publicidade

A Rebelião dos Clones, Evelyn Lief, Francisco Alves

A Rebelião dos Clones (The Clone Rebellion)
Evelyn Lief - Editora Francisco Alves
219 páginas - Ano: 1980
Tradução: Ruy Jungman
Coleção Mundos da Ficção Cinetífica

Sinopse:
"Tinham sido criados para o trabalho escravo; para o transplante de órgãos, a fim de prolongar a juventude dos Autênticos. dos nascidos de pai e mãe, gerados no ventre; para experiências em laboratórios; para serem acoplados a computadores, a fim de colcoar o cérebro humano a serviço das máquinas.
Produzidos a partir de células retiradas de humanos, eram tratados como simples coisas, como objetos disponíveis, sem vontade, sem direitos, sem consciência própria.
Mas eles haviam desenvolvido poderes mentais insuspeitados - e um dia se rebelaram contra os seus criadores!
Evelyn Lief, uma autora nova, de concepção social literária, aborda o tema apaixonante do futuro da engenharia Genética. Lançada pela prestigiosa Pocket Books dos Estados Unidos, e agora pela Coleção Mundos da Ficção Científica, da Francisco alves sob coordenação de Fausto Cunha.
A autora imagina um futuro não muito remoto aonde um cientista, Paul Menard, consegua acoplar um cérebro de um clone a um computador. A partir desse momento, a técnica se desenvolve e os planetas passam a depender dessa acoplagem para todas as suas atividades básicas.
De repente em vários planetas, o sistema Komsol-clone começa a entrar em colapso. Um atrás do outro, os mundos habitados pelo homem, através de toda a galáxia, tomam conhecimento de que alguma coisa muito grave está acontecendo. São os clones - que todos supunham inofensivos e apáticos - que se rebelam contra a escravidão e reclamam pelos mesmos direitos de vida que os humanos têm.
selena Menard, filha do criador do sistema Komsol-clone e maior responsável pela escravidão deles envolve-se na guerra ds clones para mudar todo um sistema."


Resenha:
Entretenimento e reflexão.
Mais um livro de ficção científica que nos faz pensar sobre nosso futuro (ou seria presente?) e sobre a ética científica. Nos faz refletir se novas descobertas não precisam de novas regras na sociedade. Nos faz imaginar o quanto é tênue a linha entre a tecnologia e o sentimento.

A historia é de uma moça que trabalha em recuperação de pessoas que sofreram acidentes até que um clone vem parar aos seus cuidados. Ela é filha do principal responsável pelo uso e escravidão dos clones e começa a lutar pela liberdade deles, quando uma segunda pessoa clone surge em sua vida. Ela se vê totalmente envolvida na batalha dos clones e também dividida sobre o certo e o errado.

Refletimos muito sobre a clonagem e a ética envolvida, em tanta coisa que nós humanos ainda temos que pensar antes de sair realizando experiências. Pensei muito em outros temas além da clonagem como por exemplo, aborto, células tronco, transplante... pensei em como a Engenharia Genética tem se desenvolvido e em como ainda estará a se desenvolver... pensei na busca por curas para as doenças, principalmente o câncer. Ainda temos muito o que refletir, quais limites devemos ter, regras a seguir...
Outra coisa que também pensei muito a respeito durante a leitura é o preconceito, o sentimento de superioridade do homem sobre o próprio homem, xenofobia, racismo... sobre escravidão, exploração, submissão e luta por liberdade... sobre direitos humanos que até hoje são desrespeitados.

O livro é demais, bem escrito, recomendo a quem gosta de refletir sobre a humanidade em si, não somente a quem gosta de ficção científica. E eu não conhecia essa autora, não achei mais nenhum livro dela no Brasil, pois eu adoraria ler algo mais dela, pois esse livro é muito bom. E eu o achei por acaso num sebo e por gostar de ficção científica e indicação do livreiro, acabei comprando.

Página do livro no Skoob.

Não encontrei informações ou foto da autora na internet.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como pedidos de ebooks ilegais.
Sua opinião é muito importante!
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Parcerias