Livros e arte: El Castillo de Jorge Méndez Blake

O mexicano Jorge Méndez Blake combina arquitetura e literatura em suas obras e se tornou famoso em 2016 após algumas fotos de um de seus trabalhos viralizarem na internet: El Impacto de un Libro (O Impacto de um Livro). Na verdade o título oficial é El Castillo (O Castelo).



Trata-se de um enorme muro de tijolos com a parte central deformada devido ao exemplar de um livro que permanece embaixo da construção. A obra foi exibida pela primeira vez na Biblioteca José Cornejo Franco em Guadalajara, México, e nos anos seguintes em museus e galerias de outros países como França, Estados Unidos e Turquia.


O livro é uma edição em língua espanhola de  O Castelo de Franz Kafta. O artista o escolheu porque o protagonista, ao precisar entrar em um castelo para se candidatar a um trabalho, enfrenta o sistema social em que vive e não sabe que está lutando contra toda uma estrutura ao qual é inferior.


Um único livro deformando um grandioso muro. Metaforicamente, o poder da leitura e do conhecimento impactando uma barreira sólida e grande e interrompendo um padrão. A transformação pelo livro. Uma pequena ideia pode modificar qualquer coisa!


No Brasil O Castelo é publicado pela Companhia das Letras. Saiba mais sobre o livro aqui.


As fotos pertencem ao autor da obra.

Fonte: Verne.ElPais.com e MendezBlake.com

Editoras parceiras