publicidade

Roteiro Literário: Biblioteca Nacional do Qatar, uma das mais importantes do Oriente Médio

Reinaugurada e modernizada em 2018, a Biblioteca Nacional do Qatar integra a Cidade da Educação, um novo centro acadêmico que hospeda campus satélites de várias universidades e instituições de todo o mundo. Localizada em Doha, ocupa uma área de aproximadamente 42 mil metros quadrados.


Contém também a Biblioteca Nacional, a Biblioteca Pública e a Biblioteca da Universidade de Doha. Além disso, guarda uma coleção de mais de um milhão de volumes, incluindo alguns dos mais importantes e raros manuscritos do Oriente Médio: a Coleção do Patrimônio Histórico do Qatar e seus valiosos volumes relacionados à civilização árabe-islâmica anteriormente pertencentes à Biblioteca da Herança Árabe e Islâmica.


A coleção histórica possui escritos de viajantes e exploradores que visitaram a região do Golfo Pérsico ao longo dos séculos, manuscritos árabes, mapas históricos e globos, instrumentos científicos e fotografias antigas. Também engloba aproximadamente 2.400 manuscritos preciosos, entre eles textos religiosos e literatura árabe, com foco principal em ciências como geografia, astronomia e matemática. A coleção tem ainda materiais do século XV e traduções latinas dos séculos XV a XVII.



Os mapas e manuscritos foram digitalizados e estão acessíveis aos usuários registrados através do catálogo on-line da biblioteca, com interface bilíngue em inglês e árabe.



A ideia da equipe de arquitetura, a OMA, foi criar um espaço único, sem seções diferentes ou andares separados. A planta do térreo foi dobrada para cima criando bordas que formam arquibancadas de livros. Os corredores são projetados como prateleiras, contendo espaços para leitura, socialização e computadores para pesquisa. As estantes são feitas do mesmo mármore branco presente no piso e na infraestrutura.



Uma ponte sem colunas conecta os principais corredores da biblioteca, permitindo circulação por todo o edifício, além de dar acesso a espaços para reuniões como salas de mídia, mesas de leitura e estudo, exposições e também um auditório multiuso, cercado por uma cortina retrátil.
A coleção histórica está no centro da biblioteca em um espaço a seis metros de profundidade.



A coleção da biblioteca possui mais de 800 mil livros em suas prateleiras e mais de meio milhão de ebooks, jornais e coleções especiais. A programação educacional da biblioteca inclui clubes do livro, aulas de aprendizado de idiomas, eventos musicais e oficinas de artesanato, bem como eventos para crianças e suas famílias, como histórias, artesanato e exposições científicas. O local conta ainda com biblioteca infantil, juvenil, restaurante e cafeteria.



A Biblioteca Nacional do Qatar desempenha um papel central na Cidade da Educação, um projeto inicializado em 1995 e inaugurado em 2003 pela Fundação Qatar e sua presidente Sheikha Mozah bint Nasser Al Missned, mãe do atual Emir do Qatar, embaixadora especial da UNESCO e ativista responsável por mudanças educacionais e reformas sociais que o país tem feito.



Endereço: Education City, Al Luqta St, Ar-Rayyan, Doha, Catar.





Gostou? Veja outras postagens como esta:
Libreria Acqua Alta, livraria sobre os canais de Veneza - Itália;
Atlantis Books, livraria com vista paradisíaca e caverna recheada - Grécia;
Tianjin Binhai Library, biblioteca futurística gigantesca - China;
Vila Literária Óbidos, a cidade medieval cheia de livros - Portugal;
Archivo Histórico y Biblioteca Pública Municipal de Baiona, hospital do século XVII transformado em biblioteca - Espanha;
- Muyinga, biblioteca inclusiva para crianças surdas feita de terra - Burundi;
- a nova Biblioteca de Alexandria, inclui planetário, museus e galerias de arte - Egito.

Fotos: Iwan Baan , Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti e Hans Werlemann.
Fonte: archdaily.com

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias