Pesquise no Leitora Viciada

24 de novembro de 2018

Roteiro Literário: Biblioteca Nacional do Qatar, uma das mais importantes do Oriente Médio

Reinaugurada e modernizada em 2018, a Biblioteca Nacional do Qatar integra a Cidade da Educação, um novo centro acadêmico que hospeda campus satélites de várias universidades e instituições de todo o mundo. Localizada em Doha, ocupa uma área de aproximadamente 42 mil metros quadrados.


Contém também a Biblioteca Nacional, a Biblioteca Pública e a Biblioteca da Universidade de Doha. Além disso, guarda uma coleção de mais de um milhão de volumes, incluindo alguns dos mais importantes e raros manuscritos do Oriente Médio: a Coleção do Patrimônio Histórico do Qatar e seus valiosos volumes relacionados à civilização árabe-islâmica anteriormente pertencentes à Biblioteca da Herança Árabe e Islâmica.


A coleção histórica possui escritos de viajantes e exploradores que visitaram a região do Golfo Pérsico ao longo dos séculos, manuscritos árabes, mapas históricos e globos, instrumentos científicos e fotografias antigas. Também engloba aproximadamente 2.400 manuscritos preciosos, entre eles textos religiosos e literatura árabe, com foco principal em ciências como geografia, astronomia e matemática. A coleção tem ainda materiais do século XV e traduções latinas dos séculos XV a XVII.



Os mapas e manuscritos foram digitalizados e estão acessíveis aos usuários registrados através do catálogo on-line da biblioteca, com interface bilíngue em inglês e árabe.



A ideia da equipe de arquitetura, a OMA, foi criar um espaço único, sem seções diferentes ou andares separados. A planta do térreo foi dobrada para cima criando bordas que formam arquibancadas de livros. Os corredores são projetados como prateleiras, contendo espaços para leitura, socialização e computadores para pesquisa. As estantes são feitas do mesmo mármore branco presente no piso e na infraestrutura.



Uma ponte sem colunas conecta os principais corredores da biblioteca, permitindo circulação por todo o edifício, além de dar acesso a espaços para reuniões como salas de mídia, mesas de leitura e estudo, exposições e também um auditório multiuso, cercado por uma cortina retrátil.
A coleção histórica está no centro da biblioteca em um espaço a seis metros de profundidade.



A coleção da biblioteca possui mais de 800 mil livros em suas prateleiras e mais de meio milhão de ebooks, jornais e coleções especiais. A programação educacional da biblioteca inclui clubes do livro, aulas de aprendizado de idiomas, eventos musicais e oficinas de artesanato, bem como eventos para crianças e suas famílias, como histórias, artesanato e exposições científicas. O local conta ainda com biblioteca infantil, juvenil, restaurante e cafeteria.



A Biblioteca Nacional do Qatar desempenha um papel central na Cidade da Educação, um projeto inicializado em 1995 e inaugurado em 2003 pela Fundação Qatar e sua presidente Sheikha Mozah bint Nasser Al Missned, mãe do atual Emir do Qatar, embaixadora especial da UNESCO e ativista responsável por mudanças educacionais e reformas sociais que o país tem feito.



Endereço: Education City, Al Luqta St, Ar-Rayyan, Doha, Catar.





Gostou? Veja outras postagens como esta:
Libreria Acqua Alta, livraria sobre os canais de Veneza - Itália;
Atlantis Books, livraria com vista paradisíaca e caverna recheada - Grécia;
Tianjin Binhai Library, biblioteca futurística gigantesca - China;
Vila Literária Óbidos, a cidade medieval cheia de livros - Portugal;
Archivo Histórico y Biblioteca Pública Municipal de Baiona, hospital do século XVII transformado em biblioteca - Espanha;
- Muyinga, biblioteca inclusiva para crianças surdas feita de terra - Burundi;
- a nova Biblioteca de Alexandria, inclui planetário, museus e galerias de arte - Egito.

Fotos: Iwan Baan , Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti e Hans Werlemann.
Fonte: archdaily.com

Skoob

Online

Siga por e-mail