publicidade

Bipolar Memórias de Extremos, Terri Cheney, Larousse

Bipolar: Memórias de Extremos (Maniac)
Terri Cheney - Editora Larousse
208 páginas - Ano: 2008
Tradução: Júlio de Andrade Filho e Clena Salles

Sinopse:
"Em um momento, Terri Cheney está agachada sob sua mesa em seu escritório em Beverly Hills, paralisada pela depressão; no momento seguinte, está empinando pipas à beira de um penhasco, sob uma violenta tempestade. Em outro momento, ela está tomando uma dose excessiva de analgésicos com tequila, e depois está perdidamente apaixonada. Bonita, extremamente bem-sucedida e brilhante, Cheney - como outros 10 milhões de pessoas, apenas nos Estados Unidos - sofre de transtorno bipolar, um terrível segredo que quase a matou.
A autora revela os efeitos causados por essa devastadora doença sobre si e sobre aqueles que a cercavam. Desde as múltiplas tentativas de suicídio, experiências de quase morte, noites na cadeia e exploração sexual, passando por amizades rompidas e pelo tratamento de eletrochoque, Bipolar é o retrato de uma vida vivida em extremos, uma inesquecível viagem numa montanha-russa."

Resenha:
Esse livro é maravilhoso para tentar entender o conflito constante que é ter a bipolaridade. Realmente o termo maníaco-depressivo não é justo com as pessoas que sofrem desse mal e esse novo conceito bipolar é mais adequado.
Não sei até que ponto a autora escreveu sua autobiografia com verdade ou se há algo ficcional para o livro ser mais interessante. Mas uma coisa eu digo: o livro é atraente demais, não só pela capa ou pelo título ou pelo tema e sim pelo conteúdo.

A leitura é dinamica e simples, até rápida; a autora dividiu em capítulos aonde cada um é um acontecimento em sua vida, sem se preocupar com a ordem cronologica, e sim com o fato, até porque algumas coisas nem ela saberia colocar em ordem. Isso faz da narrativa especial, pois o que importa são os momentos dela com o distúbio e não a ordem das coisas. E dá um charme à história, o leitor não sabe quando tudo vai acabar e também não se sabe o que esperar do próximo capítulo.

Ela é bastante sincera, não esconde seus próprios defeitos, erros e quedas e eu simpatizei bastante com isso, com essa sinceridade pura que poucos autores tem ao escreverem sua própria história. E em momento algum ela é apelativa, como alguns outros são, incluindo sexo, drogas ou bebidas para prender o leitor. É claro que encontramos tudo isso no livro, mas a forma como são descritas as situações é que o diferencia de outros livros autobiográficos que existem por aí.

Você sofre junto com ela, o drama que é ser uma pessoa num momento e em seguida ser o oposto e como os bipolares dizem, na verdade os dois opostos são você ao mesmo tempo em que o seu eu verdadeiro não tem a chance de se manifestar e controlar a situação.
Quando, em raros momentos, ela não está maníaca nem depressiva ela mesma diz não se reconhecer ao se olhar no espelho, fica perdida.

A maníaca pode, faz e fala tudo, sem medo, sem censura, sem pudor. Com isso ela ganha causas nos tribunais, conquista qualquer homem que deseja e veste-se com muita sensualidade. Fica poderosa. Mas há o lado ruim: gasta todo o dinheiro, fala o que não querem ouvir, perde a noção do perigo e da realidade, podendo se machucar e machucar aos demais.
Como depressiva ela não tem vontade de fazer nada, e não acredita que fez certas coisas antes, tem medo da vida e de viver, podendo até mesmo desejar morrer.

Há fatos que chamam muito a atenção no livro, como as tentativas de suicídio, o sexo como o de um animal, sua convivência com os remédios, suas internações e seus muitos dias sem comer absolutamente nada.
Bom para quem não compreende essa doença, para quem conhece alguém com esse mal e principalmente para os que são preconceituosos com pessoas que sofrem problemas psicológicos.

E para pararem de dizer da boca pra fora: "Sou bipolar" - sem ao menos nem chegar perto disso.

Página do livro no Skoob.

A autora.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias