publicidade

Dicas para as férias #04: 10 livros para assombrar o verão

Quando você pensa em livros para as férias de verão, que tipo de trama vem a sua cabeça? Amores e amizades em meio a praias, piscinas, festas e sorvetes, cenários paradisíacos, encontros e desencontros. Postei aqui 20 recomendações neste clima, se é o que você pretende ler neste verão. Ah, e tem 20 histórias em quadrinhos também, confira aqui!
Agora, se você curte férias, mas quer uma leitura mais sombria, de suspense, para abalar o psicológico e, talvez, um thriller ou um pouco de terror, por que não? Afinal, coisas ruins, estranhas e misteriosas também acontecem no verão. Algumas viagens e passeios podem ser verdadeiramente assustadores!


Veja 10 livros de suspense perfeitos para você ler nas férias e fazer você refletir bastante sobre o próximo destino:

The Sinner
Petra Hammesfahr, Benvirá - comprar


"Livro que deu origem à série protagonizada por Jessica Biel, The sinner é um suspense psicológico de tirar o fôlego, escrito por uma das autoras mais conhecidas da Alemanha. Em uma tarde ensolarada de verão, durante um passeio no lago, Cora Bender mata a facadas um total desconhecido. Por quê? o que teria levado essa jovem tranquila a cometer um ato de violência tão brutal na frente da própria família? Cora confessa o crime de imediato – e, para a polícia, este é um caso encerrado. Mas o inspetor Rudolf Grovian, obcecado por tantas perguntas sem respostas, decide dar início à sua própria investigação. Aos poucos, o passado de Cora vem à tona, revelando terríveis segredos escondidos nas profundezas de sua mente. Um thriller viciante e perturbador, The sinner mostra como traumas do passado podem deixar terríveis marcas em nossa vida."

Joyland
Stephen King, Suma - comprar


"Carolina do Norte, 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer. Linda Grey foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado - e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença séria. O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer - e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais."

Desaparecidas
Lauren Oliver, Verus - resenha - comprar


"As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes. Antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu: Madeline Snow, de nove anos e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados. Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra e a si mesmas."

O Verão das Bonecas Mortas
Série Inspetor Héctor Salgado
Toni Hill, Tordesilhas - comprar


"O detetive Héctor Salgado acaba de voltar de suas férias forçadas. Argentino, ele mora em Barcelona há 19 anos e está sendo investigado por agressão a um dos suspeitos em um caso de tráfico de mulheres. A companhia aérea perdeu sua mala e a bateria do celular morreu. Ele foi abandonado pela mulher. Para mantê-lo ocupado e longe da tentação de fazer justiça com as próprias mãos, seu chefe o encarrega de investigar, em caráter extra oficial e com o auxílio da novata Leire Castro, a morte do jovem membro de uma família poderosa, envolvida em negócios e política.Insatisfeita com o veredicto de suicídio, a mãe do adolescente procura uma resposta - que se revela surpreendentemente ligada a um episódio perturbador do passado da família.
As duas investigações correm paralelas ao longo de cinco dias. Com um protagonista forte e bem construído, a trama conta também com personagens secundários que pouco a pouco ganham luz e ajudam a iluminar dois mundos diferentes na mesma cidade: um mundo de gente rica e privilegiada em contraste com o universo do tráfico de mulheres e de contraventores de pequeno porte. Em um contraponto aos romances policiais nórdicos, a história de O verão das bonecas mortas se passa sob o calor úmido de Barcelona, tão opressor quanto a tensão que aumenta conforme a narrativa progride. A criação da atmosfera é um dos pontos marcantes do livro, assim como a caracterização de personagens. No final, o clímax: o desfecho é tão surpreendente que a única reação possível é ansiar pela continuação da história, que já tem título em português - Os Bons Suicidas."

A Caça
Série Departamento Q
Jussi Adler-Olsen, Editora Record - comprar


"O segundo volume da série Departamento Q do autor que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo todo.
Ao retornar das férias, o detetive Carl Mørck, do Departamento Q, encontra em sua mesa os arquivos do caso Rørvig. O caso não havia sido encerrado? O assassino dos dois irmãos mortos na casa de veraneio não se entregara nove anos depois do crime? Quem teria colocado aqueles arquivos ali? Alguém parece querer que o caso seja reaberto e Carl Mørck morde a isca.
As pistas que encontra levam o detetive à alta-roda, ao mundo do mercado de ações, da indústria da moda e da cirurgia plástica. E também às sarjetas mais imundas e sinistras de Copenhage, onde conhece Kimmie, uma moradora de rua atormentada por vozes e que precisa roubar para viver. Kimmie parece estar sempre fugindo. E de fato está. Três poderosos homens estão atrás dela e não medirão esforços para encontrá-la, pois Kimmie parece saber algo capaz de ameaçar o futuro deles. Algo que pode ter a ver com o caso antes encerrado, mas que, infelizmente para os três, acaba de ser reaberto pelo incansável detetive Mørk."

Casa de Praia com Piscina
Koch, Intrínseca - comprar


"Marc Schlosser, um renomado médico de Amsterdã, exerce sua profissão com certas doses de cinismo. Quando um de seus pacientes, o famoso ator Ralph Meier, o convida para passar as férias de verão com sua família, Marc aceita, apesar de contrariar a esposa, que não suporta a postura arrogante e sedutora de Ralph. Assim, o casal e as filhas adolescentes dividem com o ator, sua mulher, um diretor de Hollywood e sua jovem namorada uma casa com piscina a poucos quilômetros de uma praia mediterrânea. Alguns dias monótonos se passam até que em certa noite ocorre um grave incidente que interrompe as férias e marca a vida de todos para sempre.
Marcado pela ironia afiada e pela trama de forte teor psicológico, Casa de Praia com Piscina é um romance inquietante e questionador que mais uma vez prova o talento de Herman Koch. Foi eleito melhor livro de 2014 pela Publishers Weekly. O Jantar , primeiro livro de Herman Koch publicado pela Intrínseca, teve mais de 1 milhão de exemplares comercializados na Europa, foi traduzido para mais de 21 idiomas e figurou nas principais listas de mais vendidos em todo o mundo, como a do The New York Times."

Uma Casa no Fundo de um Lago
Josh Malerman, Intrínseca - comprar


"O novo livro do autor do best-seller Caixa de Pássaros.
James e Amelia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amelia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas. À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d’água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito ― móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta. Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém ― ou algo ― vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma."

A Garota do Lago
Charlie Donlea, Faro Editorial - comprar


"Alguns lugares parecem belos demais para serem tocados pelo horror...
Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.
Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso.
E logo se estabelece uma conexão íntima quando um vivo caminha nas mesmas pegadas dos mortos...
E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado..."

Iscas
J. Kent Messum, Editora Record - resenha - comprar


"Dependentes químicos num jogo mortal lutando pela sobrevivência, sem nenhuma ajuda. Seis estranhos acordam em uma ilha deserta sem qualquer lembrança de como chegaram ali, mas logo se torna evidente o que todos têm em comum: são dependentes de heroína sequestrados e colocados à força em um jogo mortal. Em pouco minutos, começam a discutir, porém os ânimos se acalmam quando eles encontram um baú com água, comida e uma carta informando que ninguém irá socorrê-los e que, do outro lado do canal, há uma segunda ilha, onde eles encontrarão mais suprimentos e uma recompensa para quem completar a tarefa: uma dose da mais pura heroína. Quando os primeiros sintomas da abstinência aparecem, eles não veem alternativa a não ser se entregar à pressão psicológica imposta pelos misteriosos torturadores. Então se aventuram em um oceano de terror."

Mentirosos
E. Lockhart, Seguinte - comprar


"Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu."

Bônus: 3 livros de férias e suspense interessantes mas fora de catálogo. Deixo-os como recomendação caso algum te interesse e você os encontre em bibliotecas, sebos ou perdidos na estante de algum conhecido.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Lois Duncan, Benvirá

"Quando atropelaram o pequeno Daniel Gregg, os amigos Julie, Helen, Ray e Barry fizeram um pacto: ninguém nunca saberia o que aconteceu naquela noite. Mas agora, um ano depois, alguém sabe. Um bilhete anônimo, com uma única frase: "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado", dá início ao pior pesadelo dos quatro jovens. O segredo veio à tona, e eles precisam ser mais espertos que seu perseguidor... ou podem ser os próximos a morrer.

As Ruínas
Scott Smith, Intrínseca

"Aquelas pareciam ser as férias perfeitas. Sob o sol de Cancun, quatro amigos resolveram aproveitar o recesso da universidade para descansar e viver algumas aventuras inofensivas na costa do México. O que eles nãp imaginavam é que aquele passeio despretensioso se transformaria no pior pesadelo de suas vidas... Em "As Ruínas", Scott Smith resgata a clássica tradição dos thrillers de terror consagrada por autores como Stephen King e Thomas Harris, adaptando-a para os medos e as angústias do século XXI. Num romance de suspense ininterrupto, Smith expõe nossos maiores temores, tanto aqueles maximizados pelas notícias de jornal, como a destruição das florestas, o aquecimento global e suas conseqüências em nosso ecossistema, quanto os que vagam silenciosamente por nosso íntimo; as dúvidas a respeito de quem somos e o que representam as pessoas que nos rodeiam, questões que tentamos apagar de nossas mentes, mas que, em situações extremas, se tornam gritos impossíveis de serem calados."

Quando os Adams Saíram de Férias
Mendal W. Johnson, Círculo do Livro

"Conta a história de Barbara, uma babá norte-americana de 19 anos que se encontra nas mãos de cinco crianças e adolescentes, dois do qual ela foi contratada para cuidar. Era um jogo, que se baseava em maltratá-la, a submetê-la a situações precárias, o jogo chamava-se "Libedade 5".
À medida em que as crianças começavam a aceitar tal violência como um fato normal, a fantasia transforma-se em horror. A jovem passa a sofrer toda espécie de degradações como fome, tortura e violência sexual. Sua vida agora corre perigo."

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias