaris, Banshee e Pássaro Trovejante foram enviados pelo Professor Xavier, juntamente de Ciclope, para resgatarem os X-Men Garota Marvel, Anjo, Destrutor e Polaris (Fera tornou-se um Vingador). A ameaça é Krakoa, a ilha viva! A interação entre os membros é bem interessante (como Pássaro Trovejante com dificuldades em seguir ordens e Ciclope sendo muito exigente com os novatos) e o trabalho em equipe precisa prevalecer. Se passa cronologicamente após Uncanny X-Men #66 e antes de #94, onde Ciclope lidera a nova equipe depois da despedida da original.
Após a Segunda Gênese temos algumas aventuras bem legais que nos preparam para A Saga da Fênix. Os X-Men enfrentam o Conde Nefária, o demônio N'Garai, uma entidade que controla Polaris e Destrutor e o Dr. Steven Lang e seus planos de seguir os passos de Trask e reativar um projeto anti-mutante. Além disso, o Professor X tem pesadelos recorrentes sobre uma batalha no espaço e sai de "férias", enquanto temos vislumbres do Clube do Inferno. Até que durante a folga natalina os X-Men são atacados pelos Sentinelas, que levam uma parte da equipe para fora da Terra. Os demais agora precisam ir ao resgate e descobrem que Xavier também foi sequestrado. Stan Lee e Jack Kirby, seus criadores, fazem uma participação.


No Brasil: Superaventuras Marvel #16 (1983, Abril Jovem); minissérie X-Men Classic I  #01 (1993, Abril Jovem); Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #111 (2017, Salvat Brasil)



A Saga da Fênix
Título original: The Phoenix Saga
Ano: 1976-1977
Nº de edições: 8
Edições: The Uncanny X-Men vol. 1 #101-108
* Material complementar foi publicado posteriormente nas primeiras edições de Classic X-Men (1986), onde Uncanny X-Men foi republicada com páginas extras.

A Saga da Fênix foi publicada em oito partes e mostra como Jean Grey, a Garota Marvel, se torna a receptora da Força Fênix e utiliza seus novos poderes. Após uma missão no espaço, os X-Men retornam. No entanto, o escudo protetor do ônibus espacial falha e a radiação cósmica ameaça destruí-lo. Jean usa sua capacidade telecinética para tentar proteger seu corpo da radiação enquanto os demais permanecem na célula de vida. Pilotando a nave, Jean não resiste e a radiação começa a matá-la. Seu pedido de socorro é ouvido pela entidade cósmica Fênix e une sua essência à de Jean. Os X-Men chegam à Terra em segurança e Jean ressurge como a poderosa Fênix!
Os X-Men entram em uma nova fase repleta de aventuras mais dinâmicas e perigosas. Enfrentam ameaças como Black Tom Cassidy, Fanático, Magneto, Eric Escarlate e Senhor do Fogo e passam por locais como a Ilha Muir e avançam até o espaço, ao Império Shiar, onde lutam contra Guarda Imperial Shiar com o apoio dos Piratas Siderais. Nesse momento, a Fênix mostra seu grandioso poder. Esta é a estreia da lendária dupla Chris Claremont e John Byrne nos X-Men, que produziria então um dos melhores materiais dos X-Men.


No Brasil: Almanaque Marvel #09-14 (1980-1981, RGE); Grandes Heróis Marvel #24 (1989, Abril Jovem), X-Men Classic II #01-04 (1995, Abril Jovem); Coleção Histórica Marvel: X-Men #02 (2014, Panini Comics); Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #25 (2014, Salvat Brasil).



Magneto Triunfa
Título original: Magneto Triumphant!
Ano: 1978
Nº de edições: 3
Edições: The Uncanny X-Men vol.1  #111-113

Prosseguindo com a fase de Chris Claremont e John Byrne, onde boa parte dos principais conceitos dos X-Men foram traçados, a equipe enfrenta seu arqui-inimigo Magneto. Fera, que faz parte dos Vingadores, vai até a mansão X e a encontra vazia. Seguindo as coordenadas do Cérebro, ele acha os X-Men trabalhando como artistas de circo. Precisam encarar Mesmero e, em seguida, Magneto, que leva todos do Texas, Estados Unidos, ao sul da Antártida.
Alguns pontos são muito interessantes, como o triunfo de Magneto. Sim, ele vence, porque, à primeira vista, os X-Men não trabalham bem em equipe. Mas Magneto desconhece a Força Fênix em Jean. Ela e Fera se separam acidentalmente dos outros, que acabam sendo dados como mortos.


No Brasil: Almanaque do Hulk #07 (1982, RGE); X-Men: Edição Histórica #01 (2001, Mythos); X-Men: Magneto Triunfa (2016, Panini Comics).



Salvem a Terra Selvagem
Título original: To Save the Savage Land
Ano: 1978
Nº de edições: 3
Edições: The Uncanny X-Men vol.1 #114-116

Este arco de três histórias por Chris Claremont e John Byrne ocorre seguidamente a Magneto Triunfa. Enquanto Fênix e Fera contam ao Professor X sobre a morte dos X-Men, Tempestade, Wolverine, Ciclope, Colossus, Noturno e Banshee sobreviveram e estão na Terra Selvagem. Eles pensam que Jean e Ferra não resistiram.
É mais uma boa aventura em meio aos dinossauros e nativos da região. Depois de reencontrarem o vilão Sauron, Ka-Zar pede ajuda aos X-Men em nome das tribos. Há uma ameaça mortífera: Garokk, o Homem Petrificado, e a sacerdotisa Zaladane. Além disso, parece que o clima tropical da Terra Selvagem está sendo afetado pelo frio congelante da Antártida. A batalha na última edição é intensa e dura!
As diferenças entre Ciclope e Wolverine são reforçadas: o líder não aceita ajudar Ka-Zar, pois prioriza o retorno dos X-Men para o lado do Professor X, enquanto Wolverine topa ajudar os nativos logo de cara. Outra diferença é o "luto" por Jean Grey. Fica nítido que Wolverine sente mais que Ciclope.


No Brasil:Almanaque do Hulk #08 (1982, RGE); X-Men: Edição Histórica #01 (2001, Mythos); X-Men: Magneto Triunfa (2016, Panini Comics).



A Submersão do Japão!
Título original: The Submergence of Japan! | Twas The Night Before Christmas
Ano: 1979
Nº de edições: 2
Edições: The Uncanny X-Men vol.1 #118-119

Claremont e Byrne fazem os X-Men viajarem mais. Logo após deixarem a Terra Selvagem, eles são resgatados por um navio de carga e pesquisa e passam seis semanas com a tripulação. Desembarcam em Agarashima, ilha japonesa de Honshu, e se deparam com uma tempestade de fogo que parece ter destruído a cidade, onde reside o ex-membro Solaris, o único que pode ajudar os X-Men nesse momento (pois não têm dinheiro ou passaportes). Wolverine lê o jornal local e diz que havia sido emitido um alerta de terremoto, surpreendendo a todos por falar japonês. Tempestade se preocupa com a população, enquanto Ciclope quer encontrar um meio de contatar o Professor. Mas este acompanhou a namorada Lilandra ao Império Shiar. Paralelamente, Fênix viaja até o Centro de Pesquisas da Ilha Muir de Moira MacTaggert e lá é recebida por Destrutor, Polaris e Homem Múltiplo.
Os X-Men enfrentam os Mandroides e Moses Magnum no Japão, com participações de Misty Knight, Colleen Wing e Mariko Yashida.

No Brasil: Almanaque do Hulk #09 (1982, RGE); X-Men: Edição Histórica #01 (2001, Mythos); X-Men: Magneto Triunfa (2016, Panini Comics).



Wolverine: Procurado Vivo ou Morto!
Título original: Wanted: Wolverine Dead or Alive! | Shoot-Out at the Stampede!
Ano: 1979
Nº de edições: 2
Edições: The Uncanny X-Men vol.1 #120-121

Mal saem do Japão e os X-Men já se aventuram no Canadá. Na Sala de Guerra do Ministério da Defesa do Canadá, o primeiro-ministro observa uma gravação de um embate ocorrido entre os X-Men e Víndix (The Uncanny X-Men #109) e decreta que querem Arma X de volta como agente secreto do governo canadense. Víndix reúne os membros da Tropa Alfa Estrela Polar, Shaman, Pássaro da Neve, Sasquatch e Aurora para buscarem Wolverine.
Essa é uma história em duas partes dos X-Men versus a Tropa Alfa! Como se isso não bastasse para convencer você a ler, é a primeira aparição da Tropa Alfa. E tem mais: as missões fora dos Estados Unidos foram valiosas, mostrando que os X-Men não estão restritos a um território, ainda mais com membros de variadas partes do globo. Claremont e Byrne também fizeram um excelente trabalho nas personalidades de cada personagem, assim como seus relacionamentos, mas o destaque foi mesmo Wolverine, que se tornou popular!


No Brasil: Almanaque do Hulk #09 (1982, RGE); Superaventuras Marvel #39 (1985, Abril Jovem); Marvel Saga #05 (1992, Abril Jovem); X-Men: Edição Histórica #01 (2001, Mythos); Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa #01 (2007, Panini Comics); X-Men: Magneto Triunfa (2016, Panini Comics)


Você encontra Magneto Triunfa + Salvem a Terra Selvagem + A Submersão do Japão + Wolverine: Procurado Vivo ou Morto + outras histórias (com Arcade e Guardião) da fase Claremont / Byrne no encadernado da Panini X-Men: Magneto Triunfante.



Proteus
Título original: Proteus
Ano: 1979
Nº de edições: 4
Edições: The Uncanny X-Men vol.1 #125-128
* Páginas complementares foram publicadas posteriormente em Classic X-Men #32-33 e #36 (1986).

Algumas edições antecessoras traziam discreto suspense sobre o Mutante X da Ilha Muir que culminou no arco em quatro histórias, que se tornaria épico com o embate entre os X-Men e Proteus, o mutante mais poderoso do mundo. Nesta época, era comum detalhes despercebidos se transformarem em algo muito importante em alguma edição futura, o que deixava os leitores com expectativas, e foi assim com o Mutante X, enquanto outras coisas eram desenvolvidas, ele "surgia".
Kevin Mctaggert, filho de Moira e seu ex-marido, um político poderoso, ameaçou os X-Men com a habilidade de alterar completamente a realidade a seu redor. Fruto de um relacionamento abusivo, Kevin foi também aprisionado pela própria mãe. A cientista acreditava que os poderes descontrolados de Kevin acabariam consumindo a ele mesmo e, por isso, o mantinha em uma cela capaz de anular as habilidades mutantes até que pudesse encontrar uma cura para o filho. A cela acidentalmente é danificada e Kevin escapa, deixando um rastro de cadáveres por onde passa.
Os X-Men precisam deter Proteus e descobrir um ponto fraco ou um modo de parar a matança. Destaque para Colossus e Moira e para o equilíbrio entre ação e emoção. Mais uma história marcante por Claremont e Byrne. Mas o melhor ainda estava por vir!


No Brasil: Marvel Saga #03 (1992, Abril), Superaventuras Marvel #20-23 (1984), X-Men: Edição Histórica #02 (2002, Mythos), X-Men: A Saga da Fênix Negra (2016, Panini).

[Atualização: 21/02/2018 | 14:43 a postagem com HQs dos anos 1980 parte 1 está online]
[Atualização: 01/03/2018 | 02:08 a postagem com HQs dos anos 1980 parte 2 está online]
[Atualização: 03/04/2018 | 16:22 a postagem com HQs dos anos 1990 parte 1 está online]

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail